Páginas

quarta-feira, 1 de abril de 2015

(0)POSTE-ZERO: ARQUIVO DE ABRIL/2015!

«A IMPRENSA É UM DOS PILARES FUNDAMENTAIS DA DEMOCRACIA!(nelson mandela)

ARQUIVO TAROUCAndo


Caros Bloguistas!

A pedido de vários "chefes de família" criamos esta rubrica, pra enviarmos os textos trazidos de outros Blogues, Facebook, Jornais, etc, a fim de "arejar" a rubrica dos Diversos!

No fundo vai servir como uma espécie de "arquivo público"!

Aqui os textos "encontrados" nos outros órgãos de CS, serão colocados tal e qual como foram publicado na fonte. Mas depois poderemos transforma-los em post e, neste caso, poderão sofrer pequenos ajustes, tais como cortes! (de acordo com as regras)

Aquele Abraço!
ProfAnónima

NB:O PRIMEIRO TEXTO QUE VAMOS ENVIAR PRA ESTE POST, VAI SER SOBRE INAUGURAÇÃO/ABERTURA DO NOVO EMPREENDIMENTO TURISTICO EM TAROUCA (hotel douro cister resort), SITO NA ABADIA VELHA (ENTRE UCANHA E SALZEDAS)!

39 comentários:

  1. (TEXTO 1)

    [IN TURISVER (18/3/2014)]

    «Hotelaria +

    Douro Cister Hotel Resort Rural & Spa abre a 1 de Maio de 2015

    O Douro Cister Hotel Resort Rural & Spa, unidade de quatro estrelas em Tarouca, tem abertura prevista para dia 1 de Maio de 2015, oferecendo um total de 32 quartos duplos, um single e cinco eco-bungalows.

    A unidade, localizada em plena região das “Terras de Cister”, está actualmente em construção na Quinta Ruínas da Abadia Velha, uma propriedade de 20 hectares, localizada na margem direita do rio Varosa, um afluente do rio Douro.

    Além dos 32 quartos duplos, um single e dos cinco eco-bungalows de categoria T1, o Douro Cister Hotel Resort Rural & Spa vai contar também com Spa, com banho turco, jacuzzi e sauna, além de massagens, ginásio, salão de beleza, piscina interior aquecida e gabinete médico.

    A unidade vai disponibilizar também piscina biológica exterior, parque infantil, picadeiro, dois restaurantes, sala de pequeno-almoço, alojamento para animais domésticos dos hóspedes, lavandaria, internet, sala de jogos, estacionamento privado e serviço de baby-sitter, disponibilizando também transfer entre o aeroporto do Porto e o cais da Régua.

    A unidade vai dispor também de centro de eventos para as mais diversas iniciativas, disponibilizando ainda uma série de actividades aos clientes, como caminhadas, passeios a cavalo e de bicicleta, pesca desportiva, actividades agrícolas biológicas, confecção de pão, apanha e embalamento de plantas medicinais, confecção das próprias refeições pelos hóspedes num dos restaurantes, entre várias outras actividades.

    Possível será também visitar o Centro de Interpretação das Ruínas da Abadia Velha, localizado na Quinta Ruínas da Abadia Velha, onde vai ser possível conhecer a história das ruínas que correspondem à primitiva fundação do Mosteiro de Salzedas, datada de 1150.
    I.M.»

    ResponderEliminar
  2. (texto 2)

    Anónimo10 de março de 2015 às 21:43
    TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO(10/3)

    ????

    «Governo Cooperativas de interesse público vão poder receber fundos públicos
    As cooperativas de interesse público ("régie-cooperativas") detidas pelos municípios vão ser enquadradas pela lei das empresas locais, o que permite, por exemplo beneficiar de fundos públicos, avançou hoje o secretário de Estado da Administração Local.
    20:26 - 10 de Março de 2015 | Por Lusa
    Share on printShare on email
    A proposta de lei do Governo vai aplicar às "régie-cooperativas", maioritariamente detidas por municípios, "o regime das empresas locais, na parte do reporte [balanço], das transferências, da consolidação da dívida, mas também das regras da dissolução", explicou à Lusa o secretário de Estado António Leitão Amaro.

    PUB

    O governante acrescentou que a alteração legislativa, que visa "clarificar e resolver um conjunto de questões que têm sido colocadas" pelos municípios, permitirá, no caso de dissolução das "régie-cooperativas", a incorporação nas autarquias, o que agora não é possível.

    A lei que aprovou o regime jurídico da atividade empresarial local e das participações locais não inclui as "régie-cooperativas", levando a que estas sejam consideradas entidades privadas e impedindo que possam beneficiar de transferências de fundos públicos.

    Com estes "pequenos retoques" legislativos, o Governo vai também resolver algumas questões relacionadas com as escolas de formação profissional.

    "As empresas com escolas profissionais estão completamente abrangidas pela lei, só que há uma confusão sobre como é que se tratam os apoios não do município mas do chamado cofinanciamento á formação profissional", referiu o secretário de Estado.

    Os fundos comunitários podem servir para financiar o aluno ou a oferta de formação, que passa a constituir uma receita, levando entidades como o Tribunal de Contas a considerar que estas receitas são "equiparadas a transferências do município".

    "Ora o grande objetivo da lei [das empresas locais] foi combater a desorçamentação e evitar que existissem empresas penduradas no orçamento municipal", frisou Leitão Amaro.

    A proposta de lei servirá, assim, para "clarificar que essas receitas não têm esse tratamento de subsídios dados pelos municípios", vincou o governante, resolvendo problemas de duas dezenas de câmaras do país, entre as quais Amadora, Felgueiras e Sintra.

    O diploma consolidará ainda na lei das competências e na legislação das escolas profissionais que os municípios e as suas empresas podem ser detentoras de escolas de formação, ultrapassando o entendimento do Tribunal de Contas de que se trata de uma competência exclusiva do Ministério da Educação.

    No caso de dissolução de uma empresa, a transferência de bens para o município ficará isenta de IRC e os serviços intermunicipalizados podem passar a ter "unidades de partilha de serviços".

    Embora o secretário de Estado considere importante que um conjunto de municípios disponha de uma central de compras através das comunidades intermunicipais (CIM), várias autarquias podem querer partilhar um gabinete de planeamento, um veterinário municipal ou outro serviço.

    António Leitão Amaro adiantou que a proposta já foi apresentada para parecer da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e deverá ser aprovada "nas próximas semanas" em Conselho de Ministros, para ser enviada para a Assembleia da República.

    ResponderEliminar
  3. (TEXTO 3)-(ProfAnonima25 de março de 2015 às 16:19)

    TRAZIDO DO JORNAL SOL (25/3/2015)

    «Governo assina amanhã transferência de competências para as câmaras

    Rita Carvalho Rita Carvalho | 25/03/2015 11:54:55 626 Visitas
    Carlos Carreiras, autarca de Cascais
    José Sérgio/SOL
    Governo assina amanhã transferência de competências para as câmaras
    O Governo começa amanhã a transferir competências em matéria de Educação, Saúde, Segurança Social e Cultura para os municípios. A Câmara de Cascais será a primeira a assinar com o Governo um acordo para a descentralização de competências nestas áreas, afirmou ao Sol o autarca de Cascais, Carlos Carreiras, acrescentando que os contratos inter-administrativos que consubstanciam a delegação destas competências serão assinados nos próximos 45 dias.

    Na Educação, a autarquia assumirá a gestão do pessoal não docente e a manutenção do parque escolar, que para já não será transferido para o domínio da câmara. Em conjunto com a comunidade educativa, a câmara passará também a ter um papel mais interventivo na componente pedagógica. Ao que o SOL apurou, os contratos piloto para esta descentralização de competências em matéria de Educação serão assinados com mais de dez câmaras.

    Carlos Carreiras diz que foi ultrapassada a “discrepância” que havia com o Governo sobre a avaliação do custo destas competências. “Ficámos com a garantia de que se até agora o Estado gastava 100 com estas competências, nós vamos receber o mesmo”.

    A comunidade educativa terá um poder reforçado no Conselho Municipal da Educação e será ainda constituído uma espécie de “órgão executivo” onde estarão dois representantes da autarquia, dois elementos dos agrupamentos de escolas e um da federação de pais.

    Competências na Saúde, Segurança Social e Cultura também passam para o município

    No sector da Saúde, passará para a câmara a manutenção dos centros de saúde e a gestão do pessoal, à excepção dos médicos e enfermeiros. Carlos Carreiras explica ainda que em breve serão assinados acordos com o Ministério da Saúde para a criação de mais unidades de saúde familiar.

    No sector da Segurança Social e Emprego, a câmara vai reforçar os protocolos já existentes na área da formação profissional e a acção social e adquirir ainda algum património que está no domínio dos institutos da Segurança Social. Por exemplo, o antigo hospital de Cascais, já desactivado, que será comprado pela autarquia, ou parte da Quinta do Pisão, onde se situa o Centro Social que é gerido pela Santa Casa da Misericórdia de Cascais, e que será alvo de uma cedência por parte do Estado.

    Na Cultura, apesar de a autarquia não possuir museus do Estado (à excepção do Museu da Presidência), há algum espólio público que poderá ser agora dinamizado e disponibilizado pela câmara. Carlos Carreiras dá o exemplo da Casa das Histórias Paula Rego, que é gerida pela câmara, mas que contem recursos (alguns quadros) que não pertencem ao município. “Este espólio não será adquirido pela Câmara mas poderá ficar em depósito ou em requisição e ser dinamizado” pela autarquia.

    Há ainda um vasto património que passará para o município através da compra, de contratos de concessão e permuta.

    “A rentabilidade destes equipamentos, além de gerar valor económico na região e contribuir para a criação de postos de trabalho, vai ser reinvestida nas outras áreas delegadas (Educação, Saúde, Segurança Social/Emprego e Cultura”, acrescentou o autarca. Carlos Carreiras sublinha ainda que “além de deixar de ter as despesas de funcionamento destes equipamentos, o Estado vai receber mais em IRS e IVA (pois alguns espaços serão concessionados) e poupar em despesa social, pois se as pessoas estão empregadas, deixa de haver custos com subsídios de desemprego ou rendimento social de inserção”.

    Outro edifício que vai passar para a câmara é o Edifício Amarelo, que foi construído para acolher a esquadra da PSP de Cascais mas nunca chegou a ser acabado. Neste caso, haverá uma permuta entre a administração central e local.

    rita.carvalho@sol.pt»

    ResponderEliminar
  4. (TEXTO 4)(ProfAnonima30 de março de 2015 às 16:58)

    IN SITE DE JOAQUIM NABUCO

    PÁSCOA: SIGNIFICADO DOS SIMBOLOS DA PÁSCOA

    «Símbolos da Páscoa

    inShare

    Maria do Carmo Andrade
    Bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco
    pesquisaescolar@fundaj.gov.br
    A páscoa é a principal festa do ano litúrgico cristão, comemorativa da ressurreição de Jesus Cristo, no terceiro dia após a crucificação. É também a época que os judeus comemoram a libertação do seu povo do jugo egípcio. A festividade da páscoa foi fixada pelo Concílio de Nicéia (325 d.c.) no primeiro domingo após a lua cheia que se seguir ou anteceder o dia 21 de março. Se a lua cheia cai em 20 de março, a seguinte será então a de 18 de abril (29 dias após). Se este dia for um domingo, a Páscoa, será então a 25 de abril. Assim, a festa da Páscoa oscila entre 22 de março e 25 de abril, e de sua data dependem as datas de todas as outras festas móveis: Paixão, Ramos, Ascensão, Pentecostes, Trindade e a festa de Deus (corpo de Deus ou do Santíssimo Sacramento).

