Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2016

(0)POSTE-ZERO DE JULHO/16! (arquivo taroucando)

«A IMPRENSA É UM DOS PILARES DA DEMOCRACIA!» (nelson mandela)




«NÃO SÃO 11...

SOMOS 11 MILHÕES!»





ARQUIVO TAROUCAndo

Caros Bloguistas!

A pedido de vários "chefes de família" criamos esta rubrica, pra enviarmos os textos trazidos de outros Blogues, Facebook, Jornais, etc, a fim de "arejar" a rubrica dos Diversos!

No fundo vai servir como uma espécie de "arquivo público"!

Aqui os textos "encontrados" nos outros órgãos de CS, serão colocados tal e qual como foram publicado na fonte. Mas depois podem ser transformados em post e, neste caso, poderão sofrer pequenos ajustes, tais como cortes! (de acordo com as regras)

Aquele Abraço!
ProfAnónima

NB: DESTA VEZ, OS PRIMEIROS TEXTOS VÃO SER: A ORGANIZAÇÃO DO  ANO LECTIVO 2016/17, A "NOVA" (RE)ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA , A NOVA FORMA DE SALDAR AS DÍVIDAS À SEGURANÇA SOCIAL  E AINDA A "AVALIAÇÃO DO 6 MESES DE "REINADO" DO PROF. MARCELO REBELO DE SOUSA!

33 comentários:

  1. INFORMAÇÃO EXTRA: ACTIVIDADES DE FdS

    No post 39 de Junho encontram-se muitas das actividades previstas prá recta final de Junho e inícios de Julho!:)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  2. ESCLARECIMENTO: A BANDEIRA PORTUGUESA

    A Bandeira Portuguesa vai continuar a "esvoaçar"...pelos postes do TAROUCAndo...enquanto a Selecção das Quinas continuar no Europeu/16!

    FORÇA PORTUGAL!:)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  3. IN DIÁRIO DIGITAL-4/7/2016

    PONTO DE SITUAÇÃO SOBRE A PROPOSTA PRA UMA "NOVA" REORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA:

    «ONTEM às 18:200

    Associação de municípios defende reposição de freguesias antes das próximas autárquicas

    Associação de municípios defende reposição de freguesias antes das próximas autárquicas
    inShare
    A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu, num parecer sobre um projeto de lei do PCP, que a reposição de freguesias seja definida até às eleições autárquicas de 2017, embora a matéria deva ser consensualizada com o Governo.

    No parecer, datado de 28 de junho e a que a Lusa teve hoje acesso, a ANMP salienta, "como fundamental, que todo este processo decorra com celeridade, para que o mesmo possa estar consensualizado e concluído de forma a que as próximas eleições autárquicas, a realizar em 2017, possam já realizar-se com um novo mapa das freguesias".

    Apesar de integrar um grupo técnico, a convite do Governo, com a missão de definir os critérios para as autarquias avaliarem o processo de fusão/agregação de 2013, a ANMP entende que "numa matéria desta importância é fundamental a existência de um consenso alargado, que envolva a Assembleia da República e o Governo".

    Fonte da ANMP explicou à Lusa que o parecer aponta "no sentido de que os partidos na Assembleia da República e o Governo se entendam" no processo de avaliação da reorganização administrativa territorial das freguesias.

    A associação considera "adequados os objetivos e procedimentos" propostos no projeto de lei do PCP sobre a reposição de freguesias, "uma vez que se comete às populações, através da pronúncia dos órgãos deliberativos autárquicos, a possibilidade de proporem as soluções mais adequadas para os seus territórios", lê-se no parecer.
    A reorganização administrativa das freguesias, que reduziu as 4.259 freguesias então existentes para 3.092, "teve consequências profundamente negativas junto das populações - perdeu-se a proximidade que caracterizava este nível de poder local", considera o projeto de lei dos comunistas.
    A proposta quer "consolidar os resultados da `reorganização` que mereceram prévio consenso em ambos os órgãos deliberativos autárquicos", mas estabelece debates e decisões locais, num prazo de 45 dias, para "propor soluções diversas" das adotadas ou a "simples reposição" de freguesias.

