Páginas

segunda-feira, 30 de abril de 2012

(23)-AMANHÃ, OS MAGALHÃES VÃO DESFILAR?! (mensagem do 1º de maio)

##NESTE DIA, RECORDEMOS....

1-Mia Couto:

«O problema das nações pobre é k criam ricos em vez de gerarem riqueza!»


2-Os muitos desempregados:

«Já são quase um milhão!»


3-E os principais responsáveis, por esta crise, também:

«Eles gastaram tudo...eles gastaram tudo...eles gastaram tudo nas festanças da parque escolar e outras k tais......pró Povo sobraram as dívidas...UM MAGALHÃES...e pouco mais!» (lálálá)

##NESTE DIA ...DOIS PEDIDOS:

-Definam k percentagem da verba dada pela Segurança Social às IPSS tem k ser obrigatorimente gasta a fazer no k se destina! (pra k a verba não seja toda ela consumida a permitir a sua existência...)

-Párem de dizer k as crises podem ser fonte de oportunidade ! (não nos obriguem a perguntar: pra quem?!)

Aquele Abraço!
ProfAnonima

NB:VOTOS DE UM DIA TRABALHADOR O MAIS FELIZ POSSIVEL!
(a sua existência é mais uma prova k o actual Governo não está a "negar" dos valores do 25 de Abril...)

domingo, 29 de abril de 2012

(22)-SEGURANÇA SOCIAL VS EXECUÇÃO ORÇAMENTAL!(IPSS)

SEGURANÇA SOCIAL: IPSS

Caros Bloguistas!

Não deixa de ter a sua graça(?) k, justamente no dia (ontem) em k o Jornal de Notícias nos dava conta k algumas IPSS terão k se agrupar e quiçá fecharem as suas portas (os recursos não são ilimitados),a Câmara de Tarouca tenha criado mais uma. E talvez seja por isso k esteja a existir tanto secretismo, tanto nas eleições como na tomada de posse.
Quantas instituições existem, em Tarouca, ligadas à área do social?(k vivem do com dinheiros públicos)
Como se pode querer melhorar a execução orçamental com mais estes casos?

ENVIADO POR:PA/DI

NB:O NOSSO INCOMODO/REVOLTA RESULTA DE SABER K A ÁREA DE INTERVENÇÃO SOCIAL K ESTA IPSS DIZ COBRIR (CRECHE) JÁ ESTAR COBERTA!( E TAMBÉM SABERMOS K EXISTEM OUTRAS K PARECE K NINGUÉM QUER SABER. E PORQUÊ?)

(21)-TAROUCA:COMO FORAM AS COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL/2012?!(actividades e discursos)

[POST EM CONSTRUÇÃO]

Caros Bloguistas!

1-Este Ano o CARTAZ produzido pela Câmara Municipal, pra assinalar o 38º Aniversário do 25 de Abril, tinha como mensagem principal "o povo é quem mais ordena" (mas o povo não foi convidado...
2-Pelas 24:00horas (e uns trocos), começaram a entoar, lá do cimo da Alcácima, 38 foguetes!:)

3-Pelas 9:30, viveu-se um momento solene com o hastear da Bandeira Nacional, ao som de bandas locais!:)

4-De tarde, pelas 15 horas, deu-se inicio às cerimónias oficiais, no Salão Nobre dos Paços do Concelho (sem jornalista e com os bloguistas, longe...bem longe...).

4.1-Aqui, deu-se a condecoração do Senhor Padre Seixeira (pelo seu contributo no desenvolvimento de Salzedas), a entrga de prémios aos melhores alunos do ano lectivo transacto e ainda se fizeram os tradicionais discursos!:)

5-Diz quem viu k, embora tivesse sido uma cerimónia simples e curta...foi muito interessante e emotiva (ou não fossem as comemorações do 38º aniversário do 25 de Abril!...).

6-Relativamente aos discursos ainda nada podemos dizer...pois nada se sabe(é o problema de sempre...)!

Tarouca, 27 de Abril de 2012
Aquele Abraço
ProfAnónima

ANEXO: UM RESUMO POSSÍVEL DOS DISCURSOS PROFERIDOS PELOS POLITICOS LOCAIS (aqundo das comemorações do 38º aniversári do 25 de Abril):

1º) O Sr Presidente da Câmara (do PS), fez um discurso longo (e emocionado), condizente com o Dia k se vivia e terá dito k também ele se sentia um Homem de Abril! (E não duvidamos pois é sabido k Tarouca, à sua dimensão, também deu o seu contributo nessa matéria!..)
Diz quem ouviu, k o seu discurso foi lido em tom muito monocordico, a fazer "alembrar" a canção do «Coimbra tem mais encanto na hora da despedida»
[CALMA, Sr Presidente, ainda falta um ano e tal!]

