Páginas

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

(29?)A FIGURA DA SEMANA!(4ª semana de novembro)

A FIGURA DA SEMANA!(4ª semana de novembro)

Caros Bloguistas!

E mais uma vamos ter k eleger não uma...mas duas figuas, ambas locais e ambas pela positiva!:)

1-JUNTA DE FREGUESIA DE TAROUCA (Sr Rui Raimundo): A semana começou logo bem com a forte mobilização conseguida pelos organizadores da CAMINHADA SOLIDÁRIA (com vista a recolher fundos prá Liga Portuguesa de Lutra Contra o Cancro). E se a Junta anfitriã/organizadora foi a de Tarouca, esta contou com o precioso apoio de outras duas juntas. Quanto a números, nestes momento já se fala em mais de mil pessoas k, de uma forma ou de outra, abraçaram esta causa.
PARABÉNS JUNTA DE TAROUCA...PARABÉNS TAROUQUENSES!:)

2-PROJECTO REJUVENECER TAROUCA (Sr Mário Ferreira): Depois, na 5ª feira, chegou (à BP) o jornal Douro Hoje k nos deu conta do MAGUSTO k o Projecto Renascer levou acabo pra 350 idosos de todo o concelho, no Salão dos Bombeiros.
Prós k passam a vida a acusar k o Sr Mário só se lembra dos idosos nas eleições, aqui está mais uma prova k assim não!(ele nem sequer pode voltar a concorrer em 2013 pois é um dos "derrotados" da lei de limitação dos mandatos). Goste-se ou não, pra nós, o Projecto Rejuvenecer Tarouca terá sido um dos projectos mais bem concebidos/implementados em Tarouca, nos últimos anos.

Aquele Abraço!
ProfAnónima

NOTA BEM: Bem sabemos k esta semana a Senhora Ministra da Justiça também merecia ser "contemplada" pela TAROUCAndo. Mas não o foi porque não sabiamos se devia de ser pela POSITIVA: já k o novo Mapa Judiciário k apresentou esta semana parece estar mais ajustado à realidade portuguesa; se pela NEGATIVA:pois a Senhora Ministra continua a assistir (passivamente?!) à morte lenta da PJ (seu braço direto?!) e "pelos corredores de S. Bento já se diz k esta força vai ser extinta" (In Jornal Crime de 20/11)!Pois...

terça-feira, 27 de novembro de 2012

(28)O DESFECHO DO CASO DO Sr MANUEL DA UCANHA!(indemnização ou prémio de consolação?!)

[ESTE POST DÁ CONTINUIDADE AO ASSUNTO INICIADO NO POST Nº27: O CASO DO Sr MANUEL DA UCANHA!(o desfecho)]

Caros Bloguistas!

E agora k foi tornada pública a decisão do Tribunal de Trabalho de Viseu, relativamente a este caso, não podemos deixar de perguntar:

1-Onde está a INDEMNIZAÇÃO a k o Sr Manuel tinha direito por ter sido condenado a 4 meses a trabalhos forçados, por alguém k (ainda) lida mal com as regras democráticas?! NÃO ESTÁ...

2-Onde está a SANÇÃO prós k um dia se recusaram a socorre-lo, quando ele se sentiu mal do coração, no alto da serra?! NÃO ESTÁ...

3-Onde está a MULTA DISSUASORA prós carrasco k o condenaram injustamente e sem dó nem piedade?! TAMBÉM NÃO ESTÁ...

4-Onde estava o Advogado do Sr Manuel da Ucanha quando foi decretado o montante de 300 e tal euros?! TAMBÉM NÃO DEVIA ESTAR...

Sim, o Advogado do Sr Manuel também não devia estar(atento?!) pois k se estivesse logo recorria prás instâncias superiores, a solicitar uma verdadeira indemnização e não se tinha contentado com uma "coisa" k apenas pode ser vista como um prémio de consolação.

Aliás, esta decisão é tão...tão...mas tão caricata, k até nos faz lembrar aqueles "acordos" saidos das famosas Caves da Murganheira (ao fim da tarde).

Assim, é nosso entendimento k o Advogado do caso não prestou um bom serviço ao Sr Manuel e à sua família, e k o Tribunal também não prestou um bom serviço à Justiça (não foi feita) nem à própria Democracia (*).

Aquele Abraço!
ProfAnónima

(*)LAMENTAMOS DIZER, MAS ENTENDEMOS K DECISÕES DESTAS EM NADA CONTRIBUEM PRA PÔR COBRO ÀS REPRESÁLIAS/PERSIGUIÇÕES POLÍTICAS K MUITOS POLÍTICOS AINDA CONTINUAM A FAZER, UM POUCO POR TODO O PAÍS!(38 anos depois...)

domingo, 25 de novembro de 2012

(27)TAROUCA NÃO FOI NOTÍCIA?!?!?(mas devia de ter sido...)

[POST CONSTRUIDO COM UM TEXTO DO POST Nº14: TAROUCA FOI NOTÍCIA!]

TAROUCA NÃO FOI NOTÍCIA...MAS DEVIA TER SIDO, PORQUE:

Três anos depois do problema laboral(?) entre o Sr Manuel da Ucanha e a entidade empregadora (Câmara Municipal de Tarouca), eis k foi conhecida a sentença do Tribunal de Trabalho de Viseu:

-A CÂMARA FOI CONDENADA A INDEMNIZAR O Sr MANUEL DA UCANHA COM A MÓDICA QUANTIA DE 300 E TAL EUROS, POR TER SIDO RECAMBIADO PRÁ SERRA DE SANTA HELENA PARTIR PEDRA.

Feitas as contas dá 2 euros e 50 cêntimos de indemnização por cada dia k o pobre homem passou no degredo, de marreta na mão, a partir pedra, por capricho/represália de alguém! (38 anos depois...)

ProfAnónima

NB:Dado o grande interesse k este assunto suscitou na altura e volta a suscitar agora, depois de conhecida a sentença do Tribunal, vamos fazer um post com este assunto logo k nos seja possível!

sábado, 24 de novembro de 2012

(26)AUTARQUICAS/2013: ANALISE (FICTÍCIA) À SONDAGEM TAROUCAndo!(Presidente da Ucanha))

[POST FORMADO COM UM TEXTO DO POST 9: REACÇÃO (fictícia) DO PRESIDENTE DA JUNTA DA UCANHA, PROFESSOR LIBÂNIO, À SONDAGEM DO TAROUCAndo] 

(9)AUTARQUICAS/2013:UMA ESPÉCIE DE SONDAGEM!(empate técnico)

Caros Bloguistas!
A um ano das próximas eleições autarquicas, fomos prá rua (?) fazer uma espécie de sondagem.
Podemos avançar k 70% dos tarouquenses acham k a actual equipa deve ser "castigada" nas urnas, mas quando se pergunta em quem votam os resultados são estes:

-PSD------------40%

-PS--------------34%

-CDS/PP---------6%

-OUTROS PARTIDOS--------------4%

-AINDA NÃO SABE---------------6%

-NÃO VAI VOTAR-----------------6%

-NÃO QUERO RESPONDER------4%

FICHA TÉCNICA:

1-AMOSTRA: UM GRUPO DE TAROUQUENSES

2-MARGEM DE ERRO: COMO A AMOSTRA É MTO PEQUENA E POR NÃO TER ELEMENTOS DE TODAS AS FREGUESIAS, O "ESTUDO" TEM ELEVADA MARGEM DE ERRO (10%), PELO K TEMOS K CONSIDERAR UM EMPATE TÉCNICO.

Aquele Abraço!
ProfAnónima

########

AUTARQUICAS/2013: ANALISE (FICTÍCIA) À SONDAGEM TAROUCAndo

PU-Presidente da Junta da Ucanha (Prof. Libânio)

PA-ProfAnónima

PA:Muito boa tarde! K leitura faz aos resultados, Senhor Presidente?!

PU:AS ELEIÇÕES JÁ FORAM?!...
Desculpe...Boa Tarde...mas as eleições em Tarouca já foram?! Sabe, EU NÃO TENHO ESTADO CÁ...