    O PCP solicitou a discussão da proposta em plenário do parlamento, a 30 de junho, juntamente com um projeto de lei do Bloco de Esquerda (BE), também para a reposição imediata de freguesias, com a realização de referendos locais, e uma resolução do PS a recomendar ao Governo o reforço de competências e a avaliação do mapa das freguesias, mas após 2017.
    Os dois projetos de lei do PCP e do BE e a resolução socialista baixaram, na sexta-feira, diretamente à comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação, sem votação, para discussão na especialidade por um período de 90 dias.

    O ministro-Adjunto, Eduardo Cabrita, explicou no parlamento, a 21 de junho, que o Governo criou um grupo de trabalho com a ANMP e a Associação Nacional de Freguesias (Anafre) para avaliar a reorganização administrativa das freguesias.

    "O próprio grupo de trabalho irá contactar todas as freguesias abrangidas pelo processo de reorganização territorial, visando auscultá-las sobre a forma como ele decorreu", adiantou o governante, admitindo, no entanto, apenas a reposição de freguesias depois de 2017, após a avaliação "visando corrigir erros" da anterior reforma.

    Diário Digital com Lusa»

    DAQUI:http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=832382

    ResponderEliminar
  4. UMA CURIOSIDADE: O QUE DISSE A CS INTERNACIONAL SOBRE O JOGO PORTUGAL VS P.DE GALES

    «Euro 2016

    Jogos ao Vivo

    Euro 2016

    A vitória de Portugal na imprensa internacional

    Leia mais: A vitória de Portugal na imprensa internacional http://www.jn.pt/desporto/galerias/interior/a-vitoria-de-portugal-na-imprensa-internacional-5270038.html#ixzz4DeiIRnVV
    Follow us: jornalnoticias on Facebook»

    (IN JN-6/7/2016)

    ResponderEliminar
  5. TRAZIDO DO DN-7/7/2016

    EURO/16: OS 25 MELHORES JOGADORES DO EUROPEU/16

    «Cinco portugueses entre os 25 melhores do Europeu

    REUTERS
    PUB


    Payet continua a liderar o barómetro da UEFA para melhor jogador do Euro 2016

    Após a vitória de Portugal sobre o País de Gales, por 2-0, há cinco portugueses que se mantêm entre os 25 melhores jogadores do Euro 2016, segundo o barómetro da UEFA.

    Cristiano Ronaldo é o mais bem classificado, mas "apenas" no 5.º lugar, atrás de Dimitri Payet, Gareth Bale, Kevin de Bruyne e Eden Hazard. Só o francês ainda tem hipóteses de disputar a final.

    Raphaël Guerreiro é 15.º na lista, enquanto Nani saltou para a 16.ª posição, logo à frente de Pepe.

    Ricardo Quaresma é o 5.º melhor português da lista, no 23.º lugar.»

    DAQUI:«http://www.dn.pt/desporto/euro-2016/interior/cinco-portugueses-entre-os-25-melhores-do-europeu-5270783.html»

    ResponderEliminar
  6. TRAZIDO DO FACEBOOK DOS "SEM FERRUGEM"

    «Amigos Sem Ferrugem,

    Vamos realizar um fim de tarde diferente, entre amigos e claro com a presença do nosso clássico.
    Vamos realizar uma deslocação de Tarouca - Marina de Caldas de Aregos para ver o sol a esconder-se entre as montanhas e o rio.

    18h - Partida Tarouca (Junto ao Centro Cívico de Tarouca)
    18h20m - Passagem por Lamego
    19h - Resende
    19h40- Paragem Marina de Caldas de Aregos


    Este pequeno passeio, tem como objectivo retirar o seu Clássico da Garagem para dar uma volta ao fim do dia, ver o sol a esconder-se e claro o convívio.

    Cumprimentos»

    ResponderEliminar
  7. TRAZIDO DO FACEBOOK DA DEPUTADA SOCIALISTA MARISABEL MOUTELA-7/7/2016

    SAÚDE NA REGIÃO DOURO SUL: REFORÇO DE MEIO

    «Marisabel Moutela
    7/7 às 23:46 ·
    YouTube
    ·
    Concluído o concurso público para a colocação de Médicos Generalistas e de Famílias que proporcionarão já durante o mês de Julho, médico de família para mais de 600 mil portugueses, num concurso que pela primeira vez em Portugal simplifica o procedimento, agilizando-o, é urgente avançarmos para a colocação dos médicos da carreira hospitalar em regiões de muita carência e implementar medidas que os fixem nesses territórios. A minha preocupação nesta Comissão da Saúde foi questionar o Ministro da Saúde sobre a contratação de médicos de especialidade hospitalar, nomeadamente em algumas regiões e especialidades - como a de anestesista - que recentemente passou a afetar o Hospital de Lamego.»

