O texto que foi eliminado era relativo à visita ao Dciap efectuada pelo Presidente da República, no dia 7/9, na companhia da Procuradora-Geral da República e da Ministra da Justiça. ProfAnónima
Resolvemos "eliminar" o comentário anterior pois desde que foi publicado (Anónimo-7 de setembro de 2016 às 23:54), este post deixou de aparecer no painel de controle do blog.
o problema era mesmo o comentário do dia 7/9 entretanto eliminado, pois no painel já voltam a aparecer as visualizações desse post!
As visualizações anteriores continuam "perdidas". O número de visualizações deste post eram as habituais que se costumam registar sempre que postamos alguma coisa relativa à "Política Nacional".
2-Somos, isso sim, pró Democracia(*), e sendo a Justiça um dos seus pilares fundamentais, estamos naturalmente atentos ao seu funcionamento.
3-Não temos uma opinião formada quanto ao "Caso Marquês", porquanto desde o início a CS portuguesa dividiu-se entre a que apoia "Sócrates" (contra ventos e marés) e a que o ataca sem nó nem piedade (a ele, à sua família e amigos), pelo que não temos acesso a dados que nos permita formar um juízo de valor a este respeito.
3.1-Sobre a origem do "Caso Marquês" apenas temos como "certo" que o ex-PM, José Sócrates, teria um nível de vida não compatível com os rendimentos e as justificações que deu à Justiça não terão sido aceites como válidas/credíveis. Igualmente sabemos que o valor considerado suspeito andará na ordem dos 22 milhões de euros. tirando isto, mais NADA sabemos tal é a desinformação que existe.
A MODERADORA PRINCIPAL DO TAROUCAndo
(*)SABEMOS QUE O SISTEMA DEMOCRÁTICO NÃO ESTÁ ISENTO DE DEFEITOS, MAS AINDA ESTÁ POR DESCOBRIR OUTRO MELHOR!...
Não páram de circular reacções (pra todos os gostos) à entrevista dada pelo Sr Doutor Juiz do processo do "Caso Marquês" à SIC.
Pelos Facebooks, e de forma anónima, são imensas e, curiosamente, algumas com bastante interesse (coisa raras por aquelas paragens). Igualmente têm surgido outras em artigos de opinião. Este assunto foi igualmente debatido na última reúnião do "Governo Sombra" (com pinças?) de uma forma curiosa.
Mas as reacções que mais importa reter é a do Sindicato de Juízes que disse que "um Magistrado pode dar entrevistas e falar da sua vida" e o Conselho Superior de Magistratura que acaba de dizer que vão analisar a polémica entrevista na próxima reunião, agendada pra dia 27 de Setembro.
1-O Fórum da TSF regressou ontem, e começou com o tema dos "comandos" e prosseguiu hoje com a polémica entrevista dada pelo Sr Doutor Juiz Carlos Alexandre, responsável pelo "caso marquês".
2-Também Eduardo Dâmaso do CM, dedica a sua crónica a esta questão, "lamentando" que a indignação que agora surgiu não tenha surgido nas decisões tomadas pelo Sr Doutor Juiz Rui Rangel, porquanto ele também interferiu no processo depois de se ter pronunciado sobre ele.
E se o dia D do "caso marquês" era o 15 de Setembro (data limite pra se conhecer o seu desfecho), fruto da tal entrevista o enfoque passou a ser o 27 de Setembro, altura em que o CSM vai reunir pra analisar a malfada entrevista do sr Doutor Juiz Carlos Alexandre.
Segundo a TSF, pró Advogado do "caso marquês" o DIA D continua a ser amanhã, data limite pra se conhecer o desfecho deste caso. Isto é: saber se o Ministério Público acusa ou arquiva o processo.
Afinal de conta, já NÃO é a 27 de Setembro que o CSM vai analisar a polémica entrevista do Sr Dr Juiz Carlos Alexandre. Segundo a CS foi adiada sin die alegadamente que o ex-PM, José Sócrates pediu escusas do Juiz!(continua mais abaixo)
MAIS REACÇÕES À ENTREVISTA: INFORMAÇÃO CONCRETA OU EXPECULAÇÃO?!
A Manchete da edição do CM de hoje é: "Superjuiz abdica do caso Sócrates". Mas quem ler depois a notícia não conclui que tal tenha acontecido.
Na manchete o próprio CM reconhecer que "declarações polémicas enfraquecem Magistrado" (referindo-se à entrevista à sic, mais concretamente a referência a "amigos ricos").
MAIS OUTRA REACÇÃO À ENTREVISTA: JOSÉ SÓCRATES PEDE RECUSA DO JUIZ DO PROCESSO MARQUÊS
Alguma Comunicação Social está a anunciar que o ex-Primeiro Ministro José Sócrates, acabou de pedir "recusa do superjuiz", pois acha que a imparcialidade está comprometida após a entrevista à SIC.
AQUI:
«Sócrates entrega pedido de recusa do juiz Carlos Alexandre
ÚLTIMA HORA: O CASO MARQUÊS VAI CONTINUAR EM SEGREDO DE JUSTIÇA!....
A PGR emitiu um comunicado dizendo que foram concedidos mais 6 meses pra que a investigação ao Caso Marquês prossiga. Ou seja: ainda não vai ser amanhã que vamos conhecer o desfecho deste caso.
Saiba mais aqui:http://www.jn.pt/nacional/interior/mais-seis-meses-para-concluir--investigacao-da-operacao-marques-5389702.html
Aqui fica uma prova que nos leva a dizer que sobre este caso existe muita desinformação. Sim, na realidade a PGR deu mais 6 meses pra se prosseguir com a investigação, já que dada a complexidade da situação não terá sido possível condenar/acusar ou absolver/mandar arquivar o processo. Contudo alguma CS só falam em acusação. Porquê que temos de falar em "acusados" mesmo antes do MP o declarar?! ProfAnónima
ESCLARECIMENTO: OPERAÇÃO MARQUÊS vs CASO MARQUÊS-AS DIFERENÇAS
Ora bem, pra nós existia uma processo judicial denominado "Operação Marquês". Mas esta operação começou a ficar tão "embrulhada", que ela própria se transformou num CASO. Daí a denominação de "Caso Marquês".
Em suma: embora as 2 coisas estejam intimamente ligadas, entendemos que são coisas distintas, e é justamente ao "caso marquês" que estamos mais atentos pois é este que reflete o estado da nossa Justiça.
Não é fácil resumir tudo o que tem acontecido nos últimos dias Neste(a) História(s), pois os acontecimentos sucedem-se uns atrás dos outros, mas vamos tentar fazê-lo:
1-À medida que o dia 15 de Setembro se aproximava, estavamos todos à espera pra conhecer o desfecho do processo denominado de "Operação Marquês" (acusação ou arquivamento). Mas em vez disso, na noite do dia 14 a PGR informa que tinha concedido mais meio ano pra investigações. Assim sendo, era suposto fazer-se silêncio sobre o assunto(s), mas não, porque:
2-Fruto da polémica entrevista dada pelo Sr Doutor Juiz do processo à SIC, levou o visado a pôr em causa a sua imparcialidade, pedindo por isso escusas.
3-Por sua vez o CSM vem dizer que vai analisar a polémica entrevista na reunião do dia 27/Setembro. Mas hoje veio dar o dito pelo não dito e já diz que esta analise foi adiada "sin die".
4-Entretanto o Advogado do processo acusa de "ilegalidade" este prolongamento de prazo até porque não é dado conhecimento dos "novos factos".
5-E no meio disto tudo como se tem portados a Comunicação Social?!
Devemos dizer que agora começámos a "encontrar" alguma CS que se "esforça" por nos dar informação isenta (o quê, quando, como e onde, deixando os considerando na gaveta).
Em que nos baseamos pra dizer isto? Veja os 2 comentários a seguir!
INFORMAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A CS ESCRITA DO DIA 15 DE SETEMBRO-I
Ontem à noite, a PGR informou que devido à complexidade do Processo Marquês, foi dado mais meio ano ao Ministério Público da "Operação Marquês" pra concluir a investigação (e só depois possa decidir pela acusação ou arquivamento).
Mas hoje a CS Portuguesa apareceu a usar isto das mais variadas formas:
1-o DN escreveu um texto intitulado "Decisão do Processo Marquês adiado por mais 6 meses"
2-o CM e o JN, falam em mais tempo pra "acusar José Sócrates".
2.1-o CM faz mesmo a sua manchete acusando José Sócrates de querer decapitar a investigação (por ter pedido escusas do juiz)
3-o Público escreve na 1ª pág.:«Investigação a Sócrates dura há 3 anos e 2 meses sem acusação!"
INFORMAÇÃO/OPINIÃO PESSOAL: UM OLHAR SOBRE A CS ESCRITA DO DIA 15 DE SETEMBRO-II
O Sr Director-Adjunto dedicou a sua crónica de hoje à História Marquês: tanto à Operação Marquês, que tem como principal suspeito o ex-PM José Sócrates; como ao "Caso Marquês" que tem como principais visados os Magistrados do Processo e alguma CS (por ter violado sistematicamente o segredo de justiça, etc).
Eduardo Dâmaso embora classifique de "imprudente" a entrevista do Sr Juiz Carlos Alexandre(*), acaba a desvaloriza-la dizendo:
-«O QUE IMPORTA SABER É SE SÓCRATES É OU NÃO CORRUPTO" E NÃO O QUE O JUIZ PENSA. Vamos por partes:
Concordamos totalmente que o importante da "Operação Marquês" é saber se o ex-PM é ou não corrupto (e esse devia ser o único objectivo deste processo). Mas saber o que o Sr Dr Juiz pensa (à priori sobre o caso) também é importante pois é isso que nos leva a aferir se o processo está nas mãos de uma Pessoa com a isenção/imparcialidade necessária ou não. Ou não será assim?!
Reconhecemos que este Sr Jornalista costuma dar-nos visões interessantes/abrangentes das coisas. Mas, desta vez, julgamos que não dominou suficiente a lógica das coisas, ao querer dissociar coisas intimamente ligadas.
ERRATA: Na 1ª linha do texto deverá ler-se: «O Sr Director-Adjunto do Correio da Manhã, Eduardo Dâmaso, dedicou a sua crónica de hoje à História Marquês:(...)»
INFORMAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A CS ESCRITA DO DIA 15 DE SETEMBRO-III
Também o Diário Digital titula a sua notícia dizendo que "a PGR dá mais tempo pra concluir a acusação", mas o texto que se segue clarifica a situação. Ora vejam:
«Operação Marquês: PGR dá mais seis meses para conclusão da acusação
A Procuradoria-Geral da República (PGR) informou hoje que concedeu mais 180 dias (seis meses) para a "realização de todas as diligências de investigação consideradas imprescindíveis" na Operação Marquês, que envolve o ex-primeiro-ministro José Sócrates.
Em nota enviada à imprensa ao final da tarde, a PGR sublinha que, "nos últimos dias", os magistrados do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) "afetos ao inquérito informaram o superior hierárquico de que circunstâncias imponderáveis e extraordinárias impediam a conclusão da investigação" no tempo previsto, 15 de setembro, quinta-feira. (...)»
Veja mais aqui::«http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=842167» *** De facto, como pode alguém falar em "acusação" no decorrer de uma investigação? Uma investigação não serve justamente pra ver se o "indiciado" é ou não culpado?!?
Uma semana depois do Dr Juiz do "processo marquês" ter dado uma entrevista à SIC, ontem foi a vez do principal suspeito- José Sócrates- dar outra, desta vez à TSF, que só hoje foi pró ar.
Seguem agora 2 breves apontamento à entrevista e algumas reacções à mesma.
O principal "suspeito" da "Operação Marquês" deu uma entrevista à TSF, onde falou sobretudo da forma como a justiça portuguesa tem conduzido o processo em geral (onde os seus diretos como cidadão raramente foram respeitados), e os últimos "acontecimentos" em particular, sobretudo os ocorridos em Setembro/2016. A Saber:
1-A visita ao Dciap do Sr Presidente da República acompanhado pela Procuradora-Geral da República e a Srª Ministra da Justiça. O ex-MP, José Sócrates viu nesta visita como que um "apoio velado" aos Magistrados que ali trabalham. Ora, são conhecidas as "queixas" constantes à forma como a investigação tem sido conduzida, desde logo pela duração, mas também por não revelarem todos os dados à defesa e pelo pouco cuidado com o segredo de justiça, etc.
1.1-Os jornalistas quiseram ouvir a opinião das 3 personalidades mas foram todos parcos em palavras. A Ministra da Justiça disse mesmo que "não me pronunciou sobre processos em segredo de justiça".
2-Também a polémica entrevista dada pelo Sr Juiz Carlos Alexandre (no dia seguinte à visita referida em 1) foi alvo de duras criticas, reafirmando que ficou claro que este Magistrado não revela imparcialidade qb pra continuar no processo. Recordamos que foi pedida escusa do referido Magistrado.
2.1- A Presidente do Sindicato dos Magistrados, voltou a dar a sua opinião, agora depois de ter ouvido a entrevista toda, tendo admitido que lhe pareceu que o Colega se excedeu nas declarações.
3-O Jornalista perguntou a José Sócrates, porquê que ele tendo sido PM não fez nada pra MELHORAR a justiça. Ele respondeu que não tinha a ideia que as coisas estavam neste estado.
3.1-Recordamos que muito recentemente o Sr Presidente da República pediu um pacto prá justiça, pró tornar mais credível e digno.
INFORMAÇÃO: REACÇÕES À ENTREVISTA DO SÓCRATES À TSF-I
A Comunicação Social quis ouvir a opinião de algumas personalidades ligadas à Justiça e à Politica.
1-PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Limitou-se a lembrar que muito recentemente pediu um pacto de regime prá justiça, prá tornar mais credível e digna (aos olhos dos cidadãos).
2-PROCURADORA-GERAL DA REPÚBLICA: Não quis prestar declarações remetendo a sua opinião pró comunicado que emitiu na passada 4ª feira à noite!(onde deu mais 6 meses à investigação)
3-MINISTRA DA JUSTIÇA: Também não quis prestar declarações alegando que "não me pronunciou sobre processos em segredo de justiça".
4-EX-MINISTRA DA EDUCAÇÃO:Lamentou que José Sócrates tenha "politizado a revolta" e compreendeu que a PGR tenha dado mais 6 meses à investigação.
5-COMENTADORES POLITICOS: Aqui podemos ouvir diversas opiniões, mas parece haver consenso que a "investigação vai longa" e que as violações ao segredo de justiça, levou a um julgamento público sem procedentes. Igualmente parece começar a existe um consenso quanto aos "excessos"(*) da entrevista dada pelo Magistrado do processo.
ProfAnónima
(*)FALAMOS QUE "COMEÇA", PQ NOS INÍCIOS ALGUNS POLITICOS USARAM O SEU FACEBOOK PRA BRINCAR COM A SITUAÇÃO E/OU DESVALORIZAR A REFERÊNCIA AOS "AMIGOS".
Na edição de ontem (16/9), o CM colocou em manchete que "O Grupo Lena Confirma Favores de Sócrates" (cit de mem). Durante toda surgiram vários desmentidos a esta informação, dizendo mesmo que vão processar o referido jornal.
Mais: um dos administradores visivelmente incomodado lembrou que o Grupo Lena emprega quase 5 mil trabalhadores e que toda esta situação está a comprometer o trabalho da empresa, pedindo por isso rápido desfecho do processo judicial marquês.
Apesar de todos os desmentidos ocorridos durante a tarde de ontem, o CM volta hoje a confirmar a sua 1ª notícia. Isto é: que o Grupo Lena tinha dito ao MP que guardava dinheiro do ex-PM.
Segundo vários órgãos da CS, o CM viu que tinha errado passados 2 dias e terá colocado essa informação na sua edição online. Em suporte papel só o fez hoje e de uma forma "mui interessante"!(cont. mais abaixo)
Não sei se o Grupo Lena" deva pedir rápido desfecho deste processo, mas parece-me ser justo que peça a alguma CS mais rigor/verdade nas informações e pedidos de desculpa mais audíveis!(e mais não digo...)
NOVO EPISÓDIO DO CASO MARQUÊS: O Sr DOUTOR JUIZ CARLOS ALEXANDRE DÁ NOVA ENTREVISTA E FALA EM AMEAÇAS E REPRESÁLIAS FISCAIS
E se a "Operação Marquês" voltou a entrar em segredo de justiça depois da PGR ter dado mais 6 meses pra investigação(*), já o "CASO MARQUÊS", dá-nos todos os dias novos acontecimentos. Hoje as coisas giram em torno da 2ª entrevista dada pelo Super-Juiz ao Expresso, onde o Dr Juiz volta a falar nas escutas e perseguições mas também acrescenta ameaças e "represálias fiscais".
O Representante do fisco já veio dizer que tudo isto é muito grave pelo que pede que se abra um inquérito com carácter urgente (falou 2ª feira) pra averiguar o que aconteceu ao nível das finanças, acrescentando que os resultados deverão ser tornados públicos.
Bom, por este andar ainda vamos conhecer primeiro o desfecho do processo judicial baptizado de "Operação Marquês" do que o "Caso Marquês", tais são as embrulhadas e personagens envolvidas!
ProfAnónima
(*)É verdade que muitos jornais apareceram hoje a falarem dos "novos factos" que estarão na origem da concessão de mais este tempo pra investigar, mas vamos admitir que entrou em segredo de justiça!...
UM FACTO CURIOSO: PRAZOS LEGAIS PRA INVESTIGAR UM SUPOSTO CRIME
Segundo um órgão da CS, a lei que prevê o dilatamento do prazo (até ao infinito?!) pra investigar casos de elevada complexidade, foi elaborada/aprovada quando José Sócrates era Primeiro Ministro! E esta hein?!
AO QUE PARECE...
ResponderEliminarainda não será desta que vamos conhecer o desfecho do "caso marquês", apesar da PGR ter determinado como limite o 15 de Setembro! Aguardemos...
ProfAnónima
Falou 15 de setembro mas "esqueceu-se" de dizer o ano...
EliminarO 15 de setembro já é amanhã....
EliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarO texto que foi eliminado era relativo à visita ao Dciap efectuada pelo Presidente da República, no dia 7/9, na companhia da Procuradora-Geral da República e da Ministra da Justiça. ProfAnónima
EliminarESCLARECIMENTO: COINCIDÊNCIA?!
ResponderEliminarResolvemos "eliminar" o comentário anterior pois desde que foi publicado (Anónimo-7 de setembro de 2016 às 23:54), este post deixou de aparecer no painel de controle do blog.
Gratos pela V/compreensão
ProfAnónima
PARECE QUE...
ResponderEliminaro problema era mesmo o comentário do dia 7/9 entretanto eliminado, pois no painel já voltam a aparecer as visualizações desse post!
As visualizações anteriores continuam "perdidas". O número de visualizações deste post eram as habituais que se costumam registar sempre que postamos alguma coisa relativa à "Política Nacional".
ProfAnónima
INFORMAÇÃO RELACIONADA:
ResponderEliminarNa passada 5ª feira o Sr Doutor Juiz do "caso marquês" (entre outros) deu uma entrevista à SIC. A restante CS fez eco sobretudo de duas coisas:
-Do facto de se sentir escutado;
-E da necessidade de ter que trabalhar porque não tem fortuna nem amigos ricos.
ProfAnónima
Na sequência desta entrevista já surgiram diversas reacções.
EliminarPor exemplo, o ex-PM, José Sócrates, escreveu um artigo de opinião no DN onde diz que vai processar o Magistrado.
LER AQUI:http://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/convidados/interior/o-juiz-dos-direitos-5381656.html
ESCLARECIMENTO
ResponderEliminar1-Não somos nem pró nem contra "Sócrates".
2-Somos, isso sim, pró Democracia(*), e sendo a Justiça um dos seus pilares fundamentais, estamos naturalmente atentos ao seu funcionamento.
3-Não temos uma opinião formada quanto ao "Caso Marquês", porquanto desde o início a CS portuguesa dividiu-se entre a que apoia "Sócrates" (contra ventos e marés) e a que o ataca sem nó nem piedade (a ele, à sua família e amigos), pelo que não temos acesso a dados que nos permita formar um juízo de valor a este respeito.
3.1-Sobre a origem do "Caso Marquês" apenas temos como "certo" que o ex-PM, José Sócrates, teria um nível de vida não compatível com os rendimentos e as justificações que deu à Justiça não terão sido aceites como válidas/credíveis. Igualmente sabemos que o valor considerado suspeito andará na ordem dos 22 milhões de euros. tirando isto, mais NADA sabemos tal é a desinformação que existe.
A MODERADORA PRINCIPAL DO TAROUCAndo
(*)SABEMOS QUE O SISTEMA DEMOCRÁTICO NÃO ESTÁ ISENTO DE DEFEITOS, MAS AINDA ESTÁ POR DESCOBRIR OUTRO MELHOR!...
Errata: onde se lê "ataca sem nó nem piedade" deverá ler-se "ataca sem dó nem piedade", naturalmente.
EliminarMAIS REACÇÕES À ENTREVISTA
ResponderEliminarNão páram de circular reacções (pra todos os gostos) à entrevista dada pelo Sr Doutor Juiz do processo do "Caso Marquês" à SIC.
Pelos Facebooks, e de forma anónima, são imensas e, curiosamente, algumas com bastante interesse (coisa raras por aquelas paragens). Igualmente têm surgido outras em artigos de opinião. Este assunto foi igualmente debatido na última reúnião do "Governo Sombra" (com pinças?) de uma forma curiosa.
Mas as reacções que mais importa reter é a do Sindicato de Juízes que disse que "um Magistrado pode dar entrevistas e falar da sua vida" e o Conselho Superior de Magistratura que acaba de dizer que vão analisar a polémica entrevista na próxima reunião, agendada pra dia 27 de Setembro.
ProfAnónima
MAIS REACÇÔES À POLÉMICA ENTREVISTA DADA À SIC
ResponderEliminar1-O Fórum da TSF regressou ontem, e começou com o tema dos "comandos" e prosseguiu hoje com a polémica entrevista dada pelo Sr Doutor Juiz Carlos Alexandre, responsável pelo "caso marquês".
2-Também Eduardo Dâmaso do CM, dedica a sua crónica a esta questão, "lamentando" que a indignação que agora surgiu não tenha surgido nas decisões tomadas pelo Sr Doutor Juiz Rui Rangel, porquanto ele também interferiu no processo depois de se ter pronunciado sobre ele.
ProfAnónima
http://www.tsf.pt/forum-tsf/interior/forum-tsf-a-polemica-entrevista-do-juiz-carlos-alexandre-5386472.html
UMA CURIOSIDADE CURIOSA: O DIA D DO CASO MARQUÊS
ResponderEliminarE se o dia D do "caso marquês" era o 15 de Setembro (data limite pra se conhecer o seu desfecho), fruto da tal entrevista o enfoque passou a ser o 27 de Setembro, altura em que o CSM vai reunir pra analisar a malfada entrevista do sr Doutor Juiz Carlos Alexandre.
ProfAnónima
Segundo a TSF, pró Advogado do "caso marquês" o DIA D continua a ser amanhã, data limite pra se conhecer o desfecho deste caso. Isto é: saber se o Ministério Público acusa ou arquiva o processo.
EliminarAfinal de conta, já NÃO é a 27 de Setembro que o CSM vai analisar a polémica entrevista do Sr Dr Juiz Carlos Alexandre. Segundo a CS foi adiada sin die alegadamente que o ex-PM, José Sócrates pediu escusas do Juiz!(continua mais abaixo)
EliminarMAIS REACÇÕES À ENTREVISTA: INFORMAÇÃO CONCRETA OU EXPECULAÇÃO?!
ResponderEliminarA Manchete da edição do CM de hoje é: "Superjuiz abdica do caso Sócrates". Mas quem ler depois a notícia não conclui que tal tenha acontecido.
Na manchete o próprio CM reconhecer que "declarações polémicas enfraquecem Magistrado" (referindo-se à entrevista à sic, mais concretamente a referência a "amigos ricos").
ProfAnónima
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarMAIS OUTRA REACÇÃO À ENTREVISTA: JOSÉ SÓCRATES PEDE RECUSA DO JUIZ DO PROCESSO MARQUÊS
ResponderEliminarAlguma Comunicação Social está a anunciar que o ex-Primeiro Ministro José Sócrates, acabou de pedir "recusa do superjuiz", pois acha que a imparcialidade está comprometida após a entrevista à SIC.
AQUI:
«Sócrates entrega pedido de recusa do juiz Carlos Alexandre
https://www.noticiasaominuto.com/pais/653652/socrates-entrega-pedido-de-recusa-do-juiz-carlos-alexandre?
O Advogado do processo não quer falar sobre o pedido de "recusa" pois diz estar mais focado no que vai acontecer até amanhã.
EliminarÚLTIMA HORA: O CASO MARQUÊS VAI CONTINUAR EM SEGREDO DE JUSTIÇA!....
