Páginas

quinta-feira, 13 de julho de 2017

(12)PEDROGÃO: COMO ESTÃO A SER DISTRIBUÍDOS OS DONATIVOS DOS PORTUGUESES ÀS VÍTIMAS?!(não estão...)

[CAROS BLOGUISTAS: HOJE DEIXAMOS COMO SUGESTÃO DE LEITURA, UM TEXTO DO MODERADOR DO BLOG ASAS DA MONTANHA QUE NOS FALA SOBRE A FORMA COMO (não) ESTÃO A SER DISTRIBUÍDOS OS DONATIVOS DOS PORTUGUESES ÀS VÍTIMAS DE PEDROGÃO! QUEM DEVIA ASSEGURAR ESTA DISTRIBUIÇÃO? ProfAnónima]

«Somos um povo generoso, mas a quem falta a generosidade da persistência

Acabei de ver um vídeo que me fora enviado pelo facebook, via messenger.

O que vi conformou aquilo que todos já sabemos sobre nós portugueses. Frente à calamidade que surge, reagimos com o coração, somos imbatíveis na generosidade. O problema está na continuidade, na persistência. Reagimos como se as pessoas só tivessem fome, sede, frio, necessidade de medicamentos, de assistência, de casa... naquele momento inicial. Esquecemos que as necessidades são de ontem, de hoje e de amanhã.

E esta falta de persistência na ação não é só dos cidadãos, é também dos governantes, das associações, dos movimentos.

O vídeo retrata o momento em que chega um carregamento solidário de Cáceres (Espanha) a Pedrógão Grande e não há ninguém para receber a oferta.

Igualmente refere o vídeo as muitas ofertas acumuladas mas que não chegam às pessoas que delas precisam a sério. E tantos necessitados que não têm transporte para vir à procura daquilo que precisam!

O voluntariado, no início intenso, vai rareando. [uma acção tão complexa devia ser gerida por voluntários feitos por força das circunstâncias?!]

As burocracias, que em Portugal são esmagantes, impedem que os auxílios estatais e europeus cheguem a horas a quem necessita. E para quem precisa mesmo, uma hora é uma eternidade...

Primeira socorram-se as pessoas, ajudem-se as pessoas, acompanhem-se as pessoas, ajude-se a abrir estradas de esperança às pessoas.

Depois discutam-se as culpas e os culpados, peçam-se demissões, apurem-se os responsáveis, faça-se justiça. Mas não em cima do sofrimento evitável dos cidadãos!» (In Blog Asas da Montanha)

PERGUNTA: NO SEU ENTENDER, QUEM DEVIA DISTRIBUIR OS DONATIVOS ÀS VÍTIMAS DO MEGA-INCÊNDIO DE PEDROGÃO GRANDE?! 

2 comentários:

  1. DAQUI:http://asasdamontanha.blogspot.pt/2017/07/somos-um-povo-generoso-mas-quem-falta.html

    ResponderEliminar
  2. Segundo o jornal Sol, ALGUNS pontos deste texto terão sido desmentidos.

    «Vídeo sobre falta de ajuda em Pedrógão desmentido por jornalista [VÍDEO]

    O vídeo tornou-se viral, mas Rita Marrafa de Carvalho já veio desmentir o conteúdo do vídeo»

    Ver o vídeo aqui:

    https://sol.sapo.pt/artigo/572103/video-sobre-falta-de-ajuda-em-pedrogao-desmentido-por-jornalista-video-

    ResponderEliminar