    DAQUI: https://www.youtube.com/watch?v=jd8TfSbzlSE&feature=share

    ResponderEliminar
  8. TRAZIDO DO JN-12/7/2016

    EURO/16: BALANÇO PROVISÓRIO DAS CONQUISTAS DOS CONVOCADOS PELO FERNANDO SANTOS

    «Euro2016
    Golos de Ronaldo e Éder no top 5 da UEFA

    Foto Miguel A. Lopes/lusa
    ×

    1 / 3

    12 Julho 2016 às 17:53
    COMENTAR
    Golos de Ronaldo e Éder no top 5 da UEFA
    Comentar
    Facebook
    Twitter
    Partilhar

    ÚLTIMAS
    00:47Médicos transmontanos deslocados para o Algarve
    00:36Já há acordo para fim de apresentação quinzenal de desempregados
    00:19Vogal contestada "deixa de exercer funções" na reguladora da aviação civil
    12/07Português Bebé assina por quatro anos com espanhóis do Eibar
    12/07Descobertos no Chipre restos do que pode ser a vila mais antiga do mundo

    12 Julho 2016 às 17:53
    COMENTAR
    As votações para o melhor golo do Europeu 2016 já estão abertas e encerram esta quarta-feira às 9 horas. Golos de Cristiano Ronaldo e Éder fazem parte do top 5.

    Campeões da Europa, Melhor Jogador Jovem, Melhor Guarda-Redes, melhor Defesa Lateral, quatro jogadores no melhor 11 e agora dois golos no Top 5. Estas são algumas das distinções já dadas à seleção portuguesa.

    A UEFA anunciou esta terça-feira os cinco melhores golos do campeonato europeu, do qual dois portugueses fazem parte: o golo de cabeça de Cristiano Ronaldo aos 50 minutos, frente ao País de Gales, que pôs Portugal na frente do marcador; e o golo que fez dePortugal campeão europeu - o remate de Éder, aos 109 minutos, frente à seleção francesa -.

    Do top 5 fazem também parte parte os golos do húngaro Gera, frente a Portugal (que se encontra à frente na votação), o golo de Shaqiri, no encontro Suiça - Polónia, e o de Robson-Kanu, na jogo do País de Gales frente à Bélgica.

    Cada pessoa pode votar apenas uma vez no site da UEFA e as votações encerram esta quarta-feira pelas 9 horas.



    Leia mais: Golos de Ronaldo e Éder no top 5 da UEFA http://www.jn.pt/desporto/euro-2016/interior/golos-de-ronaldo-e-eder-no-top-5-da-uefa-5280499.html#ixzz4E9oTmoOm
    Follow us: jornalnoticias on Facebook»

    ResponderEliminar
  9. EURO/2016 ELEIÇÃO DO MELHOR GOLO

    DAQUI:«http://www.jn.pt/desporto/euro-2016/interior/golos-de-ronaldo-e-eder-no-top-5-da-uefa-5280499.html»

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. EDUCAÇÃO/EXAMES NACIONAIS/2016: ESPAÇO PRA COLOCAR O TEXTO COM OS RESULTADOS DOS EXAMES NACIONAIS DO 9º ANO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (TRAZIDO DO PÚBLICO-13/7/2016)

      «Média do exame de Matemática do 9.º ano entre as piores dos últimos anos

      CLARA VIANA 12/07/2016 - 12:24 (actualizado às 14:18 de 13/07/2016)

      A classificação média na prova de Português foi de 57%. A Matemática não passou dos 47%.


      As provas finais do 3.º ciclo foram realizadas pelos alunos do 9.º ano em 1232 escolas DANIEL ROCHA
      7

      (FOTO)

      Depois do ano negro de 2013, a média do exame de Matemática do 9.º ano voltou a descer, com os alunos a registar um dos piores resultados dos últimos anos. . A média foi de 47% numa escala de 0 a 100. Em 2013 tinha sido de 43%. Já na prova de Português, a média mantém-se em terreno positivo (57%), embora tenha descido por comparação ao ano passado (58%).»

