Páginas

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

(7)-A NOVA REFORMA ADMINISTRATIVA (Tarouca Ignora ou Esconde?!)

Caros Bloguistas!
1-Um dos primeiros postes a ser criado pelo TAROUCAndo, foi justamente sobre A NOVA DIVISÃO ADMINISTRATIVA, pela sua pertinência e impotância.
Passados 2 meses, constactamos (surpresos) k este poste foi um dos postes k menos interesse(?) mereceu por parte dos "TAROUCADORES", a avaliar pelo reduzido número de consultas (não atingiu as 300) e pelos poucos comentários por lá deixados (vide poste nº6 de Agosto).

2-Lendo a pág. 11 do LAMEGO HOJE, de 5 de Outubro, podemos ver k em Lamego já tem havido "várias reuniões realizadas com vista a preparar o terreno para o novo cenário".

2.1-No mesmo artigo, intitulado "PRESIDENTES DA JUNTA EM VIAS DE EXTINÇÃO", até já podemos ver algumas propostas pra reorganizar o Concelho de Lamego (bem como, ver algumas divergências entre o PSD e o PS).

E POR TAROUCA?!
TAROUCA, NÃO SE INTERESSA PELO ASSUNTO OU (o poder politico) ESTÁ A ESCONDE-LO?!

3-Meus amigos, este é um assunto muito importante pra TODOS nós, pelo k devemos estar atentos, tanto mais k o Primeiro Ministro disse recentemente k quer uma reorganização participada!
Aquele Abraço!
ProfAnónima

N.B:Já agora sugiro a leitura do artigo "GOVERNO QUER DIFERENCIAR COMPETÊNCIAS DAS JUNTAS", saido no Jornal de Notícias do dia 27 de Setembro de 2011 (pág, 38 e 39), onde poderá ficar a saber o k defende o governo sobre esta matéria, nomeadamente: a redução de 35% nos vereadores, os critérios pra extinguir as freguesias, etc.

13 comentários:

  1. Fez-se Justiça, finalmente... *A justiça portuguesa está de parabéns!** Passem esta mensagem a todos os Vossos amigos, pode ser que bata em porta certa.** * Depois de anos e anos a batalhar eis que surgem os primeiros resultados. ·
    Desde a morte de Francisco Sá Carneiro e do eterno mistério que a rodeia, · Ao desaparecimento de Madeleine McCann, · Ao caso Casa Pia · Do caso Portucale · Operação Furacão · Da compra dos submarinos · Às escutas ao primeiro-ministro · Do caso da Universidade Independente · Ao caso da Universidade Moderna · Do Futebol Clube do Porto · Da corrupção dos árbitros · À corrupção dos autarcas · De Fátima Felgueiras · A Isaltino Morais · Da Braga parques · Ao grande empresário Bibi · Das queixas tardias de Catalina Pestana · Às de João Cravinho · Dos doentes infectados por acidente e negligência de Leonor Beleza com o vírus da sida . Do processo Costa Freire / Zeze Beleza, quem não se lembra ? · Do miúdo electrocutado no semáforo · Do outro afogado num parque aquático · Das crianças assassinadas na Madeira · Do mistério dos crimes imputados ao padre Frederico · Do autarca alentejano queimado no seu carro e cuja cabeça foi roubada do Instituto de Medicina Legal · A miúda desaparecida em Figueira · Todas as crianças desaparecida antes delas, quem as procurou · As famosas fotografias de Teresa Costa Macedo. Aquelas em que ela reconheceu imensa gente 'importante', jogadores de futebol, milionários, políticos. · Os crimes de evasão fiscal de Artur Albarran · Os negócios escuros do grupo Carlyle do senhor Carlucci em Portugal. · O mesmo grupo Carlyle onde labora o ex-ministro Martins da Cruz, apeado por causa de um pequeno crime sem importância, o da cunha para a sua filha. · E aquele médico do Hospital de Santa Maria, suspeito de ter assassinado doentes por negligência *

    **Pois é... a justiça portuguesa está de Parabéns! Depois de anos e anos a batalhar eis que surgem os primeiros resultados.*
    *Prenderam um jovem que fez um download de música ...* Até que enfim !!!!!!!!!!!!!! YEAAAAAAAAH!... VIVA!!!! *
    _Primeiro português condenado à prisão por pirataria musical na Internet!... _**O Indivíduo poderá passar entre 60 a 90 dias atrás das grades por ter feito o download e partilhado música ilegalmente com outros utilizadores!... *

    Agora sim, sinto-me muito mais SEGURO !

