Páginas

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

(20)CURIOSIDADE: COMO FOI O CARNAVAL/15?(na madeira...)

COMO FOI O CARNAVAL/2015?!

[CAROS BLOGUISTAS: AQUI FICA UM PEQUENO RESUMO DO CARNAVAL NA MADEIRA-UM DOS MAIS "IN`s" DO PAÍS, MUITO À CUSTA DO FOLIÃO-MOR, O Dr JOÃO JARDIM. MUITO EM BREVE IREMOS PUBLICAR OUTRO, SOBRE O CARNAVAL DE TAROUCA!ProfAnónima]

«Funchal Prisão de Sócrates alvo dos foliões no Cortejo Trapalhão

Prisão de Sócrates alvo dos foliões no Cortejo Trapalhão

A prisão de Sócrates foi hoje o tema dominante do Cortejo Trapalhão no Funchal, no qual participaram cerca de 400 foliões que desfilaram ao longo das avenidas marginais da cidade, onde se encontravam milhares de pessoas a assistir.

Três carros alegóricos exibiram um boneco do ex-primeiro-ministro enjaulado, rotulando-o de 'prisioneiro perigoso', mas o cortejo, um dos mais antigos e genuínos do Carnaval madeirense, fez muitas outras críticas sociais e políticas.

'Os Iluminados', por exemplo, aludiam às últimas iluminações de Natal, que motivaram manifestações de descontentamento na região, sobretudo nas redes sociais, ao passo que o grupo 'A Vassourada' levava Miguel Albuquerque (o novo líder do PSD) a varrer toda a oposição da Madeira.

Alberto João Jardim, o presidente demissionário do governo da região, foi também alvo dos foliões, que imitavam os seus discursos "bombásticos" contra o continente.

Desta vez, Jardim não assistiu ao cortejo na bancada reservada a convidados, mas a certa altura abeirou-se de uma varanda dos jardins da Quinta Vigia (a residência oficial), sobranceira à Praça do Mar, onde se concentravam os foliões, e esteve a observar o desfile.

Quem esteve presente na bancada foi a secretária regional da Cultura, Turismo e Transportes, Conceição Estudante, responsável pela organização das festas de Carnaval, este ano subordinadas ao tema 'A Magia da Luz' e com um investimento de 280 mil euros.

A taxa de ocupação hoteleira ronda os 72%, mas a secretária regional reconhece que o Cortejo Trapalhão, em concreto, já perdeu o fulgor de outros tempos.

"É um dos mais antigos, é talvez aquele que tem tradições mais genuínas. Não sei se é o mais importante nesta altura. Acho que já não tem aquele fulgor que tinha há uns anos. No entanto, é um momento que ainda faz parte do nosso calendário", disse Conceição Estudante.

Em menos de uma hora, os foliões desfilaram em frente à bancada dos convidados, exibindo os mais variados disfarces e sátiras: passaram críticas à proibição da pesca da 'gata', agências funerárias, várias 'leid Gaga' e miss Madeira, grupos de freiras 'virgens puríssimas' e tantos mascarados maltrapilhos. O cortejo terminou com um baile de Carnaval no Jardim Municipal, no centro da cidade, aberto a todos quantos quisessem participar.

Com origens no século XIX, quando as ruas se enchiam de gente disfarçada com roupas velhas, máscaras artesanais e caras pintadas, o Cortejo Trapalhão, apesar de ter vindo a perder vigor, é ainda o que melhor espelha a tradição carnavalesca madeirense.

Atingiu o ponto alto na primeira metade do século XX, quando os mascarados se concentravam na Rua da Carreira para uma guerra de ovos, farinha, água, serpentinas e 'confetti'. Depois, esmoreceu, mas voltou à ribalta nos anos 80 do século passado, passando a integrar o cartaz oficial do Carnaval na Madeira.»

[TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO (17/2/2015)/(ENVIADO POR:PA/DI)]

4 comentários:

  1. ESCLARECIMENTO: A FOTO QUE ACOMPANHA ESTE TEXTO É A USADA NA FONTE (notícias ao minuto). MAS TB CONCORDAMOS QUE A FOTO NO ASAS DA MONTANHAS É MUUUITO MAIS SUGESTIVA! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NESTA FOTO GOSTO PARTICULARMENTE DA COR....

      Eliminar
    2. Para quando um resumo do carnaval do VV???

      Eliminar
    3. Está para breve,,,,,,,,,,,,,

      Eliminar