Páginas

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

(9)POR CÁ: LISTAGEM DOS ASSUNTOS DA AMT DE SET/16!

LISTAGEM DOS ASSUNTOS TRATADOS NA REUNIÃO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE TAROUCA, REALIZADA NO DIA 30/9/2016. OS ASSUNTOS VÃO SER COLOCADOS PELA ORDEM COMO FORAM APRESENTADOS NA REUNIÃO:

1-ACTIVIDADES: Muitos dos presentes elogiaram as actividades realizadas durante o Verão, sobretudo as Festas de S. Miguel. Aqui houve quem tivesse sugerido que, no futuro, o desfile tivesse um tema.

2- CENTRO PAROQUIAL: O Páraco agradeceu a este executivo e ao anterior a construção do Centro Paroquial. Alertou pra outras necessidades nos equipamento da Igreja. Voltou a falar na necessidade de se dar um Espaço Religioso ao Povo do Castanheiro do Ouro.

3-TRÂNSITO NA ZONA HISTÓRICA: Duas Cidadãs intervieram por causa das alterações no transito na Zona Histórica (edital 54). Uma delas pediu ainda que fossem marcados os lugares de estacionamento.

4-COLHEITA DA BAGA: Pretendeu-se saber como correu a colheita/16. Foi dito que as condições climatéricas prejudicaram a produção mas mesmo assim foi um ano francamente bom.

5-ZONA INDUSTRIAL: Pretendeu-se saber como estava esta questão. Foi dito que esta deve avançar no próximo ano depois de se resolverem algumas questões ligadas ao terreno.

5-ORQUESTRA LIGEIRA DA CÂMARA: Pretendeu-se saber o que se passava com a orquestra. Foi dito que foram feitas algumas alterações depois de analisado o relatório do responsável pela orquestra. No entanto, o responsável pelo Pelouro da Cultura admitiu que a informação destas alterações não correram bem, porquanto não chegaram aos interessados em tempo útil.

6-ESCOLAS PRIMÁRIAS DE S. JOÃO DE TAROUCA: Pretendeu-se saber o projecto que o Páraco tem prás escolas que lhe foram confiadas e de quem é a responsabilidade da manutenção das mesma e área envolvente.

7-CUSTO FINAL DA NOVA VARIANTE: Pretendeu-se saber o que se passava com o envio de 200 mil euros ao Poder Central. A explicação foi dada pelo Presidente da Câmara, referido que estão a negociar pra o puderem fazer em prestações.

8-JOGOS FLORAIS: Foi dito de forma sumária o regulamento da 2ª Edição dos Jogos Florais (extensível a municípios vizinhos, etc)

9-APAGÃO NOCTURNO: Um Deputado Municipal da Oposição voltou a lamentar que se continue a verificar o apagão total nocturno (temos que dizer não ao apagão, disse) . Acusou o Executivo Camarário de fazer orelhas moucas às sugestões da oposição.

10-FACEBOOKS: Um Deputado Municipal do PSD ironizou que o aproximar das eleições está a fazer com que apareçam  "virgens candidas" acrescentando "e algumas têm facebook"! (recordo que este termo já havia aparecido, na reunião anterior, pela mão de um deputado da oposição)

11-TRANSPORTES ESCOLARES: Pretendeu-se saber quanto se consegue poupar com o novo sistema de transportes e onde é investida essa poupança. Foi dito que a poupança ronda o 120 mil euros e que essa poupança permite apostar na educação das crianças.

12-FINANCIAMENTO DAS BANDAS E ORQUESTRA: Pretendeu-se saber como se processa o financiamento das bandas e da orquestra . Foi dito que não se atribui nenhum subsídio às bandas, mas que se dá transporte grátis prás respectivas actuações. A orquestra recebe anualmente 6.363 euros.

13-PISCINAS COBERTAS: Pretendeu-se saber como e onde foram realizadas as últimas intervenções. Foi dito que o empreiteiro assumiu os arranjos na cobertura e pavimento. Houve quem tivesse sugerido a criação da natação de competição.

14-DÍVIDA ÀS AGUAS DO NORTE: Foi dito que a Câmara tudo vai fazer pra não pagar a quantidade de água feita por estimativa mas sim a que realmente pagam.

15-PROGRAMA 20:20: Foi dito que até ao momento [set/16] a CCDR-Norte não tinha recebido um tostão deste programa.

16-TAXA DE IMI: Foi dito que vão manter a taxa no minimo e a bonificação prás famílias com filhos. Igualmente foi dito que tem existido colaboração com as Finanças por causa das isenções automáticas.

17-AUXILIARES DA ACÇÃO EDUCATIVAS (tarafeiras): Foi dito que se conseguiu arranjar 5 horas pra todas e um pequeno aumento (passou pra 3, 14 euros/hora)

18-RECEPTIVIDADE À INTERVENÇÃO DOS CIDADÃOS: Uma Cidadã queixou-se pela forma pouco acolhedora como alguns dos presentes recebem a participação dos Cidadãos. Falou mesmo que por vezes se sentia uma certa hostilidade acrescentando que "talvez por isso a grande maioria dos cidadãos só tenham participado uma única vez".

19-ALUNOS/HOSPITAL DE LAMEGO: Um Cidadão referiu a redução dos alunos no Agrupamento de Escolas de Tarouca [um mal geral devido à baixa natalidade, emigração,etc] e salientou o facto de terem concorrido ao ensino superior 22 alunos dos 53 que frequentavam o 12º ano (e entraram 21). Pediu ainda que a câmara tentasse arranjar uma paragem mais próxima e segura no Hospital de Lamego [esta situação já havia sido levada por um outro cidadão numa reunião anterior].

E prontos, aqui fica um apanhado dos assuntos falados na última reunião da AMT, realizada nos finais de Setembro.

ATÉ BREVE!(se...)

PA/DI

NB:A PRÓXIMA REUNIÃO VAI SER NO PRÓXIMO SÁBADO À TARDE NO AUDITÓRIO MUNICIPAL!(ver o convite no post 7)

15 comentários:

  1. POSTE CONSTRUÍDO COM UM TEXTO RECEBIDO NOS DIVERSOS!

    ResponderEliminar
  2. ERRATA AO PONTO 14: onde se lê "mas sim a que realmente pagam", deverá ler-se "mas sim a que realmente gastam".

    ResponderEliminar
  3. Não falaram também no transporte dos doentes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim falaram. Mas com essa vez já foi a vigésima vez...

      Eliminar
  4. Como ficou o caso do transito na zona histórica?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou como os senhores todos poderosos decidiram sem ouvirem ninguém. Viva a ditadura!!

      Eliminar
  5. INF. AO PONTO 2:

    Os pedidos feitos pelo Páraco de Tarouca foram todos elencados pelo próprio no seu blog pessoal, Asas da Montanha!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  6. INF. AO PONTO 5/A: ZONA INDUSTRIAL (*)

    Já está afixado o edital que vai permitir à Câmara decretar "terreno de utilidade publica" o terreno destinado à construção da Zona industrial, embora lhe tenham dado outro nome! (am)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na reunião da AMT ocorrida esta tarde o Presidente da CMT informou que vai avançar prá "expropiação" do terreno porque fez 3 propostas aos proprietários e foram sempre recusadas não tendo recebido nenhuma contra-propostas, apenas uma indisponibilidade pra vender! (am)

      Eliminar
    2. Existe interesse em construir a zona industrial?? Se ela fosse uma prioridade não tinha ficado para o último ano. Papas e bolos...

      Eliminar
  7. PONTO 4: FÁBRICA DA BAGA

    O Presidente da Regiefrutas, Valdemar Pereira, disse na reunião da AMT de hoje que esta fábrica já começou a "trabalhar" com a maçã e pra semana vai fazer o mesmo com o kiwi! (am)

    ResponderEliminar
  8. INFORMAÇÃO:COISAS DAS TECNOLOGIAS...

    Por motivos alheios à n/vontade estamos impedidos de usar o "carimbo" do blog (comentar de dentro do blog).

    Mais, todos os comentários recebidos neste post são enviados pró Spam.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  9. Digam-me uma coisa: quantas sugestões dos cidadãos foram acolhidas por esta cãmara? A cãmara anterior não convidava os cidadãos e era autoritária. Esta convida-os e ouve-os e depois qual é o efeito práticos disso?? Com papas e bolos se enganam os tolos, pelos menos os que lá vão e se deixam enganar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a proposta da CDU for aprovada esta semana no Parlamento uma das sugestões vai ter que ser aprovada.

      Eliminar
  10. Para quando o resumo da reunião de dezembro? Essa é que foi interessante...

    ResponderEliminar