Páginas

quarta-feira, 8 de março de 2017

(8)DIA ESPECIAL: DIA MUNDIAL DA MULHER!(sugestão de leitura)

[CAROS(AS) BLOGUISTAS: E COMO HOJE É O DIA MUNDIAL DA MULHER DEIXAMOS UMA CRÓNICA DA Dr ASSUNÇÃO CRISTAS COMO SUGESTÃO DE LEITURA, ONDE ELA MANIFESTA O DESEJO DE SE CONSTRUIR UMA SOCIEDADE ONDE NÃO SEJA PRECISO ASSINALAR ESTE DIA! ProfAnónima]

CRÓNICA DA ASSUNÇÃO CRISTAS SOBRE O DIA MUNDIAL DA MULHER

«Celebrar o Dia da Mulher
Resultado de imagem para imagem assunção cristas
(Estamos longe de termos homens e mulheres a viver lado a lado com os mesmos direitos.)

Sonho com o dia em que não será preciso comemorar o Dia da Mulher. A humanidade terá atingido um patamar de equilíbrio e de respeito recíproco que tudo o que hoje justifica a celebração do Dia da Mulher será pura história.

Mas não tenho ilusões. Não será para o meu tempo. Talvez seja para o das minhas filhas e dos meus filhos. Certezas tenho poucas, talvez apenas uma: a de que ainda estamos muito longe de termos homens e mulheres a viver lado a lado com o mesmo reconhecimento e os mesmos direitos – efetivos, porque na lei eles existem. 

A trabalho igual, salário igual, diz a lei, mas os dados mostram que as mulheres ganham menos do que os homens, embora muitas vezes sejam até mais qualificadas. Todos têm as mesmas oportunidades, diz a lei, mas na prática as mulheres têm muita dificuldade em chegar ao topo das organizações. Por exemplo, as empresas cotadas em bolsa só têm 12% de mulheres nas suas administrações.

A responsabilidade parental tanto pertence à mulher quanto ao homem, diz a lei, mas sabemos que a responsabilidade diária de criar os filhos, de lhes dedicar tempo, de tratar da casa é assumida maioritariamente pelas mulheres, que trabalham em média mais 3 horas por dia nos afazeres domésticos do que os homens.

Tenho duas filhas e dois filhos e a pensar neles e em todos os rapazes e raparigas sou defensora convicta da paridade entre homens e mulheres. Hoje precisamos de quotas para defender as mulheres. Se um dia precisarmos delas para defender os homens, eu lá estarei.»

NB:RECORDAMOS QUE OS RESTAURANTE DE TAROUCA ESTÃO A PREPARAR MENÚS ESPECIAIS PRÓ DIA DA MULHER!

3 comentários:

  1. Ler mais em:

    http://www.cmjornal.pt/opiniao/colunistas/assuncao-cristas/detalhe/celebrar-o-dia-da-mulher?utm_medium=Social»

    ResponderEliminar
  2. Um texto pequeno, de fácil leitura mas que diz quase tudo! Micá de Lá

    ResponderEliminar
  3. INFORMAÇÃO ADICIONAL

    O Presidente da Assembleia Municipal e o Vice-Presidente da Câmara usaram os Facebooks pessoais pra "enviar" umas palavras às Mulheres!

    ProfAnónima

    *Escrito do lado de fora pq não pudemos fazê-lo de outra forma.

    ResponderEliminar