2-O Sr Presidente da Assembleia Municipal, também começou por fazer um discurso alusivo ao "25", mas depois, um pouco como na canção «Já me faltam as palavras, meu amor»...ripou de uma cábula do bolso (um email) e começou a falar do BPN (esquecendo-se, certamente, k também este CASO se ficou a dever à incúria do seu camarada Dr Victor Constâncio, EX-Governador do BdP)

3-O Dr Mário Pinto (do PSD) igualmente começou por tecer umas palavras ao Dia, mas acabou a lamentar/a recordar aos presentes quem são os principais responsáveis pelo estado a k chegou o N/País (e por conseguinte Tarouca também), em tudo muito semelhante à canção do Zéca Afonso do « Eles comeram tudo...eles comeram tudo, eles comeram tudo e pra nós só sobrarm dívidas pra pagar, e pouco mais», pelo k foi considerado um discurso interessante... mas muito revolucionário!

4-Mas o discurso mais revolucionário foi sem dúvida o do Sr Ilídio Soares k, começou por parecer a canção do "Sempre k o amor me quiser...Basta fazer um sinal!», mas "ódepois" a coisa aqueceu e até já parecia a canção do «E vanham mais cinco» (E pra onde? era o grande mistério...)


[Bom, e como diria o ainda N/Presidente da Câmara: Vamo-nos rindo...senão ainda choramos!]

sábado, 28 de abril de 2012

(20)-NO RESCALDO DAS COMEMORAÇÕES DO 38º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL!(e a justiça, meus senhores?)

NO RESCALDO DO 38ºANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL! (e a justiça, meus senhores?)

M/Caros Bloguistas!

1-ANTES. A semana k anteceu o Dia D, podemos assistir a um conjunto de episódios, dos quais k destacaria:

1.1-A forma como a Presidente da Assembleia da República foi preparando a cerimónia: simples mas com requinte e cheia de simbolismo!:)

1.2-A tomada de posição dos Capitães de Abril, e de mais dois Ilustres Socialistas, Manuel Alegre e Mário Sores. Devo dizer k respeito a atitude deles (e até certo ponto compreendo-a). Mas não posso concordar quando eles alegam k o fazem porque vivemos num "ciclo politico k está contra o 25 de Abril»

1.3-A forma pouco bonita (insensata?) como o nosso Primeiro Ministro reagiu ao incomodo dos Ausentes.
Mas será k o Senhor PM ainda não viu k eles estando presentes ou ausentes terão sempre o maior protagonismo, neste dia, porque foram eles os protagonistas da coisa?!

1.4-As Buscas (sem a PJ!) à Secretaria de Estado dos Equipamentos Sociais da Madeira. Será k tinha de ser feitas nesta altura?! Será k a Justiça Portuguesa tem mesmo uma Agenda Politica?!

2-DURANTE. Ora, durante aconteceram as tradicionais cerimónias oficiais e os festejos populares (com Zéca a ser recordado com muita força). Daqui gostaria de destacar o seguinte:

2.1-(A NÍVEL LOCAL)-os 38 foguestes lançados, do cimo da Alcácima, pelas 24 Horas, na noite de 24. E a Condecoração do Sr Padre Seixeira "pelos bons serviços em prol do desenvolvimento de Salzedas"! :)

2.2-A grande Manifestação k se realizou em Lisboa, onde se juntaram TODOS os Grande Protagonistas vivos do 25 de Abril!:)

2.3-OS DISCURSOS (Nacionais*). Quanto a discursos ouvi-os, via TSF, e não tive nenhuma surpresa quanto aos seu conteúdo: Todos me pareceram adequados ao momento e ilustravam as posições k há muito assumiam, os discorssores".
No entanto, uma coisa eu cá não consegui entender:
-Como TODOS invocavam as Conquistas/os Valores de Abril (Liberdade de Expressão, Escola Pública, Serviço Nacional de Saúde, etc), mas NENHUM teceu nenhum comentário ao CAOS em k está mergulhada a Justiça Portuguesa(desdes os Tribunas de 1ª Instância até à PGR e ao Supremo, e, agora até no TC). Não será este o pilar FUNDAMENTAL de qualquer Sistema Democrático?!

3-DEPOIS/O DIA SEGUINTE. Bom, o depois aconteceu o k já era esperado:
-Os Partidos da àrea do Governo continuaram a bater nos Ausentes e os do Partido da Oposição continuaram a bater no (discurso do) Senhor Presidente da República. Nada de surpresas, portanto.

Tarouca, 26 de Abril de 2012
Até Breve, SE...
Sou, Profª Assunção Monteiro

(*)Nada se diz dos discursos locais porque nada se sabe.

terça-feira, 24 de abril de 2012

(18)MENSAGEM DE 25 DE ABRIL! (um lamento logo silenciado...)

«SE SOUBESSE QUE ERA P´RA ISTO NÃO TERIA FEITO O 25 DE ABRIL!»

(Otelo Saraiva de Carvalho, Cit. de memória)

Caros Bloguistas!
1-Foi há 38 anos k um punhado de Homens tentaram e conseguiram derrubar um Governo/Regime k nos governou, com mão de ferro, durante quase meio século, tornando assim possível a instauração da Democracia no nosso País. A eles o nosso obrigada!

2-Vai há um ano e tal, k um desses Homens disse/lamentou numa entrevista dada à Lusa (13/4):
-"se soubesse que era pra isto não teria feito o 25 de Abril!"
Claro k logo o silenciaram (sim, em Portugal ainda se continuam a silenciar pessoas, os métodos é k são diferentes). Mas não teria sido (+) interessante se lhe tivessem perguntado porquê k ele disse isso?!

3-VOTOS DE UM VINTE-CINCO DE ABRIL MUITO ANIMADO!
(e vamos aproveitando este..k no próximo podemos ter k engolir a condecoração do principal responsável pela situação económica em k se encontra o País. O politicamente correcto, muitas vezes tem destas coisas...)

Aquele Abraço!
ProfAnonima

NB: E porque se prevêem muitas e calorosas Festas do 25 de Abril, seria bom k os (foto)jornalistas fossem prós festejos bem identificados e os polícias levassem uns cassetes mais curtos pra não os "atingirem"!Pois...

(17)-ATENÇÃO MUITA ATENÇÃO! (algo se passa)

M/Caros Bloguistas!
Estamos com problemas técnicos k não nos permite aceder a todo o conteúdo enviado/arquivado no TAROUCAndo. Aqui aparece uma mensagem a dizer : "o seu navegador deixou de ser compatível com o Blogger. Algumas secções do Blogger não irão funcionar e poderá deparar-se com problemas. Caso esteja com problemas, experimente o Google Chorne . E só me dá esta opção ou o "ignorar".
(...)
Até logo ou amanhã!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

(16)-AS DUAS ELEIÇÕES PRÓS BOMBEIROS! (ponto de situação)

Caros Bloguistas!
1-Dizem(-nos) k a questão da impugnação das eleições prá Direcção dos Bombeiros ainda não está resolvida, mas o certo é no próximo dia 25 de Abril (k rico dia!) já vão haver outras eleições na mesma instituição. Desta vez é prós Projectos Sociais dos Bombeiros (algo k muito pouca gente ainda sabe o k é, mas prontos).

1.1-E se das primeiras pouco se sabe (a não ser k anda de tribunal em tribunal), das segundas ainda se sabe menos.

1.2-Das eleições prós Corpos Sociais dos Projectos Sociais dos Bombeiros, apenas nos dizem k, desta vez, o Sr Mário Ferreira vai apostar em gente nova/novos nomes. A saber (por ordem alfabética):
-Sr Ilidio Soares (braço direito do Dr Amaro?) - Sr Afonso de Mondim - Sr Agostinho de Dalvares - Dr Domingos Nascimento.
Ah! também dizem k por lá podem aparecer uns Zés pra disfarçar (?).

2-Naturalmente k os BOMBEIROS pouco ou nada têm haver com os ditos projectos, a não ser o facto de terem "emprestado" o seu nome pra k este projecto fosse possível (e agora esperamos k ninguém se lembre de  usar os bombeiros como arma de arremeço).

21-No entanto, esta situação preocupa-nos pois ouvimos frequentemente o Sr Presidente da Liga dos Bombeiros a dizer k "40 a 50% dos Bombeiros estão na eminência de fechar portas porque já não têm recursos pra apagar fogos e transportar doente", e depois ficamos a pensar "como vão os Bombeiros de Tarouca poder assegurar isto, k são as suas principais funções, e ainda as despesas de uma creche k tem 5/6 funcionárias e o contributo de 4 crianças?!

2.2-Pela forma como algumas pessoas continuam a agir, fica-nos a sensação k os responsáveis pelos destinos de Tarouca, ainda não se deram conta da grave crise k por aí anda, ou então estão a pensar k depois o Dr Relvas lá perde mais uns trocados no 2º resgaste (k nós todos vamos ter k pagar a peso de ouro).
Cada vez me convenço mais k também temos em Tarouca uma festa(?) quase tão grande como a do Parque Escolar!...
Aquele Abraço!
Profª Anónima Devidamente Identificada