Páginas

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

(6)-MAÇONARIA: SÓ DUAS PERGUNTINHAS! (alguém me responde?)

M/Caros Bloguistas!

Depois do Diário de Notícias, em Novembro, ter dedicado uma rúbrica especial ao "Estado da Justiça em Portugal", e ter(se) dito k "a maçonaria estava presente nos tribunais portugueses" (nota a)...eis k agora vemos k também está nos Serviços Secretos.

E surge assim a primeira perguntar: onde é k ela não está?!

Devo dizer k faço parte do "grupo" k pensa k a maçonaria fez muito pró derrube das ditaduras (pelo k lhes tiro o meu chapéu), mas igualmente faço parte dos k pensam, agora, k este grupo só continua a existir secretamente essencialmente pra ser um grupo de pressão...pra se defenderem mutuamente!

Nos tempos k correm, alguém persegue os "grupos de pensadores", pra k alguns continuiem a reunir secretamente?! Não. Então porque continuam os maçons a reunir secretamente?!

E surge assim a segunda pergunta: podemos nós, meros cidadãos, estar "tranquilos" mesmo depois de ficarmos a saber k a grande maioria dos altos cargos destes País, estão nas mãos de gente k jurou "ajuda mutua", do tipo "todos por um...um por todos"?!

NOTA A: Relativamente à suposta interferência da Maçonaria na Justiça, o DN não veio dizer nada de novo, ele apenas falou à boca grande o k já se dizia à boca pequena (o k é muito preocupante)!Pois.

VOTOS DE UM 2012 O MELHOR POSSÍVEL!
Até breve, SE....
Sou, Profª Assunção Monteiro

14 comentários:

  1. Sobre o assunto "maçonaria" poderá encontrar outros textos no blog asas da montanha.
    ProfAnonima

    ResponderEliminar
  2. Hoje, com o cair da noite, pareceu(-me) k foram desenterrar um suposto conflito entre o CDS/PP e o PSD por causa do enriquecimento ilícito (devo confessar k ainda não percebi bem o k defende um e o outro)... mas quanto a mim a próxima grande guerra vai ser entre o PSD-LARANJA e o PSD-MACONICO!Sei lá....
    Até breve, SE...
    Sou, Profª Assunção Monteiro

    ResponderEliminar
  3. Quererem comparar a maçonaria com a opus dei é como dizer que a água e o vinho são a mesma bebida. Basta dizer que a opus dei tem um jornal.

    ResponderEliminar
  4. Cara Prof Assunção
    Deixe-me corrigi-la. O facto de existirem maçons em locais de poder, não significa que o facto de o serem colida com as suas funções. No entanto, se tal colide então que se prove a matéria criminal que possa existir.

    A maçonaria é discreta, não é secreta. Só mesmo o ritual de iniciação é secreto. Não tem nada demais. É tudo simbólico, incluindo o seu secretismo.

    "Um por Todos e Todos por Um"??!!! Deve andar a ver filmes. De certeza. E diz à boca grande (porque não a tem pequena), o que alguma imprensa já engrossa.

    Faça uma coisa. Vá a uma reunião maçónica. Caso não saiba, uma pessoa pode entrar para espreitar, mas peça primeiro. Veja a GLTP que já fez várias sessões abertas ao público.


    _Professor

    ps. Não precisa de avental nas primeiras sessões.

    ResponderEliminar
  5. Caro _Professor:
    muito em breve voltarei cá pra deixar um texto sobre o k penso da maçonaria (antes, durante e pós 25 de abril), até lá poderá continuar a dizer o k lhe aprover.
    Sou, Profª Assunção Monteiro

    ResponderEliminar
  6. Prof Assunção
    Diga o que pensa quando tiver a certeza, porque se não tiver, o melhor é ficar calada. E tal aplica-se a todos os assuntos.

    Estude a maçonaria, fale com maçons e vá a reuniões. Esta sugestão seria a melhor, mas vamos aguardar o texto.

