Páginas

domingo, 19 de junho de 2016

(25)CONGRESSO DA CIDADANIA: UMA ESPÉCIE DE RADIOGRAFIA!(2ª PARTE)

[(CONT.) IV CONGRESSO DA CIDADANIA DE TAROUCA: ALGUMAS INTERVENÇÕES E OS RESULTADOS DA 3ª EDIÇÃO DO CONCURSO CIDADÃO PARTICIPA!]


3-PROJECTOS VENCEDORES DA 3º EDIÇÃO DO CONCURSO "CIDADÂO PARTICIPA"

Contados os votos ...dos Cidadãos ali presentes... verificou-se que os 3 vencedores foram:

1º LUGAR: Orquestra de Sopro do Vale Varosa, que apresentou um projecto visando a sua formação musical.

2º LUGAR: Sociedade Filarmónica de Salzedas, que apresentou um projecto com vista a gravar um CD.

3º LUGAR: Associação de Santa Lúzia, esta jovem associação de Vila Pouca, ficou em 3º lugar, tendo apresentado um projecto com vista a melhorar o espaço da sua futura sede.
***
Todos os projectos apresentados a concurso foram muito elogiados, tanto pela organização como por congressistas anónimos, pelo que ficou a promessa que todos irão ser apoiados na medida do possível!

4-IDEIAS-CHAVE DAS INTERVENÇÕES DE ALGUNS CONGRESSISTAS

1-ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE TAROUCA- Coube ao Presidente da AMT, enquanto entidade promotora do evento, declarar a abertura do congresso e explicar as regras de funcionamento. Dado que o tema em reflexão era "Vamos Pensar a Região Douro Sul", fez a contextualização que se impunha, voltando a defender a absoluta necessidade de haver uma "maior união" dos Autarcas de todos os Municípios da Região (em busca de dimensão), usando pró efeitos os argumentos veiculados nos vários textos que tem publicado no VivaDouro e, mais recentemente, no seu Blog pessoal.

2-CÂMARA MUNICIPAL DE TAROUCA- O Presidente da CMT concordou com esta necessidade (tal como todos os outros interveniente que se seguiram), e deu como um exemplo de sucesso de colaboração inter-municipal a Regiéfruta, da qual é presidente. "Mas é preciso ir mais longe noutras áreas também, como o turismo", disse. Pediu aos Tarouquenses ali presentes que estimem as infra-estruturas camarárias como suas.

3-A CONGRESSISTA LUISA MONTEIRO, do Grupo Elas, sugeriu a elaboração de um "acordo" com a empresa dos barcos Rabelos pra trazerem cá os turistas deles  e ainda que sejam criadas condições pra que os turistas fiquem cá mais que um dia: "que não seja só de passagem", disse.

4-O CONGRESSISTA ALMEIDA, de Salzedas, felicitou a dinâmica dos (novos) Órgãos Autárquicos mas "isto sem trabalho não funciona", disse. Defendeu uma descentralização bem feita pra combater a desertificação do interior. Falou da Natalidade e das Aldeias Vinhateiras e também defendeu uma maior união dos municípios da região pra que Lisboa nos oiça. "Lisboa não nos ouve", lamentou.

(CONTINUA NOS COMENTÁRIOS)

Aquele Abraço!
ProfAnónima

9 comentários:

  1. ESCLARECIMENTO: POST FORMADO POR TEXTOS DEIXADOS INICIALMENTE NOS "DIVERSOS" (post 3)

    ResponderEliminar
  2. 4-IDEIAS-CHAVE DAS INTERVENÇÕES DE ALGUNS CONGRESSISTAS (cont.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 5-O CONGRESSISTA DANIEL, emigrado na Suiça á 20 e tal anos e com ligações ao turismo, referiu que "o grande potencial desta zona é o turismo", mas que é preciso dar a conhecer a região. No seu entender, "dar a conhecer a Região Douro Sul deve partir dos Autarcas" que não devem estar à espera dos organismos de Lisboa ou do Porto. Salientou o facto dos Autarcas estrangeiros se unirem neste desígnio. Chamou à atenção dos presentes que esta região não deve querer apenas "vender" a paisagem aos turistas que nos visitam, mas também outras coisas como a gastronomia. Terminou a elogiar a iniciativa que levou levou vários autarcas à Suiça e que permitiu depois trazer cá muitos Autarcas Suiços, que ficaram maravilhados com as paisagens e as vias de comunicação e, sobretudo, com a gastronomia.

      6-O CONGRESSISTA CARLOS, subscreveu a intervenção do Congressista Almeida, e reforçou a ideia do Congressista Daniel ao defender que "a região deve procurar vender outras coisas pra lá da paisagem". Lamentou que as políticas mudem sempre que mudam os Governos ("fazem tábua rasa do trabalho do governo anterior", disse) e ainda que "as coisas sejam concebidas a pensar em Lisboa e no Porto" esquecendo a especificidade de cada região.

      (continua amanhã)

      Eliminar
    2. 7-O CONGRESSISTA CÉSAR, elogiou a AMT pela realização do Congresso da Cidadania pois "é preciso dar a voz aos cidadãos", disse. Referiu que o Douro é bonito mas que "as pessoas deviam de ter orgulho de estarem inseridas na Beira Alta", uma região com muitas especificidades e cheia de tradições, pela qual se apaixonou. Elogiou todos os projectos que concorreram ao 3º Concurso do Cidadão participa e pediu aos Autarcas Locais ali presentes que dessem as condições necessárias pra que todos possam vir a ser serem materializados.

      7.1-O Presidente da AMT agradeceu os elogios e prometeu que serão dados os apoios possíveis que que todos os projectos possam sair do papel

      8-OUTROS CONGRESSISTAS: Aqui incluímos todos os Autarcas de Municípios Vizinhos, que vieram ao congresso dizer de viva voz que concordam com a necessidade dos municípos da região darem as mãos pra conseguirem a dimensão minima necessária pra conseguirem levar acabo muitos projectos estruturantes pró desenvolvimento da região.

      E prontos, terminamos este ponto esperando ter conseguido apanhar as ideias fundamentais!

      Aquele Abraço!
      ProfAnónima

      NB:NÃO FOSSE A INTERVENÇÂO DO PROF. CÉSAR E PODERIAM INTITULAR ESTE PONTO COMO: "AUTARCAS DA REGIÃO REUNIRAM-SE EM TAROUCA E FALARAM A UMA SÓ VOZ", ASSIM DEMOS-LHE O NOME DE "IDEIAS-CHAVE DAS INTERVENÇÕES".

      Eliminar
  3. "INFORMAÇÃO":

    Prós devidos efeitos informamos os nossos leitores que isto é um blog, um simples blog!...

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  4. A vinda da tvi foi um momento importante para divulgar o património e as unidades hoteleiras, dizem que foi pena terem mostrado pouco estes aspetos. Anónima

    ResponderEliminar
  5. A vinda da tvi foi um momento importante para divulgar o património e as unidades hoteleiras, dizem que foi pena terem mostrado pouco estes aspetos. Anónima

    ResponderEliminar
  6. UMA SUGESTÃO:

    Também felicito a organização destes eventos (congresso e concurso). Felicito igualmente TODAS as associações que participaram no concurso do cidadão participa.

    Sugiro que no próximo concurso apenas se faça uma votação, pois o modelo usado este ano permitiu subverter o que era pretendido: escalonar os projectos de acordo com a sua "qualidade" e/ou "preferência" dos congressistas. O modelo usado em 2015 revelou "falhas" que era preciso corrigir, sem dúvida, mas não me parece que a alternativa encontrada tenha sido a melhor. Aliás, pelo Facebook veem-se vários comentários nesse sentido!(é preciso ouvir os cidadãos...)

    Uma vez mais parabéns aos organizadores destes eventos! Anónima?

    ResponderEliminar
  7. PERGUNTA:

    Alguém nos sabe dar dizer por que razão este poste está a ter tantas novas visualizações?! ProfAnónima

    ResponderEliminar