ResponderEliminarA PGR emitiu um comunicado dizendo que foram concedidos mais 6 meses pra que a investigação ao Caso Marquês prossiga.
Ou seja:
ainda não vai ser amanhã que vamos conhecer o desfecho deste caso.
Saiba mais aqui:http://www.jn.pt/nacional/interior/mais-seis-meses-para-concluir--investigacao-da-operacao-marques-5389702.html
ProfAnónima
No post 22 poderá ler a notícia do site aqui referido.
EliminarOs 6 meses foram dado à OPERAÇÃO MARQUÊS e não ao caso marquês!!!
EliminarENDEREÇOS COM NOTÍCIAS RELATIVAS A CEDÊNCIA DE MAIS 6 MESES À INVESTIGAÇÃO:
ResponderEliminar1-OBSERVADOR:«Investigação a Sócrates ganha mais 6 meses
DAQUI: http://observador.pt/…/investigacao-a-socrates-ganha-mais-…/ »
2-SOL:«Prazo para acusação de Sócrates prolongado
DAQUI:http://sol.sapo.pt/artigo/523744/prazo-para-acusacao-de-socrates-prolongado»
3-JORNAL DE NOTÍCIAS:«Mais seis meses para concluir investigação da Operação Marquês»
http://www.jn.pt/nacional/interior/mais-seis-meses-para-concluir--investigacao-da-operacaomarques5389702.html#ixzz4»
ProfAnónima
Aqui fica uma prova que nos leva a dizer que sobre este caso existe muita desinformação. Sim, na realidade a PGR deu mais 6 meses pra se prosseguir com a investigação, já que dada a complexidade da situação não terá sido possível condenar/acusar ou absolver/mandar arquivar o processo. Contudo alguma CS só falam em acusação. Porquê que temos de falar em "acusados" mesmo antes do MP o declarar?! ProfAnónima
EliminarESCLARECIMENTO: OPERAÇÃO MARQUÊS vs CASO MARQUÊS-AS DIFERENÇAS
ResponderEliminarOra bem, pra nós existia uma processo judicial denominado "Operação Marquês". Mas esta operação começou a ficar tão "embrulhada", que ela própria se transformou num CASO. Daí a denominação de "Caso Marquês".
Em suma: embora as 2 coisas estejam intimamente ligadas, entendemos que são coisas distintas, e é justamente ao "caso marquês" que estamos mais atentos pois é este que reflete o estado da nossa Justiça.
ProfAnónima
INFORMAÇÃO: AS ÚLTIMAS DO PROCESSO/CASO MARQUÊS
ResponderEliminarNão é fácil resumir tudo o que tem acontecido nos últimos dias Neste(a) História(s), pois os acontecimentos sucedem-se uns atrás dos outros, mas vamos tentar fazê-lo:
1-À medida que o dia 15 de Setembro se aproximava, estavamos todos à espera pra conhecer o desfecho do processo denominado de "Operação Marquês" (acusação ou arquivamento). Mas em vez disso, na noite do dia 14 a PGR informa que tinha concedido mais meio ano pra investigações. Assim sendo, era suposto fazer-se silêncio sobre o assunto(s), mas não, porque:
2-Fruto da polémica entrevista dada pelo Sr Doutor Juiz do processo à SIC, levou o visado a pôr em causa a sua imparcialidade, pedindo por isso escusas.
3-Por sua vez o CSM vem dizer que vai analisar a polémica entrevista na reunião do dia 27/Setembro. Mas hoje veio dar o dito pelo não dito e já diz que esta analise foi adiada "sin die".
4-Entretanto o Advogado do processo acusa de "ilegalidade" este prolongamento de prazo até porque não é dado conhecimento dos "novos factos".
5-E no meio disto tudo como se tem portados a Comunicação Social?!
Devemos dizer que agora começámos a "encontrar" alguma CS que se "esforça" por nos dar informação isenta (o quê, quando, como e onde, deixando os considerando na gaveta).
Em que nos baseamos pra dizer isto? Veja os 2 comentários a seguir!
ProfAnónima
INFORMAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A CS ESCRITA DO DIA 15 DE SETEMBRO-I
ResponderEliminarOntem à noite, a PGR informou que devido à complexidade do Processo Marquês, foi dado mais meio ano ao Ministério Público da "Operação Marquês" pra concluir a investigação (e só depois possa decidir pela acusação ou arquivamento).
Mas hoje a CS Portuguesa apareceu a usar isto das mais variadas formas:
1-o DN escreveu um texto intitulado "Decisão do Processo Marquês adiado por mais 6 meses"
2-o CM e o JN, falam em mais tempo pra "acusar José Sócrates".
2.1-o CM faz mesmo a sua manchete acusando José Sócrates de querer decapitar a investigação (por ter pedido escusas do juiz)
3-o Público escreve na 1ª pág.:«Investigação a Sócrates dura há 3 anos e 2 meses sem acusação!"
Posto isto, tirem as V/conclusões.
ProfAnónima
INFORMAÇÃO/OPINIÃO PESSOAL: UM OLHAR SOBRE A CS ESCRITA DO DIA 15 DE SETEMBRO-II
ResponderEliminarO Sr Director-Adjunto dedicou a sua crónica de hoje à História Marquês: tanto à Operação Marquês, que tem como principal suspeito o ex-PM José Sócrates; como ao "Caso Marquês" que tem como principais visados os Magistrados do Processo e alguma CS (por ter violado sistematicamente o segredo de justiça, etc).
