Páginas

sábado, 2 de setembro de 2017

(02)DIVERSOS DE SETEMBRO/17!(informe, elogie, denuncie...)

«PROVÉRBIO: OS SÁBIOS DISCUTEM IDEIAS, OS COMUNS DISCUTEM FACTOS E OS MEDÍOCRES DISCUTEM PESSOAS» (ajude-nos a ser "comuns"...)
Resultado de imagem para imagens de cuidados com o sol


O TEMPO

QUENTE E SECO 

ESTÁ DE VOLTA!...



Caros Bloguistas!


Aqui está o post pra onde pode enviar os seus elogios, as suas denúncias, as informações úteis prós Tarouquenses, mas também onde pode colocar as suas perguntas/dúvidas!(e neste caso, esperar que alguém apareça a responder)


Aquele Abraço!
ProfAnónima

NB: RECORDAMOS QUE OS ASSUNTOS VÃO SENDO COLOCADOS NOS COMENTÁRIOS, AO LONGO DO MÊS, E SE SE JUSTIFICAR CONSTRUIREMOS UM POST! 

48 comentários:

  1. NOTA PRÉVIA:

    Esta rubrica já nos acompanha há quase 6 anos e continua a servir prós mesmos fins. Contudo, nestes meses que antecedem as Autárquicas/17, agradecemos que os assuntos com elas relacionados sejam enviados prós postes específicos. A saber:

    -"Preparativos das Autárquicas" e "Agora o Entrevistador é Você"! (a serem criados muito em breve, se...)

    Gratos pela V/compreensão e colaboração!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  2. ESCLARECIMENTO: A IMAGEM

    Voltamos a usar a mesma imagem neste post, porque os meteorologistas voltam a alerta pra tempo quente e muito seco!...

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  3. (texto deixado no post 1)

    INFORMAÇÃO: ESTÁGIO DA ORQUESTRA DE SOPROS

    «Durante esta semana decorreu o II Estágio de Orquestra de Sopros Vale Varosa, organizado pela Associação de Desenvolvimento Local - Vale Varosa.

    Hoje [1/9] pelas 21:30, no Auditório Municipal decorre o concerto final, pelo que convidamos todos os interessados a assistir.

    Estamos certos que esta foi mais uma iniciativa que contribuiu para o desenvolvimento musical e humano dos mais de 80 participantes.»(In face de José Damião 2 h ·)»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já pode ver um pequeno vídeo no facebook do Dr Domingos Nascimento!

      Eliminar
  4. INFORMAÇÃO/DENUNCIA: "VANDALIZAÇÃO" DE CARTAZES DO PS

    Chegou ao n/conhecimento (post 1) que pela calada da noite alguém se "entretém" a cortar os fios que sustentam o cartaz socialista com os candidatos à Junta de Tarouca-Dalvares!(cont.)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de algum trabalho de campos ficou MUITO claro que estavamos perante o 3º incdente autárquico pelo que fizemos o post 5!

      Eliminar
  5. INFORMAÇÃO: O CDS-TAROUCA APRESENTA...

    Amanhã (3/9) pelas 18 horas o CDS-Tarouca vai fazer a apresentação pública dos seus candidatos, na Loja nº2 junto à Rotunda do Mártir S. Sebastião! (saiba mais no post 1)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos a pensar divulgar um texto/radiografia deste evento tal como fizemos com o PSD e do PS! (ver postes 24 e 27 de julho, respectivamente)

      Eliminar
    2. Onde está a radiografia??? As outras saíram mais cedo...

      Eliminar
  6. INFORMAÇÃO/AVISO: REUNIÃO DA CÂMARA ANTECIPADA

    A reunião ordinária e pública do Executivo Camarário marcada pra dia 7/9, foi antecipada* prá próxima 2ª Feira (dia 4), pelas 10 horas.

    Recordamos que nesta reunião vão ser analisados/votados os documentos a apresentar à Assembleia Municipal. Esta seria mais uma reunião igual a tantas outras, não fosse o facto de nela vir a ser apresentado a revisão do PDM.

    ProfAnónima

    *A justificação apresentada foi "conveniência de serviço".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antecipada ou adiada? Ouvi dizer que a agenda era muito extensa pelo que vai continuar hoje ou amanhã. Sabem alguma coisa a este respeito? Maria

      Eliminar
    2. D. Maria, segundo fonte bastante segura a reunião demorou 1 hora e foram tratados todos os assuntos que constavam na Ordem de Trabalhos!ProfAnónima

      Eliminar
    3. A reunião da Câmara terá sido antecipada para permitir a ida do Sr Presidente à Suiça!

