O Correio da Manhã!
Ou antes: queremos recordar a mordaça que prantaram no Correio da Manhã!
Ou melhor ainda: queremos recordar a extensão da mordaça que uma Magistrada "decretou" ao Correio da Manhã, relativamente ao processo judicial conhecido como o "Caso Marquês".
(trazido do blog "olho de gato")
Concordamos inteiramente quando o Cidadão José Sócrates diz que "têm de existir limites na liberdade de imprensa" (*). No entanto, é n/entendimento que: uma decisão judicial daquelas (que surgiu na sequência de uma providência cautelar) também ultrapassou todos os limites.
Dizemos isto porque julgamos que não é suposto que...num estado de direito...surjam sentenças a fazer lembrar:«olho por olho...dente por dente!»
Por exemplo, a manter-se aquela decisão, o CM não vai puder anunciar um eventual arquivamento do processo ou a data de um eventual julgamento dos agora acusados.
Alguém pode ficar indiferente a uma mordaça com esta espessura?!?(**)
VOTOS DE UM BOM DOMINGO
Aquele Abraço!
ProfAnónima
(**)E COMO DIRIA A N/SOPHIA: VEMOS, OUVIMOS E LEMOS: NÃO PODEMOS IGNORAR!»
(*) HÁ MUITOS QUE A MALTA DO TAROUCAndo NÃO COMPREENDIA COMO, A PRETEXTO DO DIREITO DE INFORMAR, O CM ANDASSE A PUBLICAR ASPECTOS DE PROCESSOS EM SEGREDO DE JUSTIÇA OU A "INVESTIGASSE" ASPECTOS DA VIDA PRIVADA DOS VISADOS, PARTICULARMENTE DO PRINCIPAL ARGUIDO NO CASO MARQUÊS, O EX-PM JOSÉ SÓCRATES. MAS NEM 8 NEM 80.
ResponderEliminarPERGUNTA: POR QUE SERÁ QUE A CS PORTUGUESA EM GERAL...E O CM EM PARTICULAR, "ACOMPANHAM" TANTO AS COISAS DE JOSÉ SÓCRATES?!
ResponderEliminarNão duvidamos nada que uma resposta possível seja: pq Sócrates vende.
ResponderEliminarMas será esse o único motivo?!
ProfAnónima
vende sim senhor. e será que só vende se se disser mal??
EliminarSerá que este post também vai ficar ko como o nº5???
ResponderEliminarA SI:
ResponderEliminarNão. Nunca colocaríamos aqui o autocolante do "JE SUIS CM", porque na realidade aqui a malta do TAROUCAndo não nutre grande simpatia por um jornalismo com tanto "xeiro" a sensacionalismo (e que tem muitas "dificuldades" em saber o que é público e privado). Mas por não gostarmos não defendemos/não queremos que o calem/amordacem.
ProfAnónima
e parece que também dificuldade em saber distinguir o que é uma investigação jornalistica com uma devassa da vida das pessoas. algum dia se viu prantar à porta de um particular uma equipa de reportagem 25horas/dia? (no nº 33, por exemplo)
EliminarO Correio da Manhã pode ter conceições muito próprias e pode-se discordar.
ResponderEliminarPorém aplicar uma mordaça daquelas não faz sentido. Igualmente parece não fazer muito sentido que alguns jornais se tenham recusado a denunciar a situação, mesmo com recurso da pub.
SE BEM LEMOS E ENTENDEMOS...
ResponderEliminarUma notícia que vem na edição de hoje do CM, a(quela) "mordaça" deve ser retirada a qualquer momento.
ProfAnónima