Páginas

domingo, 26 de julho de 2015

(20)A N/MENSAGEM PRÓ DIA DOS AVÓS!

 Resultado de imagem para dia dos avós

HÁ MUITO QUE SE SABE QUE (afinal) UMA CRIANÇA NÃO É UM ADULTO EM MINIATURA!


MAS...

JULGAMOS QUE AINDA HÁ UM LONGO CAMINHO A PERCORRER ATÉ "CONVENCER" AS PESSOAS(nota a) QUE "OS IDOSOS NÃO SÃO CRIANÇAS GRANDES COM CABELOS BRANCOS"!PRINCIPALMENTE AQUELES QUE PERDERAM CAPACIDADES MOTORAS MAS CONTINUAM A MANTER AS SUAS FACULDADES MENTAIS/INTELECTUAIS INTACTAS!


VOTOS DE UM BOM DIA DOS AVÓS!

A MODERADORA PRINCIPAL DO TAROUCAndo

NB: NOS COMENTÁRIO PODERÁ VER ALGUMAS ACTIVIDADES PREVISTAS PRA ESTE DIA E AINDA UM POUCO DA HISTÓRIA DESTE DIA!
 

13 comentários:

  1. ProfAnonima26 de julho de 2015 às 17:32

    NOTA A:JULGAMOS QUE URGE "CONVENCER" AS PESSOAS DESTA REALIDADE, PARTICULARMENTE AS QUE TRATAM DELES, QUER EM CONTEXTO PARTICULAR OU EM LARES

    ResponderEliminar
  2. ACTIVIDADES PRÓ DIA DOS AVÓS:

    De acordo com a informação mais actualizada, este dia vai ser assinalado com mais "ênfase" em Mondim da Beira! (ver post 19)

    O Grupo Elas também pensar "homenagear" os Avós & Netos que fazem parte do grupo, mas será um pouco mais tarde devido às férias de alguns elementos!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  3. NÃO FOI BEM UMA ACTIVIDADE, MAS....

    Na missa das 11, o Sr Pe Carlos não teve a vida nada "facilitada", pois via-se que queria muito falar dos avós, mas tinha um casamento e um baptizado. Gostei de ver o "engenho" discursivo pra conseguir contemplar todos. Parabéns!

    Anónima

    ResponderEliminar
  4. Este problema é uma realidade e parece-me de fácil solução: apostar na formação dos profissionais que trabalham nos lares.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. concordo que se aposte na formação destes profissionais e que se reconheça que é um trabalho esgotante pelo que deviam de receber um pouco mais do que quem trabalha com crianças.

      Eliminar
    2. Uma pessoa só aceita fazer formação se tiver humildade suficiente de admitir que não sabe tudo. Mas cá no burgo todos julgam que já nasceram mestres em tudo.

      Eliminar
    3. Não falem do que não sabem. Os funcionários da Santa Casa têm recebido muita formação. Pode é faltar alguma formação mais especifica para os idosos.

      Eliminar
  5. E porque não apostar na formação para a dignidade das famílias? Quantos idosos entram no rol do descartável para as famílias? O lugar dos idosos é nas suas famílias, só excecionalmente nos lares...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostava de saber quem é o autor deste comentário para ver se é algo sentido ou mais uma daquelas coisas que se dizem por dizer pois têm tradução nas práticas de certas pessoas.

      Eliminar
    2. Muitas vezes as familias até podiam tomar conta dos familiares idosos, se tivessem uma boa ajuda externa nos banhos, etc.

      Eliminar
  6. Caro(a) Anónimo(a)

    Este ano, a mensagem do TAROUCAndo pró dia dos avós foi esta:

    «OS IDOSOS NÃO SÃO CRIANÇAS GRANDES COM CABELOS BRANCOS!»

    Ora, isto pressupõe uma outra forma de ver o idoso, esteja ele aos cuidados da sua familia ou num lar, ou em regime misto (centro de dia).

    E como ninguém nasce ensinado...e muitas vezes até se é induzido em erro por ditotes(*)...julgamos que faz todo o sentido existir formação pra quem lida com os idosose(ponto)

    Assim, não percebemos o motivo pra tanto "incomodo", bem patente no seu comentário das 23:46!?

    Gratos Pela sua participação!

    ProfAnónima

    (*)um dos "ditotes" que poderá estar na base de alguma confusão sobre o "ser idoso", pode ser este:"de velhinho torna-se pequenino".

    ResponderEliminar
  7. «OS IDOSOS NÃO SÃO CRIANÇAS GRANDES COM CABELOS BRANCOS!», já levei para o facebook.

    ResponderEliminar
  8. Ouvi dizer que alguns funcionários e até alguns responsáveis, não gostaram desta mensagem , e muito menos de alguns comentários que se seguiram. Mas também que alguns gostando ou não, concordaram, e isto é o que importa. A quem pode incomodar mensagens com sugestões positivas???

    ResponderEliminar