Caros Bloguistas: O grupo "Tertúlia de Artes e Letras do Hotel Lamego", vai dedicar o próximo encontro (14/5) à vida e obra do Prof. Macário Ribeiro de Almeida, um Tarouquense da Granja Nova. Aqui deixamos o convite que tem a forma como o evento está organizado.
A MALTA DO TAROUCAndo ALEGRA-SE COM ESTA INICIATIVA E FICA A TORCER PRA QUE TUDO CORRA BEM!:)
Aquele Abraço!
ProfAnónima
A MALTA DO TAROUCAndo ALEGRA-SE COM ESTA INICIATIVA E FICA A TORCER PRA QUE TUDO CORRA BEM!:)
Aquele Abraço!
ProfAnónima
A PROPÓSITO DESTA INICIATIVA: O PAPEL DA ESCOLA NO ESTUDO DOS AUTORES LOCAIS/REGIONAIS
ResponderEliminarSabemos que o Ministério da Educação se prepara pra permitir às escolas a elaboração de 25% dos programas curriculares, com vista a incluir o estudo das "coisas" locais/regionais.
No fundo o que o ME pretende é que pessoas como o Prof. Macário Ribeiro de Almeida, entre outros, ou o Mosteiro de S.João de Tarouca possam ser estudadas dos Tarouquenses.
E se concordamos com este princípio, já temos algumas dúvidas quanto à formula de o concretizar. Valerá apena pensar no regresso da Área Escola devidamente reformulada?!
ProfAnónima
*possam ser estudadas dos Tarouquenses./possam ser estudadas pelos Tarouquenses.
Eliminar(trazido do post 16)
ResponderEliminar«Anónimo 13 de maio de 2016 às 20:03
Porque marcaram em Lamego a homenagem ao Prof. Macário Lamego??»
Julgo que a explicação se resume a isto:
EliminarEste grupo reúne periodicamente e "estuda" um artista!(*)
Desta vez o artista "estudado" vai ser ao Prof. Macário Ribeiro de Almeida,ilustre Tarouquense da Granja Nova, escritor e poeta.
(*)Como se pode ver, estes "estudos" são preparados com pompa e circuntância pela sua coordenadora, pelo que assumem a forma de uma homenagem.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
EliminarPORQUÊ EM LAMEGO!
ResponderEliminarTambém não deve ser alheio o facto do Prof. Macário ter desenvolvido muita da sua vida literária em Lamego (sem nunca renegar as suas origens), onde era apoiada tanto pelos Lamecenses, com o mesmo ofício, como pelas Instituições!(penso eu de que...)
«A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO» (In Casal Almeida, Antístenes, op cit por Macário Ribeiro de Almeida)