Eduardo Dâmaso embora classifique de "imprudente" a entrevista do Sr Juiz Carlos Alexandre(*), acaba a desvaloriza-la dizendo:
-«O QUE IMPORTA SABER É SE SÓCRATES É OU NÃO CORRUPTO" E NÃO O QUE O JUIZ PENSA. Vamos por partes:
Concordamos totalmente que o importante da "Operação Marquês" é saber se o ex-PM é ou não corrupto (e esse devia ser o único objectivo deste processo). Mas saber o que o Sr Dr Juiz pensa (à priori sobre o caso) também é importante pois é isso que nos leva a aferir se o processo está nas mãos de uma Pessoa com a isenção/imparcialidade necessária ou não. Ou não será assim?!
Reconhecemos que este Sr Jornalista costuma dar-nos visões interessantes/abrangentes das coisas. Mas, desta vez, julgamos que não dominou suficiente a lógica das coisas, ao querer dissociar coisas intimamente ligadas.
ProfAnónima
ERRATA: Na 1ª linha do texto deverá ler-se: «O Sr Director-Adjunto do Correio da Manhã, Eduardo Dâmaso, dedicou a sua crónica de hoje à História Marquês:(...)»
EliminarProfAnónima
INFORMAÇÃO: UM OLHAR SOBRE A CS ESCRITA DO DIA 15 DE SETEMBRO-III
ResponderEliminarTambém o Diário Digital titula a sua notícia dizendo que "a PGR dá mais tempo pra concluir a acusação", mas o texto que se segue clarifica a situação. Ora vejam:
«Operação Marquês: PGR dá mais seis meses para conclusão da acusação
A Procuradoria-Geral da República (PGR) informou hoje que concedeu mais 180 dias (seis meses) para a "realização de todas as diligências de investigação consideradas imprescindíveis" na Operação Marquês, que envolve o ex-primeiro-ministro José Sócrates.
Em nota enviada à imprensa ao final da tarde, a PGR sublinha que, "nos últimos dias", os magistrados do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) "afetos ao inquérito informaram o superior hierárquico de que circunstâncias imponderáveis e extraordinárias impediam a conclusão da investigação" no tempo previsto, 15 de setembro, quinta-feira. (...)»
Veja mais aqui::«http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=842167»
***
De facto, como pode alguém falar em "acusação" no decorrer de uma investigação? Uma investigação não serve justamente pra ver se o "indiciado" é ou não culpado?!?
ProfAnónima
CASO MARQUÊS: UM NOVO EPISÓDIO
ResponderEliminarUma semana depois do Dr Juiz do "processo marquês" ter dado uma entrevista à SIC, ontem foi a vez do principal suspeito- José Sócrates- dar outra, desta vez à TSF, que só hoje foi pró ar.
Seguem agora 2 breves apontamento à entrevista e algumas reacções à mesma.
ATÉ JÁ!
ProfAnónima
INFORMAÇÃO: SÓCRATES DÁ ENTREVISTA À TSF
ResponderEliminarO principal "suspeito" da "Operação Marquês" deu uma entrevista à TSF, onde falou sobretudo da forma como a justiça portuguesa tem conduzido o processo em geral (onde os seus diretos como cidadão raramente foram respeitados), e os últimos "acontecimentos" em particular, sobretudo os ocorridos em Setembro/2016. A Saber:
1-A visita ao Dciap do Sr Presidente da República acompanhado pela Procuradora-Geral da República e a Srª Ministra da Justiça. O ex-MP, José Sócrates viu nesta visita como que um "apoio velado" aos Magistrados que ali trabalham. Ora, são conhecidas as "queixas" constantes à forma como a investigação tem sido conduzida, desde logo pela duração, mas também por não revelarem todos os dados à defesa e pelo pouco cuidado com o segredo de justiça, etc.
1.1-Os jornalistas quiseram ouvir a opinião das 3 personalidades mas foram todos parcos em palavras. A Ministra da Justiça disse mesmo que "não me pronunciou sobre processos em segredo de justiça".
2-Também a polémica entrevista dada pelo Sr Juiz Carlos Alexandre (no dia seguinte à visita referida em 1) foi alvo de duras criticas, reafirmando que ficou claro que este Magistrado não revela imparcialidade qb pra continuar no processo. Recordamos que foi pedida escusa do referido Magistrado.
2.1- A Presidente do Sindicato dos Magistrados, voltou a dar a sua opinião, agora depois de ter ouvido a entrevista toda, tendo admitido que lhe pareceu que o Colega se excedeu nas declarações.
3-O Jornalista perguntou a José Sócrates, porquê que ele tendo sido PM não fez nada pra MELHORAR a justiça. Ele respondeu que não tinha a ideia que as coisas estavam neste estado.
3.1-Recordamos que muito recentemente o Sr Presidente da República pediu um pacto prá justiça, pró tornar mais credível e digno.
