Páginas

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

(26)ÚLTIMA HORA:JUSTIÇA VAI "MOSTRAR" PQ DETEVE JOSÉ SÓCRATES?(parece que sim...)

CASO SÓCRATES:

O POVO VAI FICAR A SABER (finalmente) POR QUE DETIVERAM O EX-PRIMEIRO MINISTRO, JOSÉ SÓCRATES?!

SEGUNDO O JORNAL PÚBLICO TUDO(?) SERÁ DITO, AINDA HOJE, NUMA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA MARCADAS PELOS ADVOGADOS PRÁS 19:30, NO HOTEL ALTIS!



«Relação de Lisboa dá acesso total ao processo à defesa de Sócrates
(E actualização-Mariana Oliveira 24/09/2015 - 15:39)
 
Segredo de justiça interno foi levantado.

O Tribunal da Relação de Lisboa decidiu nesta quinta-feira dar acesso total ao processo à defesa do ex-primeiro-ministro José Sócrates.

A decisão deu razão parcial aos argumentos da defesa, tendo indeferido outros dois aspectos reivindicados pelos advogados de Sócrates. A informação foi avançada ao PÚBLICO pelo presidente da Relação de Lisboa, Vaz das Neves.

A defesa do ex-primeiro-ministro reage a esta decisão através de uma conferência de imprensa marcada para as 19h30, no Hotel Altis, em Lisboa.

A decisão da Relação foi tomada por unanimidade pelo relator do acórdão, juiz Rui Rangel, e pelo colega Francisco Caramelo. Os juízes consideraram que, nesta fase, não se justificava a manutenção do segredo de justiça, decretando o fim do segredo interno, o que significa que as parte vão poder consultar todos os elementos recolhidos pela investigação desde o início do inquérito. O processo manter-se-á inacessível para terceiros, nomeadamente jornalistas.

Até este momento a defesa de Sócrates e a dos outros arguidos têm tido um acesso muito limitado ao processo, que se restringe aos elementos de prova invocados pelo Ministério Público para fundamentar as respectivas medidas de coacção.

Apesar de ter dado razão à defesa de Sócrates neste aspecto, os juízes recusaram que o Ministério Público tenha excedido o prazo da investigação, o que, na visão da defesa, deveria ter dado origem à libertação imediata do ex-primeiro-ministro, que se encontra desde o início de Setembro em prisão domiciliária. A forma como foi decretada a especial complexidade do processo, que implica um alargamento de vários prazos, nomeadamente do período máximo da prisão preventiva - ou da obrigação de permanência na habitação, que é para este efeito equiparável - era contestada pela defesa, mas os argumentos não convenceram os dois juízes da Relação, que consideraram improcedente o recurso nesta parte.

Contactado pelo PÚBLICO, um dos advogado de Sócrates, Pedro Delille, afirma que já recebeu o acórdão da Relação, mas adianta que ainda está a analisar a decisão. "Em causa neste recurso estava um despacho do juiz Carlos Alexandre que prorrogava o prazo de inquérito", referiu Delille. "O acórdão diz que deveríamos ter tido acesso ao processo a partir de Abril", acrescenta. O advogado remeteu mais esclarecimentos para a conferência de imprensa que irá decorrer às 19h30.

José Sócrates foi detido a 21 de Novembro de 2014, no aeroporto de Lisboa, estando indiciado pelos crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para acto ilícito.»

[(TRAZIDO DO PUBLICO)-(24/9)-(NOTÍCIA EM ACTUALIZAÇÃO)-(VIADO POR:PA/DI)]

10 comentários:

  1. ESCLARECIMENTO: DEVIDO A PROBLEMAS TÉCNICOS DE HORA HORA, OPTAMOS POR LANÇAR ESTE POST MESMO NÃO ESTANDO EDITADO. CHAMAMOS A ATENÇÃO QUE ESTA NOTÍCIA CONTINUA EM ACTUALIZAÇÃO NA FONTE!(jornal público)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. VAMOS AO QUE INTERESSA:

      E depois de andarmos aqui a ser (des)informados pela comunicação social (tanto pela amiga como pela inimiga do ex-pm), eis que chegou o momento de ficarmos a saber a verdade, pelo menos assim esperamos que venha a acontecer!Pois.

      Eliminar
  2. QUE CONFUSÃO AQUI VAI,,,,,,,,,

    ResponderEliminar
  3. INFORMAÇÕES:

    1-Escusam de enviar comentários pra este post, pois eles não estão a chegar ao destino!(à n/redação, entenda-se). Agora tanto podem ficar irremediavelmente perdidos como poderão mais tarde...

    2-Nós cá, voltamos a estar impedidos de comentar usando o "carimbo oficial"!(e tb não os estamos a recepcional no imediato....)

    QUEM FAZ ISTO?!

    Claro que não o sabemos nem tão-pouco nos interesa saber o "quem" o faz. Agora, não escondemos que gostavamos muito de saber o "porquê" de o fazerem.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  4. CONFERÊNCIA DE IMPRENSA: ASPECTOS ESSENCIAIS:

    ResponderEliminar
  5. Esperemos que tenha o bom senso de só ir votar perto do fecho das urnas!!!

    ResponderEliminar
  6. afinal de contas os advogados vão ter acesso à acusação ou não? cada vez entendo menos esta história. e como ficou o caso do menezes??

    ResponderEliminar
  7. ÚLTIMA HORA: ACESSO AOS AUTOS

    Um dos Advogados do Ex-Primeiro Ministro, José Sócrates, acabou de "aparecer" na TV-24, a queixar-se que ainda não tiveram acesso aos autos. Se bem entendo, deve ser à acusação. É isso?!

    A.Monteiro

    ResponderEliminar