Páginas

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

(11)POR CÁ: RADIOGRAFIA DA PRESENTAÇÃO DOS CANDIDATOS DO CDS!(autárquicas/17)

AUTÁRQUICAS/17: ACÇÃO DE CAMPANHA: RADIOGRAFIA DA APRESENTAÇÃO DOS CANDIDATOS DO CDS-TAROUCA!
Foto de Cds-pp Tarouca Cds.---------------

0-NOTA PRÉVIA: esta terá sido a 7ª acção de campanha do CDS-TArouca (pelas nossas contas...)

1-DATA: 03/9/2017, pelas 18 horas

2-LOCAL: Na sede de campanha-2 sito na loja 3 do Ed. do S. Sebastião.

2.1-Coube ao Presidente da Concelhia, Pedro Matos, explicar porque escolheu aquele local. "queríamos criar um ambiente familiar mas arrependemos.nos não termos ido pró auditório pois faltaram cadeiras e espaço".

3-ORGANIZADORES: Vários dirigentes e ex-dirigentes da concelhia, vários militantes e simpatizantes e muitos candidatos.

4-CONVIDADOS ESPECIAIS (vips de fora e de cá): Presidente da distrital, o Deputado eleito por Viseu, Helder Amaral, representes de 3 concelhias vizinhas e ex-autarcas de Tarouca (cont. nos comentários).

5-DISCURSANTES: Discursaram os cabeças de lista às Juntas, o mandatário e o representante da Dr Assunção Cristas, o deputado Helder Amaral e ainda, naturalmente, os cabeças de lista à Câmara, Assembleia Municipal. Destes segue-se um breve resumo muito resumido, recebido nos "diversos" (post 2):

«(...)
E se os discursos dos candidatos às juntas se centrou sobretudo no que pensam vir a fazer (caso sejam eleitos), já os dos cabeças de lista à Câmara e Assembleia Municipal estavam cheios de perguntas e acusações ao actual executivo camarário, tais como: as pressões aos candidatos do CDS, promessas feitas em 2013 e não cumpridas (zona industrial, etc), o favorecimento de uns em detrimento de outros (empregos, pdm, etc), pouca transparência em alguns actos administrativos, mau posicionamento nos rankings da transparência e financeiros. A este propósito, o candidato à Assembleia Municipal, Dr Carlos Cabral disse mesmo:

-«Espero que o Executivo Camarário (me) explique o "desvio" de mais de um milhão de euros na rubrica dos prejuizos acumulados de 2015 para 2016 dado que da consulta do anuário financeiro
não se consegue perceber, ficando-se com a ideia de ter havido uma maquiagem das contas (...)».

Tanto o candidato à Câmara, Jorge Melo, como o candidato à Assembleia Municipal, Carlos Cabral, foram muito críticos quantos à composição do executivo que classificam de ser muito caro-"meteram 4 vereadores quando só elegeram 3"- e pediram a suspensão do processo de aprovação da revisão do PDM por forma a permitir a desejável discussão de todos os interessados. O Deputado Helder Amaral também teceu duras críticas à forma como foi conduzido o processo de revisão deste documento.

Quanto à dívida, o Dr Cabral acusou tanto o executivo do PS como do PSD: "o primeiro deixou uma dívida prós nossos filhos pagarem; estes vão deixar uma vida prós nossos netos a pagarem um dia!" (referindo-se à triplicação do prazo prevista na recente restruturação da dívida camarária).

O Sr Jorge Melo também lamentou que o actual executivo tenha tomado atitudes que desmotivaram os funcionários da Câmara e criticou que este Executivo porque "tem um Presidente que delegou tudo nos vereadores e assessores pelo que se limita a assinar papéis!", disse. 
(...)»

7-LANCHE CONVÍVIO: foi feito um grelhado misto regado com sumos variados, vinho da região e murganheira! (pelas 22 horas ainda lá estavam alguns "resistentes")

E prontos, aqui fica uma espécie de radiografia à apresentação dos candidatos CENTRISTAS às eleições de Outubro/2017!

NB:NO POSTES 24 E 27 DE JULHO JÁ PODERÁ VER AS RADIOGRAFIAS DO PSD E DO PS, RESPECTIVAMENTE! 

47 comentários:

  1. INFORMAÇÃO:

    Embora um pouco atrasado aqui fica a "radiografia possível" da apresentação dos candidatos do CDS/PP de Tarouca.

    Aproveitamos pra informar que no facebook de apoio à candidatura (#POR TAROUCA AUTÁRQUICAS CDS), poderá ver um album de fotos e um vídeo com o discurso do candidato à Câmara, Sr Jorge Melo! (outros vídeos se devem seguir)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  2. O doutor Cabral já foi informado das dúvidas financeiras que dizia ter? Sousa

    ResponderEliminar
  3. O doutor Cabral já foi esclarecido das dúvidas financeiras? Onde se podem consultar esses rankings? Sousa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Julgamos que ainda não e complementamos a resposta com este comentário trazido do post 4: «não fez acusações constatou factos, e se quer saber, consulte o anuário financeiro dos municípios portugueses 2016 no site "WWW.occ.pt/PT/a-ordem/.../anuário-financeiro-dos-municípios-portugueses/, bem como o relatório de contas da câmara de 2016.» (carlos Cabral7 de setembro de 2017 às 19:14)

      Eliminar
    2. Onde é o lugar certo para um cidadão tirar as duvidas financeiras e outras? Se o doutor Cabral queria ser esclarecido tinha ido ontem à Assembleia e colocava as duvidas todas. Jú

      Eliminar
    3. Mas na assembleia a entrada e feita por convite?? Qualquer pessoa pode entrar?? Alguem sabe responder... Obrigado

      Eliminar
  4. O Dr Cabral já recebeu os esclarecimentos solicitados?

    Porquê que o Melo criticou a construção da estrada que vai ligar Castanheiro do Ouro a Dalvares pela parte de trás do Pingo Doce?

    Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Melo foi bem claro quanto a isso. Pretendem construir um estradão com dinheiros públicos para servir no futuro privados.

      Eliminar
    2. O senhor Jorge Melo é um bom homem mas quando apanha um micro à frente diz tudo que lhe vem à cabeça!!! Jú

      Eliminar
    3. Um estradão aonde? Não ouvi falar em nada disso.

      Eliminar
    4. D. Jú, a ser verdade o que diz então o debate radiofónico do dia 19 do corrente vai ser giro de ver, pois o Sr Valdemar Pereira já deu provas que padece do mesmo mal. Ainda se embra o que ele disse aos micros do JC? Sim, disse que tinha sido convidado pra concorrer à Câmara de Lamego. Lembra-se o 31 que deu esta microfoniladela?!? AM

      Eliminar
  5. O que pretendeu o Dr Cabral dizer que caso ele seja eleito vai exigir que os assuntos sejam discutidos nas reuniões das assembleias. Agora onde são discutidos? Nos gabinetes???

    Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se bem entendi, o Dr Cabral prometeu colocar o centro de decisões/ficalização da acção camarária no lugar certo (e de onde nunca devia ter saído): nas reuniões públicas da Assembleia Municipal! (cont.)

      Eliminar
    2. Pois esses assuntos parece que não são e descutidos, pelo menos de forma clara, e se calhar com alguma intimidação a mistura, é que quando dizem que as paredes têm ouvidos e bem verdade. E no final das assembleias dizerem EPA AFINAL ATE SE PODERIA TER DESCUTIDO ESSE ASSUNTO, mad agora ja acabou, enfim....

      Eliminar
    3. São descutidos numa sala, so nao e oval, mas deveriam era ser descutidos numa Praça com o publico a assistir, e a enfrentar o pvo olhos nos olhos, mas para isso... Haja coragem e espirito de sacrificio, o que de alguns duvido, pois não têm essa capacidade...

      Eliminar
    4. Caro Silva, Muitos dos assuntos são discutidos num órgão formado por esta AMT cuja funcionalidade e até a legalidade vieram a ser questionadas, com o tempo. No entanto, alguns candidatos à presidência da AMT defendem a sua manutenção e vamos estar atentos tb a isso! ProfAnónima

      Eliminar
    5. Caro Anónimo das 23:03, Não exageremos: a acção fiscalizadora do EC faz-se nas reuniões da AMT que decorrem em espaços próprios (pra quê uma praça?) e não na tal Comissão Permanente que nasceu cheia de boa vontade mas certamente que vai desaparecer sem honra nem glória!(depois vê porquê.)

      Eliminar
  6. A que hora acabou a reunião da assembleia? Ganham horas extraordinárias??? O que faziam aqueles morcegos todos à porta da câmara pelas 6 horas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vocês estão mal habituados. Por esse País fora é usual uma reunião da assembleia demorar 4, 5 ou mais horas, por isso ganham 65 euros. Cá todas as reuniões demoram isso e já ninguém estranha. Aí essas reuniões demoram menos porque discutem os assuntos em grupos mas isso não é legal.

      Dos morcegos nada sei mas gostava de saber. Por aqui é mais pombas e rolas!!! Micá de Lá

      Eliminar
    2. 1-Segundo uma fonte essa reunião terá terminado já de noite.

      2-Quanto aos "morcegos" eram cidadão/Tarouquenses que foram fazer um protesto silencioso à reunião da Assembleia Municipal onde iria ser discutido/aprovado o novo PDM! Pró efeito vestiram uma camisola preta com a palavra "TAROUCA", no peito, e assistiram à reunião sentados nas "galerias" (pelo menos até às 17:30).

      Não sei se às 6 horas abandonaram o local ou optaram por transferir o protesto prá porta da câmara. Continuavam calados ou gritavam palavras de ordem? AM

      Eliminar
    3. Se foram cidadãos, excelente, mas não são morcegos, não se rótula pessoas sem se saber o que fazem ali, mas ainda não vi comentador do blog vir dizer (se soubesse qual era o motivo dos tais morcegos talvez me juntasse ao grupo), afinal sou filho da terra, isso sim era bonito

      Eliminar
    4. Por aqui andam vários tipos de gentes. Uns querem esclarecer algumas dúvidas e outros informar e informar-se; outros tentam usar este espaço pra fazer passar a sua mensagem autárquica e/ou mandar umas alfinetadas nos adversários (nada que choque uma democracia amadurecida). MAS depois temos outras gentes que gostam de dar na tola dos bloguistas! Gostos...!-X

      Eliminar
  7. Um resumo é um resumo por isso não se pode escrever tudo. Mas num resumo deve conter o mais importante e explicadas as afirmações. Porquê que tirou do discurso do Melo os "trens de cozinhas" distribuidos aos amigos pela câmara? Porquê que acusaram esta câmara de ter desmotivado os funcionários? Onde estão as críticas feitas pelo Melo a este Pdm??? Zé-2

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há dinheiro para horas extraordinárias mas há para promoções dos amigos e farilolé

      Eliminar

  8. Aproveitamos pra informar que no facebook de apoio à candidatura (#POR TAROUCA AUTÁRQUICAS CDS), poderá ver um album de fotos e um vídeo com o discurso do candidato à Câmara, Sr Jorge Melo! (outros vídeos se devem seguir)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Soube junto de uma fonte MUITO segura que tudo isto ficou atrasado 1º por questões de saúde da pessoa responsável pelas questões da campanha nas redes sociais e agora por causa de "estragos" causados num cartaz dos candidatos à Câmara e à Assembleia Municipal!

      Além disso o Sr Jorge Melo também esteve ausente uns 4 dias, porque foi à Festa dos Lusitanos na Suiça! AM

      Eliminar
  9. INFORMAÇÃO RELACIONADA: VANDALIZAÇÃO DE MAIS CARTAZES

    Chegou ao nosso conhecimentos que terão sido vandalizados mais 2 cartazes:

    -Um é do PS com os candidatos à Junta de Gouviães-Ucanha! (incidente 5)

    -E outro do CDS com os candidatos à Câmara e à Assembleia Municipal! (incidente 6)

    (cont. amanhã)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que está a acontecer com os cartazes é triste e deve envergonhar os políticos. O estrago de cartazes só acontece quando existe medo de alguém ou os grandes não têm mãos nos pequenos...

      Eliminar
    2. Por vezes também são protagonizadas por gentes que lidam mal com as regras democráticas! AM

      Eliminar
  10. As Gouveias que também foram á festa não são Vipes??? Mitó

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei a quem se refere. Por acaso vi lá uma jovem Senhora (pró baixinho), que dizia que andava no facebook a fazer campanha pelo Sr Jorge Melo (e queixou-se que nem sempre era bem compreendida nas acções eleitorais) e até esteve a falar com o Deputado do CDS ali presente. Refere-se a essa Senhora? Se sim, não é Vip mas sim uma apoiante!:)-AM

      Eliminar
    2. Qual é o mal? Penso que é normal as pessoas irem a todas as apresentações públicas dos candidatos para ouvirem os programas e decidirem o voto. Jú

      Eliminar
    3. Divide as pessoas em vipes e não vips??? Para si o que é uma vip???

      Eliminar
    4. Cara AM não percebi nada do que disse no comentário anterior. Disse que anda uma D. Gouveia a fazer campanha pelo Melo? Li bem??? AC

      Eliminar
  11. UM GRELHADO MISTO?? ONDE QUE NÃO O VI NEM ME CHEIROU?? Micá de Cá

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão D. Micá de Cá, o Ponto 7 do texto do post está mal. Mas tal como dizia o ex-ministro das Finança Teixera dos Santos "eu até me posso enganar mas não ando aqui a tentar enganar ninguém!». As m/desculpas aos leitores e demais visados! AMonteiro

      *Isto aconteceu devido a ter feito um cole e past da radiografia do PSD! (post 24 de julho)

      Eliminar
  12. O quê que o deputado do CDS sabida acerca do PDM para tecer duras críticas???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, tudo se sabe, enquanto tiver um telemóvel por perto, tudo se sabe, os meios informáticos são uma arma muito util

      Eliminar
    2. De novas tecnologias pouco percebo. Mas sei que também se pode clonar os cartões dos telemóveis tal como se faz com os dos bancos! Cuidado com isso...

      Eliminar
  13. UMA OPINIÃO MUITO PESSOAL: REUNIÃO DA AMT DE 11/9

    Na minha maneira de ver, tinha sido um acto de coragem e de humildade democrática se o Dr Cabral e o Dr Amaro tivessem ido à reunião da Assembleia Municipal e interviessem como cidadãos:

    -o Dr Cabral sobre as "dúvidas" que tem na rubrica dos prejuízos acumulados/redução da dívida e o Dr Amaro sobre o novo PDM.

    AMonteiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Carlos Cabral não é atualmente membro da A.M., por tal, não pode justificar as faltas no trabalho, e `não tem dúvidas tem certezas quanto á redução das dividas e dos prejuízos acumulados, a primeira não foi reduzido em 3 milhões, essa redução diz respeito ao pico da divida que foi em 2010, mas como este executivo só entrou em funções em final de 2013, segundo o relatório da câmara a redução foi pouco superior a 1 milhão de euros desde final de 2013 a Dezembro de 2016. Quanto aos prejuízos acumulados trata-se de uma variação muito significativa, e as boas práticas contabilísticas não comtemplam que esta conta seja movimentada, a não ser na transferência dos resultados líquidos do ano anterior, o que não foi neste caso, até porque estamos perante a contabilidade pública, mas não é ele que tem que explicar, claro que se ele fosse membro da A.M, no passado mês de Abril aquando da assembleia da aprovação das contas, a variação desta conta seria escrutinada e o executivo tinha que responder, eis a vantagem de ele poder voltar à Assembleia Municipal, pois temos a certeza que com ele haveria transparência e as contas seriam escrutinadas e os tarouquenses sabiam a verdade, assim torna-se urgente que a A.M tenha gente capaz de fiscalizar a atividade financeira da câmara.
      tenho dito.

      Eliminar
    2. No início concordei com a sugestão mas depois lembrei-me que poderia dar-se o caso de perder o dia, fazer as perguntas e ninguém estar disponível para lhe responder. Isto passou a ser o prato do dia ao fim de um ano.

      Eliminar
    3. Ora explique isso melhor? As pessoas fazem perguntas nas reuniões e não respondem? Está visto que fazem o que querem e ainda lhes sobra tempo. Silva

      Eliminar
  14. Sabem dizer-me se a câmara respondeu a todas as reclamações do Pdm? Ouvi falar em 80. Tiveram tempo para analisar todas e responder a todas? Maria

    ResponderEliminar
  15. Quem é o mandatário? Ele não discursou?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estive presente nas 3 apresentações públicas dos candidatos e em todas os mandatários tiveram oportunidade de falar! AM

      Eliminar
  16. TEXTO PRA SER COLOCADO NOS POSTES: 9-11-13-14

    Nem todos os comentários recebidos, ontem e hoje, nos postes supra citados não foram publicados.

    Uns foram eliminados de imediato (aqui existe moderação, bem sabéis) e outros só o serão depois de confirmada a veracidade do conteúdo dos referidos textos!

    Gratos pela V/compreensão!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar