Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2016

(22)REGIÃO DOURO SUL-TEMPO DE CLARIFICAR E AGIR!(artigo de opinião)

DOURO SUL-TEMPO DE CLARIFICAR E AGIR!(diz ele...)

[CAROS BLOGUISTAS: ESTE TEXTO FOI ESCRITO PELO PRESIDENTE DA AMT, DOMINGOS NASCIMENTO, NO SEU BLOG PESSOAL-DN & COMPANHIA-, NO PASSADO DIA 22 DE FEVEREIRO. EM VÉSPERAS DO IV CONGRESSO DA CIDADANIA DE TAROUCA, FOMOS BUSCA-LO PRA RELER AQUILO QUE CONSIDERAMOS (erradamente?) QUE VÃO SER AS SUAS LINHAS ORIENTADORAS, PRA QUE TUDO ISTO POSSA FAZER SENTIDO!ProfAnónima]

«Douro Sul - É o tempo de clarificar e agir.

Depois de algum tempo a falar sobre o Douro Sul, importa sintetizar e objetivar as abordagens.

1-CONTEXTO:

O Douro Sul -  território que corresponde, aos concelhos aderentes à Associação de Municípios do Vale  do Douro Sul, a saber:

- Lamego, Tarouca, Moimenta da Beira, Sernancelhe, Penedono, S. João da Pesqueira, Tabuaço, Armamar, Resende e Cinfães.

Estes concelhos,  quanto às formas "organizativas" do território, enquadram-se na NUT 1 : Portugal continental; na NUT 2:  Território  correspondente à área de influência da CCDR - Norte; na NUT 3 : Oito concelhos na CIM Douro - Comunidade Intermunicipal do Douro que integra ainda mais 11 concelhos do lado norte do douro. (...)

2-ESTRUTURA CONCEPTUAL:

Nós,  autarcas destes concelhos, temos a responsabilidade de dar solidez a esta unidade territorial a que chamamos douro sul.
Como o fazer? 
O que me parece mais óbvio será dar força à Associação de Municipios do Vale do Douro Sul.
Atualmente,  esta instituição  é liderada pelo Presidente  de Camara  de Armamar que, pelas conversas que vamos tendo,  tem uma  perspetiva  mutíssimo estruturada e vanguardista quanto ao  papel que a AMVDS deverá ter para o desenvolvimento  sustentado deste território.

3-CLARIFICAÇÃO: (...)

4-AÇÃO:

Se a forma de fazer caminho for  dar mais consistência à associação de municípios, todos concordaremos certamente no seguinte:
 .
- Dar-lhe  mais força política e promover o aumento da sua notoriedade social - para ter influência real tem que comunicar e estar presente na vida dos cidadãos e das instituições locais.

- Definirmos que políticas ou áreas do desenvolvimento  deverão ser bandeira da associação de municípios. A título de exemplo :


-A saúde - temos claramente interesses comuns e juntos tornamos possível   a criação de uma forma diferente e inovadora de prestar cuidados de saúde aos cidadãos - oferta integrada.

-  Educação - ninguém tem dúvidas que o futuro próximo, por força das questões da demografia, nos obrigará a fazer entendimentos  quanto à oferta escolar em cada um dos concelhos - não é viável, num futuro próximo, continuarmos com todas a áreas de formação em todos os concelhos.

- Agricultura - há exemplos extraordinários de sucesso no douro sul, ligados ao vinho, à maçã  e a outros frutos,, como por exemplo a baga de sabugueiro , à castanha etc. Importa congregar esforços para a conquista de escala que permita  uma marca umbrella - Douro Sul.

- Turismo - Ninguém tem dúvidas quanto à força atrativa e enorme potencial deste território. O douro, como destino turístico, tem mais força com o douro sul. As idiossincrasias deste território que vem da margem do douro, rio que recebe outros rios fantásticos vindos da serras das beiras, a monumentalidade e a vida cultural destes concelhos, fazem uma oferta turística invejável em qualquer parte do mundo.

- Mobilidade - para bem de todos, há a necessidade premente de integrar e fazer um modelo de transportes públicos capazes de promover a interação interconcelhia.

- Outras políticas de combate à desertificação e à promoção do emprego, embora entroncadas em todas a referidas, deverão também ter um tratamento especial neste processo. 

Fica claro que há a necessidade urgente e imprescindível  de,  nós os responsáveis autárquicos desta região, nos encontrarmos  numa cimeira de reflexão que junte todos os Presidentes de Camara e Presidentes das Assembleias  Municipais,  com uma pergunta inspiradora: O Douro Sul , é a cidade que se impõem ?

Há uma vontade imensa dos municípios em articular, promover a partilha e ganhar dimensão. Tem faltado,  todavia,  estratégia nacional, que   venha do Governo Central , para tornar exequível este  objetivo de juntar vontades. (...)

Domingos Nascimento»

INFORMAÇÃO ADICIONAL: NOS POSTES 20 E 21 PODERÁ VER OUTRAS COISAS RELATIVAS AO IV CONGRESSO DA CIDADANIA E À 3ª ED. DO CONCURSO DO CIDADÃO PARTICIPA, NOMEADAMENTE OS PROJECTOS A CONCURSO!:)

2 comentários:

  1. DAQUI: Douro Sul - É o tempo de clarificar e agir.

    DN 22.02.16

    http://dnecompanhia.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  2. INFORMAÇÃO RELACIONADA: CONVIDADOS

    Soube junto de uma fonte MUITO segura que foram convidadas personalidades locais/regionais e nacionais!(cont.)

    Anónima Mas Pouco.

    ResponderEliminar