      8 semanas apenas 0,99€* Para novos assinantes

      DAQUI:https://www.publico.pt/sociedade/noticia/medias-nos-exames-do-9-ano-baixaram-1738025

      Eliminar
  12. EDUCAÇÃO:EXAMES NACIONAIS/2016: ESPAÇO PRA COLOCAR O TEXTO COM OS RESULTADOS NACIONAIS DOS EXAMES DO ENSINO SECUNDÁRIO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «Alunos do secundário saíram-se pior a Português e Matemática e melhor a Biologia

      Resultados da 1.ª fase dos exames nacionais do ensino secundário já foram divulgados. Dos oito exames com mais inscritos, foi a História A que correu pior: média nacional não passou dos 9,5.

      exames2


      Nesta quarta-feira é dia de os alunos portugueses saberem os seus resultados nos exames nacionais do ensino secundário. Em 22 disciplinas alvo de prova, 14 apresentam piores classificações médias do que no ano passado, sete melhoram e uma fica igual.

      Vamos por partes. A média de Português (mais de 58 mil alunos fizeram o exame) baixou de 11 valores para 10,8 (numa escala que vai até 20) e a de Matemática A (quase 33 mil avaliados) de 12 para 11,2. Isto tendo apenas em conta os alunos internos (aqueles que frequentaram a escola ao longo de todo o ano 2015/2016), que são a esmagadora maioria dos avaliados.

      Já Biologia e Geologia, outro dos exames com muitos inscritos, importante para aceder a muitos dos disputados cursos superiores de Saúde, melhora: a nota média passou de 8,9 para 10,1 valores.

      Filosofia baixa ligeiramente, de 10,8 para 10,7.

      Enquanto a Física e Química os estudantes saíram-se melhor este ano: a média passou de 9,9 para 11,1 valores.

      Continuando a olhar para o conjunto das oito provas com mais alunos inscritos, o melhor resultado global está no exame de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (cerca de 7600 alunos): 11,4 valores de classificação média, contra, ainda assim, 12,3 no ano lectivo passado.

      História A (com cerca de 14 mil inscritos) apresenta-se com o pior resultado nacional, das oito disciplinas com mais alunos: 9,5 valores, apenas, menos 1,2 do que no ano passado.

      As classificações obtidas pelos alunos autopropostos (aqueles que fizeram exame mas não frequentaram a escola ao longo do ano, pelo menos até ao fim do ano) são, como acontece todos os anos, mais baixas em todas as “cadeiras”.

      Os exames do ensino secundário servem para concluir esta etapa da vida escolar (contam apenas 30% para a nota final de cada disciplina do ensino secundário) sendo também usados como provas de ingresso ao ensino superior (cada instituição de ensino superior define que provas de ingresso exige e quais as notas mínimas que os candidatos a alunos devem ter).

      Os dados fornecidos nesta quarta-feira pelo Ministério da Educação mostram feitas as contas às notas no exame e às atribuídas pelos professores ao longo do ano, foi a Matemática A que mais alunos não conseguiram o suficiente para passar: a taxa de reprovações foi de 15% entre os alunos internos, mais 4 pontos do que no ano lectivo passado.

      Em relação a 2014/15 foram mais os alunos inscritos na 1.ª fase de exames (352.301, contra cerca de 344 mil) e menos os que faltaram (6%, menos um ponto percentual do que há um ano).

      A 2.ª fase dos exames arranca para a semana, dia 19. Destina-se, por exemplo, a quem não tenham obtido aprovação na 1.ª fase ou a quem quer tentar uma melhoria de nota. About Latest Posts»

      DAQUI:http://www.arlindovsky.net/2016/07/afixados-hoje-os-resultados-dos-exames-e/

      Eliminar
  13. TRAZIDO DO FACEBOOK DO VICE-PRESIDENTE CÂMARA DE TAROUCA, JOSÉ DAMIÃO

    «José Damião
    1 h ·
    VOLUNTÁRIOS PRECISAM-SE - URGENTE
    Caros amigos,
    Amanhã inicia-se o Campeonato Nacional de Dowhill e serão necessários cerca de 25 elementos com mais de 16 anos para dar apoio à prova, no sábado e no domingo, entre as 8 e as 17 horas.
    Agradeço desde já a vossa disponibilidade.
    Em comentário digam se podemos contar com cada um de vós, as refeições estão garantidas e o transporte será feito às 8 horas no sábado e domingo, a partir do Tony's Bar.
    Vamos lá ajudar!!!
    1 comentário5 partilhas»

