Páginas

segunda-feira, 27 de março de 2017

(30)COMO FICOU O CASO DOS DOENTES SEM COMIDA E MEDICAMENTOS?!


[CAROS BLOGUISTAS: E PORQUE HOJE (ontem) É DOMINGO QUESTIONAMOS COMO FICOU O CASO DENUNCIADO PELA SENHORA BASTONÁRIA DA ORDEM DOS ENFERMEIROS, ONDE NOS DAVA CONTA QUE "OS DOENTES DE UM HOSPITAL PORTUGUÊS ESTIVERAM 2 DIAS SEM COMIDA E MEDICAÇÃO"?!]

«Doentes sem comida e medicação. Bastonária repete denúncia na AR
Ana Rita Cavaco disse que caso será remetido ao Ministério Público com todos os detalhes

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros reiterou hoje no parlamento a denúncia de que há doentes privados de alimentação e medicação no Serviço Nacional de Saúde, afirmando que revelará ao Ministério Público qual o hospital em causa e detalhes do caso.

Ana Rita Cavaco disse aos deputados da comissão parlamentar de saúde que a denúncia que fez no dia 12 de dezembro se baseia numa participação escrita, tecnicamente fundamentada, recebida na Ordem dos Enfermeiros no dia anterior.

"No dia da denúncia, o serviço em causa tinha 24 doentes para dois enfermeiros, não cumprindo a lotação segura", afirmou.

De acordo com a bastonária, o serviço abriu sem material básico.

"Já não falo na dignidade das pessoas, porque essa está no lixo, no Serviço Nacional de Saúde há muito tempo", declarou.

A responsável foi chamada à comissão de saúde da Assembleia da República (AR) a pedido do CDS/PP, na sequência de uma denúncia que fez no mês passado sobre doentes que durante dois dias não receberam alimentação e medicação numa unidade de saúde.

Doentes ficaram dois dias sem comer e sem medicação

"Aquilo com que me comprometi, quando tomei posse, foi falar verdade por todos nós", afirmou a bastonária, referindo ter "muito orgulho" nos profissionais que denunciaram, esta situação.

"Estas denúncias estão a chegar à Ordem. Esta é também uma função social das ordens", sublinhou.

A bastonária, em resposta aos deputados, acrescentou que o mesmo serviço tinha, na terça-feira (dia anterior à audição), 30 doentes internados para os mesmos dois enfermeiros.

Ana Rita Cavaco disse ainda que contactou a administração do hospital quando recebeu a denúncia e que lhe foi negada a abertura do serviço.

A responsável relatou que contactou a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) e que foi feita à unidade uma visita durante a noite onde os factos relatados foram confirmados. (CONT. NOS COMENTÁRIOS)

NB: ESTÁ PROVADO QUE "A ERA DOS FACEBOOKS", SE CARACTERIZA POR SE VIVER EXCESSIVAMENTE AS COISAS NO DIA EM QUE APARECEM MAS LOGO SE ESQUECEM. NATURALMENTE QUE SOMOS DESTA ERA, MAS PROCURAMOS CONTRARIA ESTE ASPECTO, PRINCIPALMENTE QUANDO O QUE ESTÁ EM CASA SÂO OS MAIS VULNERÁVEIS, COMO É O CASO DAS PESSOAS HOSPITALIZADAS(ponto)

9 comentários:

  1. (CONTINUAÇÃO DO TEXTO DO POST)

    Posteriormente, segundo contou a bastonária, foi feita uma visita oficial durante o dia, tendo sido encontrado material ainda embalado e já existiam cortinas a separar os doentes.

    "Este serviço abriu sem planeamento", acusou.

    Questionada pelos deputados, a bastonária disse que denunciou uma situação em concreto e que chegou ao conhecimento da ordem, e que não pode garantir se existem ou não outros serviços casos idênticos.

    Ana Rita Cavaco disse, porém, que alertou há nove meses para a falta de condições e recursos no Serviço Nacional de Saúde (SNS): "Tem efetivamente um cenário dramático neste momento", disse.

    A bastonária reiterou que houve falta de alimentação e medicação porque o serviço abriu sem condições.

    "Para nós, era um armazém de doentes. Não nos podem pedir para sermos coniventes com esta situação", referiu.

    A bastonária disse ainda que o hospital ficou de responder às questões suscitadas pela Ordem até ao fim do ano, o que não aconteceu, pelo que o caso será remetido ao Ministério Público com todos os detalhes.

    Em respostas às questões colocadas pelos deputados sobre as afirmações que proferiu no mês passado, nomeadamente pelo grupo parlamentar do PS, a bastonária disse: "Não sei se é do primeiro mundo esperar 11 horas numa urgência. Morrem 12 pessoas por dia por causa das infeções hospitalares".

    Perante a insistência dos deputados, relativamente à identificação do hospital, Ana Rita disse que foi informada a tutela.

    No final da audição, a bastonária voltou a defender que há um "problema de organização e de subfinanciamento gravíssimo" no SNS.

    "É com muita tristeza que saio daqui e vejo que não são capazes de entender para um pacto para a saúde", concluiu.»

    DAQUI:http://www.dn.pt/sociedade/interior/doentes-sem-comida-e-medicacao-bastonaria-repete-denuncia-na-ar-5585474.html

    ResponderEliminar
  2. Mais um caso que vai cair no esquecimento das pessoas. Como ficou o caso das crianças do centro escolar? Estas não são vulneráveis??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por agora só isto: o assunto NÃO está esquecido, acredite! (am)

      Eliminar
  3. Sempre a falar dos problemas de fora e de cá nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhe que não...olhe que não!

      E quem disse que este é um problema de fora? Tudo indica que sim mas ninguém sabe.

      Eliminar
    2. Pelo texto fica-se com a ideia que os factos ocorreram num local novo que entrou em funcionamento sem os meios mínimos necessários. Ora, nos não tivemos nenhum serviço novo que tivesse aberto nos últimos meses.

      Eliminar
  4. Atendi especialmente a isto:

    «Doentes ficaram dois dias sem comer e sem medicação

    "Aquilo com que me comprometi, quando tomei posse, foi falar verdade por todos nós", afirmou a bastonária, referindo ter "muito orgulho" nos profissionais que denunciaram, esta situação.

    "Estas denúncias estão a chegar à Ordem. Essa é também uma função social das ordens", sublinhou.»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda gostava de salientar a parte final do texto:

      «No final da audição, a bastonária voltou a defender que há um "problema de organização e de subfinanciamento gravíssimo" no SNS.

      "É com muita tristeza que saio daqui e vejo que não são capazes de entender para um pacto para a saúde", concluiu.»

      Eliminar
  5. A grande maioria dos comentários enviados pra este post foram divulgados, embora alguns um pouco tarde pq foram parar ao Spam! ProfAnónima*

    *Do lado de fora pq o sistema não nos deixa escrever com o carimbo do blog.

    ResponderEliminar