Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

(26)SALVÉ TAROUCAndo! (62 meses e uns trocos)

[O N/LEMA: TAROUCAndo, UM BLOG MUITO SINGULAR, MAS MUITO PLURAL TAMBÉM!]

Resultado de imagem para aniversário de cão imagens


Caros Bloguistas!


No dia 8 de Outubro fizemos 62 meses de existência, pelo que lançamos este post pra assinalar o facto (um pouco atrasado, mas prontos).


Nos comentários vamos registar algumas "anomalias" que fomos registando ao longo deste mês!

Aquele Abraço!
ProfAnónima


domingo, 30 de outubro de 2016

(33)AUTÁRQUICAS/17: POLÍTICOS LOCAIS APANHADOS NOS FACEBOOKS!(por cá)

POR CÁ: O QUE ANDAM A POSTAR NOS FACEBOOKS OS POLÍTICOS MADE IN TAROUCA?

Resultado de imagem para olho a ver com uma lupa+imagens

1-AFONSO DIAS: Até agora só coisas da gatronomia regional (que fazem sucesso lá fora) e picardias aos Sportinguistas!

2-ARLETE RIBEIRO: Tem dedicado algum tempo às questões da emigração e continua a enviar avisos à navegação/indirectas pra alguém!

3-BRUNO CARDOSO: Postou recentemente uma foto pessoal vestido com um blazer, que por acaso lhe fica muito bem (será a foto oficial?) e continua a postar  coisas relativas à InovTerra. A última é relativa a uma entrevista dada à TVI.

4-DOMINGOS NASCIMENTO: Continua a postar fotos de todas as iniciativas que vão ocorrendo na Região Douro Sul, com especial destaque pró que acontece em Tarouca- o Vale Varosa. Os temas destas postagens são muito variados, embora a Saúde sobressai. Agora segue com atenção as anunciadas mudanças previstas pró Hospital Douro Sul, sito em Lamego.

5-JOSÉ AMARO: Não usa muito o Facebook (semi-pessoal). Por norma só posta as actividades que tem enquanto Presidente dos Bombeiros de Tarouca ou de Coordenador Distrital da Protecção Civil. Ultimamente tem andado a postar frases do Sr Padre João Teixeira, relativas à necessidade de reconhecer o erro!

6-JOSÉ DAMIÃO: Posta sobretudo as actividades mais relevantes promovidas pela Câmara Municipal e, recentemente, postou um text sobre "liberdade de expressão VS respeito".

7-LUÍS PEREIRA: Vai postando fotos das actividades da Assembleia Municipal, mas também dá especial atenção a texto relativos a personalidades. Por exemplo, o último é do DN onde é dito que se passeiam mais os cães do que as crianças!

8-LUÍS SARMENTO: Também postas coisas da Assembleia Municipal, mas ultimamente andou mais "entretido" a postar fotos de várias capitais europeias (fotos de férias?).

9-MANUEL FERREIRA:Também não utiliza muito o seu Facebook (semi-pessoal.) Mas na semana passada "bombardeou-o" com fotos das obras por si realizadas quando foi presidente da Junta de Várzea da Serra!

10-PEDRO VILAR: Neste momento tem o Facebook cheio de flores e bombons porque fez anos recentemente, A última postagem é relativa ao Rally de Natal, a ser promovido pelos Clássicos Sem ferrugem!

11-VALDEMAR PEREIRA: Também usa o Facebook sobretudo pra divulgar as actividades em que participa como Autarca. As últimas postagens são relativas à visita aos Emigrantes e a Inauguração da Feira de São Miguel!

....

Como podem ver, salvo 2 ou 3 excepções, ainda nenhum politico local afinou o Facebook prás Autárquicas/17!

Aquele Abraço!
ProfAnónima

NB:NOS COMENTÁRIOS VAMOS COLOCAR OUTRAS OBSERVAÇÕES FEITAS A OUTRAS PESSOAS QUE EMBORA NÃO ADMITAM, TUDO INDICA QUE VÃO CONCORRER!(independentes?!)

(32)E PQ HOJE É DOMINGO RECORDEMOS A CONDENAÇÃO DO IDOSO FIGUEIREDO!(peste grisalha)

[CAROS BLOGUISTAS: E PORQUE HOJE É DOMINGO RESOLVEMOS FAZER ECO DA CONDENAÇÃO DE UM IDOSO REFORMADO POR TER RESPONDIDO À LETRA A UM ARTIGO DE OPINIÃO DESTE JOVEM DEPUTADO QUE EM 2013 "DECIDIU" ESCREVER UM ARTIGO DE OPINIÃO ONDE SE REFERIA AOS IDOSOS COMO "PESTE GRISALHA". INSULTOU E HUMILHOU E AINDA VAI SER INDEMNIZADO!ProfAnónima]



QUEM É VERDADEIRAMENTE
A VÍTIMA E O AGRESSOR?




O Partido Unido dos Reformados e Pensionistas (PURP) manifestou hoje indignação pela condenação de um homem de 72 anos ao pagamento de 4.200 euros por um crime de difamação contra o deputado do PSD Carlos Peixoto.

A comissão política nacional do PURP, em comunicado hoje divulgado, questiona "se efectivamente se vive num país democrático ou se, por outro lado, se regrediu mais de 40 anos".

"Como foi possível um Tribunal condenar uma pessoa pecuniariamente, por emitir a sua opinião, depois de se ter sentido humilhado. Será que a lei só ataca os mais indefesos e privilegia os mais poderosos?", refere a nota enviada à agência Lusa.

O arguido tinha sido condenado pelo Tribunal de Gouveia ao pagamento de 1.200 euros de multa, além de uma indemnização de três mil euros ao deputado social-democrata, mas recorreu para o Tribunal da Relação de Coimbra (TRC) que confirmou agora a decisão.

Em causa está uma carta aberta escrita pelo septuagenário, reformado, em resposta a um artigo de opinião do parlamentar, no qual este se referia ao envelhecimento da população portuguesa como a "peste grisalha".

Na missiva, o arguido dá a entender que Carlos Peixoto, deputado do PSD eleito pelo círculo eleitoral da Guarda, tem aversão aos idosos e usa expressões que, segundo os juízes desembargadores, são "insultuosas e susceptíveis de abalar a honra e a consideração pessoal, política e familiar do assistente".

Para os juízes desembargadores, a carta aberta, que foi publicada num jornal local em 2013, "nada tem a ver com o confronto de ideias e apenas pretende rebaixar o assistente".

"O arguido pode não gostar do artigo de opinião escrito pelo assistente e tem o direito de o criticar e atacá-lo de forma contundente. Porém, o direito da liberdade de expressão tem limites", refere o acórdão, datado de 12 de Outubro, a que a Lusa teve acesso.

O PURP reagiu com indignação e estupefacção à sentença por também considerar que "o papel devia ser invertido", ou seja, "o senhor idoso, que muito contribui para o engrandecimento do país, disse o que lhe ia na alma", o que não fizeram muitos dos reformados, por "medo" e "acomodação".

"Assim, segundo o nosso entendimento, quem deveria ter levantado um processo, era esse senhor [arguido], castigado injustamente pelo Tribunal e ser ressarcido pelo senhor deputado, pela expressão soez e desrespeitosa que proferiu", defende.

O partido refere que a expressão "peste" é "um termo altamente pejorativo, depreciativo e ofensivo" e Carlos Peixoto "ofendeu e humilhou milhares de idosos, e saiu vítima deste processo", o que lhe custa a admitir.» (In Revista Sábado, 28/10/2016))

NB: NOS COMENTÁRIOS VAMOS COLOCAR O ENDEREÇO DESTE TEXTO BEM COMO DA REACÇÃO DO Sr DEPUTADO (VÍTIMA?) À CONDENAÇÃO DO REFORMADO (AGRESSOR?)

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

(31)POR CÁ: ACTIVIDADES PRÓ 5º FDS! (outubro/16)

AQUI FICA O POST COM ALGUMAS ACTIVIDADES PREVISTAS PRÓ 5º FIM-DE-SEMANA DE OUTUBRO/2016!(não se esqueça de alterar a hora)
Resultado de imagem para imagens de relógios
1-CINEMA: A Rapariga No Comboio


2-EXPOSIÇÃO DE PINTURA: A Vida de S. Bento


3-WALLOWEEN PARTY: Sábado à noite
Resultado de imagem para halloween+imagens-Resultado de imagem para halloween+imagens
(finalistas/16-na sede da associação do castanheiro do ouro)

4-DESPORTO: Tarouquense vs Sampedrense
-


X-OUTROS: INSCRIÇÕES PRÓS JOGOS FLORAIS

(saiba mais no post 6 ou aqui:  www.am-tarouca.pt )

VOTOS DE UM BOM FDS!

Aquele Abraço!
ProfAnónima

NB:NO POST 10 PODERÁ VER OUTRAS ACTIVIDADES REALIZADAS OU A REALIZAR NOS PRÓXIMOS DIAS!

(30)AUTÁRQUICAS/17: POLÍTICOS LOCAIS APANHADOS NOS FACEBOOKS!(por cá)

CAROS BLOGUISTAS: A 11 MESES DAS PRÓXIMAS AUTÁRQUICAS, FOMOS DAR UMA OLHADELA AOS FACEBOOKS DOS POLÍTICOS LOCAIS, QUE ESTÃO NO ACTIVO OU QUE SE VENTILA QUE VÃO SER CANDIDATOS EM 2017! O TEXTO VAI SER APRESENTADO POR ORDEM ALFABÉTICA.
Resultado de imagem para olho a ver com uma lupa+imagens




O QUE ANDAM A POSTAR NOS FACEBOOKS OS POLÍTICOS MADE IN TAROUCA?






1-AFONSO DIAS: Até agora só coisas da gatronomia regional (que fazem sucesso lá fora) e picardias aos Sportinguistas!

2-ARLETE RIBEIRO: Tem dedicado algum tempo às questões da emigração e continua a enviar avisos à navegação/indirectas pra alguém!

3-BRUNO CARDOSO: Postou recentemente uma foto pessoal vestido com um blazer, que por acaso lhe fica muito bem (será a foto oficial?) e continua a postar  coisas relativas à InovTerra. A última é relativa a uma entrevista dada à TVI.

4-DOMINGOS NASCIMENTO: Continua a postar fotos de todas as iniciativas que vão ocorrendo na Região Douro Sul, com especial destaque pró que acontece em Tarouca- o Vale Varosa. Os temas destas postagens são muito variados, embora a Saúde sobressai. Agora segue com atenção as anunciadas mudanças previstas pró Hospital Douro Sul, sito em Lamego.

5-JOSÉ AMARO: Não usa muito o Facebook (semi-pessoal). Por norma só posta as actividades que tem enquanto Presidente dos Bombeiros de Tarouca ou de Coordenador Distrital da Protecção Civil. Ultimamente tem andado a postar frases do Sr Padre João Teixeira, relativas à necessidade de reconhecer o erro!

6-JOSÉ DAMIÃO: Posta sobretudo as actividades mais relevantes promovidas pela Câmara Municipal e, recentemente, postou um text sobre "liberdade de expressão VS respeito".

7-LUÍS PEREIRA: Vai postando fotos das actividades da Assembleia Municipal, mas também dá especial atenção a texto relativos a personalidades. Por exemplo, o último é do DN onde é dito que se passeiam mais os cães do que as crianças!

8-LUÍS SARMENTO: Também postas coisas da Assembleia Municipal, mas ultimamente andou mais "entretido" a postar fotos de várias capitais europeias (fotos de férias?).

9-MANUEL FERREIRA:Também não utiliza muito o seu Facebook (semi-pessoal.) Mas na semana passada "bombardeou-o" com fotos das obras por si realizadas quando foi presidente da Junta de Várzea da Serra!

10-PEDRO VILAR: Neste momento tem o Facebook cheio de flores e bombons porque fez anos recentemente, A última postagem é relativa ao Rally de Natal, a ser promovido pelos Clássicos Sem ferrugem!

11-VALDEMAR PEREIRA: Também usa o Facebook sobretudo pra divulgar as actividades em que participa como Autarca. As últimas postagens são relativas à visita aos Emigrantes e a Inauguração da Feira de São Miguel!

....

Como podem ver, salvo 2 ou 3 excepções, ainda nenhum politico local afinou o Facebook prás Autárquicas/17!

Aquele Abraço!
ProfAnónima

NB:NOS COMENTÁRIOS VAMOS COLOCAR OUTRAS OBSERVAÇÕES FEITAS A OUTRAS PESSOAS QUE EMBORA NÃO ADMITAM, TUDO INDICA QUE VÃO CONCORRER!(independentes?!)

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

(29)AMBIENTE: RANKING DA PEGADA ECOLÓGICA!

[CAROS BLOGUISTAS: AQUI FICA UM TEXTO ONDE NOS MOSTRA A EVOLUÇÃO DE PORTUGAL NO RANKING DA PEGADA ECOLÓGICA.]

«Pegada ecológica portuguesa diminui, mas continua elevada

Portugal diminuiu a sua pegada ecológica, mas necessita de 2,2 planetas Terra para manter o seu atual estilo de vida.

Estes são os dados do relatório anual da organização internacional de conservação da natureza WWF, hoje divulgado.

A pegada ecológica é a estimativa do impacto do modo de vida humano sobre o planeta, que traduz em hectares a área, em média, que uma pessoa ou uma sociedade necessita para responder às suas exigências diárias, como comer, vestir, trabalhar.

De acordo com o Relatório do Planeta Vivo 2016, da World Wide Found for Nature (WWF, Fundo Mundial para a Natureza, em tradução livre), a pegada ecológica portuguesa situava-se, em 2012, o ano mais recente estudado, em 3,9 hectares globais por pessoa, o correspondente a 2,2 planetas, enquanto, em 2010, era de 4,5 hectares globais por pessoa, o equivalente a 2,6 planetas.