    ResponderEliminar
  14. TRAZIDO DO FACEBOOK DA CÂMARA DE TAROUCA

    FESTIVAL DA JUVENTUDE: VENDA DA PULSEIRA

    «Municipio de Tarouca - Eventos
    14/7 às 1:37 ·
    Já adquiriste a tua pulseira para o Festival da Juventude deste verão no Vale Varosa? Não te esqueças que até domingo, dia 17 de julho, podes usufruir de desconto no passe para os três dias.
    A compra do passe para os 3 dias oferece-te o acesso a todos os eventos, entrada aos 3 dias nas piscinas, tshirt alusiva ao festival da juventude e 2 bebidas de cápsula!!!
    Vais faltar? Vale Varosa, o verão é aqui!"»

    ResponderEliminar
  15. TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO-21/7/2016

    QUESTÕES INTERNACIONAIS: GUTERRES VENCE A 1ª BATALHA....

    «António Guterres está à frente na votação para secretário-geral da ONU

    Informação foi revelada por fontes diplomatas à agência noticiosa France Presse.

    © Reuters
    PAÍS DIPLOMATAS
    HÁ 12 MINS
    POR PATRÍCIA MARTINS CARVALHO

    O antigo primeiro-ministro português António Guterres é o preferido para suceder a Ban Ki-moon como secretário-geral da Organização das Nações Unidas.

    PUB

    A informação é avançada, esta quinta-feira, pela Agência France Presse que garante, citando fontes diplomáticas, que o socialista português venceu a primeira votação secreta ocorrida hoje entre os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

    Recorde-se que António Guterres foi, durante 10 anos (2005-2015), Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, cargo que assumiu depois de ter sido primeiro-ministro de Portugal entre 1995 e 2002.»

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  17. POR TAROUCA VAI ACONTECER: OS DESALINHADOS

    Uma nova banda de jovens acabou de nascer -Os Desalinhados- e vai actuar no Sábado à noite nas piscinas municipais de Tarouca!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  20. INFORMAÇÃO INTERNA E EXTERNA: OS 4 COMENTÁRIOS ANTERIORES FORAM ELIMINADOS DEPOIS DE LAVADOS PRÁ RÚBRICA CORRECTA!(post 10)

    ResponderEliminar
  21. TRAZIDO DO BLOG ASAS DA MONTANHA-22/7/2016

    CONCURSO: QUEM GANHA?(na lentidão....)

    «sexta-feira, 22 de julho de 2016
    Sistema Nacional de Saúde ou Sistema Nacional de Doença Continuada?
    Exames feitos. Diagnóstico confirmado. A pessoa tem que ser operada.
    No Público, marcaram-lhe a operação para o próximo mês de março!
    Até lá não vive, sobrevive à custa de medicamentos com os efeitos que bem se conhecem.
    Movimentar-se? Muito pouco, com dores e à custa dos referidos medicamentos.
    Ouvindo este relato, uma pessoa que vive numa grande cidade do litoral, apressou-se a dizer:
    - Lá é o mesmo. Pobres dos pobres! Se uma pessoa não tiver um "pezinho de meia", um seguro ou um subsistema de saúde, está tramada!
    Claro que a pessoa não pode aguentar tanto tempo de espera e vai para o Particular, pese embora os problemas económicos que tal acarreta.
    Para quando uma excelentíssima reforma do Sistema Nacional de Saúde? É que às vezes parece competir com o Sistema de Justiça em lentidão!
    E se uma justiça lenta é injusta, um sistema de saúde lento é doente.
    E o Sistema Nacional de Saúde não é assim tão gratuito como por aí se ouve às vezes.
    Dou só um exemplo. Há 2 anos, depois de esperar 19 horas que me tirassem um espinha de peixe da garganta, e apesar da ADSE, paguei do meu bolso 25 euros! Num Hospital Público!!!
    Postado por asas da montanha à(s) 14:00 Sem comentários: Links para esta postagem »