    _Professor

    ResponderEliminar
  7. Caro _professor:
    1-Devo confessar k sei pouco sobre maçonaria, muito por culpa "dela" k se dá pouco a conhecer. Sim, porque ela por ser secreta é discreta (e não ao contrário).
    2-Há muito vi um programa na TV, julgo k na SIC, sobre a maçonaria...mas mais uma vez só vi(mos) o k o grão-metre deixou...
    3-Não pense k sou pouco "simpática" pra com a maçonaria (actual) porque sou contra os seus ideais de base (como poderia ser contra a os ideais da liberdade e fraternidade, ou até da igualdade, ainda k a ache utópica?!).
    4-Também não gostaria k ficasse a pensar k tenho "medo" da maçonaria porque penso k ela venera satanaz ou porque come criancinhas ao pequeno almoço.
    5-Não sei se alguma vez falei com algum maçon (eles não têm rotulo na testa), mas estou em crer k já falei com alguns e penso k conhecer vários da "televisão".
    5.1-Pra k saiba, os k se têm assumido ao longo dos tempos, até lhes tiro o meu chapéu (Dr Mário Soares e Dr António Arnuat, são exemplo máximo disso, mas o passado deles em prol da cousa pública, fala por si e justifica porque eram e/ou são maçons, já outros...).
    6-Mais, penso k toda esta polémica em torno do "espião -maçónico", pode vir a tornar-se útil, ao permitir, entre outras coisas, a discussão em torno dos maçons idealistas do iluminismo dos maçons do oportunismo.
    6.1-Sim, já vi vários "senhores" a admitir a existência de "maçons oportunistas", e, quanto a mim, só lhes fica bem.
    7-Quanto a ir a reuniões não faz parte dos meus planos...espero antes k seja "maomé a vir à montanha", pois entendo k, estando nós a viver em Democracia não faz sentido k existam "organizações" com tanto secretismo.
    Continuação de bom fim de semana!:)
    Sou, Profª Assunção Monteiro
    NB:Resolvi responder-lhe agora, porque o referido texto vai ter k ficar pra mais tarde pois Tarouca parece k está a "fervilhar" com outros assuntos. Além disso, não penso abordar nele 2 ou 3 questões k me pareceu importante aborda-las aqui e agora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Prof Assunção
      O pouco que sabe da maçonaria não será por culpa dela, disso pode ter a certeza. Existe muita informação na internet, livros,... Leia "Introdução à Maçonaria" de Antonio Arnaut
      O secretismo só existe no ritual de iniciação, mais nada.

      Viu um programa?? E queria ficar despachada, assim?

      Utópica????!!!! Nada disso. A maçonaria lida com a realidade.

      Secretismo??? Outra vez??
      Aonde começa a vida publica e acaba a vida privada??
      Se você perguntar a um maçon (com quem tenha muita confiança)o que se passou numa reunião, ele dir-lhe-á.

      Pelo menos um maçon a senhora conhece, mas ele evita-a, porque é uma grande chata!!!

      Liberdade, Igualdade e Fraternidade, mas sem paciência.

      _professor

      Eliminar
    2. P`RA K CONsTE.
      Caro _Professor~
      Defendo k a Maçonaria devia ter-se adaptado aos novos tempos (Democracia) pra poder continuar a ser útil à sociedade.
      Tal como faço parte do grupo dos k defendem k os maçons se deviam assumir pra não se continuarem a verificar TANTAS desconfianças.
      No entanto, sou contra qualquer tipo de caça às bruxas e prezo muito as confidencias k me são confiadas. Assim, e não obstante ter "a boca grande", jamais seria capaz de dizer o nome de um maçon caso o conhecesse.
      E já agora aproveito pra (lhe) fazer perguntar: todos os maçons são assim tão "violentos" como o meu Caro _Professor?!
      Até breve, SE...
      Sou, Profª Assunção Monteiro
      NB:Quanto ao Dr António Arnault é um Homem de bem...é um Homem com o sentido de fraternidade muito forte...criou o Serviço Nacional de Saúde, e por isso vai ficar na nossa história como o Pai do SNS. Mas este, como sabe, não tem "medo" de se assumir, já viu?!

      Eliminar
    3. ERRATA: E JÁ AGORO APROVEITO PRA (LHE) FAZER UMA PERGUNTA: TODOS OS MAÇONS DA SUA LOJA SÃO ASSIM TÃO "VIOLENTOS" COMO O MEU CARO _PROFESSOR?!
      EU.

      Eliminar
    4. A maçonaria adaptou-se, manteve os valores e criou outros, existem mulheres maçons e lojas mistas.
      Não sei que adaptação lhe convém. Suponho que se refira à transparência. A maçonaria não é secreta, é discreta.

      Cada maçon assume-se se assim entender. É um direito individual.
      Já bastou a perseguição durante o fascismo e em alguns períodos da monarquia.

      Desconfianças e confusões existem sempre. Também existem boatos e maledicências como a senhora deve calcular. É preciso BOM SENSO!!!
      Se alguma vez tiver conhecimento de uma ilegalidade a decorrer numa loja, denuncie. Eu próprio a apoiarei para variar.

      O Dr António Arnaut é um homem de bem, mas não foi ele que criou o SNS, foi o porta-voz de um conjunto de pessoas. Ele assume-se, por força das circunstâncias. Não é por medo. Se for por medo é porque existe o receio de represálias e nesse caso é melhor manter o anonimato.

      Essa do assumir por medo. É demasiado tacanha, até pra si!!

      Lamento desapontá-la, mas não sou violento, mas como deve calcular tenho que combater a ignorância e a ingenuidade.

      Porque motivo julga que sou maçon??
      O que sei sobre o tema, apenas revela que não sou ignorante, não significa que seja maçon.

      Eliminar
    5. não insista com a professora A. Monteiro.
      ela ao contrario de toda a gente tem duas bocas e um ouvido. e nem conto a leveza do cérebro.

      Eliminar