CAROS BLOGUISTAS: COM BASE NO TEXTO QUE SE SEGUE, FAÇAMOS UM DEBATE SOBRE A QUESTÃO DOS ELEVADOS ÍNDICES DE ABSTENÇÃO EM TODAS AS ELEIÇÕES, MAS SOBRETUDO NAS PRESIDENCIAIS! ProfAnónima]
«PRESIDENCIAIS/16: A 3 DIAS DAS ELEIÇÕES...FALEMOS DE ABSTENÇÃO!
M/Caros Bloguistas!
A 3 dias das eleições, proponho-vos um debate sobre a abstenção. A abstenção que se verifica em todas as eleições mas sobretudo sobre a elevada abstenção que se verifica (quase) sempre nas presidenciais.
Segundo as sondagens, nestas eleições vamos ter outra vez uma elevada abstenção. E porquê? As explicações variam:
-alguns comentadores/analistas políticos justificam com o elevado número de candidatos; outros com a qualidade dos candidatos. Outros falam ainda que o Presidente da República tem os poderes diminutos. Será que estes aspecto podem justificar a abstenção neste tipo de eleições?
-alguns candidatos, sobretudo da ala das esquerdas, justificam que o actual Presidente da República "desvalorizou" o papel do inquilino de Belém ao não ser mais interventivo, etc. Já Marcelo Rebelo de Sousa fala num "desinteresse pela politica dada a grave situação económica e social dos portugueses". Haverá alguma ponta de verdade nestes argumentos?
Posto isto, pergunto aos leitores do TAROUCAndo, qual será o motivo principal prós portugueses não irem às urnas,
ATÉ BREVE!(se...)
Profª Pouco Anónima
NB: E JÁ AGORA, ACHA QUE OS PARTIDOS POLÍTICOS TENDEM A VALORIZAR MAIS OS CANDIDATOS INDEPENDENTES DO QUE MILITANTES?
INFORMAÇÃO RELACIONADA: BOLETIM DE VOTO
ResponderEliminarNo post 23 poderá ver uma cópia do boletim de voto e ver a posição do seu candidato! ProfAnónima
São muitos candidatos mas o problema não é esse. Os portugueses deixaram de acreditar nos políticos. Não viram o caso das subvenções? elas vêm de quem menos se espera.
ResponderEliminarQuem tem vontade ir votar depois das notícias dos subsídios aos políticos? São todos iguais......
ResponderEliminarAo que parece só 30 o fizeram!? Serão todos iguais?!?
EliminarSerão todos iguais? De acordo com a lei de 2005, 341 deputados tinham direito ao "subsídio" e só 30 é que o pediram. Claro que agora vão ser todos contemplados caso a AR não faça nada.
EliminarSerão todos contemplados se todos os requererem. Ninguém é obrigado a aceitar.
EliminarPara mim, o maior problema reside mesmo nos poucos poderes do Presidente da República e, desta vez, acresce ainda a o facto das legislativas e presidenciais "calharem" muito próximas. As legislativas só acabaram verdadeiramente há um mês e tal!...
ResponderEliminarA. Monteiro
De quem é a culpa das eleições serem tão próximas? Ainda não vi nenhum candidato a pedir mais poderes. O que é preciso é um presidente que não tenha medo de usar os poderes que a CP lhe confere.
EliminarNão concordo que a qualidade dos candidatos seja fraca. Mas se o António Guterres se tivesse candidatado existia outro ânimo.
ResponderEliminarSe Guterres se tivesse candidatado tinhamos outra vez uma campanha como foi no tempo do Freitas do Amaral e do Mário Soares.
EliminarO António Guterres aspira chegar a Secretário Geral da ONU ?
EliminarSegundo o diretor da TSF, o grupo dos 30 tentou alterar a lei na Assembleia da República e como foram desmascarado num fórum da TSF, recorreram então p`ró TC pela calada da noite. Um dos elementos dos 30 tem encontro marcado amanhã no fórum da TSF. Será que vai aparecer?!
ResponderEliminarAcho bem que esta situação tenha sido denunciada, mas tenho pena que tenha vindo "contaminar" as presidenciais.
A candidata acabou por aparecer no fórum da Tsf. Claro que levou "tareia" até mais não, mas foi. Quem NÃO vai é o candidato Marcelo. Tem medo de ser confrontado com as perguntas do povo português???
EliminarVOU VOTAR NO TINO.
ResponderEliminarO Tino já diz que sabe que vai à 2ª volta. Só não sabe com quem....
EliminarPenso que o facto do PS não ter apoiado nenhum candidato também baralhou e desmobilizou o eleitorado socialista.
ResponderEliminarBem fez o Bloco e a CDU que apresentaram um candidato próprio e apoiam-no às claras. Serão estes candidatos menos independentes que os outros???
EliminarTer aparecido 2 meses antes das eleições um sondagem a dar mais de 60% a um dos candidatos também desmobiliza as pessoas.
ResponderEliminarUma sondagem muito alta como esta, tanto pode mobilizar (ainda existe muita gente que gosta de estar do lado dos que ganham) como ter um efeito contrário. Um eleitor ao ver que o seu candidato já tem o pássaro na mão, chega ao dia e fica a ver o Benfica....
EliminarEsta noite surgiram 2 novas sondagens onde o resultado já não é tão animador, muito pelo contrário.....
EliminarDizerem que a casa da presidência gasta o dobro da casa real espanhola também não é muito mobilizador.....
ResponderEliminar