    ResponderEliminar
  22. TRAZIDO DO JORNAL DE NEGÓCIOS.24/7/2016

    SONDAGEM AXIMAGE: INTENÇÃO DE VOTO E AVALIAÇÃO DOS LÍDERES POLÍTICOS, DO GOVERNO E DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

    «Barómetro: PS distancia-se do PSD

    ALEXANDRA MACHADO | amachado@negocios.pt | 24 Julho 2016, 18:53
    Barómetro: PS distancia-se do PSD
    6604
    4
    169
    No barómetro de Julho referente às intenções de voto, realizada pela Aximage para o Negócios e Correio da Manhã, o PS chega aos 39%. O PSD continua a cair.
    Em Julho, a distância nas intenções de voto entre o PS e o PSD aumentou. Têm já 8,5 pontos percentuais a separá-los. O PS continua a subir nessas mesmas intenções, enquanto o PSD continua a cair.

    No barómetro de Julho, realizado pela Aximage, para o Negócios e Correio da Manhã, a distância pronunciou-se. Se as eleições legislativas fossem agora, o PS atingiria os 39%, a marca mais elevada do último ano. E que soma 6,5 pontos face ao nível mais baixo do último ano, que foi registado precisamente no mês das eleições legislativas de Outubro de 2015.

    Se esta é a melhor marca dos socialistas do último ano é também a pior que o PSD regista. As intenções de voto no partido liderado por Passos Coelho é, no barómetro de Julho, de 30,5%, uma queda de 1,6 pontos face ao mês anterior, mas que atinge os 5,7 pontos face ao pico social-democrata no último ano registado em Janeiro deste ano.

    Associado ao CDS-PP, com quem concorreu nas últimas eleições, a coligação obteria 35,4%, menos que os 36,86% conseguidos nas eleições de 2015. O CDS-PP subiu ligeiramente nas intenções de voto, passando para 4,9%.

    À esquerda, o PS e o Bloco estão perto de conseguir a maioria, sem o PCP. O Bloco obteve 10% nas intenções de voto (perdendo 0,2 pontos), o que dá aos dois partidos 49%. Ao contrário do Bloco, a CDU ganhou nas intenções de voto face ao mês de Junho, atingindo os 6,8%. Os três partidos da esquerda, que compõem a já designada "geringonça", atingem 55,8%. Nas eleições de 2015, os três partidos obtiveram 50,76% dos votos.

    (CONT.)

    ResponderEliminar
  23. (CONTINUAÇÃO DA SONDAGEM DE JULHO/2016)

    Boa opinião do Governo

    No barómetro de Julho, quando questionados sobre as expectativas do Governo, a maioria considera que está a actuar de acordo com o esperado. Mas há 31,5% dos inquiridos - um universo de 606 entrevistas - que dizem estar a governar melhor do que as expectativas. 14,8% já consideram que está pior do que esperava.

    Mas no índice de expectativa (varia entre -100 e 100) nunca o Governo de António Costa teve um valor tão elevado. Atingiu o índice de 43, ultrapassando o valor de Janeiro, altura em que tinha estabelecido o máximo nos 42. O ponto mínimo aconteceu no mês seguinte, com 19, mas desde então tinha invertido a tendência e registou subidas mês após mês.

    Costa é o melhor líder

    António Costa já tinha em Maio deste ano ultrapassado Assunção Cristas na consideração do melhor líder partidário. E aí se manteve, no topo, nos dois meses subsequentes. Em Julho, atinge 13,7 pontos na avaliação e mantém-se o líder com melhor avaliação. Assunção Cristas não só perdeu a liderança para António Costa, desde Maio, como perdeu a vice-liderança para Catarina Martins que consegue, no barómetro de Julho, uma nota de 11,7 valores. Cristas está, agora, com 10,5 valores, menos 2,6 do que o máximo atingido em Abril, quando era a líder partidária com mais valores. Foi no mês de Abril, logo após ter sido eleita para liderar o CDS-PP, em Março.

    Cristas em queda fica, assim, perto de Jerónimo de Sousa que teve, em Julho, 10,3 valores, acima da linha de água.

    Com valores negativos continua Pedro Passos Coelho. Obteve em Julho 6,5 pontos, menos 0,2 do que no mês anterior. O único mês que Passos Coelho esteve com valores positivos foi em Janeiro.

    Face a estes valores de avaliação dos líderes não é surpresa que António Costa seja indicado como sendo o de maior confiança para primeiro-ministro. O nível de confiança é de 56,8%, o valor mais alto do último ano. As linhas de António Costa e de Passos Coelho evoluem inversamente. Só 31,6% indicam agora ser Passos Coelho o líder em quem mais confiam para chefe do Executivo. É o valor mais baixo do último ano.

    Brandão Rodrigues: ou se ama ou se odeia

    Tiago Brandão Rodrigues é um caso de extremos. No barómetro de Julho da Aximage, o ministro da Educação foi o que obteve mais pontos como melhor ministro, mas também foi considerado o pior ministro.

    Quase a mesma tendência acontece com o titular da pasta das Finanças. É considerado o segundo melhor ministro, mas Mário Centeno é apontado como o segundo pior ministro. É também um caso considerado bom e mau ministro. Mas uma coisa é certa. Mário Centeno é o ministro com maior notoriedade espontânea, a grande distância de Tiago Brandão Rodrigues.

    Na terceira posição da melhor avaliação surge o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

    Marcelo em alta

    No barómetro de Julho foi também analisada a actuação do Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa tem uma avaliação muito boa: 18,9 valores, números que nunca Cavaco Silva esteve perto. O ex-Presidente acabou o seu mandato com pontos negativos: 6,5 valores. Marcelo desde que chegou à Presidência nunca esteve abaixo dos 18 valores (de 0 a 20), atingindo em Julho o valor mais elevado.

    Não apenas recebe uma avaliação perto do "excelente", como 91% dos inquiridos dizem que o Presidente tem actuado "bem". 4,8% dizem que a sua actuação tem sido "assim-assim" e 3,1% consideram que tem estado "mal".»

    ResponderEliminar
  24. (CONTINUAÇÃO DA SONDAGEM DE JULHO/2016)

    «Ficha técnica
    Universo: indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidor de telemóvel.
    Amostra: aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, actividade e voto legislativo) e representativa do universo e foi extraída de um sub-universo obtido de forma idêntica. A amostra teve 606 entrevistas efectivas: 284 a homens e 322 a mulheres; 53 no Interior Norte Centro, 77 no Litoral Norte, 109 na Área Metropolitana do Porto, 119 no Litoral Centro, 170 na Área Metropolitana de Lisboa e 78 no Sul e Ilhas; 110 em aldeias, 157 em vilas e 339 em cidades. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral.
    Técnica: Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo decorrido nos dias 15 a 17 de Julho de 2016, com uma taxa de resposta de 81,9%.
    Erro probabilístico: Para o total de uma amostra aleatória simples com 606 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma "margem de erro" - a 95% - de 4,00%).
    Responsabilidade do estudo: Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direcção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz.»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. DAQUI: http://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/barometro_ps_distancia_se_do_psd.html

      Eliminar
  25. TRZIDO DA NET-23/julho

    «Portugal está em 5.º lugar dos países mais corruptos em todo mundo!

    Notícias, Portugal por admin3

    Um estudo realizado recentemente colocou Portugal em 5.º lugar, entre os 38 países analisados.
    Um inquérito da consultora Ernst & Young sobre fraude e corrupção em 38 países coloca Portugal na quinta posição dos mais corruptos, a seguir à Croácia, Quénia, Eslovénia e Sérvia, e depois a Índia e Ucrânia.
    portugal_pais_corrupto

