Páginas

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

(25)-ENTREVISTA DO PRESIDENTE DO GINÁSIO CLUBE DE TAROUCA!(José Duarte)

[PARTE DA ENTREVISTA DO PRESIDENTE DO GINÁSIO CLUBE DE TAROUCA, CONCEDIDA AO NOTÍCIAS DE VILA REAL]

Ginásio Clube de Tarouca: Andebol é forte aposta

A cumprir o terceiro ano como presidente do Ginásio Clube de Tarouca, José Duarte orgulha-se do trabalho desenvolvido no presente mandato, para além dos restantes três anos passados como membro da direcção. O ginásio contempla várias modalidades mas é o andebol o desporto que arrasta mais praticantes e simpatizantes.
Fundado em 1983, o clube disponibiliza à população modalidades como a manutenção, dança/step, ambos para senhoras (cerca de 30 praticantes), passando pelo cicloturismo - que conta com cerca de 30 atletas e que realiza anualmente uma viagem pelo norte de Portugal – terminado com a caminhada, em que todos os atletas, praticantes ocasionais e sócios participam. “Tivemos em tempos ginástica artística mas neste momento a grande aposta é o andebol, onde possuímos quatro técnicos nos vários escalões”, contou José Duarte. Ao todo são mais de 150 os praticantes que, anualmente, no sarau do ginásio, no final de Junho, integrados nas festas do São Pedro, se apresentam à comunidade.

Andebol é desporto rei
Passou pouco mais de uma década desde que o andebol foi introduzido no Ginásio Clube de Tarouca e o resultado está à vista. A equipa juvenil (o último escalão de formação do clube) sagrou-se, este ano, campeão nacional da 2ª Divisão, numa final emotiva onde “o público contribuiu bastante”. “Pelo trabalho que temos mostrado à população, começa a surgir um maior interesse pela modalidade. No jogo da final, frente ao Infesta, se não tivéssemos a massa adepta presenta, talvez não fossemos campeões. Estivemos a perder até perto do final e em dois minutos conseguimos dar a volta ao resultado e vencer”, declarou o dirigente. Trata-se de “um trabalho de continuidade que agora deu os seus frutos”.

A prática do andebol, no Ginásio Clube de Tarouca, começa nos 6 anos de idade, até aos 18, desde os bâmbis até aos juvenis. Ao todo contam com perto de 90 atletas. “Não podemos apenas juntar 14 miúdos e pô-los a jogar. Há um trabalho de fundo que é desenvolvido desde os 6 anos. De forma a aproveitar este esforço é que pensamos, este ano, criar uma equipa de juniores (atletas até 22 anos), dando seguimento às várias equipas de juvenis que temos formado. A equipa que se sagrou campeã vai subir, praticamente toda, para o escalão de júnior e como essa classe tem uma margem de idade significativa, os que subiram em anos anteriores a juniores ainda poderiam voltar ao clube e fazer uma equipa competitiva. É um projecto ambicioso mas gratificante”, disse.

A final da prova foi disputada precisamente em Tarouca, dada a forte tradição ligada à modalidade que se tem implementado no concelho nos últimos anos. “Este ano fomos os primeiros classificados do grupo e apurados directamente para a fase final. Juntou-se a nós o ABC de Braga, o Infesta e o Paços de Brandão. Porque passamos à fase final, propusemos à federação que fossemos nós a organizar o torneio (final four)”; explicou.

Para além desta prova, o município, em colaboração com o ginásio, organiza anualmente, por altura do carnaval, um torneio de andebol juvenil. “A federação interrompe os campeonatos e escolhe as melhores equipas para vir competir a Tarouca. Entre Benfica, Porto, Sporting, ABC, etc.”, esclareceu.

(...)

Filipe Ribeiro

Leia o artigo na íntegra na edição de 22 de Agosto do Notícias de Vila Real, já nas bancas.

(ENVIADO POR: ASSUNÇÃO MONTEIRO)

1 comentário: