Páginas

segunda-feira, 30 de maio de 2016

(30)DIA ESPECIAL:DIA NACIONAL DO FOLCLORE PORTUGUÊS!(post 2 em 1)

DIA ESPECIAL/TRADIÇÕES POPULARES:DIA NACIONAL DO FOLCLORE PORTUGUÊS

CAROS BLOGUISTAS: HOMENAGEAR  O CHEFE VICTOR CARDOSO É TAMBÉM LEMBRAR O QUE ELE GOSTAVA E PROMOVIA DE VÁRIAS FORMAS, INCLUSIVE NO SEU "BLOG AQUA VITAE", PRÓ EFEITO, AQUI DEIXAMOS UMA DAS SUAS ÚLTIMAS FOTOS QUE ILUSTRA BEM O SEU APREÇO PELOS USOS E COSTUMES DO POVO PORTUGUÊS EM GERAL E OS DE TAROUCA EM PARTICULAR!-X

[trazido do blog aqua vitae do chefe victor cardoso(*)]

«ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA INSTITUI DIA NACIONAL DO FOLCLORE PORTUGUÊS

Os deputados dos grupos parlamentares do PSD e do CDS apresentaram no passado dia 12 de junho, um Projeto de Resolução com vista à criação do “Dia Nacional do Folclore Português. O referido documento, cuja redação curiosamente não obedece ao Acordo Ortográfico em vigor, institui o último domingo do mês de maio para a sua celebração.

Esta iniciativa que tem a sua aprovação assegurada por parte da maioria parlamentar e deverá contar também com a aprovação dos partidos políticos da oposição, é tomada a escassos meses das próximas eleições legislativas e reflete claramente a importância social do folclore, pese embora o desprezo a que sempre tem sido votado pela classe política. Os ranchos folclóricos apenas têm sido chamados para cantar as janeiras a titulares de cargos políticos ou fazer arruada em campanhas eleitorais…

Entretanto, a televisão pública continua a preterir o folclore português na sua programação e o Museu de Arte Popular mantém o seu destino incerto, privado do “Mercado da Primavera” e já ameaçado de demolição.

Transcreve-se o documento apresentado pelos grupos parlamentares do PSD e CDS.» (ver nos comentários)

(*) endereço da foto: http://aquarianus.blogspot.pt/2009/10/blog-da-paroquia-de-s-pedro-de-tarouca.html

2 comentários:

  1. ERRATA/ESCLARECIMENTO: POST 3 EM 1

    Serve o presente post pra assegurar a rubrica do "E Porque Hoje É domingo, Recordemos...", mas também pra Homenagear o Sr Victor Cardoso que além de tudo o que foi dito no Blog Asas da Montanha, no Taroucando (post 29) e ainda nas Cerimónia Religiosa, era um apaixonado pela Cultura Popular e pelos Usos e Costumes de Portugal, que divulgava com grande paixão.

    ProfAnónima

    NB: APROVEITAMOS PRA INFORMAR QUE A MISSA DO 7º DIA FICOU MARCADA PRÁ PRÓXIMA 6ª FEIRA!

    ResponderEliminar
  2. INFORMAÇÃO ADICIONAL:CRIAÇÃO DO DIA NACIONAL DE FOLCLORE PORTUGUÊS

    «Projecto de Resolução n.º 1531/XII/4.ª

    INSTITUIÇÃO DO DIA NACIONAL DO FOLCLORE PORTUGUÊS

    Exposição de motivos

    O saber do povo português está, em grande parte, guardado no folclore. É, aliás, essa mesma a raiz da palavra ‘folclore’, que liga dois termos ingleses - ‘folk’ e ‘lore’ - que significam, respectivamente, ‘povo’ e ‘saber’. Ou seja, enquanto expressão do saber tradicional de um povo, o folclore tem um valor inestimável de identidade nacional e deve, como tal, ser preservado.

    O folclore representa conhecimento transformado em cultura de origem popular, constituída pelos costumes, lendas e tradições, e celebrada em festas populares, que passam de geração em geração. Tradicional, porque passa de pais para filhos; oral, porque acessível a todos; anónimo, porque não tem autor mas é de todos; funcional, porque aproxima a comunidade e fortalece os laços entre os seus membros; espontâneo, porque é culturalmente dinâmico e não pode ser institucionalizado. Por todas estas características, o folclore é, de certo modo, o veículo através do qual a herança dos nossos antepassados chega até nós.

    Assim sendo, assinalar a sua importância não se limita a apreciar o folclore enquanto género cultural, mas sobretudo a celebrar o que nos define como portugueses.

    De facto, todos os povos têm as suas tradições e as suas crenças, e estas fazem parte do seu ADN e da sua História.

    Portugal não é excepção, contando com várias associações que, nas suas comunidades, mantêm o folclore vivo. De acordo com a Federação do Folclore Português, o movimento folclórico no território nacional engloba 1875 associações culturais – 534 no Norte, 306 no Douro/Vouga, 416 na região Centro, 306 na região Sul, 219 nas Beiras e 94 nas Ilhas. Considera-se, pois, que estas associações envolvem directamente mais de 150 mil portugueses e, indirectamente (incluindo associados), mais de 800 mil cidadãos.

    Num momento em que a cultura portuguesa de origem popular se tem afirmado internacionalmente, como aconteceu com o reconhecimento, por parte da UNESCO, do Cante Alentejano como Património Cultural e Imaterial da Humanidade, e após várias iniciativas do actual Governo no sentido da valorização do nosso património popular, como a instituição do Dia Nacional das Bandas Filarmónicas (reconhecendo o trabalho que desenvolvem em favor da sociedade e da cultura), os Deputados do Grupo Parlamentar do PSD e do CDS-PP apresentam este projecto de resolução no sentido de dar igual distinção ao folclore português, instituindo um Dia Nacional para a sua celebração.

    Assim, a Assembleia da República resolve, nos termos do nº 5 do artigo 166º da Constituição da República Portuguesa:
    Instituir o último Domingo do mês de Maio como dia nacional do folclore português.

    Palácio de São Bento, 12 de Junho de 2015
    Os Deputados

    tags: folclore, ourém, política»

    DAQUI:http://auren.blogs.sapo.pt/assembleia-da-republica-institui-dia-2423378»

    ResponderEliminar