Páginas

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

(22)ARTIGO DE OPINIÃO: UM DIAGNÓSTICO À SAÚDE NA REGIÃO DOURO SUL!

[CAROS BLOGUISTAS: TALVEZ PORQUE O CHTMAD TEM SIDO NOTÍCIA COM FREQUÊNCIA NA CS, O Dr DOMINGOS NASCIMENTO RESOLVEU REPUBLICAR NO FACEBOOK UM TEXTO SEU DE FEVEREIRO/16, SALIENTANDO QUE "CONTINUA MUITO ACTUAL"! VOTOS DE BOA LEITURA!ProfAnónima]

«SAÚDE NA REGIÃO DOURO SUL

«Falar claro, faz bem à saúde!

Por imperativo de consciência de cidadania e também pela obrigação que me advém do exercício de funções no poder local, exponho aqui, de forma simples, problemas na prestação de cuidados de saúde no território do Douro Sul:

 - Agudiza-se a falta estrutural de médicos em unidades de vários concelhos do Douro Sul.
 Em alguns casos isto está a acontecer por força da aposentação de uma geração de profissionais de excelência e a quem a região deverá fazer a devida homenagem. Esta situação é problemática pela não fixação de novos médicos.

- Não há enfermeiros em número suficiente para a criação de equipas de cuidados continuados domiciliários que permita uma cobertura a todos os concelhos / só o concelho de Tarouca tem este serviço.

- Falta uma solução para a prestação de cuidados no âmbito da medicina física e de reabilitação.

 - O programa funcional do Hospital de Lamego é desajustado às necessidades reais das pessoas dos concelhos que serve, provocando um subaproveitamente desta infraestrutura e um problema de acesso dos cidadãos aos cuidados diferenciados.

Neste contexto, importa salientar o esforço e a competência dos profissionais de saúde e da saúde, que aqui trabalham, minimizando os efeitos negativos desta carência de recursos e da ineficiente  estrutura organizacional - relembro a ideia que tenho aqui deixado- é urgente a criação de uma rede integrada de saúde nesta região - envolvendo as unidades do serviço nacional de saúde ( hospitalares e cuidados primários), as instituições de solidariedade social e os municípios / processo este que não custa dinheiro!

 Há urgência na construção de uma estratégia que responda às necessidades concretas deste Douro Sul .

Sem novas soluções, há eventuais perdas em saúde e qualidade de vida dos Sul durienses, que pesarão nas consciências de todos nós!

 Para novas realidades - demograficas em particular - precisamos de um rasgo de vontade para, novas soluções!

Todos temos um papel importante na mudança das coisas!

 Domingos Nascimento»»

NB:VEJA NOS COMENTÁRIOS O QUE TEM MOTIVADO O CHTMAD SER NOTÍCIA NA CS NACIONAL!

11 comentários:

  1. DAQUI:«http://dnecompanhia.blogs.sapo.pt/falar-claro-faz-bem-a-saude-3064»

    ResponderEliminar
  2. ESCLARECIMENTO:

    Na rúbrica "Tarouca Foi Notícia" (poste 10), já poderá ver de forma resumida, alguns dos motivos que levou o CHTMAD (*) a ser notícia bastas vezes no mês de Agosto.

    ProfAnónima

    *CHTMAD, ENGLOBA O HOSPITAL DE LAMEGO, VILA REAL E CHAVES!(E DA RÉGUA?)

    ResponderEliminar
  3. Ao que parece o Hosp. da Régua já não entra na mega-estrutura do Chtmad...

    ResponderEliminar
  4. ELE EXISTEM COINCIDÊNCIAS:

    Hoje...por coincidência ou talvez não...a m/conta do Facebook foi literalmente bombardeada com "coisas" sobre "saúde". O que dizem? Coisas pouco importantes pra se perder tempo com elas.

    A. Monteiro

    ResponderEliminar
  5. AS URGÊNCIA LOCAIS/REGIONAIS

    Quando se fecharam os SAP`s já era previsível que as urgências hospitalares iam subir em flecha, com "falsas urgências".

    Se a memória não me falha, foi na reunião da AMT de Abril de 2014 que uma Cidadão alertou pra algumas coisas relacionadas com a saúde (*), e uma delas foi justamente a questão do entupimento das urgências hospitalares com envio automático dos doentes/acidentados directamente prás urgências.

    Diga-se em nome da verdade, que alguns dos problemas ali apontado foram depois resolvidos, como foi o caso do sistema de marcação das consultas.

    A.Monteiro

    ResponderEliminar
  6. Já vimos que o problema vem de longe. Soluções??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema já tem vem de longe. Diria mesmo que já tem mais barbas brancas que o Pai-Natal, embora em certas alturas alguns serviços fiquem pior. Soluções?

      Eliminar
  7. As aldeias vinhateiras só fazem sentido se trouxerem gente de fora e para isso é preciso divulgação!!!

    ResponderEliminar
  8. RELACIONADO(*)

    «REVISTA DE IMPRENSA

    Médicos recusam vagas para exercer no sul e interior do país

    25.08.2016 às 7h48»

    Daqui: http://expresso.sapo.pt/revista-de-imprensa/2016-08-25-Medicos-recusam-vagas-para-exercer-no-sul-e-interior-do-pais

    (*)ACONSELHO A LEITURA APESAR DE SER OMISSO QUANTO AO CHTMAD.

    ResponderEliminar
  9. "Falta uma solução para a prestação de cuidados no âmbito da medicina física e de reabilitação." Só esta área é que está deficitária? E nas urgências, na urologia e na cirurgia???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada pessoa vê as coisas por um determinado prisma. Por isso o melhor era um acordo entre o poder político local, na definição das PRIORIDADES já que as faltas são muitas. Por mim não tenho a menor dúvida: a prioridade das prioridades é resolver o problema das URGÊNCIAS hospitalares.

      Eliminar