Páginas

terça-feira, 28 de abril de 2015

(39)POLITICA LOCAL: RECORDEMOS A MINUTA DA REUNIÃO DA AM!(de 27/2/2015)

BREVE APONTAMENTO (por pelouros) DOS ASSUNTOS (promessas, sugestões,etc) TRATADOS NA ÚLTIMA REUNIÃO DA AMT 







1-SAÚDE: Ao nível da saúde, foram prometidas (boas) alterações.

 A saber:

-Tarouca vai passar a ter um "núcleo" do INEM;

-Foram prometidas alterações na marcação de consultas! :)

-A carrinha da saúde vai continuar/voltar a andar pelas freguesias e foram prometidas algumas melhorias (outra organização?! outros horários?! outros serviços?!...)

-No sentido de melhorar o acesso à saúde dos Tarouquenses, foi ainda dito que vão tentar fazer "outras alterações" tanto nos Cuidados Continuados como nos Hospital Douro Sul.

1.1-Pela GRANDE importância destes assuntos (prós cidadãos), desde já prometemos a divulgação de um post informativo com toda a informação disponível)

2-NOVOS INVESTIMENTOS/DESENVOLVIMENTO REGIONAL:Vão existir novas regras na atribuição/fiscalização dos fundos comunitários (2014/2020) atribuidos aos países membros da UE.

2.1-Quando soubermos onde podem os Tarouquenses ir saber mais informações (e/ou solicitar apoio técnicos pra elaborar projectos?), prometemos divulgar um post com toda essa informação.

3-OBRAS PÚBLICAS/INTERVENÇÕES PRIORITÁRIAS:

3.1-O Sr Presidente da Câmara esclareceu que a intervenção nos tanques das piscinas, eram absolutamente necessárias por questões de segurança e de poupança (água e energia).
Relativamente à intervenção nas paredes, etc, foi uma imposição dos Delegado de Saúde.

3.2-As obras de adaptação ao equipamento de apoio às pessoas portadora de deficiência(s), estão temporariamente paradas, até que surja um parecer (encomendado?) aos serviços da Segurança Social de Viseu.

3.3-A questão das coberturas dos edificios públicos, também foi aflorada: (...).

4-ACÇÃO SOCIAL:

4.1-A Câmara já começou a distribuir a fruta aos alunos da escola;

4.2-O Sr Presidente da Câmara informou que o Albergue de Valdevez está sempre cheio de famílias que perderam as suas casas. "Este está sempre cheio; precisavamos de outro", disse.

4.3-O Sr Presidente da Assembleia esclareceu que o novo regulamento dos Apoios Sociais da Câmara, já está pronto e vai ficar em discussão pública durante 30 dias. [até lá funciona o regulamento publicado no dr, em 2002. quando houve mais informação sobre esta discussão pública, voltaremos a este assunto]

4.4-Uma cidadã sugeriu que fosse incluido o serviço de fisioterapia na carrinha da saúde e fosse estabelecido um protocolo com uma câmara vizinha pra continuarem a assegurar a natação aos utentes do Programa Rejuvenecer Tarouca;

4.5-Foi apresentado o relatório da ICPJ, tendo-se confirmado um aumento brutal no número de crianças em risco.

5-DESPORTO/CULTURA/EDUCAÇÃO:

5-1-O Sr Presidente da Câmara pediu mais apoios (afectivos), pró SCT, que neste momento já mobiliza quase 150 crinças e jovens, dos 4 aos 17/18 anos.

5.2-O Líder da Bancada Municipal do PS, voltou a referir a importância de se realizar, anualmente, os Jogos Florais com o objectivo de motivar/chamar jovens e menos jovens prás coisas das artes.

5.3-O Líder do PS, questionou o responsável pelo Pelouro da Educação, se Tarouca tinha ou não aderido ao Projecto da "Municipalização da Educação", e se isso trouxe algumas contrapartidas. Voltou a reafirmar a posição do seu Grupo Municipal (totalmente contra). A estas perguntas, tanto o Sr Vereador como o Líder da Bancada do PSD, responderam que não.

6-OUTROS:Uma reunião que começou pelas 14:30 e só terminou por volta das 20 horas, naturalmente que muitos outros assuntos foram tratados, mas aqui colocámos apenas os aspectos que poderão ter mais interesse pró Povo/Cidadãos. Recordamos que isto é apenas uma espécie de minuta (o relatório vem depois).