    Dos trabalhadores portugueses inquiridos – de um universo de 3.800 entrevistados, de 38 países da Europa Ocidental e de Leste e do Médio Oriente, Índia e África – 83% concordam que as práticas de suborno/corrupção acontecem de uma forma generalizada em Portugal.
    Na Croácia são 92% dos entrevistados que têm essa crença, sendo o país com pior resultado, enquanto na Bélgica são 34%, na Alemanha 26% e na Finlândia 11%, sendo a Dinamarca o país com melhor desempenho no inquérito, com apenas 4% dos inquiridos nacionais a defender que as práticas de suborno e corrupção são generalizadas.
    “No último ano e meio, Portugal tem sido fustigado por casos de corrupção. Por isso, os entrevistados terão mais propensão para responder positivamente” a questões relacionadas com corrupção e fraude, afirmou Pedro Cunha, da Ernest & Young, na apresentação dos resultados do inquérito, esta terça-feira, em Lisboa.
    Dos inquiridos em Portugal, 61% consideram que existiu uma distorção de resultados financeiros das empresas e apenas 28% consideram a ética empresarial da sua organização como “muito boa”.
    Contudo, 25% dos inquiridos em Portugal acredita ter existido uma melhoria na ética empresarial da sua empresa nos últimos dois anos.
    O setor financeiro destaca-se no estudo, e não só em Portugal, como aquele em que a ética é mais salvaguardada do que noutros setores económicos, mas devido às exigências impostas pelo regulador, um papel em Portugal assumido pelo Banco de Portugal.
    Os entrevistados do setor dos serviços financeiros apresentam uma probabilidade quase 50% superior do que outros entrevistados de referir que as respetivas organizações dispõem de uma politica de prevenção da fraude e corrupção e de um código de conduta.

    Fonte: jn.pt»

    ResponderEliminar
  26. TRAZIDO DO JN-4/8/2016

    JOGOS OLÍMPICOS: BRASIL FAZ RECEPÇÃO EMOCIONANTE AO Sr PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE PORTUGAL

    «Cristo Rei iluminado com cores de Portugal na visita de Marcelo

    Hoje às 09:18, atualizado às 09:27
    COMENTAR
    A estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, foi iluminada durante cerca de trinta minutos com as cores nacionais de Portugal por ocasião da visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

    "Lindo, lindo. Durante 15 minutos, o Cristo Redentor com as cores de Portugal foi uma experiência única. Estavam ali centenas de portugueses e brasileiros - aliás, todos me empurrando para ver - e foi um momento único", resumiu Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas.

    O Presidente encontrou-se com a comunidade portuguesa no Rio de Janeiro, numa receção em que participaram centenas de pessoas, incluindo o prefeito da cidade, Eduardo Paes (PMDB), o ministro da Cultura do Brasil, Marcelo Calero (PMDB), e a escritora Nélida Piñon, no Palácio de São Clemente, o Consulado português, situado no bairro de Botafogo.

    O Palácio tem vista privilegiada para o morro do Corcovado, onde a estátua do Cristo Rei acabou por estar iluminada de vermelho e verde durante cerca de meia hora, quase o dobro do tempo previsto.

    Depois de falar aos convidados, Marcelo foi rodeado durante mais de uma hora, respondendo a pedidos de beijos e abraços e aceitando tirar fotografias. O cantor e compositor português Fernando Tordo, que emigrou para o Brasil em 2014, aos 65 anos, foi um dos convidados a quem o Presidente abraçou.

    "Apareça no Recife", disse Marcelo a Tordo, já que o músico vive na capital do estado do Pernambuco, onde o Presidente da República termina na segunda-feira a sua visita de seis dias ao Brasil.

    O Presidente, que neste primeiro dia de visita começou a falar com algum sotaque brasileiro, reiterou perante o prefeito do Rio de Janeiro que os Jogos Olímpicos já são "um sucesso".

    "Muitos puderam duvidar, duvida-se sempre. Nós, portugueses, nunca duvidámos. Nós sabíamos que ia ser um sucesso para o Rio de Janeiro, ia ser um sucesso para o Brasil", afirmou.

    Naquele que considera fazer parte do "território espiritual de Portugal", o Presidente conviveu com gerações mais jovens e as mais antigas de portugueses, que chegaram ao Rio de Janeiro nas décadas de 1959, 1960, 1970 e 1980.

    À saída, aos jornalistas, assumiu a pronúncia: "Eu quando quero sei falar com sotaque brasileiro. Tenho todos os meus netos vivendo em São Paulo, quando eu quero faço como diz o meu neto Francisco, tanto falo português de Portugal como falo português do Brasil, é uma questão de adaptação".»

    DAQUI:http://www.jn.pt/desporto/interior/cristo-rei-iluminado-com-cores-de-portugal-na-visita-de-marcelo-5321209.html

    Leia mais: Cristo Rei iluminado com cores de Portugal na visita de Marcelo http://www.jn.pt/desporto/interior/cristo-rei-iluminado-com-cores-de-portugal-na-visita-de-marcelo-5321209.html#ixzz4GKNUcBkc
    Follow us: jornalnoticias on Facebook

    ResponderEliminar