CAROS BLOGUISTAS: POR "ESTES LADOS" A QUESTÃO DA SAÚDE CONTINUA NA ORDEM DO DIA, E SE NO MÊS PASSADO FORAM OS DEPUTADOS SOCIALISTAS, ELEITOS POR VISEU, A ALERTAR A TUTELA PRÁS "FRAGILIDADES" DO HOSPITAL DE LAMEGO; AGORA É A VEZ DOS DEPUTADOS SOCIAIS-DEMOCRATAS, ELEITOS POR VILA REAL, A ALERTAR A TUTELA PRÁS "FRAGILIDADES" DO HOSPITAL DE VILA REAL! VOTOS DE BOA LEITURA!
«PSD diz que são precisos mais 55 médicos no Centro de Trás-os-Montes
Os deputados do PSD alertaram hoje para a necessidade de um reforço de 55 médicos para o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) e desafiaram os partidos políticos à união em defesa da saúde pública.
Os deputados social-democratas eleitos pelo distrito de Vila Real, Luís Leite Ramos, Pedro Pimentel e Teresa Tender, reuniram hoje com o conselho de administração do CHTMAD para fazerem um "ponto de situação dos problemas e dificuldades" desta unidade de saúde que agrega os hospitais de Vila Real, Chaves, Régua e Lamego.
"O hospital precisa muito rapidamente de 55 novos médicos, os contratos que têm sido lançados continuam desertos e as dificuldades de contratar médicos mantêm-se", afirmou Luís Leite Ramos após o encontro.
O parlamentar destacou a falta de recursos humanos em especialidades com anestesiologia, urologia, medicina interna ou ortopedia. Defendeu ainda a necessidade de se reavaliar se "há uma má distribuição de médicos" mas disse que também é importante "encontrar uma outra política de incentivos".
Perante esta dificuldade em atrair médicos ao interior, o deputado desafiou as "outras forças partidárias e os agentes políticos do concelho e da região" para uma união em defesa do Sistema Nacional de Saúde e do CHTMAD.
"É muito importante termos em Vila Real mais unidades de saúde privadas, mas eu acho que temos que, em primeiro lugar, defender o nosso centro hospitalar e a qualidade dos serviços colocados à disposição das populações na região", frisou.
Recentemente o presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, anunciou que a cidade vai contar com duas novas unidades de saúde privadas.
Luís Leite Ramos sublinhou ainda a necessidade de reforçar o centro oncológico do CHTMAD com mais um acelerador linear e referiu que, em 2016, não se vai manter o reforço de verbas para o centro hospitalar o que, na sua opinião, vai "criar dificuldades adicionais".
Há, segundo o parlamentar, um défice de "12 milhões de euros" entre a proposta do conselho de administração e o valor que o Governo vai atribuir.
O deputado destacou a realização de obras de cerca de um milhão de euros no hospital de Chaves, já previstas na anterior legislatura, e relativamente ao hospital da Régua, fechado após a deteção de 'legionella' na rede de água, referiu que foi informado da intenção de se proceder a uma intervenção no edifício. No entanto, Luís Leite Ramos disse que "continua a achar que valeria a pena equacionar um acordo com a Santa Casa da Misericórdia da Régua", o que esteve em cima da mesa no anterior Governo PSD/CDS.
Neste dia dedicado ao distrito trasmontano, os deputados do PSD aproveitaram ainda para alertar para o risco do colégio privado de Poiares, no concelho de Peso da Régua, fechar no próximo ano letivo se for concretizada a intenção do Governo de "obrigar a que os alunos, que tenham nos seus concelhos de origem disponibilidade nas escolas públicas, não se possam matricular nas instituições privadas".
Para Luís Leite Ramos, a aplicação do despacho do ministério da Educação "de forma cega" é "uma imprudência" que vai colocar em risco "uma escola de referência da região" que acolhe atualmente muitos alunos dos concelhos limítrofes da Régua. Diário Digital com Lusa» (IN DG, 2/5/2016)
Daqui: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=823361
NB: RECORDAMOS QUE OS TAROUQUENSES SÃO "SERVIDOS" POR TODOS OS HOSPITAIS REFERIDOS NESTE TEXTO!
INFORMAÇÃO RELACIONADA
ResponderEliminarNo poste 36 de Março, poderá ver as conclusões tiradas pelos Deputados Socialistas, eleitos por Viseu, quando em Março visitaram o Hospital de Lamego. Após essa visita, emitiram um documento intitulado:
"DEPUTADOS DO PARTIDO SOCIALISTA (PS) QUESTIONAM FUNCIONAMENTO DO HOSPITAL DE LAMEGO"
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarINFORMAÇÃO ADICIONAL: FALTA DE MÉDICOS
ResponderEliminarDa leitura dos 2 textos, julgamos que se pode concluir que as duas delegações manifestam uma preocupação comum: "a falta de médico na região", assim como em todo o interior do País. Mas se as duas "delegações" reconhecem este problema, parece que defendem diferentes estratégias pró resolver.
ProfAnónima
OUTRA INFORMAÇÃO ADICIONAL
ResponderEliminarNuma altura em que se equaciona a entrega do Hospital da Régua à Misericórdia da Régua, recordamos que existem muitos a defender a entrega das antigas instalações do Hospital de Lamego (deixado ao abandono desde 2013), à Misericórdia de Lamego.
ProfAnónima
INFORMAÇÃO RELACIONADA: TAC E TRANSPORTE DE DOENTES URGENTES
ResponderEliminarA juntar à falta de Médicos na região, a Deputada Marisabel Moutela alertou ainda a tutela prá necessidade do TAC no Hospital de Lamego e, mais recentemente, levou a questão dos transportes.
No final da reunião colocou no facebook uma foto acompanhada do seguinte texto: «Na audição do Presidente do INEM avaliando os meios, os recursos humanos e tempos gastos no transporte e socorro de doentes criticos e vitimas de doença súbita ou acidente. Questões que são muito prementes quando se olha para o interior do País.»
A avaliar pelas reacções dos cibernautas lamecenses, terão concordado com as suas posições nesta matéria.
ProfAnónima
INFORMAÇÃO EXTRA: COLÉGIOS COM CONTRATO DE ASSOCIAÇÃO
ResponderEliminarO texto do poste também fala de um Colégio da Região que estabeleceu um "contrato de associação" com o Ministério da Educação e que poderá ter que fechar as suas portas.
Porque é um assunto da "região" naturalmente que estamos a acompanhar o desenvolvimento da situação, mas sem qualquer tomada de posição, pois apareceu muito "ruído" em torno destes contratos.
E se numa 1ª fase se falava da aplicação de uma lei a todos os Colégios com contrato de Associação, neste momento já se do estudo caso-a-caso, e assim sendo estamos expectante quanto ao futuro do caso do Colégio de Poiares, MUITO procurado por alunos de toda a região, pelo Projecto Educativo assente em valores muito próprios.
ProfAnónima