Aquele Abraço!
ProfAnónima

NB:A PARTIR DESTE TEXTO MINUTA, FOI CONSTRUIDO O RESUMO!(ver nos postes 40 e 41)

12 comentários:

  1. SEGUE-SE UM BREVE APONTAMENTO (por pelouros) DOS ASSUNTOS (promessas, sugestões,etc) TRATADOS NA ÚLTIMA REUNIÃO DA AMT, OCORRIDA NO DIA 27/2/2015

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ESCLARECIMENTO: ENVIO DOS TEXTOS E DA ERRATA

      Os textos vão continuar a ser enviados por tópicos. Já a errata será enviada no final, pois além dos erros e lapsos normais, ainda poderei ter que corrigir algumas "coisas" motivadas pelo "piratão-brincalhão" (que tanto come palavras/frases como altera a posição do cursor, saindo frases sem nexo ou palavras surrealistas")

      A. Monteiro

      Eliminar
  2. A-SAÚDE:

    1-Ao nível da saúde, foram prometidas (boas) alterações.

    A saber:

    -Tarouca vai passar a ter um "núcleo" do INEM;

    -Foram prometidas alterações na marcação de consultas. As hipóteses em cima da mesa passam por ser pelo telefone e nas Juntas (net).

    -A carrinha da saúde vai continuar/voltar a andar pelas freguesias e foram prometidas algumas melhorias (outra organização?! outros horários?! outros serviços?!...)

    -No sentido de melhorar o acesso à saúde dos Tarouquenses, foi ainda dito que vão tentar fazer "outras alterações" tanto nos Cuidados Continuados como nos Hospital Douro Sul.

    2-O Líder da Bancada do PS, alertou prá necessidade de se comunicar previamente a "passagem da carrinha".

    3-O Presidente da Junta de S. João, esclareceu que esta carrinha presta um grande serviço às populações, pois além de rastormações aos utentes (maioritariamente idosos), pelo que deve ser dotadas de técnicos capazes dos serviços prestados.

    4-Pela GRANDE importância destes assuntos (prós cidadãos), desde já prometemos a divulgação de um post informativo logo que surjam "coisas" concretas.

    (CONT.)

    ResponderEliminar
  3. B-NOVOS INVESTIMENTOS/DESENVOLVIMENTO REGIONAL

    1-Este tema foi apresentado pelo Presidente da CIMDouro.

    2-Vão existir novas regras na atribuição/fiscalização dos fundos comunitários (2014/2020) atribuidos aos países membros da UE.

    3-O Deputado Municipal Socialista, Luis Pereira, sugeriu que que fosse divulgado aos cidadãos estes novos apoios.

    4-Quando soubermos onde podem os Tarouquenses ir saber mais informações (e/ou solicitar apoio técnicos pra elaborar projectos?), prometemos divulgar um post com toda essa informação.

    5-[As apostas da CMT continuam a ser a agricultura e o turismo, nas suas mais variadas vertentes.]

    (CONT.)

    ResponderEliminar
  4. C-OBRAS PÚBLICAS/INTERVENÇÕES PRIORITÁRIAS:

    1-O Sr Presidente da Câmara esclareceu que a intervenção nos tanques das piscinas, eram absolutamente necessárias por questões de segurança e de poupança (água e energia).

    Relativamente à intervenção nas paredes (alteração dos materiais) foi uma imposição dos Delegado de Saúde.

    2-As obras de adaptação ao equipamento de apoio às pessoas portadora de deficiência(s), estão temporariamente paradas, até que surja um parecer (encomendado?) aos serviços da Segurança Social de Viseu.

    3-A questão das coberturas dos edificios públicos, também foi aflorada, por uma cidadã, que questionou o EC, da forma como foi feito o levantamento das placas de fibrocimento nos edifios públicos, nomeadamente na escola (...).

    (CONT.)

    ResponderEliminar
  5. D-ACÇÃO SOCIAL:

    1-A Câmara já começou a distribuir a fruta aos alunos da escola;

    2-O Sr Presidente da Câmara informou que o Albergue de Valdevez está sempre cheio de famílias que perderam as suas casas. "Este está sempre cheio; precisavamos de outro", disse.

    3-O Sr Presidente da Assembleia esclareceu (por solicitação de uma cidadã) que o novo regulamento dos Apoios Sociais da Câmara, já está pronto e vai ficar em discussão pública durante 30 dias.

    3.1-[até lá funciona o regulamento publicado no DR, em 2002. quando houve mais informação sobre esta discussão pública, voltaremos a este assunto]

    4-Uma cidadã sugeriu que fosse incluido o serviço de fisioterapia na carrinha da saúde e fosse estabelecido um protocolo com uma câmara vizinha pra continuarem a assegurar a natação aos utentes do Programa Rejuvenecer Tarouca (enquanto a piscinas de cá estão encerradas)

    5-Foi apresentado o relatório da ICPJ, relativo a 2014, tendo-se confirmado um aumento brutal no número de crianças em risco: de 9 passou pra 58.

