Páginas

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

(8)COISAS INTERNACIONAIS: GUTERRES VENCE A 2ª VOTAÇÃO!:)

[CAROS BLOGUISTAS; NA PASSADA 6ª FEIRA OCORREU A 2ª VOTAÇÃO PRA ELEGER O NOVO SECRETÁRIO-GERAL DA ONU. TAL COMO DA 1ª VEZ ANTÓNIO GUTERRES FOI O GRANDE VENCEDOR AINDA QUE COM UM RESULTADO MENOS POSITIVO. MAL FOI CONHECIDA MAIS ESTA VITÓRIA, MUITAS FIGURAS PÚBLICAS PORTUGUESAS, DE TODOS OS QUADRANTES POLÍTICOS,CORRERAM PRÁS REDES SOCIAIS A FELICITAR O VENCEDOR E A ELENCAR AS SUAS EXCELENTES CARACTÍSTICAS/PERFIL PRÓ CARGO!ProfAnónima]

1-RESULTADO DA VOTAÇÃO EM ANTÓNIO GUTERRES

«António Guterres vence segunda votação para a escolha do novo secretário-geral das Nações Unidas

O Conselho de Segurança voltou a escolher o antigo primeiro-ministro como preferido para ocupar o cargo de secretário-geral da ONU. Continua favorito, mas perdeu apoio em relação à primeira votação.

António Guterres piorou o resultado da votação de julho, depois de ter tido dois votos de desencorajamento

António Guterres voltou a ser o candidato ao cargo de Secretário-Geral das Nações Unidas com melhor votação junto dos 15 países do Conselho de Segurança da ONU. Este resultado confirma o favoritismo do ex-primeiro-ministro português, que ainda assim viu surgir dois votos de “desencorajamento”, depois de uma primeira votação em julho onde nenhum país se opôs à sua candidatura.
Ao todo, recebeu 11 votos de “encorajamento”, dois de “desencorajamento” e outros dois de “não-opinião”. Nesta fase, a votação é feita de forma secreta.

2-RESULTADO DA VOTAÇÃO NOS OUTROS CANDIDATOS
Segundo informação veiculada por vários observadores das Nações Unidas, entre jornalistas e diplomatas, Vuk Jeremić, atual presidente da Assembleia das Nações Unidas e antigo ministro dos Negócios Estrangeiros da Sérvia, surgiu em segundo lugar, com oito votos de “encorajamento”, quatro de “desencorajamento” e três de “não-opinião”.

Depois, por ordem de preferência seguiram-se: Susana Malcorra, ministra dos Negócios Estrangeiros da Argentina; Danilo Türk, ex-Presidente da Eslovénia; a búlgara Irina Bokova, diretora da UNESCO; o macedónio Srgjan Kerim, ex-presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas; Helen Clark, ex-primeira-ministra da Nova Zelândia; a costa-riquenha Christiana Figueres, secretária executiva da Convenção das Nações Unidas Para As Alterações Climáticas; Natalia Gherman, primeira-ministra da Moldávia; Miroslav Lajčák, ministro dos Negócios Estrangeiros e vice-primeiro-ministo da Eslováquia; e Igor Lukšić, ministro dos Negócios Estrangeiros do Montenegro.

Antes desta votação, a ex-ministra dos Negócios Estrageiros da Croácia, Vesna Pusić, desistiu da corrida, depois de ter ficado em último lugar no primeiro pronunciamento dos 15 países do Conselho de Segurança da ONU.» (IN  JORNAL ONLINE "OBSERVADOR)

NB: PODERÁ RECORDAR OS RESULTADOS DA 1ª VOTAÇÃO NO POSTE 21 DE JULHO/2016!

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste momento parece que (e)levar António Guterres a Secretário-Geral da ONU tornou-se num desígnio nacional.

      Eliminar
  2. DAQUI: http://observador.pt/2016/08/05/antonio-guterres-vence-segunda-votacao-para-a-escolha-do-novo-secretario-geral-das-nacoes-unidas/

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar