Páginas

terça-feira, 19 de setembro de 2017

(19)AUTÁRQUICAS/17: DEBATE RADIOFÓNICO COM OS 4 CANDIDATOS À CÂMARA MUNICIPAL DE TAROUCA!(por cá)

VAI SER HOJE O DEBATE RADIOFÓNICO
COM OS 4 CANDIDATOS À CÂMARA DE TAROUCA
NA RÁDIO CLUBE DE LAMEGO, PELAS 21:30 HORAS!
Resultado de imagem para simbolo das autárquicas 17+ps---FALTAM 12 DIAS!...
Resultado de imagem para imagens de radios antigos

SERVE O PRESENTE POST P`RA:

1-Informar que hoje vai haver um debate na Rádio Clube de Lamego com os 4 candidatos à Câmara Municipal de Tarouca (por ordem alfabética do nome dos candidatos)

+PS------Afonso Dias

+CDU----João Cordeiro

+CDS-----Jorge Melo

+PSD-----Valdemar Pereira

2-Colocarem algumas questões que gostaria de ver ser debatida/esclarecidas.

3-Emitirem a V/opinião sobre o debate em si!

4-Outros registos relacionados com o assunto do post!

***
A Malta do TAROUCAndo faz votos que o debate seja conduzido por forma a contribuir pra um melhor conhecimento dos candidatos/dos Projectos Autárquicos que vão a votos no dia 1 de Outubro!


VIVA A DEMOCRACIA! VIVA TAROUCA!

Aquele Abraço!
ProfAnónima

NB/PEDIDO: OUTROS ASSUNTOS SOBRE AS AUTÁRQUICAS QUE NÃO ESTEJAM RELACIONADAS COM O DEBATE RADIOFÓNICO, AGRADECEMOS QUE SEJAM COLOCADAS NOS POSTES 4-9-13! :)

58 comentários:

  1. CURIOSIDADE:ESPAÇO PRA COLOCARMOS OS POSTES RELATIVOS AO DEBATE RADIOFÓNICO DAS AUTÁRQUICAS/13

    ResponderEliminar
  2. PERGUNTA:

    Será que o PS vai acompanhar o seu candidato, ao debate, numa espécie de caravana?! Se não é, até parece...

    Ver Aqui:
    https://www.facebook.com/100013521495276/videos/333049670489080/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelos vistos só andaram a treinar/aquecer os motores pra dia 29/9!...

      Eliminar
  3. COMO SINTONIZAR A RCL:

    Radio Clube de Lamego 97.0 FM Lamego

    ResponderEliminar
  4. ZONA INDUSTRIAL-I

    Gostava de saber como se justifica que a "zona industrial" era apontada por este EC como a "prioridade das prioridades" e só se "lembraram" do assunto 3 anos depois. Anónima

    ResponderEliminar
  5. ZONA INDUSTRIAL-II

    Gostava de saber se no novo PDM a Zona industrial ficou mais pequena (e porquê?) e limitada quanto aos acessos. Anónima

    ResponderEliminar
  6. REGIEFRUTAS

    Uma das promessas deste EC também considerada prioritária era pôr a Regiefrutas/Fábrica da Baga a laborar 12 meses/ano em vez de 1 mês/ano. Pergunto: o que impediu que tal desiderato fosse conseguido? (os funcionários estão lá o ano todo...)

    ResponderEliminar
  7. REGIEFRUTAS/FÁBRICA DA BAGA-II

    Este equipamento foi pensado pra servir 5 municípios. Quantos municípios serve efectivamente? Quantos municípios pagam as prestações ao banco? Anónima

    ResponderEliminar
  8. PROTOCOLO COM A UTAD

    Ouvi e li que o EC tinha feito um protocolo com a UTAD pra estudarem a instrução de culturas rentáveis (atendendo às condições edáfo-climáticas). Quatro anos depois que sugestões foram dadas? E quantas delas foram divulgadas/implementadas? Anónima

    ResponderEliminar
  9. Gostava de perguntar tanta pressa em rever e aprovar o novo Pdm.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também era bom que dissessem se o Psd tinha no programa eleitoral de 3013 a revisão do Pdm.

      Eliminar
    2. Programa eleitoral para 3013???

      Eliminar
  10. OS INVESTIMENTOS ESTRUTURANTES (adiados ou esquecidos?)

    Gostava de saber se as prometidas intervenções na zona ribeirinha e outras não foram concretizadas por constrangimentos financeiros e atrasos no 20:20 (como dizem alguns elementos do executivo camarário) OU se não foram feitas "porque Tarouca já tem tudo e não precisa de nada" (como dizem outros). Anónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não era o Presidente da Junta que dizia que tinha um sonho para a zona ribeirinha? Não foi precisamente esse senhor que Tarouca não precisa de grandes obras mas de obras de proximidade? Abriram poços mas não os eletrificaram!!! Sousa

      Eliminar
  11. CMT/AMT: RELATÓRIOS DOS CONCELHOS MUNICIPAIS

    Gostava de saber porquê que os relatórios dos Concelhos Municipais da Juventude, Educação, etc, nunca foram levado à Assembleia Municipal. (em 4 anos apenas foi levado um da saúde)

    AMonteiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto é falta de transparência e já foi falado no rádio pelo Jorge Melo.

      Eliminar
    2. O Senhor Jorge Melo voltou a falar da falta de transparência quando referiu a posição da Câmara de Tarouca nos diferentes rankings do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses. Colocou mesmo em causa o montante da diminuição da dívida (Am)

      Eliminar
    3. Foi pena não lhe terem dado oportunidade de ele explicar porquê que esta cãmara é gastadora. Está bom de ver que os gastos não são nas obras que não se fizeram nem no pagamento de horas extraordinárias.

      Eliminar
    4. Não lhe deram oportunidade de explicar porque não interessava que explica-se. Foi triste e revoltante ver como mudavam de assunto sem esclarece os anteriores. Serafim

      Eliminar
  12. A CÂMARA FOI INSPECCIONADA RECENTEMENTE?

    O Candidato do CDS/PP, Jorge Melo, revelou que esta câmara foi inspeccionada muito recentemente por pertencer ao lote das 17 câmaras com menos transparência. O Sr Valdemar Pereira negou esta inspecção.

    O Sr Jorge Melo voltou a acusar a Câmara de ter a gestão mais gastadora (com vereadores, assessores e pareceres técnicos) e colocou em causa os montantes da dívida paga nos últimos 3/4 anos. AM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mandatário dos socialistas escreveu no facebook do PS que sim.

      Eliminar
    2. Só agora publicamos o seu comentário, porque só agora tivemos oportunidade de confirmar (junto de uma fonte muito segura) que tinha sido, de facto, o Dr Amaro a escrever esse comentário na conta do PS Tarouca Autárquicas. Nestas coisas das NT`s todo o cuidado é pouco! ProfAnónima

      Eliminar
  13. É "PROIBIDO" FALAR DO PASSADO?!

    Diz o candidato da CDU que este debate serve pra falar do futuro e não do passado.

    Ora bem, se concordo que nas campanhas se deve falar sobretudo do FUTURO, é meu entendimento que as campanhas eleitorais também servem pra se fazer o BALANÇO da obra (material e não material) feita e a prometida e não cumprida!(cont.)

    AM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não viu que a Cdu estava amordaçada?? Ou isso ou feita com o Psd. Veja que nem corrigiu o senhor Valdemar no caso dos manuais escolares!!! Serafim

      Eliminar
  14. EDUCAÇÃO:

    Falaram que o melhoramento nos números do insucesso/abandono escolar e nas entradas no ensino superior...verificados nos últimos 20 anos...mostram que a escola de Tarouca está no bom caminho!(*)

    Não duvido que assim seja. E como ficamos se comparados com os níveis/progressos verificados nas outras escolas durante estes 20 anos?! Algum dos 4 políticos conhecem o posicionamento da Escola de Tarouca nos Rankings distritais e nacionais?

    AMonteiro

    (*)Se a CDU e o PSD atribuem estes progressos fundamentalmente ao bom entendimento da Escola com os últimos executivos camarários: já o do PS atribuiu sobretudo ao melhoramento sócio-econonico das populações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. EDUCAÇÃO (cont.)

      O candidato do CDS quis saber se os apoios dados aos alunos do 1º ciclo vinham das verbas camarárias ou do poder central e o Sr Valdemar Pereira respondeu laconicamente que era a câmara recusando-se a prestar esclarecimentos adicionais nesta matéria.

      O Sr Jorge Melo, fez meia-culpa quando se opôs ao encerramento das escolas primárias das aldeias. Mas hoje reconhece que a construção do Centro Escolar também contribuiu pró melhoramento das aprendizagens dos alunos.

      Apontou como principais preocupações nesta área: o melhoramento do aquecimento dos edifícios do agrupamento e a substituição do Pavilhão E que ainda está coberto com chapas de amianto. (Idem)

      Eliminar
    2. Errata ao 2º parágrafo:«O Sr Jorge Melo, fez meia-culpa porque se tinha oposto ao encerramento das escolas primárias das aldeias. Mas hoje reconhece que a construção do Centro Escolar também contribuiu pró melhoramento das aprendizagens dos alunos.»

      Eliminar
    3. Acrescento/Errata ao último parágrafo: «o melhoramento do aquecimento dos edifícios do agrupamento (dota-los com equipamentos mais eficientes e com melhor eficiência energética) e a substituição da cobertura do Pavilhão E que ainda está coberto com chapas de fibrocimento que têm amianto.»

      Eliminar
  15. SAÚDE:

    Todos reconheceram que a falta de médicos que queiram vir trabalhar pró interior é o principal problema, nesta matéria.

    O candidato do CDS alertou que dada a idade da grande maioria dos actuais médicos, este problema tende a agravar-se a curto-médio prazo.

    O candidato do PSD acrescentou o bom entendimento que tem com o Coordenador do Centro de Saúde e a existência da carrinha da saúde.

    O candidato do PS acrescentou ainda o facto de alguns utentes/idosos faltarem a consultas médicas por falta de transportes públicos! (baseou-se no relatório oficial do cm da saúde)

    AMonteiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes do apelo ao voto, o candidato do PS disse que uma organização da câmara menos onorosa (com menos vereadores e assessores) se consegue resolver o problema dos transportes públicos.

      Este assunto já tinha sido aflorada pelo candidato do CDS, aquando dos Rankings (posição da câmara de tarouca no anuário financeiro).

      Eliminar
    2. O bom entendimento institucional é importante se for aproveitado em prol do povo. Quantas vezes a carrinha anda na rua só com o medidor das tensões? Zé-2

      Eliminar
    3. Sobre isso venham falar comigo que sei tudo. Silva

      Eliminar
    4. Explique melhor sobre o medidor das tensões. Essa carrinha não faz analises ao sangue e não mede os diabetes? Mariazinha

      Eliminar
  16. ALGUMAS IDEIAS EXPRESSAS NO MINUTO FINAL:

    ResponderEliminar
  17. Esta noite pelos vistos ninguém dorme. Os Tarouquenses espalhados pelos 4 cantos do mundo estão a usar as redes sociais pra promover debates sobre o debate dos 4 candidatos à Câmara Municipal!(cont.)

    ResponderEliminar
  18. Gostei muito quando o Sr. Jorge Melo insistiu que Tarouca estava em 14º em vários Kankings. Não era mau que fosse verdade. Não chega levar as coisas escritas, é preciso explicá-las. Miséria de debate.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até ao meio não me fui possível ouvir o debate nas melhores condições, por questões técnicas e atropelos de alguns candidatos quando os outros falavam. Mas sobre os Rankings, não vi problema nenhuma:
      -Pelo que ouvi/percebi o Sr Jorge Melo referiu/lamentou o posicionamento modesto deste município em algumas matérias e elencou-as com clareza!

      AMonteiro

      *Concordo que os insultos e/ou os atropelos a um candidato quando fala...se sistemáticos (o que não foi isso que aconteceu)...tornam um debate num "debate miserável".

      Eliminar
    2. Em 308 municípios ficar em 10º ou 14º é bom ou mau??? Depende do tema do ranking. Se for na criação de emprego ou na captação de investimento é bom, é muito bom; se for nos ranking dos municípios que mais demoram a pagar aos fornecedores ou nos que menos abateram à dívida ou de falta de transparência é péssimo.
      Nos ranking europeus somos os primeiros no consumo do álcool. Isto é bom ou mau??? Silva

      Eliminar
    3. atenção que este ranking é a contar do último e não do primeiro, é sempre pelos motivos piores.

      Eliminar
    4. É verdade que os resultados escolares melhoram na Escola de Tarouca mas como nas outras escolas do distrito também melhoraram continuamos nos fundos especialmente no 9º ano.

      Eliminar
  19. Só os socialistas é que estão a comemorar o debate. Correu assim tão mala aos outros??? Zé-2

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Julgamos que o debate correu relativamente bem (deu pra esclarecer vários pontos), e isto é mérito sobretudo do entrevistador.

      Quanto aos entrevistados/candidatos, só os Staffs de DUAS candidaturas se pronunciaram e ambos "cantam-vitória": o do PS e o do CDS!(*)

      ProfAnónima

      NB: ATÉ AO MOMENTO, NEM O PSD NEM A CDU DISSERAM NADA NOS RESPECTIVOS FACEBOOKS.

      Eliminar
  20. Depois dos candidatos à câmara deviam fazer um debate com os das assembleias e juntas! Micá de Lá

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ia ser bonito, ia....

      Eliminar
    2. Concordo com a sua proposta porque o debate com os candidatos á cãmara não foi muito esclarecedor. Serafim

      Eliminar
  21. Com tanta politica e politiquice será que já reparam no cartaz das festas e na iluminação?? Jú

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que quer que lhe diga, D. Jú? Quer que lhe diga que cartaz é bom e a iluminação é bonita?! Se é isso que quer posso dizer(-lhe) porque na verdade assim é. Mas isso (as festas) não me vão desviar de estar atenta ao futuro de Tarouca! ;)

      Eliminar
    2. Está boa dona Jú? Beijos

      Eliminar
  22. UMA NÃO REAÇÃO...

    Será normal que todos os candidatos tenham assinalado no face a grande entrevista exceto o PSD? Será que estão silenciosamente a assumir a derrota na mesma??? Se se eles forem os grandes derrotados resta saber quem foram os grandes vencedores!!!

    Sousa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aceito que o PSD foi o grande derrotado porque não respondeu a muitas perguntas e mentiu . Mas não está sózinho na derrota .

      Eliminar
  23. Lamento que o senhor Valdemar se tenha recusado a responder a várias perguntas feitas por alguns adversários. Alguém o devia avisar que aquilo era um debate e não uma reunião da assembleia onde ele só responde a quem quer e ao que quer. Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho o mesmo lamento. Mas lamento ainda mais que nem o jornalista nem o candidato da CDU tenham feito esforços para o obrigar a responder, muito pelo contrário. Se os da CDU pensavam conseguir os votos do Bloco estão muito enganados. O Afonso mostrou estar mais bem preparado e descomprometido com o poder instituido. Serafim

      Eliminar
    2. Também não gostei da prestação do candidato da CDU. Mas que culpa tem ele se o Melo fazia perguntas ao atual presidente e ele recusava-se a responder ou mentia??? Mizé

      Eliminar
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  25. UM PEDIDO CURTO E GROSSO (mas delicado) PRA COLOCAR EM 3 POSTES:

    Que ninguém pense que vão usar o TAROUCAndo pra todo o tipo de "bocas" (e etc), agora que "perderam" o tal "Alberto Coelho", que em vez de saltar pelos vistos dava pinotes!

    Tentem entender, este espaço NÃO nasceu agora prás Autárquicas/2017 e não pensa terminar aqui! Por favor, tentem entender isso e façam um bom uso deste espaço que está ao serviço de TODOS nós, mas com regras!(*)

    Gratos pela V/compreensão!

    A MODERADORA PRINCIPAL DO TAROUCAndo

    (*)Como podem ver este blog não tem publicidade associada precisamente pra que não caia na tentação de publicar tudo (que lhe chega ou dizem) a fim de aumentar o nº de visualizações E também pra que possa ser o mais independente possível.

    ResponderEliminar
  26. Com tanta coisa que ficou por esclarecer porque não fazem um frente a frente no auditório? Mizé

    ResponderEliminar