    5.1-A Presidente da ICPJ referiu que na base desta situação está.fundamentalmente, a violência doméstica, o alcoolismo e as dificuldades econonicas (desemprego). Alertou ainda pró facto de por vezes surgirem "falsos alarmes", devido à chamada vizinhança.

    O Deputado Municipal, Luis Pereira, mostrou-se chocado com o conteúdo deste relatório, tendo mostrado disponibilidade pra ajudar a inverter esta situação.

    (CONT.)

    ResponderEliminar
  6. E-CONTABILIDADE E AFINS chamados "Encargos Plurianuais"

    1-O Vice-presidente apresentou o relatório dos chamados "Encargos Plurianuais", tendo chamado a atenção dos Deputados Municipais prá mudança na empresa que faz a recolha dos residuos sólidos.

    2- A fim de esclarecer uma situação que começou a pairar no ar, (re)afirmou que NÃO existem nem nunca existiram "Empresas Municipais": "a CMT apenas é sócia de 3 empresas que resultam da sua operacionalidade.

    (CONT.)

    ResponderEliminar
  7. G-DIVERSOS/OUTROS ASSUNTOS:

    1-O Presidente da Câmara, informou não ter recebido nenhum apoio de energia pros postes que apoiam os motores de rega e que os transportes escolares se vão manter como estão, depois de terem parecer favorável do Tribunal. Referiu que a questão da Regiefrutas lhe tem causado fortes de dores de cabeça, e que os actuais 5 responsáveis, j+a tiveram que por do seu bolso pra salvar a empresa.

    2-O Presidente da Junta de tarouca-Dalvares elogiu o trabalho desenvolvido pelos responsáveis do SCT.

    Este e o Presidente da Junta de Mondim, foram eleitos por unanimidade pra irem representar tarouca no Congresso de Municipios!

    O Sr Rufino, aproveitou ainda pra agradecer a todos os seus colegas que visitaram mondim, aquando do Carnaval, pra comerem o tradicional "caldo de farinha".

    3-A inauguração da Sede da Junta de tarouca mereceu elogios de muitos dos presentes, bem como os tradicionais desfiles de Carnaval. Contudo, muitos Deputados Municipais e Presidentes (CMT E AMT) sugeriram que, no futuro, tentassem fazer um único desfile.

    4-Uma cidadã perguntou porque se perdeu a "tradição" das equipas de "apoio" à AM, de enviarem os respectivos relatórios, tais como os dos Conselhos Municipais da Educação, Saúde e da Juventude (e da icpj). "Só conhecendo se pode intervir no sentido de melhorar". Esta questão ficou sem resposta.

    4.1-Igual pedido havia sido feito quanto ás solicitações/sugestões que a AMT ouve, quando vai ao encontro das populações. Nestas situações, as fotos são muito importantes, mas são manifestamente insuficientes.

    ATÉ JÁ!(se...)

    Profª Assunção Monteiro

    NB:NATURALMENTE QUE NÃO ESTÁ AQUI TUDO/TUDINHO, MAS PODERÁ COMPLETAR ESTA INFORMAÇÃO COM AS 30 PÁGINAS DA ACTA OFICIAL! ;)

    ResponderEliminar
  8. PEDIDO:

    Se alguém notar neste texto (minuta ou resumo) alguma incorrecção, agradecemos que nos alertem.

    Gratos pela V/compreensão e eventual colaboração!

    ProfAnónima

    NB:A ERRATA SERÁ TIDA EM CONTA QUANDO SE FORMAREM OS POSTES!(40 e 41)

    ResponderEliminar
  9. Esperamos que se discuta o problema dos transportes. os presidentes de junta deviam impor-se,.

    ResponderEliminar
  10. Já soube que este assunto foi aflorado mas não verdadeiramente discutido, na reunião da assembleia municipal. Será que na reunião do EC o foi?

    ResponderEliminar
  11. O presidente da Cãmara de Tarouca disse, na reunião da Assembleia Municipal de fevereiro, que "tinha médicos em quantidade suficiente na região, Tarouca, Lamego e Vila Real"

    Ontem, o Diretor do Hospital de Vila Real veio dizer (a)que "tem uma grande falta de médicos", no seu hospital.

    Em que ficámos?!

    A. Monteiro

    a)jornais regionais e ao Correio da Manhã.

    ResponderEliminar