Páginas

terça-feira, 28 de abril de 2015

(41)POLITICA LOCAL:RESUMO DA REUNIÃO DA AM!(27/2)

(trazido do post 39 de abril)

RESUMO DA REUNIÃO DA AM!(2ª parte)

D-ACÇÃO SOCIAL:

  1. 1-A Câmara já começou a distribuir a fruta aos alunos da escola;

    2-O Sr Presidente da Câmara informou que o Albergue de Valdevez está sempre cheio de famílias que perderam as suas casas. "Este está sempre cheio; precisavamos de outro", disse.

    3-O Sr Presidente da Assembleia esclareceu (por solicitação de uma cidadã) que o novo regulamento dos Apoios Sociais da Câmara, já está pronto e vai ficar em discussão pública durante 30 dias.

    3.1-[até lá funciona o regulamento publicado no DR, em 2002. quando houve mais informação sobre esta discussão pública, voltaremos a este assunto]

    4-Uma cidadã sugeriu que fosse incluido o serviço de fisioterapia na carrinha da saúde e fosse estabelecido um protocolo com uma câmara vizinha pra continuarem a assegurar a natação aos utentes do Programa Rejuvenecer Tarouca (enquanto a piscinas de cá estão encerradas)

    5-Foi apresentado o relatório da ICPJ, relativo a 2014, tendo-se confirmado um aumento brutal no número de crianças em risco: de 9 passou pra 58.

    5.1-A Presidente da ICPJ referiu que na base desta situação está.fundamentalmente, a violência doméstica, o alcoolismo e as dificuldades econonicas (desemprego). Alertou ainda pró facto de por vezes surgirem "falsos alarmes", devido à chamada vizinhança.

    O Deputado Municipal, Luis Pereira, mostrou-se chocado com o conteúdo deste relatório, tendo mostrado disponibilidade pra ajudar a inverter esta situação.


  2. E-CONTABILIDADE E AFINS 
  3. 1-O Vice-presidente apresentou o relatório dos chamados "Encargos Plurianuais", tendo chamado a atenção dos Deputados Municipais prá mudança na empresa que faz a recolha dos residuos sólidos.

    2- A fim de esclarecer uma situação que começou a pairar no ar, (re)afirmou que NÃO existem nem nunca existiram "Empresas Municipais": "a CMT apenas é sócia de 3 empresas que resultam da sua operacionalidade.

  4. F-DIVERSOS/OUTROS ASSUNTOS:
  5. 1-O Presidente da Câmara, informou não ter recebido nenhum apoio de energia pros postes que apoiam os motores de rega e que os transportes escolares se vão manter como estão, depois de terem parecer favorável do Tribunal. Referiu que a questão da Regiefrutas lhe tem causado fortes de dores de cabeça, e que os actuais 5 responsáveis, j+a tiveram que por do seu bolso pra salvar a empresa.

    2-O Presidente da Junta de tarouca-Dalvares elogiu o trabalho desenvolvido pelos responsáveis do SCT.

    Este e o Presidente da Junta de Mondim, foram eleitos por unanimidade pra irem representar tarouca no Congresso de Municipios!

    O Sr Rufino, aproveitou ainda pra agradecer a todos os seus colegas que visitaram mondim, aquando do Carnaval, pra comerem o tradicional "caldo de farinha".

    3-A inauguração da Sede da Junta de tarouca mereceu elogios de muitos dos presentes, bem como os tradicionais desfiles de Carnaval. Contudo, muitos Deputados Municipais e Presidentes (CMT E AMT) sugeriram que, no futuro, tentassem fazer um único desfile.

    4-Uma cidadã perguntou porque se perdeu a "tradição" das equipas de "apoio" à AM, de enviarem os respectivos relatórios, tais como os dos Conselhos Municipais da Educação, Saúde e da Juventude (e da cpcj). "Só conhecendo se pode intervir no sentido de melhorar". Esta questão ficou sem resposta.

    4.1-Igual pedido havia sido feito quanto ás solicitações/sugestões que a AMT ouve, quando vai ao encontro das populações. Nestas situações, as fotos são muito importantes, mas são manifestamente insuficientes.

    ATÉ JÁ!(se...)

    Profª Assunção Monteiro

5 comentários:

  1. PEDIDO:

    Se alguém notar neste texto (minuta ou resumo) alguma incorrecção, agradecemos que nos alertem.

    Gratos pela V/compreensão e eventual colaboração!

    ResponderEliminar
  2. o presidente de mondim desde que foi eleito ficou mais entusiasmado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que ficou mais alaranjado!...

      Eliminar
    2. Acha?! Mas ele é tão tradicional aos "caldos-de-farinha"?!? ;)

      Eliminar
  3. Não me falem em "gentes" que mudaram de cor pra se aproximarem do poder. Estes, por norma, acabam por assumir o papel de carrasco pra provarem a sua devoção ao novo amo!

    Naturalmente que esta não assino!-X

    ResponderEliminar