Numa lista de 187 países, Portugal ocupava, em 2012, a 59.ª posição no 'ranking' da pegada ecológica mundial, atrás do Luxemburgo, no topo da tabela, com o pior desempenho ambiental, e de outros países, como Estados Unidos, Austrália, Canadá, França, Itália, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Suíça e Alemanha.

Em 2010, Portugal estava no 27.º lugar, entre 154 países.

Segundo a organização não-governamental WWF, a redução da pegada ecológica portuguesa pode estar relacionada com "a quebra do poder económico dos consumidores", uma vez que os dados de 2012, analisados no relatório hoje publicado, coincidem com a aplicação do "plano de reajustamento da economia nacional" imposto pela 'troika' internacional.

O carbono, assinala o documento, continua a ser o componente com maior expressão na pegada ecológica portuguesa, seguindo-se a agricultura. A percentagem de ambos os componentes aumentou no cálculo da pegada de 2012, face à de 2010: o carbono, de 41% para 55%, e a agricultura, de 21% para 27%.

Em contrapartida, o peso da pesca no cálculo da pegada ecológica nacional caiu de 22%, em 2010, para 8%, em 2012, em resultado, possivelmente, para a WWF, da perda de poder de compra dos consumidores, que os terá levado a procurar peixes mais baratos.» (IN TSF-27/10/2016)

NB:MUITO EM BREVE VAMOS PUBLICAR UM TEXTO SOBRE AS ALTERAÇÕES NA GESTÃO DA FLORESTA!

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

(28) FUTEBOL: RENATO SANCHES ELEITO GOLDEN BOY/2016!

PARABÉNS RENATO SANCHES!

«Golden Boy: Sanches vence prémio de melhor jovem futebolista
Resultado de imagem para imagens de renato sanches--------Resultado de imagem para imagens de renato sanches
O internacional português, de 19 anos, formado no Benfica, atualmente a atuar no Bayern Munique, venceu o troféu já conquistado, por exemplo, por Lionel Messi. Galardão será atribuído esta segunda-feira, em cerimónia a realizar no Mónaco.

Sanches, futebolista formado no Benfica e lançado a temporada passada por Rui Vitória, conquistou este domingo o conceituado prémio Golden Boy, atribuído pelo jornal italiano TuttoSport.

O jovem futebolista, com apenas 19 anos, já tem no seu currículo a conquista de um campeonato europeu por Portugal, título que o atual futebolista acumula com o de campeão português.

O prémio, que será entregue amanhã, segunda-feira, no Mónaco, foi entregue no passado a vários outros futebolistas, de onde se destaca o nome de Lionel Messi.

A concorrer com o internacional luso estavam vários outros talentos de grandes emblemas europeus, mas também dois outros futebolistas portugueses, Rúben Neves e Gonçalo Guedes. Além do mais, a conquista deste galardão tem importância acrescida por ser atribuído pela primeira vez a um atleta português.

Galardão distingue melhor futebolista a atuar na Europa e já foi entregue a Messi e Pogba

Renato Sanches bateu, também, outros atletas com grande afirmação mundial, como Coman (Bayern Munique) ou Rashford (Man. United). Halilovic (Hamburgo), Donnnarumma (AC Milan) e Gabigol (Inter Milão).

O troféu Golden Boy foi pela primeira vez atribuído a Rafael Van der Vaart, em 2003, e posteriormente a Messi, 2005, Fabrègas, 2006, ou, por exemplo, mais recentemente, Pogba.» (In Notícias ao Minuto-24/10/2016)

NB: PELA 1ª VEZ A SELECÇÃO FEMININA DE FUTEBOL CONSEGUIU APURAR-SE PRÓ EUROPEU. PRA ELAS TB AQUI DEIXAMOS OS N/PARABÉNS!

terça-feira, 25 de outubro de 2016

(27)SAÚDE: ESTRATÉGIAS PRA RESOLVER A FALTA DE MÉDICOS NO INTERIOR!

[CAROS BLOGUISTAS: AQUI FICA UMA BREVE INTERVENÇÃO DO MINISTRO DA SAÚDE À CS ONDE NOS FALA, ENTRE OUTRAS COISAS, DAS ESTRATÉGIAS QUE VÃO SER IMPLANTADAS COM O OBJECTIVO DE ATRAIR MÉDICOS PRÓ INTERIOR!]
Resultado de imagem para imagem de sns
«Cobertura total de médicos no país dentro de três anos

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, disse, esta segunda-feira, na Nazaré, que o país deverá atingir a cobertura plena em termos e médicos dentro de três anos.

"O número de médicos que saem, em média 400 e poucos por ano, é muito superior às aposentações e portanto começamos, pela primeira vez, a ter um saldo positivo", afirmou o ministro da Saúde, admitindo a expetativa de que "nos próximos dois a três anos" o país tenha "a situação da cobertura resolvida".