ProfAnónima
INFORMAÇÃO: REACÇÕES À ENTREVISTA DO SÓCRATES À TSF-I
ResponderEliminarA Comunicação Social quis ouvir a opinião de algumas personalidades ligadas à Justiça e à Politica.
1-PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Limitou-se a lembrar que muito recentemente pediu um pacto de regime prá justiça, prá tornar mais credível e digna (aos olhos dos cidadãos).
2-PROCURADORA-GERAL DA REPÚBLICA: Não quis prestar declarações remetendo a sua opinião pró comunicado que emitiu na passada 4ª feira à noite!(onde deu mais 6 meses à investigação)
3-MINISTRA DA JUSTIÇA: Também não quis prestar declarações alegando que "não me pronunciou sobre processos em segredo de justiça".
4-EX-MINISTRA DA EDUCAÇÃO:Lamentou que José Sócrates tenha "politizado a revolta" e compreendeu que a PGR tenha dado mais 6 meses à investigação.
5-COMENTADORES POLITICOS: Aqui podemos ouvir diversas opiniões, mas parece haver consenso que a "investigação vai longa" e que as violações ao segredo de justiça, levou a um julgamento público sem procedentes. Igualmente parece começar a existe um consenso quanto aos "excessos"(*) da entrevista dada pelo Magistrado do processo.
ProfAnónima
(*)FALAMOS QUE "COMEÇA", PQ NOS INÍCIOS ALGUNS POLITICOS USARAM O SEU FACEBOOK PRA BRINCAR COM A SITUAÇÃO E/OU DESVALORIZAR A REFERÊNCIA AOS "AMIGOS".
ERRATA: No ponto 4 onde se lê "Ex-Ministra da Educação" deverá ler-se "Ex-Ministra da Justiça", Paula Teixeira.
EliminarOUTRA INFORMAÇÃO: MANCHETE DO CM INDIGNA VISADO
ResponderEliminarNa edição de ontem (16/9), o CM colocou em manchete que "O Grupo Lena Confirma Favores de Sócrates" (cit de mem). Durante toda surgiram vários desmentidos a esta informação, dizendo mesmo que vão processar o referido jornal.
Mais: um dos administradores visivelmente incomodado lembrou que o Grupo Lena emprega quase 5 mil trabalhadores e que toda esta situação está a comprometer o trabalho da empresa, pedindo por isso rápido desfecho do processo judicial marquês.
PrfAnónima
Apesar de todos os desmentidos ocorridos durante a tarde de ontem, o CM volta hoje a confirmar a sua 1ª notícia. Isto é: que o Grupo Lena tinha dito ao MP que guardava dinheiro do ex-PM.
EliminarSegundo vários órgãos da CS, o CM viu que tinha errado passados 2 dias e terá colocado essa informação na sua edição online. Em suporte papel só o fez hoje e de uma forma "mui interessante"!(cont. mais abaixo)
EliminarProfAnónima
Não sei se o Grupo Lena" deva pedir rápido desfecho deste processo, mas parece-me ser justo que peça a alguma CS mais rigor/verdade nas informações e pedidos de desculpa mais audíveis!(e mais não
Eliminardigo...)
RESUMINDO E CONCLUINDO:
ResponderEliminarDIZEM QUE A OPERAÇÃO MARQUÊS VAI LONGA;
MAS O CASO MARQUÊS NÃO LHE FICA NADA ATRÁS!....
NOVO EPISÓDIO DO CASO MARQUÊS: O Sr DOUTOR JUIZ CARLOS ALEXANDRE DÁ NOVA ENTREVISTA E FALA EM AMEAÇAS E REPRESÁLIAS FISCAIS
ResponderEliminarE se a "Operação Marquês" voltou a entrar em segredo de justiça depois da PGR ter dado mais 6 meses pra investigação(*), já o "CASO MARQUÊS", dá-nos todos os dias novos acontecimentos. Hoje as coisas giram em torno da 2ª entrevista dada pelo Super-Juiz ao Expresso, onde o Dr Juiz volta a falar nas escutas e perseguições mas também acrescenta ameaças e "represálias fiscais".
O Representante do fisco já veio dizer que tudo isto é muito grave pelo que pede que se abra um inquérito com carácter urgente (falou 2ª feira) pra averiguar o que aconteceu ao nível das finanças, acrescentando que os resultados deverão ser tornados públicos.
Bom, por este andar ainda vamos conhecer primeiro o desfecho do processo judicial baptizado de "Operação Marquês" do que o "Caso Marquês", tais são as embrulhadas e personagens envolvidas!
ProfAnónima
(*)É verdade que muitos jornais apareceram hoje a falarem dos "novos factos" que estarão na origem da concessão de mais este tempo pra investigar, mas vamos admitir que entrou em segredo de justiça!...
UM FACTO CURIOSO: PRAZOS LEGAIS PRA INVESTIGAR UM SUPOSTO CRIME
ResponderEliminarSegundo um órgão da CS, a lei que prevê o dilatamento do prazo (até ao infinito?!) pra investigar casos de elevada complexidade, foi elaborada/aprovada quando José Sócrates era Primeiro Ministro! E esta hein?!
ProfAnónima