PA(risos mudos) Não Professor Libânio, referia-me aos resultados da sondagem do TAROUCAndo?!

PU:Ai fizeram uma sondagem?!? Não sabia, não sabia...não tenho estado cá...

PA:OK. Então posso dizer-lhe k a coisa deu um (quase) empate técnico, ao PS e ao PSD! E k nos tem a dizer agora?!

PU:Ai deu...mas k interessante, uma sondagem...mas eu não tenho estado cá, acabei de chegar...!

PA:Vá lá...já está a fugir à questão1:(

PU:A questão central não é essa! A realidade é j não tenho estado cá...!

PA:OK.Mas agora k "ESTÁ CÁ" e já sabe os resultados, o k tem a dizer-nos, Senhor Presidente?!Vá lá...

PU:Assim a correr, poderia dizer k esta sondagem é sem dúvida uma justa homenagem à República...mas no fundo, no fundo, também o é à própria Monarquia, sabe?!

PA: Por acaso "num" sabia...MAS se o Senhor Presidente o diz...!

PU:Sim, digo...digo, e digo e não tenho estado cá, mas digo! Entende?!

PA:(risos) Siiiim, começo a entender! E desde já lhe quero agradecer a honra de nos ter concedido esta entrevista, num dos raros momentos em k nos encontramos por cá! ;)

PU:De nada, volte sempre k quiser mas primeiro certifique-se se....

PA:...SE ESTÁ POR CÁ, certo!?

PU: Exactamente!

PA: Não se preocupe "kéu" assim farei! Uma vez mais muito obrigada, Senhor Presidente! :)

[CONCLUSÃO:M/Amigos, o político k é politico, pra falar não precisa de estar presente nem de saber...basta k lhe coloquemos um gravador à frente, e logo ele começa a falar...a falar...a falar! Vida de Bloguista (pirata) não é nada fácil...!-X]

Aquele Abraço!
ProfAnónima

NB:E de seguida é k vamos ouvir a analise do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa!(fizemos aqui uma troca, pois quisemos aproveitar a oportunidade do Professor Libânio ter vindo até cá...)

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

(??)Sr VALDEMAR (DO PSD) ESTÁ DE MALAS FEITAS PRA LAMEGO?!(sei lá...)

[POST FORMADO COM UM COMENTÁRIO DEIXADO NO POST Nº 9: AUTARQUICAS/2013: SONDAGENS]

Corre nos meandros politicos uma notícia que me deixou a pensar. Afirma-se que o candidato pelo PSD em Tarouca será o Professor Eduardo. Se pensarmos no boato que diz que o Valdemar será candidato à câmara de Lamego, as coisas começam a fazer algum sentido. Acho que vamos ter grandes surpresas... Se não fosse o facto de o nosso "futuro" estar, em parte, nas mãos desta gente até era engraçado observar como se muda de camisola com tanta facilidade, de acordo com os interesses e ambições de cada um. O povo diz e é bem verdade "São todos iguais" só querem é poleiro. Quero ver o sr. Valdemar a descartar aqueles que deram a cara por ele, quando ninguém queria dar, por medo de represálias, e a juntar-se aqueles que o ajudaram a perder as eleições, para beneficio próprio. Caso seja verdade gostava de saber como é que os restantes elementos do PSD, Carlos, Sr. Manuel, Rui... Vêem o facto de se apoiar alguém que mesmo se dizendo independente esteve de forma iniquivoca sempre do lado do Mário Ferreira. Ou serão todos iguais e têm a memória curta, esquecendo tudo, só se importando com a vitória.
Eu que já estava farto da era Mário Ferreira e desejoso de mudança, começo a pensar duas vezes... se eles se atraiçoam com tanta facilidade, se mudam de opinião com tanta facilidade, se têm a memória tão curta, se transformam os inimigos de ontem nos amigos de amanhã, se não mostram respeito por aqueles que lhe são fieis e que dão a cara quando todos os outros se recusam a fazê-lo, o que não nos farão a nós, simples mortais, meros contribuintes... quando estiverem no poder...
Um apoiante do PSD desapontado, com as notícias que correm.

###

NB:M/AMIGOS, PRA NÓS ESTE ASSUNTO JÁ ESTAVA MORTO E ENTERRADO...MAS EM FACE DISTO, JÁ NEM SABEMOS O K PENSAR! 

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

(24)DEPUTADO LARANJA "VISITA" TAROUCA!(junção das freguesias?!)

[POST CONSTRUIDO COM COMENTÁRIOS DA RUBRICA "POR TAROUCA ACONTECEU/VAI ACONTECER]

POR TAROUCA ACONTECEU: NOTÍCIA

Hoje de manhã decorreu na escola sede do Agrupamento de Escolas de Tarouca, uma acção de formação destinada a todos os alunos do 11ºano, subordinada ao tema "importância da intervenção política dos jovens." Os responsáveis pela actividade foi a JSD local k convidou o Presidente da JSD Nacional e Deputado da Nação.

Profª Anónima Devidamente Identificada

1º COMENTÁRIO: Foi uma grande oportunidade para o Senhor Director/Senhor Presidente dizer ao Senhor Presidente da Jota que estava contra a extinção da freguesia de Dalvares. E assim se faz politica,,,

ASSINA:ANÓNIMO(A)

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

(23)ELEIÇÃO DA FIGURA DA SEMANA!(3ª semana de novembro)

ELEIÇÃO DA FIGURA DA SEMANA!(3ª semana de novembro)

Caros Bloguistas!

E nesta semana vamos ter uma situação especial. Hoje, a equipa do TAROUCAndo elege já uma das personalidades (nacional) e simultaneamente lança a votação da outra personalidade(local).
Ou seja, na semana em k ficamos a saber k foram "cortadas" 3 freguesias quando poderiam ter sido apenas 2 (se os responsáveis tivessem feito o TPC), entendemos k fazia toda a lógica nomear O PRINCIPAL responsável por esta situação. Agora a nossa dificuldade está em saber quem deve ser considerado o PRINCIPAL responsável...e é aí k os Senhores taroucadores entram.

1-PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELO CORTE DE 3 JUNTAS DE FREGUESIA: E desde já agradecemos k nos diga quem acha k deve ser. (o nome só será revelado no próximo fim-de-semana)

2-PRESIDENTE DA REPUBLICA(Prof. Cavaco Silva): porque passa a vida a dizer k anda muito ocupado com o trabalho (e não duvidamos). Mas entendemos k não trabalhou o suficiente no sentido de promover o entendimento necessário entre o Governo e a Oposição(principalmente o PS), relativamente ao tão necessário CORTE NAS GORDURAS, obrigando o Governo a ter k pedir ajuda à troika.
Não gostamos de saber disto...Portugal não ficou bem na fotografia!:(

Aquele Abraço!
ProfAnónima

NB:E A PARTIR DESTE MOMENTO JÁ PODEM DIZER-NOS QUAL O POLITICO LOCAL K ACHAM SER O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELA FORMA (errada) COMO FOI CONDUZIDO O PROCESSO DE FUSÃO DAS FREGUESIAS! OBRIGADA!

(22)POR TAROUCA: A CAMINHADA SOLIDÁRIA!(luta contra o cancro)

POR TAROUCA: A CAMINHADA SOLIDÁRIA!(luta contra o cancro)

M/Caros Bloguistas!

Depois de Salzedas, hoje foi a vez da Junta de Freguesia de Tarouca organizar uma Caminhada Solidária com o objectivo de recolher donativos prá Liga Portuguesa de Lutra Contra o (maldito) Cancro.

Os tarouquenses, de todo o concelho, abraçaram em massa esta nobre causa mostrando, uma vez mais, o quão solidários são! :)

Os números exactos ainda não são conhecidos, mas soube junto de 3 elementos da organização k as inscrições ultrapassaram as 800 (venderam-se mais de 700 camisolas) e o número de participantes na caminhada andará na ordem das 600/700 (muitas foram as pessoas k quiseram dar o seu donativo mas k logo disseram não participar na caminhada por questões de saúde).
Devo dizer k não dúvido nada destes números pois antes e durante a caminhada, a expressão k mais se ouvia aos participantes era: UM MAR DE GENTE!

Oxalá k outras freguesias resolvam também fazer a sua caminhada: VALE APENA ABRAÇAR ESTA CAUSA!

ATÉ BREVE(se...)
Profª Assunção Monteiro

NB:QUANTO AO MONTANTE RECOLHIDO A ORGANIZAÇÃO PROMETEU DIVULGAR MAIS TARDE DEPOIS DE CONTABILIZADO TUDO: INSCRIÇÕES+DONATIVOS+COMPRA DE ARTIGOS DA LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO(chapéus, porta-chaves, etc)

(21)CRISE:DEZ MIL CHEGAM ÀS ESCOLAS COM FOME! (k fazer?)

[RETIRADO DO SITE OFICIAL DO CORREIO DA MANHÃ]

Governo garante que dá o pequeno-almoço a mais de cinco mil estudantes

Dez mil chegam às escolas com fome

Mais de dez mil estudantes chegam todos os dias às aulas com fome e 5547 comem o pequeno-almoço na escola através do Programa Escolar de Reforço Alimentar (PERA), afirmou ontem no Parlamento o secretário de Estado do Ensino, João Casanova de Almeida, na discussão do orçamento para a educação.


Segundo o governante, foram referenciados 10 800 alunos carenciados em 253 agrupamentos do País, dados que serão passados ao Banco Alimentar contra a Fome para que as famílias sejam ajudadas. O CM perguntou à tutela quais são as escolas apoiadas pelo PERA, mas não obteve resposta.

Nuno Crato também esteve na Assembleia da República, onde garantiu estar "a trabalhar com o Ministério das Finanças" para encontrar uma solução para os cortes no Ensino Superior. Mas frisou que o reordenamento da rede arranca este ano.

ENVIADO POR:PA/DI

sábado, 17 de novembro de 2012

(20?) A FIGURA DA SEMANA! (2ª semana de novembro)

[POST FORMADO COM UM COMENTÁRIO FEITO NO POST Nº6 DE NOVEMBRO: O TAROUCAndo ELEGE A FIGURA DA SEMANA! (2ª semana de novembro) ]

E esta semana vamos ter outra vez duas figuras, e ambas pela positiva:

1-PRESIDENTE DA CÂMARA DE VISEU (Dr Fernando Ruas): porque em época de crise prepara-se pra baixar TODOS os impostos camarários aos residente na sua cidade. Por Viseu já andam a adaptar a música do "Coimbra tem mais encanto na hora da despedida", ao Dr Fernando Ruas, e percebe-se por quê!
OK. Não nos esquecemos k ele se tem "esquecido" dos Bombeiros Municipais...mas certamente k pelo Natal ele vai dar os equipamentos necessários a estes homens k (também) bem os merecem!Pois...

2-COORDENADOR NACIONAL DO BLOCO DE ESQUERDA (Dr Francisco Lousã): E na semana k ficamos a saber a razão de ele estar de abalada (a república exige renovação na política), não podíamos deixar de o eleger como figura da semana. Pena é k parta sem k a lei da limitação dos mandatos autárquicos tenha ficado clara. Sim, é k ao k parece esta lei saiu tão confusa k ninguém sabe se um Presidente com mais de 3 mandatos pode ou não concorrer no concelho vizinho. Mas prontos!(se estivéssemos à espera do 100% correcto pra eleger pela positiva, corríamos o risco de não termos ninguém pra eleger...)

ELEITAS K ESTÃO...DIGA-NOS AGORA DA V/JUSTIÇA! :)

Aquele Abraço!
ProfAnónima

INFORMAÇÃO: Foram muitas as pessoas a sugerir-nos a Presidente do Banco Alimentar Contra a Fome. Mas se também nós achamos k ela errou (e continua a errar por não pedir desculpa pela gaff)....entendemos k quem a critica tem pouca legitimidade moral pró fazer, pois não se conhecem acções concretas dessas pessoas nesta matéria.
Agora, quem esteve quase...quase, a ser eleito esta semana(e não pelos melhores motivos), foi o Sr Presidente da República, pois k ao k nos pareceu tornou-se numa espécie de Rainha da Inglaterra relativamente ao prometido e INDISPENSÁVEL CORTE NAS GORDURAS DO ESTADO!(mas temos k esperar mais um pouco pra tirar isto a limpo...)

(??)POR TAROUCA: O AUMENTO DA PEQUENA CRIMINALIDADE!(é uma realidade)

(??)POR TAROUCA: O AUMENTO DA PEQUENA CRIMINALIDADE!(é uma realidade)

I.N.S.E.G.U.R.A.N.Ç.A!!!

POR TAROUCA (e pelo resto do país) ESTÁ A ACONTECER:

O AUMENTO DA CHAMADA "PEQUENA CRIMINALIDADE"! (1ª parte)

Como já é do conhecomento geral, a pequena criminalidade tem vindo a aumentar por todo o País e também por Tarouca.
Esta pequena criminalidade começou por traduzir-se no assalto apenas a residências isoladas ou não habitadas (emigrantes).
Mas ultimamente os alvos escolhidos já são apartamentos e até já surgem relatos de assaltos directos a pessoas: o primeiro terá sido levado acabo por 2 jovens, na escadaria da Expansão Oeste, pelas 19:30horas; e o segundo terá ocorrido em frente ao ciclo, e terá sido efectuado por uma mulher, pelas 15 horas.
Bom, mas se estes pequenos furtos começaram no verão, eles intensificaram-se nas duas últimas semanas.

(CONTINUA)

ProfAnónima

#############
 
POR TAROUCA (e pelo resto do país) ESTÁ A ACONTECER:

O AUMENTO DA CHAMADA "PEQUENA CRIMINALIDADE"! (2ªparte)

E dando continuidade ao comentário anterior, salientamos k neste momento os alvos preferidos pelos larápios são os apartamentos, no centro da cidade. Normalmente actuam durante o dia e com o rosto destapado.
No entanto, tendo em conta k uns certificam-se se o apartamente não tem ninguém e outros entram de qualquer forma e feitio, também por este motivo, somos levados a crer k existem 2 grupos de assaltantes.
Bom, mas nas 2 últimas semanas o aumento de assaltos foi MUITO significativos e aqui deixamos o k se ouve por aí:

- um apartamento no prédio Titanic, 4 apartamentos no prédio do Sr Arcelino (Castanheiro do Ouro), 1 casa na Rua das Forças Armadas e ainda um apartamento no prédio do Mundo dos Trezentos. Aliás, esta último assalto tem contornos recambulescos pelo k iremos publicar um texto especifico.
Pelo meio, ainda nestas 2 últimas semanas, temos a registar o assalto directo a duas pessoas, ambas já com alguma idade (ver comentário anterior).

ProfAnónima

E PERANTE ESTA SITUAÇÃO PERGUNTAMOS:

K MEDIDAS ESTÃO A SER TOMADAS PELOS RESPONSÁVEIS PELA SEGURANÇA?!

E VOCÊ, CARO BLOGUISTA, O K ACHA K DEVIA SER FEITO?!

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

(18)QUEM ANDA A TRAMAR TAROUCA E OS TAROUQUENSES?!(ainda mais...)

[CONTINUAÇÃO DA DISCUSSÃO DOS ASSUNTOS PRESENTES NO TEXTO DO POST Nº15: FUSÃO DAS FREGUESIAS E O NOVO HOSPITAL]

BLOGUISTA EDUARDO RESPONDE ASSIM:

Tal como refere artigo 11º, da Lei 22/2012:
1 — A assembleia municipal delibera sobre a reorganização administrativa do território das freguesias, respeitando os parâmetros de agregação e considerando os princípios e as orientações estratégicas definidos na presente lei, sem prejuízo do disposto nos n.os 3 e 4 do artigo 6.º e no artigo 7.º
2 — Sempre que a câmara municipal não exerça a iniciativa para a deliberação prevista no número anterior deve apresentar à assembleia municipal um parecer sobre a reorganização do território das freguesias do respetivo município.

Quanto ao Hospital estou me a referir ao Presidente da Câmara, que não respondeu às solicitações do Presidente da Assembleia Municipal de Lamego para mostrar a sua solidariadade na discordancia do programa funcional do novo hospital. Refiro-me também ao Presidente da Assembleia de Tarouca, que tal como o seu homólogo de Lamego, também é médico, sendo para além disso dirigente da ACES Douro Sul, por isso mesmo deveria ter essa preocupação em adaptar o novo Hospital à realidade da região.
De certeza que eles sabem o que está acontecer, por exemplo, que o presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, Dr. Carlos Vaz, está a engenhar esforços para que algum do novo equipamento destinado ao novo hospital de Lamego, seja reencaminhado para o Hospital de Vila Real, e o equipamento velhinho seja transferido para o hospital de Lamego. Ou seja nas candidaturas a fundos comunitários, é referido que o equipamento é para o novo hospital, mas na realidade irá ser entregue noutras instalações. É só um exemplo, há muito mais por onde se pegar no que se refere ao Dr. Carlos Vaz.
Portanto, eu acho que os orgão municípais de Tarouca não querem que os municipes de Tarouca necessitem fazer deslocações a Vila Real ou Viseu, tendo com isso ter mais custos com transporte e portagens, perda de tempo associado ao cansaço da viagem. Também acho que não pretendem, que o acesso a certos tipos de exames, consultas, etc, esteja restringido às clinicas privadas, e aos custos normais da prestação desses serviços de saude. Poderá beneficiar certas clinicas novas que abriram em Tarouca (ainda bem que abriram), mas poderá estar a prejudicar a população em geral.

Eduardo

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

(17)COMUNICADO DA CÂMARA:JUNÇÃO DE FREGUESIAS!(e a bandeira preta...)

[TEXTO TRAZIDO DO BLOG ASAS DA MONTANHA]

Câmara de Tarouca hasteia bandeira negra contra proposta de agregação de freguesias

A Câmara Municipal de Tarouca hasteou bandeira negra em sinal de luto e protesto contra a “Proposta de Reorganização Administrativa do Território”.
“Somos totalmente contra a agregação das freguesias”, afirma o Presidente da autarquia, Mário Caetano Ferreira. Segundo o autarca, “seria um abuso de poder e uma incoerência aceitar a proposta da Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território, uma vez que fui eleito para defender a soberania das freguesias do Concelho de Tarouca e não para as extinguir”.
Segundo a “Proposta Concreta de Reorganização Administrativa do Território” elaborada pela Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território (UTRAT), o concelho de Tarouca perde 3 freguesias. A UTRAT propõe: a agregação das freguesias de Tarouca e Dalvares, numa freguesia designada por “União das Freguesias de Tarouca e Dalvares”; a agregação de Gouviães e Ucanha, numa freguesia designada por “União das Freguesias de Gouviães e Ucanha”; e a agregação das freguesias de Granja Nova e Vila Chã da Beira, numa freguesia designada por “União das Freguesias de Granja Nova e Vila Chã da Beira” (Anexo1).
A Autarquia e Assembleia Municipal de Tarouca já haviam rejeitado a proposta de agregação de freguesias no âmbito do processo da reforma administrativa.
A proposta do Executivo da Câmara Municipal de Tarouca, defendendo a não alteração do atual mapa administrativo do concelho, uma vez que não se revê em qualquer alteração do mesmo mapa, foi aprovada por unanimidade rejeitando-se, total e incondicionalmente, a reorganização administrativa territorial autárquica a nível nacional e local, afirmando-se a defesa das 10 freguesias do concelho de Tarouca, por aquilo que representam para as populações, com reforço das suas competências e meios financeiros, pois, nenhum órgão autárquico foi eleito com o mandato de liquidar freguesias.
A Assembleia e Câmara Municipal de Tarouca argumentaram que os tarouquenses, e os seus representantes nas respetivas Assembleias de Freguesias, não foram consultados sobre a proposta de reorganização administrativa autárquica, apresentada pelo Governo.
Segundo a proposta aprovada por unanimidade, “o concelho de Tarouca não carece de qualquer reforma administrativa, pois tem 10 freguesias, dentro de um território de 100Km2, sendo o concelho com menos freguesias desta região, muito menos carece de uma reforma que implique a extinção de freguesias;
O concelho de Tarouca tem uma dimensão e divisão de freguesias que é adequado e que vigora sem qualquer tipo de conflito há mais de cem anos, pelo que não faz sentido alterar essa disposição;
Constatar que para concelhos com área territorial iguais a de Tarouca, com menos população e com maior numero de freguesias, a aplicação das percentagens manterá esses concelhos com mais freguesias do que aquelas que o concelho de Tarouca tem atualmente;
É profundamente errado assumir que todos os Municípios deste país têm um mapa administrativo inadequado”.

Gabinete de Informação, Relações Públicas e Turismo
Câmara Municipal de Tarouca

(ENVIADO POR: PA/DI)

terça-feira, 13 de novembro de 2012

(16)RESUMO DA ÚLTIMA ASSEMBLEIA MUNICIPAL!(junção de freguesias)

[POST CONSTRUIDO COM UM TEXTO DEIXADO NOS DIVERSOS DE OUTUBRO/2012]

M/Caros bloguistas!

Ontem, dia 12 de Outubro, ocorreu mais uma reunião extraordinária da Assembleia Municipal, pra dar cumprimento a um formalisto/obrigação prevista na lei saída a 31 de Maio, sobre a junção de freguesia: analise da proposta de junção das freguesias apresentada pelo Executivo Camarário.

Ora, como era previsivel k a proposta camarária (nota A)fosse aprovada, pensava k a reunião ia ser um rapidinho. Mas se também pensou assim desengane-se, pois k os politicos estavam inspirados nesse dia e "botaram faladura" até mais não. Ora vejam:

1-Dr SIMÕES:Esta reforma não faz sentido...só cortam nas freguesias pois são elas o elo mais fraco. As Juntas têm um papel muito importante, dada a aproximidade com as populações.

2-Sr AFONSO (Presidente da Junta de Mondim):Concordo e acrescento: Esta reforma não respeita a identidade cultural das freguesias. Mais, eu fui eleito pra defender a minha freguesia e não prá extinguir!...
Assim, voto favoralmente a proposta apresentada pelo Executivo Camarário!(manter as 10 freguesias)

3-Presidentes das Juntas de Salzedas, Gouviães e Granja Nova:Subscrevemos tudo k o Dr Simões e o Sr Afonso disseram. No final só queriamos entregar à mesa estas assinaturas...

4-Prof. EDUARDO ALMEIDA(Presidente da Junta de Dalvares):Eu também subscrevo o k aqui já foi dito pelos k me antecederam e gostava de dizer k a casa de um Presidente de Junta tem sempre a sua porta aberta pra receber a população. Acrescento k as juntas têm um papel social muito importante no pagamento de recibos da água, luz e até de medicamentos. E depois lá está...eu fui eleito pra defender a minha freguesia e não prá extinguir. Assim, voto favoralmente a proposta apresentada pelo Executivo Camarário!(manter as 10 freguesias)

5-Prof. LIBÂNIO(Presidente da Junta da Ucanha):Quero dizer k também apoio a proposta do Executivo Camário, mas antes disso gostaria de fazer uns considerandos: (...); segundo, respeitar a actual divisão administrativa do País é respeitar a Republica mas também a Monarquia!

6-Sr MANUEL (Presidente da Junta da Várzea):Naturalmente k eu também sou contra a extinção das juntas de freguesia pelo k voto favoravelmente a proposta do Executivo Camário. Mas tenho a conciencia k algumas vão ser cortadas por eles [poder central] e nós lá vamos ter k nos juntar a Tarouca. É o mal menor, mas nós não queremos e tenho aqui 1 200 assinaturas k mostram isso mesmo...embora saiba k isto não vai valer de nada, mas...!