    ResponderEliminar
  2. Já li que Lamego vai ficar reduzida a 4 ou 5 juntas de freguesias. Assim sendo, Tarouca vai ficar com quantas? duas????
    Anónimo?

    ResponderEliminar
  3. Todas as câmaras deste País foram recentemente informadas sobre o "escalão", a que pertencem. Tarouca ainda não foi?? Não se ouve nada...
    ANÓNIMO?

    ResponderEliminar
  4. NOVA REFORMA ADMINISTRATIVA DE TAROUCA!
    (ver no Cogitos um cenário possível)

    M/Amigos:
    Acabo de saber/ver no BLOG COGITOS o primeiro "documento" sobre a nova Reforma Administrativa em Tarouca.
    O texto escrito pelo dono do referido blog (Prof. Luis Sarmento), parece-me ter muito interesse, pois não só refere a lei de enquadramento da coisa, como depois faz uma espécie de proposta(?).

    UM TEXTO A NÃO PERDER, SEM DÚVIDA!

    SOU:Profª Anónima Devidamente Identificada
    NB:O facto de considerar k estamos perante um bom texto, não significa k concorde com a sua "proposta", até pq só li o texto na diagonol!

    ResponderEliminar
  5. TAROUCA E A NOVA REFORMA!
    (Algumas reflexões do Cidadão/Tarouquense, Sr Prof. Luis Sarmento)

    M/Caros Bloguistas!
    Ao k parece o BLOG COGITOS colocou um ponto final no "discUrdamos" do Dr Duartinho (e ainda bem), e presenteou-nos, ontem, com um texto/estudo, deveras interessante, sobre a Nova Divisão Administrativa.
    Devo dizer-vos k, ao ler o referido texto/ESTUDO ,da autoria do Sr Prof. Luis Sarmento, intitulado "TAROUCA E A NOVA REFORMA", fiquei com a sensação k estamos perante um excelente "aluno" a MATEMÁTICA (reparei no rigor dos números) e a LINGUA PORTUGUESA também (pois quem elaboraria melhor um texto, sobre um estudo tão complexo, de forma tão clara e suscinta?), pelo k quero voltar a felicita-lo por isso!:)

    Mas, devo dizer k também fiquei com a sensação k, o Sr Prof. Luis Sarmento, apresenta algumas "lacunas" ao nível da GEOGRAFIA de TAROUCA, tanto Física como Humana, pelo k estou a pensar "elaborar" um Plano de Recuperação pra ele, neste domínio, k acham?!(vamo-nos rindo...)

    Bom, tudo quanto quis dizer com o último parágrafo, é k discordo de algumas junções, por ele defendidas, com base justamente na Geografia de Tarouca (questões de fronteiras/proximidades)!

    ####

    Prós TAROUCADORES k ainda não foram ler, ao BLOG CIOGITOS, o tal testo/ESTUDO, aqui fica a proposta de fusão das Freguesias de Tarouca, defendida pelo seu autor:

    1-Diz "poderão manter-se sem junções as Freguesias de Tarouca (tipo AMU) e S. João de Tarouca (tipo APR) que têm o número de habitantes exigidos "(por lei);

    2-Depois apresenta 3 junções:

    ---Salzedas e Gouviães;

    ---Mondim da Beira e Dalvares;

    ---Vila Chã, Granja Nova e Ucanha.

    3-Refere ainda ter dúvidas quanto a VÁZEA da Serra...
    3.1-Mas termina defendendo 5 Freguesias!...

    ###

    E como eu (por questões de "kotices" ou "trenguices" não consigo colocar, por aqui, o mapa de Tarouca (nem fazer hiperligações), sugiro/PEÇO ao Sr Prof. Luis Sarmento k o coloque em anexo ao referido estudo!Obrigada!

    Abraço Blogueiro!
    Profª Assunção Monteiro

    ResponderEliminar
  6. Sobre este assunto já se disse tudo?? Para quando um debate sobre este assunto? Este sim, de grande interesse, para os tarouquenses.

    ResponderEliminar
  7. Dizem por aí k, há 1/2 semanas, Tarouca foi noticia no JN, por causa da Reforma Administrativa em curso. A fazer no k nós disseram só as juntas de Tarouca, Dalvares, Mondim e S. joão de Tarouca reunem condições pra continuarem "independentes".
    ALGUÉM LEU ESTA NOTÍCIA K NOS POSSA ESCLARECER?-OBRIGADA!
    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  8. Eu também ouvi dizer isso, das Juntas.
    Aliás, quem me disse, diz k também leu nesse mesmo jornal, k algumas cidades mais pequenas iam passar novamente a ser vilas.
    E também posso adiantar k o Sr Dr Amaro leu essa notícia.
    Profª Anónima Devidamente Identificadas
    NB:O titulo da noticia era:
    AS JUNTAS QUE NÃO REUNEM CONDIÇÕES PARA CONTINUAREM!

    ResponderEliminar
  9. Este assunto está muito parado. O que se passa??
    Outro Anónimo

    ResponderEliminar
  10. Caro Outro Anónimo:
    Este assunto não está esquecido...apenas está temporariamente parado, porque têm surgidos outras questões. Mas já temos aqui alguns COMENTÁRIOS k muito em breve divulgaremos...e até posso dizer k já conhecemos OUTRAS SUGESTÕES de divisão deste bonito Vale Encantado!:)
    Obrigada pela sua participação!:)
    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  11. Caros Bloguistas!
    Retomamos, hoje, ao assunto da Reforma Administrativa em curso. Pró efeito fizemos um novo post com alguns comentários aqui presentes. (vide post 17 de novembro)
    PARTICIPE!:)
    Aquele Abraço!
    ProfAnonima
    NB:Tentamos manter a mesma "linhagem" dos textos mas tal não nos foi possivel. Pedimos desculpas aos autores.

    ResponderEliminar
  12. Sra. Professora Assunção, quando se retiram dados, mesmo que seja de um blog, convém não os desvirtuar, de facto, o que escrevi foi:
    "As junções possíveis são várias, apresento, de seguida, as que me parecem mais lógicas tendo em conta o estatuto atual das freguesias:

    - Salzedas/ Gouviães – as duas são AMU e, em conjunto, ultrapassam os 1.000 hab.

    - Mondim da Beira/Dalvares – também são as duas AMU e a soma da sua população permite ultrapassar os exigidos 1.000 hab.

    - Vila Chã/Granja Nova/Ucanha – apesar de a junção Vila Chã – Granja Nova atingir os 500 hab. exigidos, tendo em conta as fronteiras das freguesias e o seu atual estatuto, Ucanha não poderia juntar com mais nenhuma e sozinha não atinge os 500 hab. Relembro que estas 3 freguesias são APR.

    - Várzea da Serra – aqui há um problema, é que Várzea só faz fronteira com Tarouca, e estas duas freguesias têm estatutos diferentes (uma é AMU e a outra APR). Não sei qual vai ser a solução ….

    - Poderão manter-se sem junções as Freguesias de Tarouca (AMU) e S. João de Tarouca (APR) que têm o número de habitantes exigidos.

    Em conclusão, possivelmente, o Concelho de Tarouca ficará reduzido a 5 freguesias, metade das que tem atualmente."

    Como vê, o critério que utilizei limitou-se às fronteiras entre freguesias e ao estatuto das mesmas (APU e AMU), daí o problema de Várzea. Na proposta do Governo não encontrei resposta para a questão da junção de freguesias de estatuto diferente, porque se ela for possível, então eu mudo imediatamente de opinião, tendo em conta as tais "questões humanas" que refere. Como deve imaginar conheço razoavelmente Tarouca para saber quais as freguesias que têm mais afinidades. Quànto às fronteiras propriamente ditas, aconselho-a a ver no mapa do Concelho e verá que não "juntei" nenhumas freguesias separadas geograficamente.
    Se não fui mau aluno a matemática, acredite que sempre fui bem melhor a geografia, se calhar, em vez de um Plano de Recuperação, seria mais apropriado um de Desenvolvimento (pretensão e água benta, cada um toma a que quer ...)

    Aqui fica um Link para um mapa de Tarouca para tirar as suas dúvidas geográficas: http://wikienergia.com/~edp/index.php?title=Imagem:Tarouca.gif

    Luís Sarmento

    ResponderEliminar
  13. Sr Prof. Luis Sarmento!
    Devo confessar k não vi onde "desvirtuei" o seu texto/opinião. Mas também devo dizer k ainda não tive o tempo necessário pra voltar a reler o seu texto sobre a Nova Reforma no seu Cogitos.
    Assim apenas deixo 3 coisas:
    1-a promessa de ver onde desvirtuei a sua ideia(se tal aconteceu acredite k não era essa a minha intenção, mas...);
    2-k tal pensar marcar um "encontro informal de cidadãos" pra debatermos este assunto?!
    3-registei com MUITO agrado esse seu sentido de humor (presente no Plano de Enriquecimento, e desde já lhe digo: faço-o...se me ajudar!;)))
    UM ABRAÇO BLOGUEIRO!:)
    Profª Assunção Monteiro

    ResponderEliminar