    Suas origens remontam aos primeiros tempos do cristianismo e é provavelmente, a mais antiga comemoração cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. O nome Páscoa vem do aramaico pasha, em hebraico pesah. O seu significado etimológico é incerto. Alguns procuram-no em raiz egípcia que significa “golpe” ou “ferida”. Há quem prefira ligar a palavra ao siríaco, que significaria “ser feliz”. Entretanto o significado geralmente aceito é o que adquiriu no hebraico bíblico: “saltar”, “passar adiante”. No livro de êxodo a palavra relaciona-se à noite em que Javé feriu os primogênitos do Egito e “poupou” ou “saltou” as casas dos israelitas cujas traves das portas estavam pintadas com o sangue do cordeiro pascal.

    COSTUMES DA LITURGIA PASCAL
    Como a paixão e a morte de Jesus coincidiram com a Páscoa judaica, vários costumes e símbolos dessa festa foram incorporados às tradições cristãs. Alguns costumes da liturgia pascal, como o de acender o primeiro fogo do domingo, desapareceram com a perda de seu sentido simbólico na civilização ocidental. Outros costumes permaneceram apenas no Oriente. Nos paises ibéricos e em suas ex-colônias ainda persiste a “malhação do Judas”, hábito condenado pela Igreja, que consiste em linchar simbolicamente, no sábado de aleluia, o apóstolo que traiu Cristo.

    A Igreja Católica nos preparativos para a vigília pascal obedece a um esquema no qual todos os temas e simbolismos são gradativamente apresentados. Em novembro, inicia-se a preparação com instruções sobre os sacramentos. A Quaresma é a preparação prática, por meio de penitência. No domingo de Ramos, celebra-se a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, sob os aplausos da mesma multidão que o verá crucificado no final da semana.

    O sacrifício de Cristo é lembrado na sexta-feira da paixão. Por ordem do papa Pio XII, desde 1951 a missa do sábado de aleluia é celebrada à meia-noite, na passagem para o domingo. Nas igrejas protestantes, as celebrações do sábado de Páscoa são o ponto culminante de uma série de serviços religiosos realizados durante a Semana Santa, que começa no domingo de Ramos.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (CONTINUAÇÃO)

      OS SÍMBOLOS DA PÁSCOA

      O Peixe – Os cristãos são reconhecidos pelo símbolo do peixe há muitos anos. A relação com a Páscoa está no fato de as aparições de Jesus, após a ressurreição, estarem sempre ligadas à presença de peixe.

      Os Ramos - a Semana Santa já tem o seu inicio no domingo anterior, quando é relembrada a entrada de Jesus em Jerusalém. O povo o recebia agitando ramos de palmeira. Até hoje esse ritual é respeitado.

      O Cordeiro - significa Cristo sacrificado em favor do seu rebanho.

      A Cruz - que mistifica todo o significado da Páscoa, a ressurreição e também o sofrimento de Cristo. No Concílio de Nicéia (325 d.c), Constantim decretou a cruz como símbolo oficial do cristianismo, não somente um símbolo de Páscoa, mas o símbolo primordial da fé católica.

      O Pão e o Vinho - simbolizam a vida eterna, o corpo e o sangue de Jesus, oferecidos aos seus discípulos na última ceia, para celebrar a vida eterna.

      O Círio Pascal - a grande vela que se acende na aleluia. Quer dizer: “Cristo, a luz dos povos”. As letras gregas, alfa e Omega nela gravadas querem dizer: “Deus é o princípio e o fim de tudo”.

      O Coelho da Páscoa - por ser animal com capacidade de gerar grandes ninhadas, a imagem do coelho simboliza a fertilidade e a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente.

      O Ovo de Páscoa - simboliza o nascimento, o começo de uma vida nova. O costume de presentear as pessoas na época da Páscoa com ovos ornamentados e coloridos começou na antiguidade. Os cristãos primitivos da Mesopotâmia foram os primeiros a usar ovos coloridos. Em alguns países europeus, os ovos são coloridos para representar a alegria da ressurreição. Na Grã-Bretanha, costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos que eram dados às crianças com outros presentes. Na Armênia decoravam ovos ocos com retratos de Cristo e da Virgem Maria e de outras imagens religiosas.

      Na França, no século XIII, estudantes da Universidade de Paris, saiam em procissão, para recolher presentes pascais, principalmente ovos, para depois distribuí-los aos amigos, colegas, parentes e vizinhos. O rei da França distribuía cestas de ovos dourados nessa ocasião. Nos séculos XVII e XVIII, os ovos de Páscoa serviam de motivos artísticos, alguns eram verdadeiras obras de arte. O costume é comum a todos os paises católicos. Vale salientar que os ovos não eram comestíveis, pelo menos como se conhece agora.

      No Brasil, a moda começou depois de 1920, especialmente nas grandes cidades do Sul, onde os ovos de Páscoa vinham de Paris, trazidos como lembranças para os amigos. Popularizou-se lentamente e nas confeitarias surgiram os ovos de chocolate e massa doce. Hoje as fábricas de chocolates se mobilizam com meses de antecedência para conseguir atender a demanda.

      Há ovos de toda procedência, desde os de pequenas fabricações caseiras até os de grandes fábricas nacionais e multinacionais. A variedade de ovos de páscoa também é muito grande, no que diz respeito aos sabores e tamanhos. O domingo de Páscoa é o dia de se oferecer os ovos.

      Recife, 30 de março de 2007.
      (Atualizado em 14 de setembro de 2009).
      FONTES CONSULTADAS:
      CÂMARA Cascudo, Luís da. Dicionário do folclore brasileiro. 4.ed. São Paulo: Edições Melhoramentos/INL/MEC, 1979.
      GRANDE Enciclopédia Barsa. 3. ed. São Paulo: Barsa Planeta Internacional, 2005.
      PEQUENO dicionário enciclopédico Koagan Larousse. Direção de Antonio Houaiss. Rio de Janeiro: Ed. Larousse do Brasil, 1979.
      OS SÍMBOLOS da Páscoa. Disponível em: . Acesso em: 16 mar. 2007.
      VERBO enciclopédia luso-brasileira de cultura. Lisboa: Editorial Verbo, 1963.
      COMO CITAR ESTE TEXTO:
      Fonte: ANDRADE, Maria do Carmo. Símbolos da Páscoa. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <
      http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>. Acesso em: dia mês ano. Ex: 6 ago. 2009»

      (FIM)

      Eliminar
  5. (TEXTO 5)-(IN INFOPÉDIA)

    «Lenda do Folar da Páscoa

    A lenda do folar da Páscoa é tão antiga que se desconhece a sua data de origem. Reza a lenda que, numa aldeia portuguesa, vivia uma jovem chamada Mariana que tinha como único desejo na vida o de casar cedo. Tanto rezou a Santa Catarina que a sua vontade se realizou e logo lhe surgiram dois pretendentes: um fidalgo rico e um lavrador pobre, ambos jovens e belos. A jovem voltou a pedir ajuda a Santa Catarina para fazer a escolha certa. Enquanto estava concentrada na sua oração, bateu à porta Amaro, o lavrador pobre, a pedir-lhe uma resposta e marcando-lhe como data limite o Domingo de Ramos. Passado pouco tempo, naquele mesmo dia, apareceu o fidalgo a pedir-lhe também uma decisão. Mariana não sabia o que fazer.
    Chegado o Domingo de Ramos, uma vizinha foi muito aflita avisar Mariana que o fidalgo e o lavrador se tinham encontrado a caminho da sua casa e que, naquele momento, travavam uma luta de morte. Mariana correu até ao lugar onde os dois se defrontavam e foi então que, depois de pedir ajuda a Santa Catarina, Mariana soltou o nome de Amaro, o lavrador pobre.
    Na véspera do Domingo de Páscoa, Mariana andava atormentada, porque lhe tinham dito que o fidalgo apareceria no dia do casamento para matar Amaro. Mariana rezou a Santa Catarina e a imagem da Santa, ao que parece, sorriu-lhe. No dia seguinte, Mariana foi pôr flores no altar da Santa e, quando chegou a casa, verificou que, em cima da mesa, estava um grande bolo com ovos inteiros, rodeado de flores, as mesmas que Mariana tinha posto no altar. Correu para casa de Amaro, mas encontrou-o no caminho e este contou-lhe que também tinha recebido um bolo semelhante. Pensando ter sido ideia do fidalgo, dirigiram-se a sua casa para lhe agradecer, mas este também tinha recebido o mesmo tipo de bolo. Mariana ficou convencida de que tudo tinha sido obra de Santa Catarina.
    Inicialmente chamado de folore, o bolo veio, com o tempo, a ficar conhecido como folar e tornou-se numa tradição que celebra a amizade e a reconciliação. Durante as festividades cristãs da Páscoa, o afilhado costumam levar, no Domingo de Ramos, um ramo de violetas à madrinha de batismo e esta, no Domingo de Páscoa, oferece-lhe em retribuição um folar.»

    ResponderEliminar
  6. (TEXTO 6)-(IN JORNAL SOL)

    GOVERNO DECRETA 3 DIAS DE LUTO NACIONAL!(manoel de oliveira)

    «Cultura
    Governo decreta dois dias de luto nacional

    02/04/2015 18:25:50 181 Visitas

    EPA/JOAO RELVAS
    Governo decreta dois dias de luto nacional
    O Governo decretou dois dias de luto nacional pela morte do cineasta Manoel de Oliveira, hoje e sexta-feira, disse à Lusa fonte do gabinete do primeiro-ministro.

    O realizador português Manoel de Oliveira morreu hoje aos 106 anos, no Porto.

    O gabinete do primeiro-ministro informou ainda que Pedro Passos Coelho irá estar presente no funeral de Manoel de Oliveira, que se realiza na sexta-feira, no Porto.

    As últimas ocasiões em que o Governo tinha decretado luto nacional foram no ano passado, em duas ocasiões: em Março, um dia de luto nacional pela morte do cardeal José Policarpo e em Janeiro, três dias de luto nacional pela morte do antigo futebolista Eusébio.

    Segundo a lei, o Governo declara o luto nacional, a sua duração e âmbito, sob a forma de decreto, sendo declarado obrigatoriamente pelo falecimento do Presidente da República, do presidente da Assembleia da República e do primeiro-ministro e ainda dos antigos presidentes da República.

    "O luto nacional é ainda declarado pelo falecimento de personalidade, ou ocorrência de evento, de excepcional relevância", de acordo com a Lei das Precedências do Protocolo do Estado Português (n.º 40/2006).

    Enquanto é observado o luto nacional, a bandeira nacional é colocada a meia haste durante o número de dias que tiver sido definido. Quando a bandeira nacional está colocada a meia haste, qualquer outra bandeira que com ela seja desfraldada será hasteada da mesma forma.

    Lusa/SOL»

    ResponderEliminar
  7. [TRAZIDO DO JORNAL SOL (3/4/2015)]

    UMA CARTA (DES)AGRADÁVEL?(depende da perpectiva...)

    «Esta carta está a comover os portugueses

    SOL SOL | 03/04/2015 11:29:25 14153 Visitas

    Esta carta está a comover os portugueses

    Ao fim de mais de 20 anos de trabalho, um cidadão português foi despedido e acabou a lutar contra o desemprego. A filha resolveu tomar uma atitude e escreveu uma carta ao ex-patrão do pai. A história, divulgada pelo Correio da Manhã, está a comover os portugueses nas redes sociais.

    "Boa tarde

    Ao ex-patrão do meu pai:

    Aqui fala a filha do homem que você despediu sem dó nem piedade, há cerca de um ano. Você apenas se deve lembrar do processo demorado que lhe levou tempo e alguns milhares, nem sei se você se lembra do nome do meu pai. Mas eu vou fazer questão de lhe lembrar quem ele era.

    Trabalhou para si mais de 20 anos. Começou como motorista dos seus já extintos camiões. Fazia viagens de 3-4 dias para Lisboa e Algarve todas as semanas, para poder alimentar a família, enquanto eu, na altura pequena, me agarrava à sua roupa a chorar com saudades do meu pai. Sim, porque o meu pai é tão mal educado e violento que a filha chorava na sua ausência.

    Depois de muitos anos como camionista, você decidiu que lhe ficava mais em conta acabar com os camiões e contratar uma empresa de fora. E convidou o meu pai a passar para o armazém e ser chefe. Ele aceitou claro. Fez um bom trabalho durante uns cinco anos, até que você decidiu começar a cortar no pessoal. Aí sim é que se viu o carácter das pessoas que trabalham para si, e melhor ainda, o seu.

    Com medo de perderem o próprio emprego e por inveja do lugar do meu pai, decidiram que ele era um alvo a abater. De repente, o meu pai, que sempre foi uma boa pessoa, tornou-se, na boca dos invejosos e cruéis, uma pessoa mal-educada e violenta. Você nem se deu ao trabalho de constatar os factos, meteu-lhe um processo disciplinar sem vencimento e despediu-o.

    Com 50 anos de idade, sem indemnização, sem fundo de desemprego e sem dignidade, foi assim que os 26 anos de trabalho na sua empresa acabaram. Como qualquer outro em plena consciência, o meu pai tentou combater esta injustiça e gastou do pouco que lhe sobrou para que a justiça fosse feita. E desta parte você deve lembrar-se, pois desta vez você esteve presente, com a única intenção de o mandar embora novamente sem nada.

    O meu pai lutou e foi massacrado em tribunal por antigos amigos que, de repente, só o viam como o homem que os tratava mal. Houve pessoas que, com medo de serem os próximos, não testemunharam a favor mas mantiveram a dignidade e não testemunharam contra. E houve aqueles que não ficaram calados e defenderam o meu pai como ele merecia (e a estas pessoas mando, desde já, o meu agradecimento por num mundo cheio de hipocrisia terem tido a coragem de falar).

    O meu pai ganhou o processo como você se deve lembrar, mas claro que não lhe queria pagar o que lhe era devido e você recorreu. Em portas fechadas, não sei o que aconteceu, nem como, mas você ganhou. E agora eu pergunto com a minha inocência no mundo: por que é que, depois deste empate, você é que ganha e o meu pai nem pode recorrer? Como é para si dormir à noite sabendo que o seu trabalhador veio para a rua sem nada e por nada?

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
  8. (CONTINUAÇÃO DA CARTA...)

    Quero que saiba, o meu pai era um péssimo funcionário, uma péssima pessoa e mesmo assim conseguiu um novo emprego num armazém. Ele realmente devia ser tudo aquilo que lhe contaram. A minha pergunta para si é: você deu-se ao trabalho de saber os dois lados da história ou o que lhe interessa é apenas a opinião dos seus escovas? Você destruiu a vida de um funcionário que era exemplar, até à data em que lhe resolveram encher os ouvidos.

    Não espero que com isto você lhe pague. Só quero que o país saiba o poder que lhe deu com as novas leis de trabalho. Quero que saibam a injustiça que foi feita. Quero que um dia isto não possa mais acontecer porque alguém defende a parte fraca desta equação.

    A todos os que lêem neste momento esta carta quero que saibam que este é o país em que vivemos, onde o patrão enriquece à custa da desgraça dos seus trabalhadores. Onde a justiça é aquela que manda o trabalhador embora sem hipóteses de ripostar. É este o país, é esta a justiça? É isto que me espera no futuro? Não vou fazer a diferença, eu sei, mas pelo menos sei que não fiquei calada a ver a vida do meu pai desmoronar.”

    Ana Sousa"»

    ResponderEliminar
  9. TRAZIDO DO SOL 3/4

    POLITICA NACIONAIS: CANDIDATOS PRESIDENCIAIS

    Opinião
    PS “entalado” nas presidenciais

    Eduardo Ferreira Eduardo Ferreira | 03/04/2015 14:28:07 766 Visitas

    Miguel Silva
    PS “entalado” nas presidenciais
    A esquerda moderada, leia-se o PS, aparentemente não conseguiu arranjar um candidato de peso para as próximas presidenciais. Segundo o Expresso de hoje, o candidato apoiado pelo PS será o ex-reitor da Universidade de Lisboa, Sampaio da Nóvoa.

    Esta carência da esquerda contrasta com a abundância de bons candidatos do centro e da direita: Rui Rio, Manuela Ferreira Leite, Marcelo Rebelo de Sousa, Pedro Santana Lopes (embora eu tenha dúvidas que este último seja um bom candidato; pois se foi um desastre como primeiro-ministro…)

    No PS não abundam candidatos com boas características. António Vitorino tem experiência internacional (como Cavaco diz ser indispensável), sagacidade política e uma boa inteligência. Acho que ele daria um bom candidato, mas não quer avançar, tal como em 2005 não quis avançar com a candidatura a primeiro-ministro.

    Sampaio da Nóvoa não tem experiência política, pelo que ainda temos que ver a sua capacidade nesse campo. A mim faz-me lembrar o tempo em que o CDS era dirigido por professores universitários, e não passava dos 4% (uma vez, como só elegeu 4 deputados, ganhou a alcunha do “partido do táxi”.

    Vamos ver, talvez Sampaio da Nóvoa nos surpreenda pela positiva. Se não, serão mais 10 anos com um presidente de direita (5+5), que de certeza não lhes vai facilitar a vida.

    Guterres não quer, Sócrates não pode. Eu estou convencido que Guterres seria o melhor candidato da esquerda, mas ele encontrou outras vocações. A meu ver, é pena.

    ResponderEliminar
  10. TRAZIDO DO JORNAL SOL

    POLITICA NACIONAL:???

    «Coligação: os sete obstáculos

    Margarida Davim Margarida Davim | 04/04/2015 20:51:10 1155 Visitas
    Coligação: os sete obstáculos
    Há sete obstáculos que PSD e CDS vão ter de ultrapassar para chegar a um programa eleitoral conjunto. Mesmo que sociais-democratas e centristas já tenham como certo que terão de se entender, nas próximas semanas o desafio vai ser acertar agulhas em pontos sensíveis, que vão dos impostos à reforma do sistema eleitoral, passando por temas fracturantes.


    A tarefa de chegar a um programa eleitoral conjunto para PSD e CDS não se advinha fácil. Há áreas em que será difícil sociais-democratas e centristas chegarem a acordo, com os impostos à cabeça. Para já, os dois partidos estão a ultimar propostas individuais.
    Nos últimos meses e apesar dos contactos frequentes entre Marco António Costa e Pedro Mota Soares, os dois partidos têm desenhado ideias de costas voltadas um para o outro. Agora, terão de se entender para apresentar propostas comuns aos eleitores.

    «Não há dúvida de que é muito mais difícil fazer um acordo pré-eleitoral do que juntar programas depois das eleições», aponta um dirigente do PSD.

    De um lado e de outro, ninguém tem dúvidas de que os impostos são o dossiê que mais separa os dois partidos. «O PSD tem seguido uma linha de rigor, o CDS acha que é preciso ser mais simpático», atira uma fonte da direcção social-democrata, que aponta a reforma da Segurança Social como outro dos temas em que pode ser difícil chegar a acordo.

    Assunção Cristas, responsável pela elaboração do programa eleitoral do CDS, limita-se a garantir que «aquelas que são as linhas de força do CDS são para manter», sem se alongar sobre as propostas, mas admitindo que o «alívio fiscal» - tantas vezes pedido por Paulo Portas - continua a ser uma bandeira dos centristas.

    «A nossa perspectiva é a de que o crescimento económico tem de ser reflectido não só na consolidação das contas públicas, mas nos contribuintes e nomeadamente nas famílias», explica Assunção Cristas.

    Para já, e apesar de esta terça-feira o PSD ter feito uma conferência de imprensa sobre o programa eleitoral que está a preparar, as ideias dos dois partidos são ainda uma incógnita em vários pontos.

    CDS debate ideias na próxima semana

    Rogério Gomes, director do Gabinete de Estudos do PSD, limitou-se a avançar a proposta de um «contrato fiscal» com os portugueses, pondo a tónica na descida «progressiva» do IRC. Uma ideia que fontes do PSD acreditam ter dois efeitos práticos: amarrar o CDS a uma solução e antecipar-se aos centristas a falar na baixa de impostos.

    No CDS, os relatórios finais dos 18 grupos de trabalho constituídos para dar ideias sobre seis áreas temáticas vão ser entregues até segunda-feira. A ideia, avançou ao SOL Assunção Cristas, é que «a discussão política se faça nos órgãos do partido durante a próxima semana».

    Resta saber se estes calendários e as negociações que já se iniciaram informalmente vão permitir que o anúncio da coligação seja feito até ao final de Abril como tem vindo a ser apontado.

    margarida.davim@sol.pt

    Pontos-chave na coligação»

    ResponderEliminar
  11. [TRAZIDO DO FB: CONTA DO MUNICIPIO DE TAROUCA (6/4/2015)]

    ALTERAÇÕES NOS TRANSPORTES PÚBLICOS NO MUNICIPIO DE TAROUCA!