7-Dr AMARO: OH Senhor Manuel! eu não o quero ver assim tão desanimado! E quem lhe disse k essas assinaturas não valem de nada?! naturalmente k só essas assinaturas não valem muito, mas se juntarmos a essas assinaturas as outras todas...podemos muito bem tratavar esta reforma!Porque lá está, se esta lei não prevê excepções...a Constityuição prevê o principio da descriminação positiva...e aí essas assinaturas podem ser muito importantes, Não desanime...!

8-Dr TONY(Deputado Municipal do PS):Devemos todos ser firmes contra esta lei...a "lei Relvas" não pode ir prá frente. Seria uma desgraça prás populações...já fecharam as escolas e os tribunais...se agora fechassem as juntas, um dia só iamos ver cabrinhas e vaquinhas em muitas das nossas freguesias!

9-Sr MANUEL SOARES (Deputado Municipal do PSD):Desculpem lá mas os Senhores estão todos a ter memória curta...esta redução no número de juntas de freguesias está prevista no memorando da troika k o Governo do PS fez...não se deviam esquecer disto!...

10-Dr SIMÕES:Vamos lá ver, mas no merando da troika também estava previsto um corte nos municipios e aí eles não mexem. Claro, as freguesias são o elo mais fraco...!

11-Sr MÁRIO (Presidente da CMT):Exactamente! E depois vêm dizer k é pra economizar. Este Governo pensa k o problema da dívida se resolve só com cifrões...! Mas o quê k eles conseguem economizar? Está provado k não passa de de 0,1%...!

12-Sr RUI RAIMUNDO(Presidente da Junta de Tarouca):Quero dizer em nome de todos os elementos do PSD aqui presentes, k também vamos votar favoralmente a proposta do Executivo Camarário, pois também não achamos k Tarouca tenha reguesias a mais. MAS gostaria de frisar k se tivesse sido eu a conduzir este processo, teria feito diferente: teria formado uma comissão com elentos desta assembleia e da própria sociedade civil e depois nós aqui estudariamos as propostas k esta equipa nos apresentasse, porque lá está......

13-Dr AMARO:Desculpe lá...mas se queria essa equipa devia de a ter sugerido há mais tempo. Porque lá está, nestas coisas é como no primeiro beijo....alguém tem k tomar a iniciativa, certo?!

[RISOS MUDOS NA SALA]

14-Sr RUI RAIMUNDO:DESCULPE LÁ...Mas esta é a primeira vez k estou/estamos a ser chamados pra nos pronunciarmos sobre esta lei! SE ALGUÉM AQUI FALHOU NÃO FOMOS NÓS, Doutor Amaro!...

15-Dr SIMÕES:POIS...pois! Mas esta lei é muito injusta até porque quer reduzir freguesias de uma forma k pode levar a termos terras com o mesmo tamanho de Tarouca, e ficarem com mais freguesias mesmo depois do corte. E o problema de fundo não se resolve...!

16-Sr MÁRIO FERREIRA:Como Presidente do EC congratulo-me pela forma como decorreu mais esta reunião da Assembleia Municipal. E meus Senhores, este é um momento Histórico! Temos k estar unidos a combater esta lei k despreza as populações e não economiza nada. Temos k estar preparados pra bater o pé a este governo por esta lei cruel e k não economiza nada!
TEMOS K BATER O BATER O PÉ ATÉ AO FIM!

17-Por último, o Dr SIMÕES, mandou espalhar um "comunicado" da Assembleia Municipal de Lamego, sobre a questão do Novo Hospital do Douro Sul (o tal muito caro e sem camas) enquanto tecia alguns considerados já pouco audiveis. Seguiu-se a leitura tradicional da minuta da acta, k eu entretanto já não ouvi!(fui até ao Café do Joka tomar uma biquita...)

M/AMIGOS, E FOI ASSIM K AS COISAS ACONTECERAM!(mais coisa menos coisa)
Tarouca, ?? de Outubro de 2012
Assunção Monteiro

NOTA A: COMO É SABIDO, A PROPOSTA CAMARÁRIA DEFENDIA A MANUTENÇÃO DAS 10 FREGUESIAS. QUANTO A MIM, OS ARGUMENTOS ERAM TODOS MUITO VÁLIDOS MAS DEVIAM DE TER SIDO APRESENTADOS AQUANDO DA DISCUSSÃO DO LIVRO VERDE E NÃO NESTA FASE DO PROCESSO. OK. POSSO ESTAR ERRADA, MAS É A MINHA OPINIÃO; AGORA QUEM A TIVER DIFERENTE...FAÇA FAVOR DE A APRESENTAR!

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

(15)TAROUCA: A JUNÇÃO DAS FREGUESIA!(outra opinião)

[POST CONSTRUIDO COM UM COMENTÁRIO DEIXADO NO POST Nº ??]

E com isto tudo quem perde é o concelho de Tarouca e as suas populações, a Câmara Municipal e Assembleia Municipal poderiam pronunciar-se sobre este assunto, apresentando uma proposta de redução de freguesias, tal como fizeram, por exemplo, os concelhos de Moimenta(PS) e Lamego(PSD). Em vez disso quiseram defender as suas cores partidárias como se tratasse de um clube de futebol, só para ser contra a uma lei que foi aprovada num mandato de um governo do PSD, esquecendo-se que a lei é da Republica e não do governo de um partido, e por isso é para todos, para além disso faz parte de uma das condições do memorando da Troika assinado pelo governo PS. A Câmara e a Assembleia Municipal decidiram de forma arrogante, não apresentar uma proposta e assim perderam uma percentagem nas receitas do FEF de 20% e ficamos ainda a mercê da Unidade Técnica para aplicar a redução de freguesias, utilizando a régua e esquadro em cima de um mapa.
Quanto a esta proposta apresentada pela Unidade Técnica, parece-me a mais correta, tendo em vista, as localidades urbanas, e as distancias das populações à sede do concelho. Considero correta a junção de Dalvares e Tarouca por se tratarem de aglomerados urbanos, havendo uma continuidade urbana Dalvares/Castanheiro do Ouro e haver uma nova ligação rodoviária principal entre Tarouca e Dalvares. É óbvio que Várzea da Serra fique continue como freguesia, devido à distancia que tem até à sede do concelho. No fundo as escolhas que a Unidade Técnica fez, deveriam ser as escolhas da Assembleia Municipal, não dava trabalho e haveria recompensa €. Provavelmente a Câmara decidiu assim para não perder votos e para ganhar outros, preferiu prejudicar as populações das freguesias só por se preocupar com as eleições. É o país que temos, vivemos só para os interesses dos políticos e dos seus amigos. O mesmo está a acontecer com o Novo Hospital de Lamego, a Câmara Municipal de Tarouca não mostrou nenhuma solidariedade com a Câmara Municipal de Lamego e com os outros concelhos da região do Douro Sul, na luta pela alteração do programa funcional do novo hospital. Como é que é possível o Município de Tarouca não mostrar nenhum interesse pelos tarouquenses de modo é que possa ter um hospital a 7km de distancia, com todas as valências necessárias ao bem estar da saúde dos seus munícipes?
Eduardo

(???)TAROUCA FOI NOTÍCIA!(saiba porquê)

[POST EM CONSTRUÇÃO]

(COLAR AQUI O TEXTO DO POST Nº? DE MAIO/2012)

sábado, 10 de novembro de 2012

(13)AUTARQUICAS/2013: ANALISE (FICTÍCIA) À SONDAGEM TAROUCAndo!(Dr Tony)

[POST FORMADO COM UM TEXTO DO POST 9: REACÇÃO (fictícia)DO DEPUTADO MUNICIPAL, Dr TONY, À SONDAGEM DO TAROUCAndo] 

(9)AUTARQUICAS/2013:UMA ESPÉCIE DE SONDAGEM!(empate técnico)

Caros Bloguistas!
A um ano das próximas eleições autarquicas, fomos prá rua (?) fazer uma espécie de sondagem.
Podemos avançar k 70% dos tarouquenses acham k a actual equipa deve ser "castigada" nas urnas, mas quando se pergunta em quem votam os resultados são estes:

-PSD------------40%

-PS--------------34%

-CDS/PP---------6%

-OUTROS PARTIDOS--------------4%

-AINDA NÃO SABE---------------6%

-NÃO VAI VOTAR-----------------6%

-NÃO QUERO RESPONDER------4%

FICHA TÉCNICA:

1-AMOSTRA: UM GRUPO DE TAROUQUENSES

2-MARGEM DE ERRO: COMO A AMOSTRA É MTO PEQUENA E POR NÃO TER ELEMENTOS DE TODAS AS FREGUESIAS, O "ESTUDO" TEM ELEVADA MARGEM DE ERRO (10%), PELO K TEMOS K CONSIDERAR UM EMPATE TÉCNICO.

Aquele Abraço!
ProfAnónima

########

AUTARQUICAS/2013: ANALISE (FICTÍCIA) À SONDAGEM TAROUCAndo

DT-Deputado Municipal Socialista (Dr Tony)

PA-ProfAnónima

PA: Boa Tarde! Então k leitura faz aos resultados da Sondagem do TAROUCAndo-AUTARQUICAS/2013?

DT:Ora bem...Boa Tarde...ora bem, eu não sei se será legal um blog fazer uma sondagem, ora bem...

PA:Olhe, nós também não! mas ao k parece também não é legar os politicos meterem-se nos negócios da sucata, nem contratarem obras e funcionários, sem concurso público...e é aquilo k nós sabemos!?

DT:Ora bem...O NEGÓCIO DA SUCATA(eheheh)...do k você se foi "alembrar"!(eheheh)

PA:POISSS...!E relativamente aos resultados da Sondagem realizada pelo TAROUCAndo?!

DT:Ora bem...o k me preocupa mesmo é a desertificação das freguesias k o fecho do tribunais pode causar, ora bem...

PA:OK. Mas parece k o fecho das escolas não o preocupou!...
E quanto às Sondagens do...

DT:Ai também fecharam escolas?! Disso eu não sabia!

PA:Sim, Senhor Doutor, este Executivo Camarário fechou TODAS as escolas de uma penada só...e a Assembleia Municipal nem "um aí" disse. Mas prontos...e k me diz das Sondagens?!

DT:Das Sondagens?! Ora bem, e agora também me preocupa a redução de Juntas de Freguesias. Isto pode levar a k um dia só se vejam cabrinhas e vaquinhas a pastar por essas freguesias fora...ora bem!

PA:Essa das cabrinhas e das vaquinhas, foi muito bem "alembrada", ó Dr Tony!(risos) 
Mas k me diz das Sondá....

DT: Ai gostou?! Ora bem, eu às vezes "alembro-me" de dizer assim umas coisas engraçadas!(eheheh) Por acaso está a pensar ir à próxima reunião da Assembleia Municipal?!

PA:Quiçá "num" vá...mas o k nós tem a dizer relativamente aos resultados da SON....

DT:"Atão" a gente depois encontra-se por lá! ;)
aDeus, e muita saúde!

PA:ORA BEM...Até mais ver!...

[CONCLUSÃO: M/Amigos, pior k entrevistar um político, só mesmo advogado. Mas pior k isto tudo, é entrevistar um Advogado-Politico: não se consegue sacar nada!!!]

ProfAnónima

NB:A próxima analise a ser divulgada vai ser do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa e só depois é k seirão as analises dos restantes políticos cá do Burgo!

[VAMOS-NOS RINDO...SENÃO AINDA CHORAMOS!]

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

(12)TAROUCA:NOVA REFORMA ADMINISTRATIVA!(junção de freguesia)

[POST FORMADO COM UM TEXTO DEIXADO NO POST Nº 11 DE ABRIL: SAIBA OS ASSUNTOS K O TAROUCAndo ESTÁ A ACOMPANHAR!]

OO taroucando já devia de ter mais notícias sob a vida Politica de Tarouca.
Vamos desta vez ter uma lista de independentes, encabeçada por um socialista do concelho de Tarouca, vamos ver se quais as alterações que isso poderá trazer.
neste momento já é certo e sabido que a freguesia de tarouca vai desaparecer e vai ser junta com Dálvares, isto porque o Presidente da Junta de Dálvares não quis saber de defender a sua independência.
Vamos ficar sem três freguesias Dálvares Ucanha e Vila Chã da Beira, por culpa absoluta da Camara Municipal e dos Presidentes de Junta, que não quiseram prenunciar-se em tempo oportuno, tudo ficará resolvido até final do ano.
Como sabemos trata-se de uma imposição do Memorando da Troika, por imposição do PS de Sócrates, mas foi dada a possibilidade às Camaras e Juntas de Freguesia de criarem o novo mapa do Concelho, o que o PS não quis, e assim perderam uma Majoração nas receitas DE 20%.
Vamos estar atentos porque mais coisas vão conserteza acontecer.


ASSINA:ANÓNIMO


#####


INFORMAÇÃO ADICIONAL: SOBRE A REORGANIZAÇÃO DO TERRITÓRIO (junção de freguesias) PODERÁ VER UM TEXTO MUITO INTERESSANTE NO BLOG TAROUCA HOJE!

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

(11)-A FIGURA DA SEMANA!(1ª semana de novembro)

[POST FORMADO COM UM TEXTO DEIXADO NO POST Nº 6]

FIGURA DA SEMANA!(1ª semana de novembro)

Caros Bloguistas!

E na semana k ficou marcada pela apresentação/discussão do OGE para 2013, voltamos a ter não uma, mas duas figuras (ambas pela negativa), uma nacional e outra local:

1-DIRECTOR DA ESCOLA(Prof. Eduardo Almeida), porque no ano em k os efeitos da crise começam a fazer-se sentir, o Sr Director resolveu pôr um ponto final no SUPLEMENTO ALIMENTAR k era dado ao meio da manhã e/ou ao meio da tarde às crianças super-carênciadas. Esta decisão torna-se ainda mais caricata porquanto outras escolas começaram a fazê-lo mas a de Tarouca cortou com uma tradição k já tinha 15 anos (importada de uma escola de viseu).

2-JUSTIÇA PORTUGUESA (Juízes): E ainda não tínhamos ultrapassado o facto de ver um Juiz envolvimentos nos assuntos (menores) do futebol, eis k esta semana o Jornal Crime vem dar-nos conta k existem juízes k ditam sentenças a pedido do "cliente" (a troco de 100 mil euros).
É muita coisa pra uma semana só, não acham?!
Não estará na hora de alguém dizer a estes Senhores k a Justiça é o pilar fundamental dos Sistemas Democráticos?!

Aquele Abraço!
ProfAnónima

NB: Muitas foram as pessoas k sugeriram a eleição do Ministro da Solidariedade. Mas este nunca poderia ser eleito esta semana pois não saberíamos se o eleger pela POSITIVA, pois anunciou a construção de mais 32 CANTINAS SOCIAIS; se pela NEGATIVA, pois ficamos a saber k das 500 cantinas já existentes, 400 já não têm mantimentos. Pensamos k há aqui qualquer coisa k não está a bater certo, pelo k entendemos aguardar...

(10)O TAROUCAndo VOLTA A ESTAR DE PARABÉNS!(15 mesitos)

[POST EM CONSTRUÇÃO]

Caros Bloguistas!

Faz hoje precisamente 15 meses k o TAROUCAndo (O Outro Blog) viu a luz do dia! ` O ´

Nasceu num dia quente de Agosto de 2011 e desde então (pra ele) nunca mais o tempo arrefeceu! (e vá-se lá saber porquê...)

Sim, m/amigos, os políticos cá do burgo, não gostavam (e com alguma razão) do Blog Tarouca No Seu Melhor. Diziam k era porque ele falava da vida privada das pessoas. Mas este "num" fala dessas coisas mas mesmo assim eles também "num" gostam!(dá k pensar...)

Bom, mas porque Os Números Também Falam (se falam), aqui ficam alguns dOs NÚMEROS DO TAROUCAndo, ao fim de 15 meses:

-NÚMERO  DE VISUALIZAÇÕES: 102 853

-NÚMERO DE POSTES PUBLICADOS: 353+1

-NÚMERO DE COMENTÁRIOS: MAIS DE 4 MIL

Aproveitamos pra agradecer a TODOS k connosco têm colaborado, enviando comentários e/ou dando informações ou fazendo simples perguntas. Mas hoje também queremos agradecer aos k vão estando sempre atentos ao n/trabalho pra nós chamarem a atenção casos se cometam excessos (caso nos deviemos da n/linha editorial, bem entendido).

Aquele Abraço!
ProfAnónima

INFORMAÇÃO: VOLTAMOS A INFORMAR K A RUBRICA DA GATA SCRIBONA DO NOTÍCIAS DE VILA REAL, NUNCA FOI ASSEGURADA POR NINGUÉM PRÓXIMA DO TAROUCAndo!




(6)-TAROUCAndo ELEGE A FIGURA DA SEMANA! (novembro/2012)

Caros Bloguistas!

Pretende-se com a presente rúbrica eleger a figura da semana!:-)
Assim, todas as semanas passaremos a eleger (?) a figura pública das diferentes áreas k, por algum motivo, se destacou (e não necessariamente pelos melhores motivos...).
Podemos adiantar k esta ideia surgiu durante uma reunião (ultra-secreta) da equipa do TAROUCAndo, ocorrida nos finais de Abril!...
Neste momento podemos adiantar k esta rubrica é uma das mais procuradas pelos taroucadores!(e k nem sempre a eleição tem sido passifica...)

Aquele Abraço!
ProfAnonima

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

(9)AUTARQUICAS/2013:UMA ESPÉCIE DE SONDAGEM!(empate técnico)

Caros Bloguistas!
A um ano das próximas eleições autarquicas, fomos prá rua (?) fazer uma espécie de sondagem.
Podemos avançar k 70% dos tarouquenses acham k a actual equipa deve ser "castigada" nas urnas, mas quando se pergunta em quem votam os resultados são estes:

-PSD------------40%

-PS--------------34%

-CDS/PP---------6%

-OUTROS PARTIDOS--------------4%

-AINDA NÃO SABE---------------6%

-NÃO VAI VOTAR-----------------6%

-NÃO QUERO RESPONDER------4%

FICHA TÉCNICA:

1-AMOSTRA: UM GRUPO DE TAROUQUENSES

2-MARGEM DE ERRO: COMO A AMOSTRA É MTO PEQUENA E POR NÃO TER ELEMENTOS DE TODAS AS FREGUESIAS, O "ESTUDO" TEM ELEVADA MARGEM DE ERRO (10%), PELO K TEMOS K CONSIDERAR UM EMPATE TÉCNICO.

Aquele Abraço!
ProfAnónima

NOTA MUITO IMPORTANTE: Chamamos a atenção pró facto de, nesta altura, ainda não serem conhecidos os candidatos de nenhum dos partidos. Aliás, nesta altura ainda muito se especulava sobre a possibilidade de alguns dos potenciais candidatos, iriam concorrer à Câmara de Lamego.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

(8?)PS LOCAL:Dr AMARO VENCEU.MAS SERÁ K CONVENCEU?!(parece k não...)

M/Caros Bloguistas!

K o Dr Amaro venceu as eleições prá Concelhia de Tarouca, não há dúvida nenhuma!(até porque concorreu sózinho...)
K o Dr Amaro quer ser o candidato rosa, nas próximas eleições, também já não restam dúvidas algumas!(até porque se algumas dúvidas ainda podiam restar, a sua postura nas festas de S. Miguel veio dissipa-las...).
Agora o k ainda está por saber é se ele consegue CONVENCERo Sr Mário Ferreira (e os seus marionetes) a apoia-lo!Pois...
Sim, meus amigos,  é k se o próximo candidato à Junta de S. João de Tarouca já começou a ser lançado...mas o Dr Amaro continua na penumbra do Sr Mário Ferreira! Isto vê-se quase todos os dias...mas ainda me recordo bem da inauguração da Nova Circular, onde o Dr Amaro interrompeu as férias pra vir à festa...mas o Sr Mário Ferreira ignorou-o completamente...preferindo ir "dançar" com outros!...
Bom, mas porque não há segredo k sempre dure...até 30 de Dezembro, o candidato socialista à autarquia tarouquense vai ter k ser divulgado!(até lá vamos continuar a especular? Sei lá...)

ATÉ BREVE!(se...)
Profª Anónima Devidamente Identificada

######

NB:MUITO EM BREVE SERÁ DIVULGADO O RESUMO DA ÚLTIMA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA AM, BEM COMO UMA ESPÉCIE DE SONDAGEM REALIZADA, EM TAROUCA, DURANTE O MÊS DE OUTUBRO! (ProfAnónima)

domingo, 4 de novembro de 2012

(7)TAROUCAndo PROMOVE UM CONCURSO!( quem terá dito?!)

Caros Bloguistas!

1-Fazendo jus ao slogan "TAROUCAndo, UM BLOG MUITO SUI GENERIS", aqui estamos a promover o 1º concurso: QUEM TERÁ DITO? (isto ou aquilo).

2-Basicamente o concurso consiste em colocar aqui uma "frase interessante" (sob algum aspecto), e depois pedimos k vocês tentem descobrir quem terá sido o seu autor!(parece fácil, né?!)

3-Pretendemos com o concurso promover um momento de  descontracção...mas também serve pra ver se vocês conhecem mesmo os políticos cá do Burgo! ;)

3.1-Só entram os politicos com assento na Assembleia Municipal de Tarouca!Pois...

4-No final de cada concurso, será atribuido um prémio ao 1º leitor do TAROUCAndo k acertar no autor da frase!

4.1-Os prémios serão entregues pelo Pai Natal ou poderão ser reclamado...por aí!-X

4.2-Lá pró verão,  terminamos com o concurso do "Quem Terá Dito", e será apurado o GRANDE VENCEDOR. Este recebe como prémio um bilhete pró passeio inaugural do tão desejado/odiado teleférico!;))
5-Todos as semanas (mais coisa menos coisa) será lançado um concurso (uma frase), sendo k os(as) Senhores(as) Taroucadores podem dar ideias tanto de frases como do prémio a atribuir.


PROMETEMOS ÓPTIMOS PRÉMIOS EM TODOS OS CONCURSOS: PARTICIPE!:)
Aquele Abraço!
ProfAnónima

#######################################################

QUEM TERÁ DITO?! (num passado muito longínquo):

-«COMO É, EU GANHO A JUNTA E NÃO ME DEIXAM FORMAR A MINHA EQUIPA?! ASSIM, DEMITO-ME!...»
ProfAnónima

PRÉMIO: recordamos k este político ameaçava demitir-se ainda antes de tomar posse. Pra este concurso (Nº3) a Boneca devia ser "mais conhecimentos politicos, precisam-se" mas como não existe, atribuimos a Boneca da Força e Energia!;)

sábado, 3 de novembro de 2012

(5)O (IN)SUCESSO ESCOLAR TAMBÉM DEPENDE DISTO!(sono)

[TEXTO TRAZIDO DO BLOG ASAS DA MONTANHA]

Entre as 00.00 horas e as duas e meia da manhã, 90 mil crianças e jovens com idades compreendidas entre os 4 e os 14 anos, estão a ver televisão


Um valor considerado alarmante pelos especialistas!

E os pais dormem, dormem, dormem...


Hoje li uma notícia que me chocou.
A medição de audiências em Portugal indica que há, em média, 89 820 crianças – dos 4 aos 14 anos – a ver televisão depois da meia-noite. Um valor considerado alarmante pelos especialistas. E não é para menos.

Conheço alguns casos de adolescentes que dizem entre os colegas que se levantam mansamente durante a noite – quando os pais já dormem sossegadamente – e ficam horas a ver televisão, decerto programas que nem os adultos deviam ver. E sei de um ou outro caso em que tais programas estragaram o futuro equilíbrio desses adolescentes.

No total, há milhão e meio de portugueses que, entre as 00.00 horas e as duas e meia da manhã, estão a ver televisão. Dentro daquele valor médio registado no mês de outubro, perto de 90 mil são crianças e jovens com idades compreendidas entre os 4 e os 14 anos.
"Olho para estes números com surpresa e aflição", declara Eduardo Sá, psiquiatra de crianças.
Este especialista teme que tal valor na medição de audiências possa significar uma ausência de acompanhamento por parte dos adultos. "Significa que os pais, em suaves prestações, se demitem de ser pais. E isso é um perigo. Grave", sustenta.
Calculo que muitas destas crianças até tenham um televisor no seu quarto. Pois Portugal está entre os três países com mais televisões. Pelo menos um estudo do Eurobarómetro revela que apenas 1 por cento dos portugueses não têm televisor dentro de casa. À frente de Portugal só mesmo a Grécia e o Chipre. O estudo refere que 15 por cento das habitações têm, em simultâneo, aparelhos normais e de grandes dimensões (ecrãs gigantes).
Que esta referida medição de audiências acorde os pais. Pelo menos os que têm verdadeiro amor aos filhos!
Fonte: O Amigo do Povo

(ENVIADO POR: Profª Assunção Monteiro)

INFORMAÇÃO: UMA CRIANÇA/JOVEM K NÃO DURMA AS HORAS NECESSÁRIAS NÃO RENDE TANTO NA ESCOLA E TEM MAIS MAIS PROBABILIDADES DE SER IRRIQUIETO/INDISCIPLINADO! VALE APENA PENSAR NISTO...

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

(4)ALGUMAS ESCOLAS PREPARAM-SE PRA FAZER FACE À CRISE!(e tarouca?)

[POST CONSTRUIDO COM UM COMENTÁRIO DEIXADO NA RUBRICA DOS DIVERSOS DE NOVEMBRO/12]
Caros Bloguistas!
A forma como as diferentes instituições locais se estão a preparar pra fazer face à crise, tem sido acompanhada pelo TAROUCAndo. Mas até ao momento a ÚNICA iniciativa k temos conhecimento, veio da Santa Casa ao "montar" uma Cantina Social. É verdade k o papel principal das escolas é ENSINAR, mas o certo é k muitas escolas há muito k estão a organizarem-se pra dar o seu contributo nesta matéria (vide a reportagem da Mª João Costa) enquanto k outras nada fazem. Julgamos k neste lote se encontra a de Tarouca, pois chegam-nos a informação/relatos k, por lá, continuam a fazer-se DISCURSOS muito bonitos, mas quanto a ACÇÕES nem velas! 
Assim, aqui estamos, MAIS UMA VEZ, a alertar as entidades competentes pró problema!

Aquele Abraço!
ProfAnónima

Alunos carenciados em Castelo Branco já levam sobras da cantina para casa

Reportagem de Maria João Costa
Director de uma das escolas da cidade explica que têm sido servidos "pequenos-almoços acrescidos" na cantina, porque, "infelizmente, sabemos que a única refeição que têm por vezes é a da cantina da escola".
26-10-2012 11:39 por Maria João Costa

O número de alunos carenciados na escola secundária Amato Lusitano, em Castelo Branco, aumentou em 50%. Além do pequeno-almoço e almoço, muitos levam para casa as sobras. O director da instituição diz que a escola está atenta à crise, que não pede licença para entrar.

“Posso dizer que, nos últimos tempos, o número de alunos carenciados aumentou 50%. Isto quer dizer que temos mais de 40% dos alunos na escola com necessidades e apoiados pela acção social escolar”, lamenta o director da secundária Amato Lusitano, João Belém.

O desemprego que afecta o concelho de Castelo Branco e a situação crítica de muitas famílias passaram a ser uma preocupação para o director da escola. "Em termos de refeições na cantina, aumentámos a 100% e temos de estar continuamente a controlá-los, porque chegamos a ter miúdos que chegam ao meio-dia sem ter tomado o pequeno-almoço", conta à Renascença João Belém.

Embora não seja essa a "obrigação institucional" da escola, o director explica que têm sido servidos "pequenos-almoços acrescidos" na cantina, porque, "infelizmente, sabemos que a única refeição que têm por vezes é a da cantina da escola".

"Às vezes, tentamos dar algum suplemento e alguns até, se têm dificuldades, podem levar para casa algumas sobras”, explica João Belém

(26-10-2012 11:39 por Maria João Costa)

[ENVIADO POR: PA/DI]

(3)-POR TAROUCA ACONTECEU/VAI ACONTECER! (novembro/2012)

Caros Bloguistas!

Aqui está o post pra podermos dar continuidade a uma das rúbrica mais procurada no TAROUCAndo!
Podemos dizer k, nos últimos meses, chegou mesmo a ultrapassar a Rúbrica dos Diversos (esta tem-se ficado pelo 2º/3ºlugar).
Isto mostra bem o quanto os tarouquenses estavam ávidos de saber coisas da sua terra (das instituições e das figuras públicas, naturalmente).

Aquele Abraço
ProfAnonima

NB:SEMPRE K SE JUSTIFIQUE PODEMOS FAZER UM POST COM ALGUNS DESTES ASSUNTOS. TAMBÉM PODEREMOS FAZER POSTES A PEDIDO DE ALGUÉM DESDE K NOS ENVIEM O TEXTO JÁ ESCRITO!(RECORDAMOS K DEVEM OBDECER AO N/EDITORIAL POIS K: O TAROUCAndo É UM BLOG PIRATA MAS NÃO É RELES!)

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

(??)UMA PALAVRINHA A TODOS K PERDERAM A MÃE!(poema)

[TRAZIDO DO BLOG ASAS DA MONTANHA]

Mãe:

Que desgraça na vida aconteceu,
Que ficaste insensível e gelada?
Que todo o teu perfil se endureceu
Numa linha severa e desenhada?

Como as estátuas, que são gente nossa
Cansada de palavras e ternura,
Assim tu me pareces no teu leito.
Presença cinzelada em pedra dura,
Que não tem coração dentro do peito.

Chamo aos gritos por ti — não me respondes.
Beijo-te as mãos e o rosto — sinto frio.
Ou és outra, ou me enganas, ou te escondes
Por detrás do terror deste vazio.

Mãe:
Abre os olhos ao menos, diz que sim!
Diz que me vês ainda, que me queres.
Que és a eterna mulher entre as mulheres.
Que nem a morte te afastou de mim!

Miguel Torga, in 'Diário IV'

(ENVIADO POR: PA/DI)

(1)-DIVERSOS DE NOVEMBRO!(Pergunte-Denuncie-Elogie-Informe...)

[POST EM CONSTRUÇÃO]


Caros Bloguista!

Aqui está o post dos DIVERSOS DE NOVEMBRO/2012, o espaço certo pra onde pode enviar as suas dúvidas, fazer as suas denúncias ou fazer os seus elogios; ou ainda prestar esclarecimento sobre as dúvidas colocadas por outros bloguistas.

É também pra esta rubrica k deverão ser enviados os textos k gostaria de ver postados no TAROUCAndo!

Esta começou por ser a rubrica mais procurada...depois caiu pró 3ª lugar (foi ultrapassada pela rubrica do "Por Tarouca Vai Acontecer/Aconteceu" e pela  recente rubrica d"O TAROUCAndo Elege a Figura da Semana), mas nos últimos meses voltou a subir!...

Aquele Abraço!
ProfAnónima

NB:E porque estamos precisamente a um mês das ELEIÇÕES AUTARQUICAS/2013 pensamos divulgar os resultados de uma micro-sondagem efectuada em Tarouca, durante o mês de Outubro, numa altura em k ainda não são bem conhecidos os cabeças de listas nem do PS nem do PSD!;)