Páginas

quarta-feira, 16 de março de 2016

(17)AGRICULTURA: A FORMAÇÃO EM FITOFÁRMACOS É PRA TODOS OU SÓ PRA ALGUNS?!

QUEM ESCLARECE OS AGRICULTORES?
CAROS BLOGUISTAS: AO QUE TUDO INDICA A QUESTÃO DA FORMAÇÃO OBRIGATÓRIA EM FITOFÁRMACOS AINDA NÃO ESTÁ CLARA, POIS A PRESENÇA DO TERMO "PROFISSIONAL", SUSCITA DIFERENTES INTERPRETAÇÕES! 

AGRICULTURA: A FORMAÇÃO EM FITOFÁRMACOS É PRA TODOS OU SÓ PRA ALGUNS?!?

«FITOFÁRMACOS: Agricultura de auto-consumo isenta de formação para aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos

Informações contraditórias, muita desinformação e uma legislação (pouco claro) que obriga os produtores agrícolas a terem formação na área dos fitofármacos estão a provocar um autêntico sobressalto no mundo rural. 

O Ministério da Agricultura viu-se agora obrigado a esclarecer que o pequeno agricultor, aquele que produz para auto-consumo, está isento de formação. A tutela, que promete uma campanha de esclarecimento para breve, alerta estes produtores para a existência de empresas que estão a aproveitar a lei para cobrar por acções de formação desnecessárias.

A lei, de Abril de 2013 e que entrou em vigor em Novembro do ano passado, só é aplicada “aos produtores profissionais”, sem contudo definir claramente, a quem se aplica o conceito de “profissional” e o que é “uso profissional”, o que tem criado grande confusão.

Face à preocupação de estabelecimentos que comercializam estes produtos químicos, de agricultores e de jardineiros, já para não falar dos que exploram pequenas hortas urbanas, o ministério esclarece ainda que a formação só é exigida a quem a compra aplica de produtos denominados de “uso industrial”, ou seja vendidos em embalagens industriais, com IVA a 6%. A compra de unidoses, com o IVA a 23%, não exige formação específica.

Recorde-se que um decreto-lei de Dezembro passado criou uma situação transitória que permiti que a aquisição dos fitofármacos pode ser feita até 31 de Maio, desde que apresentado o comprovativo de inscrição numa acção de formação.

[IN VILAVERDENSE]

NB:RECORDAMOS QUE OS AGRICULTORES DE TAROUCA PODERÃO OBTER INFORMAÇÕES NA AGROTAROUCA E NA ASSOCIAÇÃO DOS AGRICULTORES, JUNTO DO ENGº PAULO.

4 comentários:

  1. INFORMAÇÃO: DADOS DO TEXTO DO POST

    «FOTO: Eusébio Baptista
    *Pormenor de uma acção de formação para agricultores
    ---
    Redacção / CMS (CP 3022) com FG (CP 1200)
    ovilaverdense@gmail.com»

    ResponderEliminar
  2. INFORMAÇÃO ADICIONAL: MULTAS

    Informa-se que já sairam os montantes das multas (a aplicar depois de 31 de maio) pra quem usar os produtos sem estar habilitado a fazê-lo, bem como aos agentes que os vendeu.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  3. Acho bem quem tem uma pequena vinha para consumo proprio fique exento de formação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois parece que esses estão isentos da formação. O problema é que depois ficam proibidos de usar os produtos ditos profissionais e estes são mais baratos mas precisam de ser preparados por quem tiver a tal formação. Tudo isto é o que se ouve por aí. Anónima?

      Eliminar