      Eliminar
  7. INFORMAÇÃO: REUNIÃO DA AMT

    No próximo dia 11/9, pelas 14:30 horas, vai acontecer uma nova reunião da Assembleia Municipal de Tarouca. Segundo o edital que a anuncia, a partir do dia 5/9 será divulgada a Ordem de Trabalhos!(cont.)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o dia 5 terminou sem que a Ordem de Trabalhos da AMT fosse revelada, mas sabemos que estão lá 2 pontos que estão a causar alguma celeuma nas redes sociais e por aí. São eles:

      -A aprovação pelo PSD da revisão do PDM e a proposta pra contratar mais um gestor prá Câmara. Esta proposta foi igualmente aprovada pelos vereadores do PSD!

      Estas decisões já mereceram várias reacções negativas pelos candidatos do PS e do CDS/PP! (cont. aqui ou num post especifico)-ProfAnónima

      Eliminar
    2. DUAS COISAS:

      1-No Facebook oficial da Assembleia Municipal de Tarouca encontra-se postada a Ordem de Trabalhos desta reunião da AMT.

      2-No post 8 poder´o convite pra esta reunião da AMT, a última presidida pelo Dr Domingos Nascimento! ProfAnónima

      Eliminar
  8. INFORMAÇÃO GERAL: AGENDA DE EVENTOS

    Ainda não "saiu" a agenda de eventos relativa a Setembro/Outubro, pelo que só conhecemos as actividades tradicionais e as que exigiram inscrição prévia!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  9. INFORMAÇÃO: CONCURSO DE MODA...EM CROCHÉ

    No próximo dia 10/9 pelas 15:30 horas vai acontecer no Centro Paroquial um desfile de moda Eco, organizado pela Associação Intergeracional Elas (grupo elas).

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  10. INFORMAÇÃO: OUTRAS ACTIVIDADES

    Sabemos que neste mês vão acontecer as festas do Senhor do Monte e as de S. Miguel!

    Também sabemos que as "Sopas da Cantina", organizadas pelo Centro Social de Salzedas, vão ocorrer este mês.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  11. UMA PERGUNTA/SUGESTÃO:

    Nunca percebi porquê que nos congressos partidários vão delegações dos vários partidos e nas festas de apresentação dos projectos autárquicos tal (ainda) não acontece.
    Será que alguém quer passar um atestado de menoridade democrática aos autarcas ou será que os políticos nacionais conhecem as regras democráticas e os políticos locais ainda não?! Deixo a pergunta/sugestão! Saudações Democráticas a todas as candidaturas locais!

    AMonteiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr AMonteiro, ai esta uma questão muito pertinente, a ver se obtem resposta.

      Eliminar
  12. INFORMAÇÃO/PERGUNTA: FACEBOOKS DE (DES)APOIO ÀS CANDIDATURAS

    Na semana passada apareceram várias contas anónimas no Facebook de (des)apoio as candidaturas. Algumas já foram entretanto bloqueadas.

    Uma dessas contas chamava-se ADN-TAROUCA, e chegou-nos a informação que hoje vamos ficar a saber quem eram os seus legítimos proprietários. Será??! Aguardemos...

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Afinal NÃO conseguimos saber quem era o moderador desta conta no Facebook. Mas achamos MUITA coincidência que nos discursos dos cabeças de lista do CDS á Câmara e à Assembleia Municipal fosse referida esta expressão: "com rigor porque está no nosso ADN!"--ProfAnónima

      Eliminar
    2. Minha cara, so conseguiria aceder ao titular da conta de Facebook se houvesse materia criminal, caso contrario nunca poderia saber.
      Outra situacao refere-se a ingenuidade das pessoas, porque quaquer pessoa pode criar uma página e assumir certas frases, para levar a pensar que foi esta ou aquela pessoa...
      Mas mesmo que por coincidência, se nao houver prova ou materia factual, não se aponta o dedo...

      Eliminar
  13. BREVE APONTAMENTO DA FESTA DE APRESENTAÇÃO DOS CANDIDATOS DO CDS-TAROUCA

    Tal como foi anunciado no convite, a festa começou às 18 horas e terminou por volta das 21.
    O Presidente da Concelhia confidenciou que lamentou não ter requisitado o auditório municipal por uma questão de espaço e comunidade dos tarouquenses ali presentes.

    E se os discursos dos candidatos às juntas se centrou sobretudo no que pensam vir a fazer (caso sejam eleitos), já os dos cabeças de lista à Câmara e Assembleia Municipal estavam cheios de perguntas e acusações ao actual executivo camarário, tais como: as pressões aos candidatos do CDS, promessas feitas em 2013 e não cumpridas (zona industrial, etc), o favorecimento de uns em detrimento de outros (empregos, pdm, etc), pouca transparência em alguns actos administrativos, mau posicionamento nos rankings da transparência e financeiros. A este propósito, o candidato à Assembleia Municipal, Dr Carlos Cabral disse mesmo:

    -«Espero que o Executivo Camarário (me) explique o "desvio" de mais de um milhão de euros na rubrica dos prejuizos acumulados de 2015 para 2016 dado que da consulta do anuário financeiro
    não se consegue perceber, ficando-se com a ideia de ter havido uma maquiagem das contas (...)».

    Tanto o candidato à Câmara, Jorge Melo, como o candidato à Assembleia Municipal, Carlos Cabral, foram muito críticos quantos à composição do executivo que classificam de ser muito caro-"meteram 4 vereadores quando só elegeram 3"- e pediram a suspensão do processo de aprovação da revisão do PDM por forma a permitir a desejável discussão de todos os interessados. O Deputado Helder Amaral também teceu duras críticas à forma como foi conduzido o processo de revisão deste documento.

    Quanto à dívida, o Dr Cabral acusou tanto o executivo do PS como do PSD: "o primeiro deixou uma dívida prós nossos filhos pagarem; estes vão deixar uma vida prós nossos netos a pagarem um dia!" (referindo-se à triplicação do prazo prevista na recente restruturação da dívida camarária).

    O Sr Jorge Melo também lamentou que o actual executivo tenha tomado atitudes que desmotivaram os funcionários da Câmara e criticou que este Executivo porque "tem um Presidente que delegou tudo nos vereadores e assessores pelo que se limita a assinar papéis!", disse.
    ***
    E prontos, aqui fica um breve apontamento deste evento ficando desde já prometido o envio de material pra que se possa fazer a "radiografia! (ainda me faltam alguns elementos)

    ATÉ BREVE!(se...)

    AMonteiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No acima descrito, não se ve mais do que candidatos com duvidas que querem ver esclarecidas, mas como eleitor questiono eu onde estão as obras prometidas..
      Se falam em contas mal resolvidas, esses senhores candidatos a cargos publicos inventam numeros, e isso que acabou de referir AMonteiro, ora se inventam... São m....
      Mas se de facto estes senhores candidatos estiverem bem seguros do que dizem, se gurdarem os trunfos para o fim.
      Ninguém se julgue intocável, porque as provas por vezes vêem de onde menos se espera, e só ir juntando coisas consideradas irrelevantes ao longo de 4 anos...

      Eliminar
    2. Na sequência do comentário das 00:33, apenas deixamos como complemento, um pequeno texto recebido no Post 4: «carlos Cabral 7 de setembro de 2017 às 19:14

      não fez acusações constatou factos, e se quer saber, consulte o anuário financeiro dos municípios portugueses 2016 no site "WWW.occ.pt/PT/a-ordem/.../anuário-financeiro-dos-municípios-portugueses/, bem como o relatório de contas da câmara de 2016.»

      Eliminar
  14. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  15. JUNTO ENVIO UM ARTIGO DE OPINIÃO SOBRE A AGENDA POLÍTICA DAS AUTÁRQUICAS/17 EM TAROUCA

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  17. M/Caros Bloguistas!

    Na sequência da afixação de alguns cartazes a anunciar obras futuras, enviei prós Facebooks das 4 candidaturas o texto e link que se segue:

    «Caros Mandatários das Candidaturas do CDS, da CDU, do PSD e do PS de Tarouca: Como cidadã venho à V/página perguntar SE em Tarouca não se estará a passar, desde ontem, algo semelhante ao que aconteceu na capital e que a CNE reprovou e mandou retirar! Grata pela atenção dispensada. Saudações Democrática!

    Ver Aqui:http://www.tsf.pt/politica/interior/autarquicas-cne-notifica-camara-de-lisboa-para-retirar-publicidade-institucional-8751134.html?»

    AMonteiro

    NB:NB: OS CARTAZES NÃO ME PESAM, MAS ENTENDO QUE É COM GESTOS COMO ESTES QUE O POVO CRIA A IDEIA QUE "ELES FAZEM TUDO O QUE QUEREM" FICANDO DESTA FORMA INTIMIDADO REFUTANDO-SE À PARTICIPAÇÃO CÍVICA(ponto)

    ResponderEliminar
  18. INFORMAÇÃO PRA COLOCAR NOS POSTES 2-4-5-7

    Foram publicados todos os comentários recebidos, até ao momento, nestes potes excepto os relativos a Assessores e à alegada contratação de mais um Gestor! (estes foram eliminados.)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  19. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando não gostam dos comentários apagam-nos não é? mas depois fica um gato escondido com rabo de fora!!!

      Eliminar
  20. JUNTO ENVIO UM PEQUENO TEXTO SOBRE O PASSADO,PRESENTE E O FUTURO DESTA CAMINHADA AUTÁRQUICA

    «INFORMAÇÃO: DAS LISTAS AOS PROGRAMAS, PASSANDO PELOS CARTAZES, SEDES E ETC!

    1-Depois da entrega das listas no Tribunal a 7 de Agosto (e feitas as devidas rectificações por imperativos legais), constatou-se que vamos ter 4 candidaturas à Câmara e à Assembleia Municipal.

    2-Após sorteio oficial, o acaso ditou a seguinte posição no boletim de voto: CDS-CDU-PSD-PS!

    3-Além destes formalismos legais, 3 candidaturas já abriram as sedes, fizeram a apresentação pública dos candidatos e afixaram os seus cartazes. A candidatura do PSD foi a última a afixar os cartazes e a do CDS foi a última a apresentar os seus candidatos. Sobre esta acção ainda muito se fala...

    4-Depois disto aguardamos a chegada da CDU, o debate radiofónico e a divulgação dos programas eleitorais!

    (cont.)

    ATÉ BREVE! (se...)

    Profª A. Monteiro

    NB: Até ao momento já se registaram 4 "incidentes autárquicos". Em 2 deles foram comunicados às autoridades locais (roubo de cartazes) e noutro foi feita a comunicação à CNE (ver post 7).»

    ResponderEliminar
  21. UMA CURIOSIDADE COM DOIS "ROSTOS":

    Pelo Facebook circulam duas contas com dois rostos diferentes. Ou antes: com dois nomes diferentes.

    Uma é de um tal JJ (deve ser sportinguista!) e bate forte na câmara. A outra é propriedade de um "coelho" e por vezes fica-se na dúvida dos objectivos pretendidos! Aguardemos...

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  22. Como ficou o caso da discussão do PDM? Já é pública a nova versão? Já se sabe quem saiu beneficiado e quem saiu prejudicado? Quando entra em vigor?

    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem pode esperar sentada porque fiz perguntas iguais e até agora ainda não me responderam nem publicaram o meu comentário. Zé

      Eliminar
  23. JUNTO ENVIO UM "ARTIGO DE OPINIÃO" SOBRE A ÚLTIMA AMT, OCORRIDA A 119/2017

    ResponderEliminar
  24. M/Caros Bloguistas!

    No passado dia 11 de Setembro decorreu mais uma reunião ordinária da Assembleia Municipal de Tarouca, e tal como aconteceu nas anteriores, foi comunicada a ordem de trabalhos e o convite (figura 1). Agora aqui deixo um "artigo de opinião" sobre a mesma pra ver se se coloca um ponto em alguns assuntos que se vão arrastando (por este blog e não só) à espera de um desfecho
    Foto de Assembleia Municipal de Tarouca.
    (figura 1)
    1-APROVAÇÃO DA REVISÃO DO PDM

    1.1-Porque esta reunião ia ser a última presidida pelo Dr Domingos Nascimento e Secretariada pela Profª Dina Tomé, estava carregada de emotividade.

    1.2-Mas como o EC quis "aproveitar" esta reunião pra "levar" a revisão do PDM à assembleia, fez com que a emoção tivesse triplicado! Pra fundamentar esta "triplicação", refiro as galerias cheias de jovens e menos jovens, vestidos de preto, em protesto silencioso por causa do PDM.

    (imagem 2)

    1.3-Além de um debate acalorado (e por vezes excessivo e muito eleitoralista), há a registar um acontecimento algo insólito. Este aconteceu quando dois elementos entram na reunião e são apresentados como "sendo os responsáveis pela alteração do PDM desde 2011", mas que o Sr Presidente de então, Sr Mário Ferreira, ali presente, esclareceu que "não conheço esses senhores e nunca falei com eles"!(...)

    (imagem 3)
    Assim, pergunta-se: alguém conhece os 2 Senhores que estão à esquerda na imagem 3?!

    1.4-No final o revisão do PDM foi aprovada por larga maioria, pois só os Deputados Municipais Socialistas votaram contra, tendo pró efeito apresentado uma declaração de voto

    2-OUTROS: LOUVORES E ACTAS (segue dentro de momentos)


    ATÉ BREVE! (se...)
    Profª A. Monteiro»

    ResponderEliminar
  25. REUNIÃO DA AMT-11/9/2017-TEXTO 2: OUTROS ASSUNTOS

    2.1-ATRIBUIÇÃO DE LOUVORES

    2.2-REGRAS PRÁ ELABORAÇÃO DAS ÚLTIMAS ACTAS DA AMT

    2.3-....

    ResponderEliminar
  26. JUNTO ENVIO UM NOVO PONTO DE SITUAÇÃO SOBRE A M/SITUAÇÃO PROFISSIONAL:

    ResponderEliminar
  27. O texto mantêm-se actual embora seja necessário acrescentar mais alguns pontos. Estes:

    ResponderEliminar
  28. JUNTO ENVIO UM NOVO PONTO DE SITUAÇÃO SOBRE A M/SITUAÇÃO PROFISSIONAL, JÁ ALGUNS ELEMENTOS EM FALTA:

    ResponderEliminar