    «Municipio de Tarouca - Eventos adicionou 2 fotos novas.
    6 h ·
    AVISO À POPULAÇÃO
    TRANSPORTES - CARREIRAS PÚBLICAS
    Na passada quinta-feira, 2 de abril de 2015, a empresa Transdev deu conhecimento aos seus passageiros que deixaria de efetuar um conjunto de carreiras publicas no concelho de Tarouca e os circuitos com destino a Lamego e Moimenta da Beira terminam ou iniciam no limite do Concelho (Rossas e Granja Nova, respetivamente).
    Informou ainda, a Transdev, que manterá diariamente um circuito entre Lamego - Moimenta da Beira e Moimenta da Beira - Lamego, no entanto os autocarros, ao contrário do que anteriormente sucedia, não irão ao centro de Mondim da Beira, nem ao centro da cidade de Tarouca.
    Considerando os elevados custos e os reduzidos níveis de segurança (autocarros com idade superior a 16 anos, falta de vigilantes e a falta cadeirinhas de crianças), a autarquia no mês de dezembro de 2014, convidou 3 empresas, entre as quais a empresa que fazia o serviço até essa data, para apresentarem propostas para a realização dos transportes escolares.
    Era urgente a redução de gastos neste serviço, uma vez que os valores cobrados pela empresa eram muito elevados. A referida empresa recusou-se a apresentar qualquer proposta e, em janeiro, o serviço de transportes escolares iniciou-se com viaturas do Município e de outros prestadores de serviços, sendo hoje possível afirmar que nos dois primeiros meses de 2015 a poupança foi de aproximadamente 34 mil euros, uma média de 17 mil euros/mês.
    De imediato, a referida empresa apresentou em tribunal uma providência cautelar contra o Município de Tarouca, alegando ter direito à realização do serviço de transportes escolares, tendo o tribunal já proferido a sentença, que veio dar razão a esta Autarquia, numa decisão assente na poupança de gastos e na melhoria significativa da segurança das nossas crianças.
    Assim,
    • Sendo conhecedores da efetiva necessidade de transporte publico entre Tarouca - Lamego e Lamego - Tarouca;
    • Sendo conhecedores, desde a passada quinta-feira, 2 de abril de 2015, que a empresa Transdev deixou de prestar este serviço a todos os Tarouquenses;
    • Sabendo que o serviço de transporte coletivo é um serviço público a que todos deverão ter direito,
    O Município de Tarouca informa que a partir de amanhã, 7 de abril de 2015, garantirá o serviço de transporte entre Lamego e Tarouca, nos seguintes horários:
    7h50 - Tarouca - Lamego
    17h00 - Lamego - Tarouca
    Assegurará igualmente o transporte entre Rossas e Tarouca para os autocarros que saem de Lamego às 12h00, às 13h45 e ás 19h00.
    Mais informa que esta empresa tem concessão de serviço de carreira publica até 2017 e, unilateralmente, cancelou os transportes públicos sem dar tempo ao Município de definir novos circuitos de carreira publica, pelo que a autarquia irá apresentar a devida contestação junto das entidades competentes.
    Qualquer dúvida ou esclarecimento adicional poderá ser obtido através do telemóvel 938 559 051 ou nos Paços do Concelho.
    O Presidente da Câmara Municipal,
    Valdemar de Carvalho Pereira
    Foto de Municipio de Tarouca - Eventos.»

    (ENVIADO POR: A.M.)

    ResponderEliminar
  12. TRAZIDO DO JORNAL DO CENTRO: REGIÃO DE TAROUCA

    PISCINAS COBERTAS VÃO REABRIR!

    «Piscina municipal coberta de Tarouca reabre dia 20 de abril

    unnamedA piscina municipal coberta reabre ao público no próximo dia 20 de abril. A autarquia irá promover o acesso gratuito a todos os cidadãos até final do mês de abril, procurando incentivar a população para a prática da atividade física.

    O equipamento desportivo encontra-se aberto de segunda a sexta das 9h00 às 13h00, e das 14h00 às 21h00. Ao sábado das 9h30 às 13h00, e das 14h30 às 19h00.

    A instalação encontra-se encerrada desde janeiro, por ter sido submetida a uma intervenção técnica de fundo, encontrando-se agora reunidas todas as condições de segurança no seu acesso e utilização.»

    (ENVIADO POR: PA/DI)

    ResponderEliminar
  13. [TRAZIDO DA SIC-NOTÍCIAS (8/4/2015)]

    ESTADO:???

    «PAÍS

    10:35 08.04.2015

    Novo Código Administrativo entra hoje em vigor

    A Administração Pública vai ter de cumprir prazos caso contrário terá de indemnizar os cidadãos pelos prejuízos causados pelos atrasos. É uma das novidades do novo Código de Procedimento Administrativo que entra hoje em vigor. No entanto, já começaram a surgir dúvidas sobre a constitucionalidade de algumas normas.»

    ResponderEliminar
  14. (TRAZIDO DO JORNAL PÚBLICO (6/4/2015))

    ESTADO: NOVA REFORMA DA AP

    « OPINIÃO

    O significado e o alcance do novo Código do Procedimento Administrativo
    FAUSTO DE QUADROS 06/04/2015 - 07:55
    O Código do Procedimento Administrativo (CPA) que amanhã entra em vigor revê o Código de 1991.

    A revisão teve que ser profunda para que o novo CPA passasse a responder às exigências que hoje se lhe colocam. Um CPA traz benefícios tanto para a Administração Pública (AP), porque lhe permite formar bem a sua vontade na prossecução do interesse público, como para os particulares, que, para além de ficarem a saber em que termos se devem processar as suas relações com o Poder administrativo, têm a garantia de que este, ao satisfazer o interesse público, pondera devidamente os seus direitos, como é imposto pelo art. 266.º, n.º1, da Constituição (CRP).

    Em grande síntese, pode-se dizer que o novo Código pretende que a nossa AP passe a estar ao serviço das novas exigências de um moderno e progressivo Estado Social de Direito, como é aquele que resulta da nossa CRP e do Tratado da União Europeia, ao qual Portugal se encontra vinculado (art. 3.º, n.º 3, par. 1). Ou seja, ele pretende tornar a nossa AP mais eficiente, económica e célere (daí a imposição da “boa administração”), mais democrática, mais transparente, mais isenta e imparcial, mais séria e mais simplificada.

    As inovações do novo Código, que são muitas, constam do preâmbulo do próprio Código e da respectiva Lei de autorização legislativa (Lei n.º 42/2014, de 11 de Julho). Vamos destacar aqui apenas as que são mais importantes. O Código passa a aplicar-se a toda a actividade administrativa mesmo doutros Poderes do Estado e de entidades privadas. Ele passa a ser muito mais exigente quanto aos princípios que vão passar agora a reger toda essa actividade. Como novos princípios, ou princípios com conteúdo novo, destacam-se os princípios da boa administração, já referido, da razoabilidade, da justiça, da proporcionalidade nos sacrifícios impostos aos direitos dos particulares em nome do interesse público, do carácter tendencialmente gratuito do procedimento administrativo, da responsabilidade da AP pelos prejuízos que causa aos particulares, da proteção dos dados pessoais, da cooperação reciprocamente leal com a União Europeia e com outros Estados membros da União.

    (CONT.)


    ResponderEliminar
  15. (CONTINUAÇÃO)

    A AP passa a ter de se relacionar entre si por meios electrónicos, embora os particulares possam lidar com a AP por correio postal se assim preferirem. Deixa-se claro que o procedimento administrativo tem de correr na língua portuguesa. Simplifica-se muito a actividade dos órgãos e serviços da AP ao mesmo tempo que se a torna mais célere e mais eficiente e se melhora a sua qualidade através dos instrumentos da cooperação e boa-fé entre a AP e os particulares, da adequação procedimental, do auxílio administrativo, dos acordos endoprocedimentais e das conferências procedimentais. Só para se dar um exemplo, uma conferência procedimental, ao fazer com que várias entidades que têm competência comum ou conjunta para decidir uma dada matéria, se reúnam e decidam essa matéria em conjunto e em simultâneo, leva à poupança de muito tempo no procedimento administrativo, ao mesmo que melhora a qualidade e o resultado da decisão.

    Reforçam-se as garantias de imparcialidade no funcionamento da AP. Consegue-se, pela primeira vez na História do Direito Administrativo em Portugal, que haja um prazo geral para a Administração decidir um procedimento de iniciativa particular, aliás um prazo que é generoso: 90 dias, prorrogável, por motivos fundamentados, por um ou mais períodos, até ao máximo de 90 dias. Além disso, os procedimentos de iniciativa da AP, que possam conduzir a uma decisão desfavorável para os interessados, caducam no prazo de 180 dias se entretanto não tiver havido decisão. E fica dito de modo expresso que o incumprimento do dever de decidir, e dentro do prazo, passa a constituir a AP e os seus servidores em responsabilidade.

    Quanto aos regulamentos administrativos, fica definido pela primeira vez o seu regime substantivo. Dentro deste merece destaque, por exemplo, que cada regulamento tem de ser acompanhado da sua avaliação económica, isto é, da relação custo-benefício. É uma exigência que muitos Estados ricos já têm há muito tempo e não fazia sentido que não a tivesse um País, como o nosso, que agora se prova que é pobre e não tem dinheiro para extravagâncias.»

    (PA/DI)

    ResponderEliminar
  16. (TRAZIDO DO PÚBLICO 86/4/2015)]

    POLITICA NACIONAL:???

    «Atrasos da administração pública podem obrigá-la a indemnizar particulares
    MARIANA OLIVEIRA 06/04/2015 - 07:25
    O novo Código de Procedimento Administrativo, que entra em vigor esta quarta-feira, implica alterações importantes na forma como o poder se relaciona com os cidadãos.

    (Imagine que acabou recentemente um curso superior e quer continuar os estudos no estrangeiro, onde conseguiu vaga numa prestigiada instituição. Precisa de se candidatar a uma bolsa, mas, para tal, exigem-lhe o certificado do curso, que solicita prontamente à universidade onde estudou. Contudo, os serviços daquela demoram tanto tempo a passar o documento que inviabilizam a sua candidatura. Resultado: não consegue a bolsa e, por isso, não tem maneira de se sustentar no estrangeiro.)

    (CONTINUA)



    ResponderEliminar
  17. [POSTADO POR ASAS DA MONTANHA (10/4/2015)]

    POST INFORMATIVAS: PISCINAS DE TAROUCA VÃO (RE)ABRIR!(com novidades...)

    «PISCINA MUNICIPAL COBERTA DE TAROUCA REABRE DIA 20 DE ABRIL

    A Piscina Municipal Coberta reabre ao público já no próximo dia 20 de abril. Procurando incentivar a população para a prática da atividade física, importante fator de equilíbrio e bem-estar, com inegáveis benefícios para a saúde, a autarquia irá promover o acesso gratuito a todos os cidadãos até final do mês de abril.

    Recorde-se que este equipamento se encontra encerrado desde janeiro, por ter sido submetido a uma intervenção técnica de fundo, encontrando-se agora reunidas todas as condições de segurança no seu acesso e utilização.

    No sentido de ajustar o período de funcionamento das piscinas à disponibilidade dos seus utilizadores, o equipamento desportivo encontra-se aberto de segunda a sexta das 9h00 às 13h00, e das 14h00 às 21h00. Ao sábado das 9h30 às 13h00, e das 14h30 às 19h00.

    Cátia Rocha
    TÉCNICA SUPERIOR»

    (ENVIADO POR PA/DI)

    ResponderEliminar
  18. [TRAZIDO DA :MARÇO/2015]

    INFORMAÇÃO ÚTIL: COMO ESTAMOS DE IMI?!

    «ISENÇÃO DO IMI

    24 de Março de 2015
    Isenção do IMI Isenção do IMI Isenção do IMI
    Previous
    Next
    Os proprietários cujo rendimento do agregado familiar seja inferior a 15.295 euros e o valor patrimonial da sua habitação própria permanente seja inferior a 66.500 euros podem solicitar isenção de IMI à Autoridade Tributária até 30 de junho.

    Esta isenção está incluída no artigo 48º do Estatuto dos Benefícios Fiscais, e pode ser requerida junto da Autoridade Tributária, numa altura em que, durante este ano, termina a cláusula de salvaguarda, que permitia que as famílias com menores rendimentos vissem o seu imposto de IMI ser atualizado num máximo de 75 euros por ano. Agora, os aumentos podem ir, em certos casos pontuais, até aos 500%, embora a média ronde os 40%.

    A ALP alerta que esta possibilidade de isenção é «do desconhecimento generalizado da grande maioria dos proprietários e será da maior relevância para as famílias economicamente mais desfavorecidas, que ficam particularmente desprotegidos com a abolição da cláusula de salvaguarda do aumento faseado do imposto, a par do escandaloso aumento do valor a pagar decorrente da reavaliação dos valores patrimoniais tributários da generalidade dos imóveis», diz a associação dos proprietários lisbonenses em comunicado de imprensa.

    Fonte: Imobiliario em Portugal»

    ResponderEliminar
  19. (TRAZIDO DO JORNAL PÚBLICO (18/4)]

    PRESIDENCIAIS/2016: TEMOS NOVO CANDIDATO A BELÉM!

    «Paulo Morais está na corrida a Belém e dispara contra Passos e Sócrates

    MARGARIDA GOMES 18/04/2015 - 19:12

    O antigo vice-presidente da Câmara do Porto tornou-se o segundo candidato a formalizar a sua candidatura. Fê-lo a partir do Café Piolho de onde de ouviu um feroz ataque ao primeiro-ministro, que acusou de ser "mentiroso"

    Disparou em todas as frentes e assestou baterias às grandes sociedades de advogados do país “verdadeiras irmandades, que constituem hoje o símbolo maior da mega central de negócios em que se transformou a política nacional”.

    Paulo Morais, o agora candidato à Presidência da República, declarou que as eleições presidenciais se transformaram em "concursos para a escolha do maior mentiroso", garantindo que se for eleito demitirá o Governo que não cumpra as promessas eleitorais. "Os partidos do poder transformaram os processos eleitorais em circos de sedução em que acaba por ganhar quem é mais eficaz a enganar os cidadãos. As eleições transformaram-se assim em concursos para a escolha do maior mentiroso. E o troféu em jogo neste concurso é a chefia do Governo", disse.

    Num discurso recheado de críticas ao Governo e também ao Presidente da República, o candidato presidencial denunciou a “lista de negócios perdulário celebrado pelos governos, desde a Ponte Vasco da Gama, que Cavaco Silva, ofereceu à Lusponte, às actuais privatizações da electricidade e da recolha de lixos, conduzidas pro Passos Coelho, passando pelas ruinosas parcerias público-privadas rodoviárias de José Sócrates”.

    Foi a partir do Café Piolho, um dos mais emblemáticos da cidade do Porto e com uma grande tradição republicana, que Paulo Morais tornou pública a sua candidatura às eleições de 2016, que tem na corrupção o seu grande combate. “Foi a corrupção que nos trouxe a crise e a pobreza”, declarou, afirmando que. “o próximo Presidente da República tem de liderar uma estratégia global de combate ao fenómeno de forma transversal, envolvendo o poder legislativo, o executivo e o judicial e toda a sociedade”.

    O antigo vereador do Urbanismo pediu tréguas na “promiscuidade que transformou o Parlamento numa central de negócios, com os deputados a usarem o cargo em benefício dos grupos económicos que lhes garantem tenças generosas” e advogou que “as leis mais importantes não poderão ser elaboradas nas grandes sociedades de advogados, em função dos grandes interesses instalados”.

    Denunciando que “a corrupção é a marca do regime e que a sua maior consequência é a depreciação das contas públicas”, o candidato presidencial, explicou depois que “a corrupção representa, assim, a acusa maior dos problemas do orçamento e indirectamente a razão maior dos nossos males”. “Surge da mais absoluta promiscuidade entre negócios e política. Verdadeiramente, já nem se consegue distinguir entre a política e negócio”, declarou.

    O tema ocupou uma boa parte do seu discurso e o ex-militante do PSD deteve-se em explicar que a corrupção é em Portugal um “fenómeno crónico e reveste características preocupantes”. “Os casos de corrupção sucedem-se e são conhecidos: desvio de dinheiros do Fundo Social Europeu para formação, prejuízos na Expo 98, gastos desmesurados e injustificados no Euro 2004, a que se somam os escândalos no mundo da finança, do BPP ao BPN ou ao BES”.E daqui partir para a lista de “negócios perdulários”, que atingem tanto Passo Coelho como José Sócrates.

    (CONT.)

    ResponderEliminar
  20. (CONTINUAÇÃO)

    Paulo Morais haveria de voltar a criticar o desempenho do ex--primeiro-ministro socialista e do actual chefe do Governo que, acusou de enquanto “candidato nas últimas eleições prometeu o céu. Mas remeteu-nos ao inferno”. ”Ao fim de pouco mais de um ano de mandato do actual Governo, concluiu-se que Passos Coelho aplicou medidas precisamente opostas às que tinha prometido, tendo aumentado impostos, reduzindo os salários, as pensões e reformas e retirando subsídios. Mentiu-nos, numa atitude em que foi acompanhado pelo seu parceiro de coligação”.

    “O antecessor de Passos Coelho, José Sócrates, fez exactamente o mesmo. Prometendo não aumentar impostos não tardou em fazê-lo quando subiu ao poder. Mais um mentiroso”. criticou

    Morais reconhece que a caminhada que ontem começou com a apresentação da sua candidatura – a segunda a ser tornada pública, depois de Henrique Neto – é “difícil, mas não é impossível”. A recolha de assinaturas começou imediatamente a seguir à apresentação da candidatura e enquanto as pessoas se organizavam havia quem aproveitasse o momento para brindar à futura vitória do antigo vereador do Urbanismo da Câmara do Porto.»

    (ENVIADO POR: A.M)

    ResponderEliminar
  21. IN NOTÍCIAS AO MINUTO (18/4)

    OLHA O SISTEMA..............

    «Bruxelas Marinho e Pinto acusado de "desviar verbas"
    Acusação é feita pelo segundo eurodeputado eleito pelo Partido da Terra, MPT.
    POLÍTICA Marinho e Pinto acusado de desviar verbas DR
    09:30 - 18 de Abril de 2015 | Por Notícias Ao Minuto
    Share on printShare on email
    Marinho e Pinto, eurodeputado que foi eleito quando integrava o MPT, está a ser acusado por um ex-companheiro de partido de desviar verbas.

    PUB

    Em causa, revela o Expresso, está um jantar-debate organizado por Marinho e Pinto em Bruxelas na última terça-feira.

    “É inadmissível a utilização de verbas europeias para a promoção de iniciativas de carácter partidário”, disse ao Expresso José Inácio Faria, autor de um pedido de esclarecimento enviado a Martin Schülz, presidente do Parlamento Europeu.

    O segundo eurodeputado eleito pelo MPT considera que Marinho e Pinto agiu de forma ilegal ao realizar um jantar-debate que “foi um autêntico comício eleitoral de promoção do PDR”, partido que, lembra José Inácio Faria, “não é um partido do Parlamento Europeu, até porque não existia no momento em que Marinho e Pinto concorreu e foi eleito”.

    Por isso, considera “abusivo” que os cartazes espalhos pelo Parlamento Europeu e “por algumas ruas de Bruxelas” albergassem o símbolo do partido criado por Marinho e Pinto.

    “Esta situação pode, no mínimo, tratar-se de uma situação bizarra e, no máximo, de uma ilegalidade que configura um desvio de verba”, sublinhou.

    Por seu lado, o ex-bastonário da Ordem dos Advogados descreve a reação do ex-companheiro de militância como tratando-se de “frustração, raiva, ódio e incapacidade de iniciativa política”.

    “Não foi o MPT que me elegeu, fui que eu fui eleito para o Parlamento Europeu”, concluiu.

    O Expresso entrou em contacto com o porta-voz do Alde, grupo dos Liberais Europeus a que pertence Marinho e Pinto e José Inácio Faria, que explicou que não existe qualquer problema, uma vez que embora o PDR não seja um partido que esteja incluído nas famílias do Parlamento Europeu, o seu responsável, Marinho e Pinto, é eurodeputado.»

    ENVIADO POR: A.M.

    ResponderEliminar
  22. (TRAZIDO DO NOTICIAS AO MINUTO: 12/4/2015)

    EDUCAÇÃO: PORTUGAL CONQUISTOU TUDO NAS OLIMPÍADAS DE FILOSOFIA!:)

    «Filosofia Alunos portugueses recebem ouro, prata e bronze nas Olimpíadas

    Três alunos portugueses foram distinguidos com as medalhas de ouro, prata e bronze nas Olimpíadas Ibero-americanas de Filosofia, foi hoje divulgado pela Associação para a Promoção da Filosofia (Prosofos).

    PAÍS Alunos portugueses recebem ouro, prata e bronze nas Olimpíadas Lusa
    21:20 - 12 de Abril de 2015 | Por Lusa
    Share on printShare on email
    José Nuno Forte ganhou a medalha de ouro, Maria Beatriz Santos a medalha de prata e Hugo Ferreira a de bronze.

    PUB

    A segunda edição das Olimpíadas contou com a participação de Portugal, Espanha, Costa Rica, México e República Dominicana e cada país podia inscrever até cinco alunos.

    A prova, com a duração de três horas, foi realizada pelos jovens no seu país de origem e consistiu na elaboração de um ensaio filosófico, que foi avaliado por um júri composto por especialistas dos países concorrentes.

    A Prosofos, que apoiou a prova, considerou que os resultados alcançados pelos alunos portugueses foram excecionais e são motivo de orgulho para todos.

    "É a prova inequívoca do talento invulgar dos jovens portugueses para a reflexão filosófica e da qualidade do trabalho desenvolvido pelos professores de Filosofia no nosso país", considera a associação num comunicado.»

    (ENVIADO POR: A.M.)

    ResponderEliminar
  23. (TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO:18/4/2015)

    POLITICA NACIONAL/LEGISLATIVAS/2015:???

    «Marques Mendes "Vamos ter coligação nas próximas semanas"

    “Se não o fizessem, estavam a praticar um suicídio em direto e na praça pública”, disse Marques Mendes na antena da SIC.

    POLÍTICA Vamos ter coligação nas próximas semanas DR
    21:27 - 18 de Abril de 2015 | Por Goreti Pera
    Share on printShare on email

    Luís Marques Mendes deu como certo, no seu comentário semanal na SIC, que PSD e CDS avançarão com uma coligação pré-eleitoral.

    PUB

    “Vamos ter coligação nas próximas semanas”, afirmou o antigo líder do PSD, admitindo que “as negociações vão começar nos próximos dias”.

    Para o dizer, o social-democrata baseou-se em dois dados, como o próprio afirma. O primeiro prende-se com o Plano de Estabilidade, que é na prática o programa eleitoral do PSD e CDS e que deverá ser aprovado em Conselho de Ministros. “Se não houvesse coligação, na minha opinião, o CDS não aprovaria este plano”, afirmou.

    O segundo dado diz respeito ao anúncio feito pelo primeiro-ministro de que “haverá um Conselho Nacional extraordinário nas próximas semanas, como quem diz: ‘Tem de se revolver a questão da coligação’”.

    Marques Mendes não terminou o seu comentário sem antes mostrar o seu agrado pela decisão dos dois partidos que compõe a maioria governativa. “Acho que fazem bem porque, se não o fizessem, estavam a praticar um suicídio em direto e na praça pública. E acho que ambos têm um certo instinto de sobrevivência”.»

    ENVIADO POR:A.M.

    ResponderEliminar
  24. TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO (19/4/2015)

    POLITICA NACIONAL: COISAS DAS PRESIDENCIAIS!

    «Curiosidades As eleições presidenciais em números

    As eleições presidenciais agendadas para o início do próximo ano poderão bater o recorde de número de candidatos.

    (POLÍTICA As eleições presidenciais em números DR
    14:00 - 19 de Abril de 2015 | Por Notícias Ao Minuto
    Share on printShare on email)

    Ainda faltam largos meses para as próximas eleições presidenciais, mas já se fala em vários candidatos, uns mais conhecidos, outros menos conhecidos.

    PUB

    O que ainda não está claro é quem vai apoiar quem, mas os bastidores já se enchem de reuniões entre partidos e candidatos.

    Para já, e se se mantiver o atual número de candidatos, estas eleições vão ficar para a História como aquelas com mais pretendentes à cadeira de Belém, explica o Diário de Notícias.

    Quantos candidatos assumidos estão na corrida à Presidência da República?

    Neste momento são sete. António Sampaio da Nóvoa (candidatura será apresentada oficialmente a 29 a abril), Paulo Morais (ex-vice-presidente da Câmara do Porto pelo PSD), Castanheira Barros (candidatou-se à liderança do PSD em 2010), Paulo Freitas do Amaral (militante do CDS e ex-presidente da Junta de Cruz Quebrada), Orlando Cruz (ex-militante do CDS), Cândido Ferreira (médico e antigo presidente da distrital do PS de Leiria) e, por fim, Henrique Neto (ex-deputado do PS).

    Quantas foram os candidatos que se submeterem a votos desde o 25 de abril?

    Desde 1976 foram 28 os homens cujos nomes surgiram nos boletins de voto. Este número exclui os nomes daqueles que, apesar de apresentarem uma candidatura, acabaram por desistir.

    Quantos candidatos já concorreram à Presidência numa só eleição (depois do 25 de abril)?

    Até ao momento, o número máximo de candidatos por eleição presidencial foi seis. Aconteceu em 2011, 2006 e 1980.

    Em 2011 os candidatos foram Cavaco Silva, Manuel Alegre, Fernando Nobre, Francisco Lopes, José Manuel Coelho e Defensor Moura.

    Em 2006 candidataram-se Cavaco Silva, Manuel Alegre, Mário Soares, Jerónimo de Sousa, Francisco Louçã e Garcia Pereira.

    Em 1980 concorreram Ramalho Eanes, António Soares Carneiro, Otelo Saraiva de Carvalho, Carlos Galvão Melo, António Pires Veloso e António Aires Rodrigues.

    Quem atingiu a maior percentagem de votos?

    Neste aspeto o recorde pertence a Mário Soares que, em 1991, recolheu 70,35% dos votos – era apoiado pelo PS e PSD.

    Em que ano a abstenção foi mais significativa?

    As últimas eleições, realizadas em 2011, registaram uma abstenção de 53,48%. Também em 2001 a abstenção superou os 50%.

    Em que ano foi a abstenção menor?

    Em 1980 quando a abstenção foi de 15,61%.»

    (ENVIADO POR A.M.)

    ResponderEliminar
  25. [TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO (21/4/2015)]

    ESTUDO: ???

    «Jovens Uso da internet associado a ansiedade, depressão e stress

    Um estudo sobre o Uso Problemático da Internet (UPI), realizado por uma investigadora portuguesa, concluiu que existe uma "relação significativa" entre esta prática e a ansiedade, a depressão e o stress nos jovens.

    (TECH Uso da internet associado a ansiedade, depressão e stress Lusa
    13:45 - 21 de Abril de 2015 | Por Lusa-Share on printShare on email)

    Ivone Patrão, docente do ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, é a autora do estudo sobre "Jovens e UPI: A relação com a ansiedade, depressão e stress", que identificou esta ligação.

    PUB

    Para esta pesquisa foram questionados 645 jovens que frequentam o sétimo, oitavo e nono ano do ensino básico.

    "Os resultados indicam que existe uma relação significativa entre a UPI, a ansiedade, a depressão e o stress", lê-se no resumo do estudo, a que a Lusa teve acesso.

    A investigação, que será apresentada na quinta-feira no VI Congresso Internacional de Psicologia e do Adolescente, que decorre quarta e quinta-feira na Universidade Lusíada, em Lisboa, identificou 10 por cento destes 645 jovens com UPI.

    Quase metade destes jovens (40 por cento) com UPI assume que estão dependentes de estar online, disse à Lusa a investigadora Ivone Patrão.

    No decorrer da investigação, a autora apurou que o jovem relaciona este uso da internet ao bem-estar.

    "É contraditório, mas compreensível, dado a faixa etária e as tarefas comuns na adolescência", disse Ivone Patrão, para quem isto significa que estes jovens sentem-se bem, pois "conseguem estar conectados ao grupo de pares e sentirem que pertencem ao grupo, ainda que a via seja o online".

    Como explicou, "até jogar os jogos online dá a perceção de pertencer a um grupo, apesar de haver pouca comunicação entre eles, pois o tema é só o jogo".

    Ivone Patrão contacta diariamente, no decurso da sua prática clínica, com o fenómeno dos jovens que dependem da internet e reconhece que este está a aumentar.

    O Uso Problemático da Internet é "uma patologia", para a qual "já se fazem tratamentos".

    "Atendo todos os dias jovens e famílias que chegam por vários motivos, como alterações no comportamento dos filhos, faltas às aulas, tempos livres totalmente ocupados com o computador", disse.

    Na origem destes problemas está, cada vez mais, o UPI. "Quando fazemos a triagem entendemos que o jovem está mais isolado e revela sintomas de dependência da ou na internet", disse.

    Um desses sintomas é irritabilidade quando não deixam o jovem jogar computador, nomeadamente a uma determinada hora em outros jovens estão também a jogar.

    Na investigação, Ivone Patrão identificou jovens deprimidos, para quem a internet funciona como um escape, mas também o contrário: jovens com um percurso normal, mas que se cruzam com a onda de jovens que usam a internet.

    Paralelamente com esta dependência da internet, estes jovens manifestam ausência de atividades face a face.

    "Começamos a ver que não têm amigos, não têm rede -- além da on-line - e isso vai pô-los em risco", disse.»

    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  26. TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO (19/4/2015)

    POLITICA NACIONAL: O "LIVRE" PERDEU-SE?! (não....)

    «II Congresso Livre muda nome para Livre/Tempo de Avançar

    O II Congresso do partido Livre aprovou hoje por unanimidade a alteração da designação para Livre/Tempo de Avançar, que deverá constar no boletim de voto com a sigla 'L/TDA', e um referendo interno sobre as eleições presidenciais.

    (POLÍTICA Livre muda nome para Livre/Tempo de Avançar Lusa
    20:45 - 19 de Abril de 2015 | Por Lusa-Share on printShare on email)

    "O Congresso foi essencialmente estatutário e de organização e realizou-se nesta altura porque queríamos garantir que os eleitores irão encontrar nos boletins de voto a designação Livre/Tempo de Avançar", afirmou à Lusa Rui Tavares, do Livre, argumentando que esta decisão mostra que "há um partido que se abriu a uma candidatura cidadã".

    PUB

    Reunido na Costa de Caparica, no concelho de Almada, o partido aprovou por unanimidade a alteração do nome que terá como sigla L/TDA, um processo que seguirá agora para o Tribunal Constitucional, de foram a poder concorrer às legislativas com essa designação.

    No dia 28 junho em Lisboa haverá um "Congresso político, realizado no modelo de abertura a outras organizações, que virão ao congresso", acrescentou Rui Tavares.

    No Congresso realizado hoje foi aprovada uma resolução sobre as eleições presidenciais que aponta para a realização de um referendo interno e uma consulta ao Tempo de Avançar, formação com que concorrem às legislativas na "candidatura-cidadã Livre/Tempo de Avançar".

    "Aprovámos uma resolução sobre presidenciais na qual é dada nota de que o instrumento do referendo já existe, e foi pensado para este tipo de situações em que os partidos não participam, mas podemos querer auscultar membros e apoiantes para saber que candidato ou candidata apoiar", afirmou.

    "Nós enquanto partido estamos concentrados nas legislativas", declarou, sublinhando, contudo, o empenho em eleger "um Presidente da República progressista que ajude a romper com o ciclo de conservadorismo".

    A resolução aprovada não tem um calendário para a realização do referendo interno, disse.

    O Congresso do Livre aprovou também as primárias para todos os círculos eleitorais, que contarão com uma regra de "ficha limpa", ou seja, os "condenados por corrupção, abuso de poder e peculato não poderão candidatar-se".

    "Primeira vez na história da democracia portuguesa a feitura das listas não estará nas mãos de um diretório partidário", declarou.

    Rui Tavares disse que ainda não há candidatos anunciados às primárias, que terão de apresentar-se no dia 25 de Abril, como já tinha sido anunciado na semana passada.

    A candidatura cidadã Livre/Tempo de Avançar junta o partido Livre e as associações Fórum Manifesto, dos ex-bloquistas Ana Drago e Daniel Oliveira, e Renovação Comunista, o Movimento de Intervenção e Cidadania do Porto (MIC-Porto) - participante na candidatura presidencial do histórico socialista Manuel Alegre - e outras personalidades da esquerda envolvidas no "Manifesto 3D" ("Dignidade, Democracia e Desenvolvimento") e Congresso Democrático das Alternativas, como Boaventura Sousa Santos, Isabel do Carmo, José Castro Caldas, Pilar del Rio ou Ricardo Sá Fernandes.»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  27. [TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO

    ???

    «Lusa
    17:25 - 19 de Abril de 2015 | Por Lusa
    Share on printShare on email
    "É urgente que o ministro da Saúde esclareça o que aconteceu [em dois hospitais públicos do Porto] e garanta que não se repete. O problema dos hospitais públicos não exige alteração da lei, exige uma alteração de Governo, porque este já deu provas de que, quando chega à saúde e aos direitos do trabalho, não é um governo capaz e não age de boa-fé", frisou Catarina Martins, em Espinho, distrito de Aveiro, à margem de uma arruada contra a austeridade.

    PUB

    Defendendo que, no setor privado, é necessária uma lei com "mão pesada" sobre quem "atentar contra dignidade das mulheres", a bloquista reagia à notícia hoje avançada pelo jornal Público de que duas enfermeiras, uma do Hospital de Santo António e outra do São João, ambos no Porto, se queixam de terem tido que comprovar às entidades laborais que estavam a amamentar "espremendo leite das mamas à frente a médicos de saúde ocupacional".

    "A descrição da humilhação de mulheres que querem amamentar é uma forma de as pressionar para não gozarem os seus direitos de amamentação e de proteção aos seus filhos. Que isso aconteça no Estado, nos hospitais públicos, é completamente inaceitável. E vemos que o primeiro-ministro e o ministro da Saúde permanecem calados face a este atentado à mais básica dignidade destas mulheres", alertou Catarina Martins.

    "Tem de acabar a impunidade", vincou.

    Para a bloquista, "a natalidade e o respeito pelas mulheres é uma exigência de um país minimamente civilizado" e de "um país que leva as pessoas a sério".

    "Um problema é a lei que, no privado, dizendo que há obrigações de conciliação de vida privada e familiar, depois não pune com a força necessária os patrões que abusam. Atentar contra dignidade das mulheres tem de ser punido com mão pesada. A lei tem de mudar para que quem prevaricar seja punido com mão pesada", frisou.

    "Outro problema é perceber se, no Estado, precisamos de mudança de lei e não precisamos. Precisamos é claramente de mudança de Governo. Não há nada que possa justificar que alguém que trabalha num hospital público possa ser pressionada para não amamentar. Aqui fala-se de um problema de responsabilidade política", acrescentou.

    O jornal Público de hoje refere que, depois de os filhos terem feito um ano, duas enfermeiras foram convocadas para comparecer em consultas de Saúde Ocupacional no respetivo local de trabalho e, lá chegadas, foi-lhes pedido que fizessem "uma prova de evidência de leite".

    Quando os filhos fazem um ano, a legislação portuguesa obriga as mulheres que estão a amamentar a entregar, todos os meses, uma declaração do médico assistente onde este ateste aquela situação.

    O comprovativo serve para que as mães continuem a usufruir de dispensa para amamentação, cuja duração máxima diária é de duas horas.

    A Assembleia da República discutiu na quarta-feira dezenas de propostas da maioria e da oposição para a promoção da natalidade, num debate temático proposto pelo BE.»

    (PA/DI)

    ResponderEliminar
  28. TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO

    Programa Eleitoral Subsidiar trabalhadores pobres. É esta a primeira medida do PS
    António Costa recebe esta terça-feira no Largo do Rato o documento elaborado por 12 economistas em que se sustenta a posição económica do PS face às propostas políticas que pretende apresentar aos portugueses.
    POLÍTICA Subsidiar trabalhadores pobres. É esta a primeira medida do PS DR
    08:04 - 21 de Abril de 2015 | Por Notícias Ao Minuto
    Share on printShare on email
    O líder socialista já tinha dado o mote há dias. “10% das pessoas que têm emprego e trabalham estão abaixo do limiar da pobreza. Como é que, com esta realidade, o primeiro-ministro fala dos custos do trabalho?”, questionava António Costa.

    PUB

    A verdade é que o ‘combate’ a esta desigualdade será uma das primeiras medidas a apresentar pelo secretário-geral do Partido Socialista. Segundo dá conta o Diário de Notícias, a equipa de 12 economistas, liderada por Mário Centeno, apresentará uma proposta de subsídio para os trabalhadores considerados oficialmente pobres.

    Na prática, este apoio será dirigido a pessoas que ganham até 411 euros por mês, sendo que as estatísticas do INE apontam para que haja cerca de 440 mil pessoas nesta situação. Ou seja, trabalham mas não conseguem deixar a pobreza.

    Esta subvenção será uma espécie de complemento salarial anual, permitindo aos trabalhadores que não conseguem um rendimento anual que lhes permita ficar acima da linha de pobreza ganhar mais alguns euros.

    A expetativa é que com este apoio, cujo acesso será calculado a nível familiar e apurado tendo em conta o IRS, permita a estes trabalhadores aumentar o seu poder de compra.

    O custo será de aproximadamente 350 milhões de euros por ano, sendo uma medida que se pagará a si própria, uma vez que, de acordo com a convicção socialista, aumentando o rendimento a propensão ao consumo aumenta, fazendo crescer a base de coleta de impostos.»

    IDEM, ASPAS, ASPAS

    ResponderEliminar
  29. IDEM

    ???


    «Catroga "Partidos não deveriam apoiar ninguém nas presidenciais"
    Eduardo Catroga comentou a posição dos partidos numa altura em que se aproximam as eleições presidenciais e aproveitou para dar um conselho: "Deveria haver um acordo pré-eleitoral entre o PS e o PSD".
    POLÍTICA Partidos não deveriam apoiar ninguém nas presidenciais DR
    15:16 - 21 de Abril de 2015 | Por Notícias Ao Minuto
    Share on printShare on email
    O antigo ministro das Finanças defende um acordo pré-eleitoral entre o PS e o PSD, explicando que as presidenciais são “demasiado partidarizadas”.

    PUB

    “Os partidos não deveriam apoiar ninguém, nomeadamente na primeira volta das presidenciais”, afirma Eduardo Catroga, sustentando que qualquer decisão sobre tal é "prematura", ainda para mais num momento em que as legislativas estão aí à porta e o país anda distraído “com minudências, para não lhe chamar outra coisa”.

    Sobre o Programa de Estabilidade apresentado na semana passada pelo Governo, o antigo ministro acredita que a decisão do Executivo de Passos foi a mais acertada e que o PS, se for Governo, não vai ter outra alternativa. “A realidade é o que é, e a realidade económica e financeira impõe-se a qualquer Governo”, disse nesta entrevista à rádio TSF.

    “O Tribunal Constitucional tem as suas interpretações jurídicas, que há que respeitar, mas a realidade vai-se impor. Portanto, existem também os compromissos portugueses no quadro da União Europeia, existem os compromissos portugueses face aos credores, e portanto eu também não vejo a posição do Tribunal Constitucional como rígida, e vai com certeza ter a flexibilidade necessária, na medida em que está em causa o problema da economia portuguesa, que são valores mais altos do que qualquer interpretação jurídica”, prevê Catroga.»

    IDEM

    ResponderEliminar
  30. (TRAZIDO DO FB:PARTILHADO DO Pe CARLOS LOPES)

    «quinta-feira, 23 de abril de 2015

    "Somos todos pessoas" - De branco, no Domingo, pelas vítimas da indiferença no Mediterrâneo


    Migrantes socorridos no Mediterrâneo (foto reproduzida daqui)

    Um pano branco à janela ou uma peça branca de roupa é o apelo de um conjunto de organizações católicas para o próximo Domingo. O objectivo é que cada pessoa manifeste a sua indignação pela tragédia que se tem consumado no Mediterrâneo e “pelos milhares de pessoas que têm sido engolidas pelo oceano”, como afirmou o presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, citado na Ecclesia.
    A iniciativa inclui uma prece no momento da oração dos fiéis, em cada eucaristia celebrada, pedindo a Deus que ajude a construir “uma só família humana”.
    Convocada poucas horas antes da reunião dos responsáveis políticos da União Europeia, a iniciativa #somostodospessoas pretende afirmar a solidariedade para com as vítimas dos naufrágios no Mediterrâneo. Ao mesmo tempo, os seus promotores pretendem afirmar a possibilidade de medidas “de maior humanização” para com os migrantes, mais do que a “excessiva preocupação securitária” por parte da Europa.
    Na página da Cáritas na internet, afirma-se que estes migrantes que naufragam e morrem no Mediterrâneo “têm sido ultrajados na sua dignidade humana ao tentarem atravessar fronteiras à procura das mais básicas condições para a sua sobrevivência”.
    Só nestes primeiros 112 dias de 2015, morreram já mais de 1500 pessoas, número 50 vezes superior ao de 2014. “Os acontecimentos dos últimos dias, nomeadamente a morte de mais de 700 pessoas que se viram trancadas no porão do navio, e muitos outros já vividos não só no nesta região mas também noutros lugares onde a imigração é considerada irregular face às leis humanas vigentes, obrigam-nos a não ficar calados, sob pena de sermos cúmplices de um verdadeiro massacre que deveria envergonhar o mundo, particularmente os que têm responsabilidades políticas”, lê-se no site da Cáritas Portuguesa.
    Os promotores da iniciativa recordam uma frase do Papa Francisco: “São homens e mulheres como nós, irmãos que procuram uma vida melhor, famintos, perseguidos, feridos, explorados, vítimas de guerras. Procuram uma vida melhor, procuravam a felicidade.” E acrescentam: “Acreditamos que a União Europeia pode e deve fazer mais por cada uma destas pessoas, nomeadamente, olhando de forma diferente para os seus países de origem. As organizações da Igreja Católica pedem medidas que ultrapassem a excessiva preocupação securitária e de controlo de fronteiras e que se pensem alternativas de maior humanização.”

    As organizações que convocam a iniciativa, com o apoio da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, são Agência Ecclesia, Cáritas Portuguesa, Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal, Comissão Nacional Justiça e Paz, Comissão Nacional Justiça, Comissão Paz e Ecologia dos Religiosos, Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, Obra Católica Portuguesa de Migrações, Rádio Renascença, Serviço Jesuíta aos Refugiados, Sociedade de São Vicente de Paulo. O Santuário de Fátima também já anunciou juntar-se à ideia.»

    ResponderEliminar
  31. TRAZIDO DO FB:CONTA DO CARLOS TEIXEIRA

    ELEIÇÕES PRÁ MISERICÓRDIA DE TAROUCA

    «Carlos Teixeira
    Eleições na Misericórdia de Tarouca
    Realizam-se no próximo dia 26 de Abril as eleições para os órgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Tarouca.
    Como candidato a Provedor, e dentro de um percurso que desde há muito tenho desenvolvido ao serviço desta Instituição Solidária, voltada para o bem servir as pessoas, considero estas eleições como um ato de vital importância para o futuro.
    Lidero uma equipa composta por um conjunto de Irmãos(ãs) experientes, com provas dadas de dádiva altruísta e de entrega às causas importantes, sem nunca terem regateado esforços nem requerido contrapartidas de proveito próprio.
    Com eles e com o trabalho de equipa que exige uma Instituição inovadora, criativa, capaz de responder aos desígnios do presente e do futuro e aos preceitos das Grandes Obras de Misericórdias que nos orientam no caminho, faremos o melhor! Dar-nos-emos todos para minimizar e debelar os problemas sociais e de assistência de que o Concelho padece.
    Defendemos os valores que norteiam a Instituição, tais como a Solidariedade, a Fraternidade, a Amizade e o Amor ao Próximo e fundamentalmente a Exigência, o Rigor, a Verdade e a Tolerância; a Exigência e o Rigor no ato de gestão, a Verdade e a Tolerância na relação com os próximos.
    Não obstante as dificuldades, estamos certos de poder dar um contributo decisivo em prol das famílias, de todas as famílias!
    Queremos ser uma Instituição que consegue fazer face a todas as dificuldades das nossas gentes!
    Vamos manter o nível de qualidade dos serviços prestados porque sabemos que podemos contar com colaboradoras e colaboradores de Excelência!
    Eu e a minha equipa, contamos, então, convosco, para, juntos, podermos continuar a fazer o Trabalho Solidário que é preciso!
    Vós, todas e todos, ficai com a certeza de que podereis, sempre, contar também connosco!
    A esperança de muitos não depende só da grandeza das nossas obras! A esperança de muitos depende da força dos nossos pequenos gestos que, em Solidariedade, fazem toda a diferença.
    Esperamos, eu e a minha Equipa, merecer a Vossa opção eleitoral!
    A nossa Equipa é a seguinte:
    Mesa Assembleia Geral:
    - Presidente: Mário Joaquim Carmo Pereira Pinto
    Joaquim Melo Silva
    Ilda Maria Teixeira Oliveira Silva
    Maria José Borges Trindade Duarte
    Lucilio Emilio Pereira Pinto
    Margarida Maria Morais Teixeira Ribeiro
    Mesa Administrativa:
    - Provedor: Carlos Alberto Santos Assunção Teixeira
    Feliciano Augusto Rodrigues Cardoso
    Manuel Carmo Ferreira
    José Maria Jesus Sarmento
    Rosália Lucena Botelho
    César Luis Marçal Monteiro Carvalho
    Manuel Lopes Soares
    Diorino Conceição Lopes Cardoso
    Armindo Herlander de Carvalho
    Pedro Nuno Vilar Matos
    Conselho Fiscal:
    - Presidente: Edgar Lopes Osório Lima
    Jorge Manuel Sequeira Lopes Gouveia
    Manuel Neves Assunção
    Dorinda Maria Carmo Bento
    João Carmo Machado
    Agostinho Dinis»

    ResponderEliminar
  32. (TRAZIDO DO FB:JORNAL PÚBLICO)

    REACÇÕES AO REGRESSO DO LÁPIS AZUL!

    «Direcções de informação contra “ingerência inaceitável e perigosa”
    MARIA LOPES 24/04/2015 - 22:14

    Num manifesto, duas dezenas de directores de imprensa, rádios e televisões avisam que irão “até às últimas instâncias” para combater a proposta de cobertura das campanhas eleitorais do PSD, PS e CDS.


    "TÓPICOS
    Eleições
    Media
    Jornalismo
    Assembleia da República
    MAIS
    PSD, CDS e PS recuam na proposta
    Presidente da ERC ameaça demitir-se se lei for aprovada
    Descomplicar o novelo
    Comunicado das direcções de informação
    Duas dezenas de direcções de informação de televisões, rádios, jornais e revistas de âmbito nacional consideram a proposta de novas regras para a cobertura noticiosa em período eleitoral como uma “ingerência inaceitável e perigosa do poder político na liberdade editorial”.

    Num comunicado conjunto lançado esta sexta-feira à noite, os directores afirmam que o projecto do PSD, PS e CDS, que obriga os media a submeterem à aprovação prévia de uma comissão mista da CNE e ERC o plano de cobertura da campanha sob pena de sofrerem coimas, “viola clara e objectivamente os princípios essenciais do jornalismo e a liberdade editorial”.

    O documento denominado “Pela liberdade de informação” tem a forma de abaixo-assinado e vai recolher nos próximos dias o acordo dos responsáveis pelas redacções de órgãos de comunicação social regionais e nacionais. Está já marcado um encontro para a próxima semana em que estes responsáveis irão discutir que passos dar a seguir – se entretanto a proposta de projecto de lei não cair por terra.

    A lista de subscritores iniciais conta com os directores de informação da RTP, SIC, SIC Notícias e TVI, PÚBLICO, Lusa, Diário de Notícias, Jornal de Notícias, Correio da Manhã, i, Diário Económico, Observador, Expresso, Sol, Sábado, Visão, Rádio Renascença, RDP e TSF.

    “O direito a informar dos jornalistas e o direito de os cidadãos serem informados não podem ser condicionados nem limitados pelo poder político”, defendem os signatários, que realçam que o Estado “não pode arrogar-se de ter competência editorial, impedindo ou condicionando o trabalho dos jornalistas, por qualquer via”.

    São muitos os defeitos que os directores apontam ao documento consensualizado entre os três partidos além da questão do plano entregue a uma comissão administrativa para validação prévia antes mesmo do fim da apresentação das candidaturas. Por exemplo, que se “confunde trabalho jornalístico com propaganda, noticiários com tempo de antena”; “limita o espaço da análise política e da opinião”; “instrumentaliza os órgãos de comunicação social como placo de promoção dos agentes políticos”.

    No texto apela-se a que o Parlamento “saiba defender os valores da liberdade e da democracia” e os directores avisam que tencionam levar a defesa do seu direito e dever de informar “até às últimas instâncias”.»

    (ENVIADA POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  33. Ministério da Educação distingue trabalho de mérito de 11 escolas

    29/04/2015 17:47:25 4219 Visitas

    Shutterstock
    Ministério da Educação distingue trabalho de mérito de 11 escolas
    O Ministério da Educação e Ciência (MEC) entrega na quinta-feira o Prémio Escola 2013-2014 a 11 escolas e agrupamentos escolares, premiando não só o trabalho das instituições, mas também de uma individualidade que se tenha destacado.

    Instituído no ano lectivo de 2012-2013, o prémio distingue este ano o Agrupamento Vertical de Escolas Professor João Meira, de Guimarães, a Escola Secundária Inês de Castro, de Canidelo, o Externato Vila Meã, de Amarante, a Escola Secundária Quinta das Palmeiras, da Covilhã, o Agrupamento de Escolas Figueira Mar, da Figueira da Foz, o Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz, o Agrupamento de Escolas de Alcochete, o Colégio da Bafureira, da Parede, o Agrupamento de Escolas N.º 2 de Abrantes, a Escola Secundária de S. Lourenço, de Portalegre e o Colégio Luz S. Gonçalo, de Lagos.

    O "Prémio de Escola", de atribuição anual, distingue um máximo de três escolas ou agrupamentos em cada uma das cinco áreas geográficas do mapa educativo (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve).

    As instituições, para além de uma placa de distinção e um louvor em Diário da República, recebem ainda apoio ao nível de recursos humanos e materiais destinados a projectos culturais e científicos dos alunos.

    O louvor individual, entregue à personalidade indicada pela escola como a que mais se destacou no trabalho em prol do sucesso escolar dos alunos e das boas práticas no meio escolar, consiste na atribuição de um diploma que, caso seja entregue a um director, professor, aluno ou funcionário da escola, será incluído no seu processo individual.

    O despacho do ministro Nuno Crato que criou a distinção elencava uma série de critérios que as escolas deveriam cumprir ou promover "de forma meritória" para serem elegíveis a receber o Prémio Escola, como o sucesso dos alunos a qualidade da aprendizagem, o desenvolvimento do ensino experimental das ciências, a criatividade aplicada nas ciências sociais ou a difusão e fortalecimento do interesse pelas artes.

    A diminuição do insucesso escolar e do abandono precoce, inicialmente um dos critérios previstos, foi retirado da lista em 2014, numa alteração ao despacho de 2012.

    Na 1.ª edição do Prémio Escola, no ano lectivo anterior, as escolas distinguidas receberam um louvor em Diário da República, um troféu e uma colecção de mais de 50 livros para as suas bibliotecas, oferecida pelo Plano Nacional de Leitura, pelas editoras Gradiva, Leya e Porto Editora e pela Fundação Calouste Gulbenkian.

    Presidiu ao júri da 1.ª edição o presidente do Tribunal de Contas e antigo ministro da Educação do Governo socialista de António Guterres, Guilherme d'Oliveira Martins.

    A cerimónia da entrega do prémio relativo à edição deste ano está marcada para as 15:00, no Teatro Thalia, no Palácio das Laranjeiras, em Lisboa.

    Na cerimónia é também entregue o Selo Escola Voluntária, destinado a reconhecer o contributo dado pelos estabelecimentos de educação e ensino que, através de projectos educativos, valorizam as actividades de voluntariado, fortalecem o envolvimento da comunidade educativa no projecto da escola e da escola na comunidade e que contribuem para o desenvolvimento de laços sociais dentro e fora dela", de acordo com a informação disponibilizada no 'site' da Secretaria-Geral do MEC.

    Segundo a mesma informação, o selo "consiste numa placa a afixar numa parede da escola, com a data da concessão".

    Lusa/SOL

    ResponderEliminar
  34. Política
    Foram muitos e 'seremos muitos mais', palavra de Nóvoa

    Ricardo Rego Ricardo Rego | 29/04/2015 21:13:59 153 Visitas

    Lusa
    Foram muitos e 'seremos muitos mais', palavra de Nóvoa
    O Teatro da Trindade foi pequeno para todos quantos quiseram aplaudir a candidatura de Sampaio da Nóvoa à Presidência da República. As portas da sala de espectáculos no coração de Lisboa abriram as 19 horas e 20 minutos não restava uma única cadeira livre. Valeu um ecrã gigante na fachada do edifício com transmissão directa do que se passava lá dentro.

    A organização prometera ainda antes do início da cerimónia, que durou pouco mais do que 50 minutos, cumprindo-se assim a vontade do candidato (queria uma sessão curta), que Nóvoa havia de se dirigir pessoalmente a quem não conseguiu um lugar na sala. E assim foi.

    Depois de um discurso muito aplaudido que terminou com o hino nacional cantado por um coro, o professor universitário saiu para o largo em frente ao teatro onde foi recebido com um forte aplauso. Sampaio da Nóvoa desafiou os seus apoiantes a multiplicarem o apoio, para aumentar a onda de apoio. "Vamos a isto que já se faz tarde", disse. "Seremos muitos mais", garantiu.

    Mario Soares e Jorge Sampaio, ex- Presidentes da República eleitos pelo PS, não faltaram à chamada do candidato. Ramalho Eanes, também ex- chefe de Estado, não apareceu no Teatro da Trindade mas já terá feito saber que apoia a candidatura do ex-reitor da Universidade de Lisboa na corrida à sucessão de Cavaco Silva.

    Sobre o apoio do PS à candidatura do ex-reitor, João Cravinho, ex-ministro do Equipamento socialista, foi claro: "Há uma táctica, uma estratégia e um imperativo de missão do PS: vencer as legislativas e a seu tempo pensar nas presidenciais".

    Sampaio da Nóvoa irá apresentar em breve o seu entendimento sobre as funções de Presidente numa carta de princípios. Ainda assim, o candidato garantiu que não será "um espectador impávido da degradação da nossa vida pública". Nóvoa comprometeu-se ainda que tudo fazer "para reforçar a democracia, para estimular os governos e oposições a cumprirem funções com sentido reformista e de Estado, para consolidar a cooperação institucional, para promover uma maior participação dos cidadãos na vida política".

    Para os que recebem com dúvidas a candidatura do ex-reitor, ficou a certeza: "candidato-me para unir os portugueses, para juntar anseios de mudança, para celebrar com os portugueses pactos de futuro, e não de passado, pactos de mudança, e não de resignação". E, mais uma vez, o desafio a uma candidatura de convergência: "Tudo na mesma é que não".

    ricardo.rego@sol.pt

    ResponderEliminar