Para isso concorre, segundo Adalberto Campos Fernandes, "a melhoria das condições estruturais", ou seja, "melhores centros de saúde e melhores equipamentos", com que o Governo acredita conseguir "atrair mais jovens para fora grandes metrópoles".

A par, disse o ministro aos jornalistas, o Governo está "a trabalhar também num programa de incentivos para que alguns médicos possam optar por ir para zonas mais interiores", já que, sublinhou, mesmo com "um aumento total de médicos ou mesmo excedente há sempre pontos do país onde é difícil essa opção se colocar".

Adalberto Campos Fernandes falava na Nazaré, à margem da assinatura do contrato programa com o município da Nazaré para construção de uma nova Unidade de Saúde que substituirá um pré-fabricado com 36 anos.

O novo centro de saúde representa um investimento global de 1,236 milhões de euros, suportados pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e com uma comparticipação comunitária de 85%.

De acordo com o presidente da autarquia, Walter Chicharro, na próxima sexta-feira o executivo deverá aprovar a abertura de procedimentos para o concurso público, prevendo-se que "até 31 de outubro seja feita a candidatura a fundos comunitários, visto que a obra está prevista no Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial da Comunidade Intermunicipal do Oeste".

A obra, que só poderá arrancar após a obtenção do visto do Tribunal de Contas, será construída no mesmo local até aqui ocupado pelo pré-fabricado, ficando a câmara responsável pelos arruamentos e arranjos exteriores.

No novo centro de saúde ficarão instaladas as unidades de saúde Global e Nazareth, com um total de nove médicos e cerca de 20 utentes inscritos, que até à inauguração do novo edifício ficarão instaladas provisoriamente em dois edifícios da Confraria da Nazaré.»(IN JN-24/10/2016)

NB: NO POST 25 PODERÁ VER UM POST DEDICADO ESPECIFICAMENTE AO HOSPITAL DE LAMEGO, QUE TEM VIVIDO DIAS DIFÍCEIS POR CAUSA DA FALTA DE MÉDICOS!

domingo, 23 de outubro de 2016

(25)O HOSPITAL DE LAMEGO: PASSADO, PRESENTE E FUTURO!(artigo de opinião)

[CAROS BLOGUISTAS: PRÁ RUBRICA DO "E PORQUE HOJE É DOMINGO", ESCOLHEMOS UM ARTIGO DE OPINIÃO SOBRE O HOSPITAL DE LAMEGO, COADJUVADO COM ALGUNS ENDEREÇOS DE OUTROS TEXTOS SAÍDOS NA CS E FACEBOOK!]
hospital lamego - foto internet.jpg
ARTIGO DE OPINIÃO:O HOSPITAL DE LAMEGO: PASSADO-PRESENTE-FUTURO!

M/Caros Bloguistas!

Desde o início que o Hospital de Lamego tem sido alvo de um montão de críticas vindas de TODOS os lados. E porquê? Na m/opinião por isto:

1-O Hospital de Lamego foi mandado construir por um Governo Socialista e recebeu muitas criticas de TODA a oposição, porque não previa muitas especialidades e, fundamentalmente, porque não previa muitas camas (só 30!). O Ministro da Saúde de então defendia-se dizendo que "pra Lamego foi projectado um hospital vanguardista" pelo que só existia em um igual em Barcelona!"-Hospital de Proximidade.

2-Coube ao Governo de Coligação PSD/CDS concluir os espaços envolventes e apretecha-lo com os equipamentos de tratamento e diagnóstico. Ora, como durante 4 anos tal não aconteceu na integra, o PS-Lamego acusava o Governo de desleixo pra com a saúde Lamecences, etc.

3-Entretanto o PS volta ao poder e, pela mão da Deputada Marisabel Moutela, o Hospital de Lamego volta a estar no centro das atenções, porque ela proteu que ia tentar que fossem criadas condições pra serem colocadas mais umas camitas e que fossem adquiridos os aparelhos de diagnóstico que estavam previsto no projecto inícial.

Sobre as diligências feitas junto da tutela, a referida Deputada ia colocando no Facebook as suas intervenções na Comissão da Saúde. Tudo parecia estar a correr bem!

4- Sim, TUDO indicava que as coisas estavam a correr bem (embora devagarinho), até que a 13 de Outubro alguns órgãos da CS Regionais davam a saber que alguns elementos da Conselho de Administração tinham pedido a demissão. Estas demissões fizeram suar o alarme, e logo se expeculou que "o Hospital de Lamego não ia conseguir mais nada e ainda ia era perder algumas das especialidades a favor do Hospital de Vila Real!" A conversa aqueceu...

5-A conversa aqueceu e pra pôr um ponto final(?) na expeculação, na passada 5ª Feira "trouxeram" cá o Secretário de Estado da Saúde pra que os Profissionais de Saúde e a CS pudesse ouvir de viva voz o que estava projectado pró FUTURO.

Assim, ficou-se a saber que:

-Estava em curso o estudo com vista à compra do TAC;

-não iam sair especialidades e que Lamego ia ganhar uma consulta na área da oncologia e um reforço na área da reabilitação;

-a cirurgias em regime ambulatório iriam continuar, embora sem aumentar o número de camas por se acharem suficientes as existentes.

(será preciso dar continuidade a este texto? a ver vamos...)

Continuação de um bom Domingo!

Profª Anónima Devidamente Identificada!

NB:NOS COMENTÁRIOS VAMOS COLOCAR OS LINKS E ALGUNS TEXTOS RELACIONADOS COM OS PONTOS 4 E 5!

(24)AUTÁRQUICAS/17: O QUE MUDA PRÓS MOVIMENTOS DE CIDADÃOS? (vamos ver...)

[CAROS BLOGUISTAS: A MENOS DE 1 ANO DAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS AINDA ESTÃO POR DEFINIR ALGUNS ASPECTOS, NOMEADAMENTE AS EXIGÊNCIAS FEITAS AOS CHAMADOS "MOVIMENTOS DE CIDADÃOS". AQUI FICA UM TEXTO ONDE NOS FALA DISSO MESMO!ProfAnónima]

«No Parlamento, o PSD considerou que as alterações à lei autárquica são "um fato à medida de Rui Moreira. O CDS falou "em ajuste de contas" perante as "dificuldades" do PSD em encontrar candidato. O tom surpreendeu, pela dureza. 
Resultado de imagem para imagens de urnas de votos
O deputado Paulo Rios do PSD criticou PS, CDS e BE de estarem a legislar "um fato à medida" do autarca do Porto, Rui Moreira. O PSD acusa o PS, CDS e BE de subserviência ao autarca

"Não aceitamos rever a lei desta forma, com candidaturas autárquicas no terreno, a meia dúzia de meses de apresentação formal de candidaturas, a toque de caixa e com fatos à medida para resolver problemas circunstanciais de reeleição de quem já foi eleito com esta mesma lei", avisou o deputado do PSD.

Paulo Rios acusou PS, CDS e BE de "subserviência e adulação" perante o email recebido, em setembro e onde Rui Moreira critica a obrigatoriedade de os candidatos independentes apresentarem com muita antecedência o nome de todos os candidatos e não apenas o cabeça de lista, o que pode implicar a anulação do processo em caso de haver necessidade de mudar algum dos elementos.

"Lei Moreira? Nós temos de chegar a isto?", questionou o social democrata.

A intervenção de Paulo Rios foi seguida com visível incómodo na bancada do CDS, de onde Nuno Magalhães. líder parlamentar, perguntou: "Quem tem medo de quê? Quem tem medo da participação dos cidadãos?".

Nuno Magalhães considerou que o debate não é "para fazer ajustes de contas e lamentar dificuldades para encontrar candidaturas para uma Câmara como a do Porto, como o PSD".

Também o PCP é contrário às alterações propostas. António Filipe considera que é criada uma situação de "discriminação positiva" para as candidaturas independentes., em relação aos partidos.

"Reconhecemos o direito à apresentação de candidaturas mas não reconhecemos nenhuma superioridade moral", defendeu o deputado comunista perante aplausos do PSD.

O PS disse "não receber lições" nesta matéria remetendo eventuais acertos para o debate na especialidade para onde baixaram, sem votação, todos os diplomas.

Durante o debate, Susana Amador defendeu que esta é uma "revisão cirúrgica" da lei eleitoral autárquica, para "simplificar o regime", nomeadamente na recolha de assinaturas e substituição de candidatos.

No debate, João Vasconcelos, do BE, defendeu que se trata de "eliminar as desigualdades e reforçar a democracia".» (IN  TSF-21/10/2016)

NB:COMO SE PODE VER O PS, BE E CDS QUEREM FACILITAR AS CANDIDATURAS DE CIDADÃOS, MAS O PSD E A CDU NÃO ESTÃO MUITOS DISPOSTOS A FACILIDADES!

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

(23)POR CÁ: ACTIVIDADES PRÓ 4º FDS! (outubro/16)

AQUI FICA O POST COM ALGUMAS ACTIVIDADES PREVISTAS PRÓ 4º FIM-DE-SEMANA DE OUTUBRO/2016!


Resultado de imagem para imagem de outono

1-CINEMA: Sexta e Sábado à noite


2-??




X-OUTROS: INSCRIÇÕES PRÓS JOGOS FLORAIS

(saiba mais no post 6 ou aqui:  www.am-tarouca.pt )

VOTOS DE UM BOM FDS!

Aquele Abraço!
ProfAnónima

NB: NA AGENDA DE EVENTOS DA CÂMARA CONTINUAM A ANUNCIAR O "MERCADINHO DE SANTA HELENA". AINDA EXISTE?!

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

(22)SONDAGEM AXIMAGE: INTENÇÃO DE VOTO E AVALIAÇÃO DOS LÍDERES PARTIDÁRIOS!(out/16)

[CAROS BLOGUISTAS: AQUI FICA UM TEXTO COM UM RESUMO DA SONDAGEM REALIZADA PELA AXIMAGE. NESTA FOI QUESTIONADO A INTENÇÃO DE VOTO, A AVALIAÇÃO DOS LÍDERES PARTIDÁRIOS E DO Sr PRESIDENTE DA REPÚBLICA!ProfAnónima]
Resultado de imagem para imagens de graficos

1-INTENÇÃO DE VOTO: PS CONTINUA PRÓXIMO DOS 40%

«Sondagem: PS em queda (mas) continua a liderar com 37,7%


Com 37,7% das intenções de voto, o PS lidera no barómetro político de Outubro da Aximage, embora registe uma queda de mais de dois pontos percentuais face ao mês anterior. O estudo, que coloca o PSD à distância de sete pontos, confirma a maioria parlamentar de esquerda um ano depois das legislativas.

O Partido Socialista mantém-se, em Outubro, à frente nas intenções de voto, embora com menos dois pontos percentuais face a Setembro, de acordo com a mais recente sondagem da Aximage para o Negócios e o Correio da Manhã. Se as legislativas se realizassem esta semana, o PS venceria as eleições com 37,7% dos votos (39,8% no mês anterior), enquanto o PSD se ficaria pelos 30,6% (30,1% em Setembro).

No Barómetro Político de Outubro, a intenção de voto legislativo do Bloco de Esquerda cai quase dois pontos, fixando-se nos 8,7% (em Setembro chegava aos 10,6%). Já a CDU, coligação entre o PCP e o Partido Ecologista os Verdes, sobe nove décimas na simpatia dos eleitores, ao recolher 7,5%. A maior recuperação nesta sondagem vai contudo para o CDS-PP, com mais 1,5 pontos percentuais, ao arrebatar 6,1% das intenções de votos.

2-AVALIAÇÃO DOS LÍDERES PARTIDÁRIOS: QUASE TODOS OS LÍDERES DESCERAM EM OUTUBRO RELATIVAMENTE A SETEMBRO!

Independentemente das oscilações positivas ou negativas nas preferências do universo de eleitores inquiridos, no barómetro de Outubro da Aximage quase todos os líderes partidários vêem descer a nota com que a sua prestação é avaliada. Na média ponderada que a empresa de sondagens faz às respostas obtidas, e tendo em conta uma escala de 0 a 20 valores, o secretário-geral do PS, António Costa, é o que obtém melhor classificação, ao conseguir um 12,4 (13,1 em Setembro), seguido da coordenadora bloquista, Catarina Martins, que obtém um 10,4 (11,3). São os únicos dois líderes com nota positiva.

Muito próximo do 10,1 de Setembro, a avaliação que é feita em Outubro a Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, faz contudo que desça para 9,7 valores. Já a presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, recolhe um 9 (9,6 em Setembro). A apreciação menos positiva recai sobre Pedro Passos Coelho, presidente do PSD, com 6,6 valores – é o único que melhora face a Setembro, mas apenas uma décima.

3-AVALIAÇÃO DO PR: O Sr PR CONTINUA IMPARÁVEL!(no terreno e nas sondagens)

«Mais de 90% dão "Bom" a Marcelo

Se as notas atribuídas aos líderes partidários baixaram face a Setembro, o mesmo não se pode dizer do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. O Chefe de Estado continua a ter um grau de popularidade muito elevado, uma vez que 91% dos inquiridos classificam com um "Bom" a sua actuação nos últimos 30 dias. Mais: numa classificação de 0 a 20, Marcelo recolhe um 19. Desde o início do mandato, em Abril, esteve sempre acima dos 18 valores.» 

(In Jornal de Negócios-7/10/2012)


NB: NOS COMENTÁRIOS VAMOS COLOCAR UM TEXTO COM OS RESULTADOS DAS ELEIÇÕES NOS AÇORES, OCORRIDAS NO PASSADO DOMINGO, ONDE A ABSTENÇÃO BATEU TODOS OS RECORDS!

(21)POLÍTICA NACIONAL: RESUMO DO OGE/2017!

«Os 12 pontos essenciais do Orçamento do Estado
Resultado de imagem para entrega do oge na ar+imagens
Previsões e medidas do Orçamento do Estado:

1. Défice de 1,6% e crescimento de 1,5%

O Governo prevê um crescimento económico de 1,5%, um défice de 1,6% do PIB, uma inflação de 1,5% e uma taxa de desemprego de 10,3%.

Para este ano, o executivo liderado por António Costa piorou as estimativas, esperando agora um crescimento económico de 1,2% e um défice orçamental de 2,4% do PIB.

2. Sobretaxa de IRS só será extinta para todos os escalões em dezembro

A sobretaxa de IRS vai continuar a ser aplicada em 2017, ainda que numa versão reduzida face à que está em vigor, sendo extinta de forma gradual, por escalões, em dezembro.

Os contribuintes do segundo escalão (entre 7.091 e 20.261 euros de rendimento coletável por ano) vão pagar sobretaxa apenas no primeiro trimestre e os que estão no terceiro escalão (entre 20.261 e 40.522 euros) vão pagar até ao fim de junho.

Os contribuintes com rendimento entre os 40.522 e os 80.640 euros por ano terão uma retenção na fonte até 30 de setembro e os que estão acima deste patamar, a sobretaxa será cobrada até 30 de novembro.

Também as taxas aplicáveis a cada escalão serão reduzidas em todos os escalões no próximo ano.

Os contribuintes que aufiram entre 7.091 euros e até 20.261 euros, a sobretaxa será de 0,25%, aos que ganhem entre 20.261 euros e até 40.522 euros será de 0,88%, aos que aufiram mais de 40.522 euros e até 80.640 euros a sobretaxa será de 2,25% e acima deste valor de rendimento a sobretaxa aplicada será de 3,21%.

3. Subsídio de Natal no Estado pago 50% em novembro e restantes em duodécimos

Os funcionários públicos vão receber 50% do subsídio de Natal em novembro de 2017 e os restantes serão pagos em duodécimos durante o ano, segundo uma versão do articulado do Orçamento do Estado a que a Lusa teve acesso.

4. Pensões até 628 euros com aumento de 10 euros em agosto

As pensões até 628,33 euros terão uma "atualização extraordinária" de dez euros no próximo ano, sendo a atualização feita em agosto.

5. Proprietários pagam mais 0,3% de IMI sobre valor patrimonial a partir de 600 mil euros

Os proprietários que detenham imóveis com valor patrimonial tributário global igual ou superior a 600 mil euros vão pagar um "adicional ao imposto municipal sobre imóveis" de 0,3%".

Este valor adicional incide sobre a "soma dos valores patrimoniais tributários dos prédios urbanos situados em território português de que o sujeito passivo seja titular".

6. Manuais gratuitos para alunos do 1.º ao 4.º ano no próximo ano letivo

No próximo ano letivo, todos os alunos do 1.º ciclo que frequentem a rede pública vão ter direito a manuais gratuitos, ou seja entre o 1.º e o 4.º ano.

7. Governo quer avançar com tarifa social da água

O Governo quer avançar com a tarifa social da água que será atribuída pelos municípios, de forma voluntária, e a aplicar a clientes finais.

Depois da tarifa social da energia (luz e gás), o Governo avança com a criação de um regime idêntico para a água, podendo as pessoas singulares com contrato de fornecimento de serviços de águas com carência económica beneficiar desta tarifa social.

8. Contratação no setor empresarial do Estado continua a ser excecional

A contratação de trabalhadores no setor empresarial do Estado continuará só a acontecer em "situações excecionais" e "devidamente fundamentadas".

9. Freguesias recebem 191,6 milhões de euros do fundo de financiamento

As freguesias vão receber 191,6 milhões de euros através do Fundo de Financiamento de Freguesias. mais 2,9% do que em 2016 .

Este fundo corresponde à comparticipação percentual a que as freguesias têm direito relativamente aos impostos cobrados no seu território no penúltimo ano em relação ao orçamento apresentado.

10. Açores e Madeira vão receber menos dois milhões de euros

Os Açores recebem no próximo ano 250 milhões de euros, menos cerca de dois milhões do que a verba aprovada para este ano, enquanto a Madeira irá receber ano 242 milhões de euros, também menos dois milhões de euros.

11. Municípios recebem 2,454 mil milhões

Os municípios vão receber 2,454 mil milhões de euros no próximo ano, mais 2,9% em comparação com este ano. O OE2017 fixa para os municípios uma subvenção de 1,839 mil milhões de euros relativos ao Fundo de Equilíbrio Financeiro (FEF), 163 milhões do Fundo Social Municipal (FSM) e 451,9 milhões da participação variável no IRS (Imposto sobre Rendimentos de Singulares).

12. Todas as pensões até 838 euros sobem em linha com inflação

Todas as pensões até 838,44 euros vão ter um aumento em linha com a inflação.

Esta medida acresce à "atualização extraordinária" de dez euros a partir de agosto no próximo ano para todas as pensões até 628,33 euros.» (Fim)