Páginas

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

(43)DIA ESPECIAL: CRIMINALIDADE VIRTUAL VS CRIMINALIDADE REAL!(e vice versa)

[SABER NÃO OCUPA ESPAÇO: CRIMINALIDADE REAL VS CRIMINALIDADE VIRTUAL! (e vice versa)]

Resultado de imagem para computadores+imagens
CAROS BLOGUISTAS: 
APROVEITAMOS ESTE DIA, QUE PRETENDE CHAMAR ATENÇÃO DOS CIDADÃOS E DAS INSTITUIÇÕES, PRÓ ROUBO DA IDENTIDADE DE UMA PESSOAL, PRA FALAR UM POUCO SOBRE AS NOVAS FORMAS DE CIBERCRIMINALIDADE. SEGUNDO OS ESPECIALISTAS, O "ROUBO DE IDENTIDADE" É UM TIPO DE CRIME QUE ESTÁ EM CRESCENDO (fruto de novas tecnologias cada vez mais sofisticadas) E, MUITAS VEZES, COMEÇA NA VIDA REAL E ACABA NO MUNDO VIRTUAL. MAS A CIBERCRIMINALIDADE PODE ASSUMIR MUITAS OUTRAS FORMAS, E DESTA VEZ VAMOS "RECORDAR"AS CHAMADAS "CAMPANHAS NEGRAS", ETC!-ProfAnónima

«O roubo de identidade está na moda


É cada vez um crime mais comum, que acontece devido à grande quantidade de fotocópias e digitalizações de documentos de identidade, mas também pela exposição nas redes sociais. Hoje celebra-se o Dia Europeu da Proteção de Dados.

O roubo de identidade é um crime cada vez mais comum. Quem o diz é a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), que alerta para o "claro abuso na exigência de fotocópias ou de digitalização de documentos de identidade, assim como na divulgação de números de identificação em redes abertas, o qual exige uma intervenção urgente para proteger os cidadãos". Para a CNPD, estes simples atos são, genericamente, ilegais, mas continuam a proliferar, até em serviços do Estado.

A CNPD alerta ainda que a difusão massiva de dados pessoais, designadamente a informação constante de documentos de identificação, "alimenta as tendências crescentes de roubo de identidade", o mesmo acontecendo pela "violação das regras de proteção de dados por insuficiência de medidas de segurança, técnicas e organizacionais".

Esta quinta-feira celebra-se o Dia Europeu da Proteção de Dados, que assinala também o aniversário da abertura à assinatura da Convenção 108 do Conselho da Europa, sobre a proteção de pessoas relativamente ao tratamento automatizado de dados de caráter pessoal.

Mas os riscos não se limitam apenas à cedência de documentos de identidade ou à sua divulgação em redes abertas. Há também riscos nas redes sociais. A TSF falou com o professor de engenharia informática da universidade de Coimbra, Mário Zenha Rela, que diz que a maioria das pessoas não está sequer preocupada em proteger os dados.»

[TRAZIDO DO FB: SITE DA TSF-28/1/2016]

NB:VER NOS COMENTÁRIOS O RESUMO DE UM TEXTO SOBRE CAMPANHAS NEGRAS. ESTE CRIME, AO CONTRÁRIO DO OUTRO, NASCE NAS REDES SOCIAIS E, MUITAS VEZES, ACABA POR DESAGUAR NA VIDA REAL! VOTOS DE BOA LEITURA!

21 comentários:

  1. OS PERIGOS DAS NETES: FALAR COM PESSOAS (DES)CONHECIDAS

    1-PERFIS FALSOS: SÓ SE DEVE FALAR COM CONHECIDOS...

    Nos inícios, ao falar-se dos "perigos das netes", alertavam-se sobretudo as crianças/jovens dos perigos que corriam ao falarem com estranhos !(*)

    Acontece é que, como as redes sociais (ainda) permitem PERFIS FALSOS, muitas vezes as crianças (e até adultos), pensam estar a pensar com um conhecido, quando na realidade...do outro lado da linha...está um estranho.
    (este "outro lado" também se pode aplicar a telemóveis.)

    2-PERFIS FALSOS VS ROUBO DE IDENTIDADE

    Os perfis falsos podem ser de 2 tipos: formados com dados imaginados ou com dados de uma pessoa que existe na realidade. Os perfis mais perigosos...porque mais convincentes...são, naturalmente, os construídos com dados de alguém conhecido da "vitima".

    (continua)

    (*)E SE NO INÍCIO OS MAIORES PERIGOS, ERAM OS RAPTOS E AS PEDOFILIAS, AGORA TB APARECE COMO GRANDE PREOCUPAÇÃO O RECRUTAMENTO PRA GRUPOS FORA DA CIVILIZAÇÃO DE ORIGEM..

    ResponderEliminar
  2. ROUBO DE IDENTIDADE: COMO CONSEGUEM OS CRIMINOSOS OS DADOS DE ALGUÉM?

    Muitas vezes lê-se por aí que "são as pessoas que os dão".
    Mas quem já sofreu o roubo de identidade (no mundo real ou no mundo virtual) sabe bem que nem sempre é assim.

    O texto do post tem a particularidade de mostrar isso mesmo: muitas vezes os dados de uma pessoa são sacados de documentos oficiais [seja de documentos de identificação pessoal, seja de currículos ou registos biográficos].

    Pra diminuir este tipo de crime, pede-se que não seja pedido a torto e a direito fotocópia de certos documentos, tais como cartões de cidadão/bilhetes de identidade.

    Na verdade, pra quê pedir fotocópia destes documentos quando um acto administrativo é feito pela própria pessoa de forma presencial?!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  3. CRIME VIRTUAL VS CRIME REAL: CAMPANHAS NEGRAS

    E se no caso do roubo da idade, começa muitas vezes no mundo real e acaba por desaguar no mundo virtual. Já as "campanhas negras" começam no mundo virtual e pretende-se que terminem no mundo real, por ingenuidade das pessoas ou por pura maldade maquiabélica.

    Segundo um texto saído recentemente no Público (ver poste-zero) existem empresas especializadas neste tipo de crime. Mas uma única pessoa consegue fazê-lo, desde que consiga fazer a festa e deitar os foguetes.

    EM QUE CONSISTEM AS CAMPANHAS NEGRAS?

    Usando um perfil falso (sempre os perfis falsos!) alguém escreve uma mentira sobre alguém ou uma verdade menor.

    Depois envia-a prós seus (muitos) amigos e, por vezes, recorrendo a diversos perfis falsos, ainda aparece depois a comenta-la de uma forma indignada, por exemplo, criando a ideia de um alarido social.

    Este tipo de crime (maquiabélico e sofisticado) é usado sobretudo pra "destruir" figuras públicas ou pelo menos poderosas. Chega a ser feito por profissionais da comunicação e outros profissionais, especialistas em "fazer as cabeças" dos outros.

    (continua)

    NB:NA RUBRICA "POSTE-ZERO" DE JANEIRO, PODE VER UM TEXTO DO JORNAL PÚBLICO QUE NOS FALA PRECISAMENTE DESTE (NOVO) TIPO DE CRIME E CONTA A HISTÓRIA DE ALGUMAS FIGURAS QUE JÁ FORAM VITIMAS DELE. VOTOS DE BOA LEITURA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Errata: onde se lê "jornal público, deverá ler-se "jornal i"

      Eliminar
  4. TERÁ SIDO ABORTADA UMA MEGA-CAMPANHA NEGRA?

    Por coincidência, na Pág.40 do Correio da Manhã, de hoje, vem uma notícia que poderia muito bem colocar em marcha uma "campanha negra" contra uma ou mais pessoas, depois de alguém ter inventado uma entrevista ao Dr Juiz de um mega-processo a decorrer no Brasil, envolvendo figuras públicas MUITO importantes, e que segundo alguma CS, terá "ramificações" em Portugal.

    Basicamente, alguém criou uma conta no facebook (com o nome do cm) e divulgou uma entrevista ao Dr Juiz do tal mega-processo que nunca existiu. Como se soube? Foi o próprio Juiz que prontamente a veio desmentir.

    O QUE ACONTECERIA SE ESTA ENTREVISTA TIVESSE CHEGADO À OPINIÃO PÚBLICA?

    Neste momento, certamente que já existiriam a circular, no mundo virtual, um conjunto de reacções negativas, que mais tarde ou mais cedo acabariam por desaguar no mundo real.

    Esteve bem o Dr Juiz que prontamente veio desmentir tudo e desmascarar o autor da "entrevista"!(brincalhona ou maquiabélica?)

    UCdB (Uma Colaboradora do Blog)

    NB:SE ISTO SE TIVESSE PASSADO EM PORTUGAL, QUAL TERIA SIDO O DESFECHO?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem mais perderia com a difusão dessa entrevista??

      Certas situações só podem ser avaliadas quando se conhecem todos os dados. Aqui era importante conhecer o teor da entrevista e esse é desconhecido. Numa primeira analise, o mais prejudicado acabava por ser o órgão de comunicação a quem foi imputada a autoria "entrevista", já que cairia em descredito.

      Eliminar
    2. Não nutro particular simpatia pelo jornalismo do Correio da Manhã. Mas parece que o CM anda a passar por uma fase "estranha": segundo o próprio, muito recentemente algumas fontes deram-lhe notícias falsas sobre um artista da TV e agora isto. Que conclusões tirar?! Anónima ?

      Eliminar
    3. UM SUPONHAMOS: se esta situação se tivesse passado com um Juiz português, como seria?

      Com base em situações anteriores análogas, sou levada a dizer isto:
      -abria-se de imediato um inquérito e decretava-se logo o segredo de justiça. Enquanto isso, as mentiras iam sendo propagadas pela CS e nas Redes Sociais (pelo caminho quiçá não seriam abertos meia dúzia de processos aos que fizeram comentários mais brincalhões).
      Ao fim de 2 anos, as mentiras já se tinham tornado verdades (se isso interessasse a alguém) e seriamos informados que o inquérito foi arquivado por falta de provas.
      Assim, tiro o m/chapéu ao Juiz brasileiro que prontamente desmascarou tudo, e agora o CM que peça justiça!

      ENAE (Esta Não Assino Eu)

      Eliminar
    4. Até agora, o CM ainda não disse o que pensa fazer sobre o assunto. Será que não vai tentar saber quem foi o autor da "brincadeira"?! Dizem que descobrir os autores dos crimes informáticos não é fácil, mas não impossível...

      Eliminar
    5. Segundo a tal notícia do CM, este terá limitado a sua acção a perguntar no falso perfil "quem era o dono daquela conta". A ser assim, deve dar tudo em águas-de-bacalhau! ProfAnónima

      Eliminar
    6. Volto a dizer que NÃO nutro particular simpatia com o jornalismo que se pratica no CM (*), mas isso não me impede de "condenar" quem procurar desacredita-lo por vias reles e criminosas(ponto)

      (*)Não gosto de jornalismo sensacionalista e que tem "dificuldades" em distinguir vida privada/vida pública e figura pública/zé povinho.

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  6. PRÓ ARQUIVO A: .COM vs .PT

    Quis a Google.com pra fazer uma visita ao Facebook e ao TAROUCAndo, mas o m/PC começa a "pensar" no que lhe peço, mas acaba por me dar isto:«https://www.google.pt/?gfe_rd=cr&ei=o_KrVt6AIOqr8wff8oSgDQ».
    Antigamente, isto só se passava nos pc`s do espaço Net de Trc, mas agora tb começou a vericar-se neste.
    Desde o dia 20 de Janeiro que as "novidades" não páram de acontecer, e ainda não consegui descobrir o(s) motivo(s)!(Assunção Monteiro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E QUAL É O PROBLEMA EM CHEGAR À NET POR UM OU POR OUTRO MEIO??

      Eliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (os comentários voltam a ser registados com a hora de envio)

      Eliminar
    2. (PROB. NAS HORAS: esta noite/manhã houve nova mexida no relógio mas, no blog, o registo da hora de entrada dos comentários voltou à normalidade. o mesmo não se verificando ainda noutros "ambientes" e no gráfico de registo das visualizações. sobre este, só sabemos que no dia 21/1 estava bem pois foi publicado no post 29, mas depois alterou-se. só demos conta ontem)

      Eliminar
  8. É por causa destas e outras que os jovens até aos 16 anos vão ser proibidos de ter facebook. Embora os pais continuem a pôr fotos dos filhos apesar dos avisos.

    ResponderEliminar
  9. NOVO TESTE DE REGISTO DO HORÁRIO--(14:55--16:30)

    ResponderEliminar
  10. O QUE ACONTECERIA SE ALGUÉM TIVESSE POSTADO A ENTREVISTA FALSA, ALEGADAMENTE FEITA PELO CM AO JUÍZ DO PROCESSO LAVA JACTO?!

    Ora bem, segundo o que li, ainda muito recentemente, numa revista que acompanha um jornal (de referência), os problemas seriam nulos, porque a fonte era um jornal. Coisa bem diferente seria se a fonte fosse um qualquer site ou perfil ou grupo.
    Mas se criminalmente a coisa vale zero...existem outras coisas...pelo que apartir do momento que tive conhecimento que até o perfil de um jornal são capazes de forjaram, passari a ter atenção redobrada a esses perfis.

    ***
    Por exemplo, mal chego ao Facebook chegou-me uma notícia(*) mal dizente de um(a) Político(a) ainda no activo. Que fazer? Vou esperar pra ver se vejo a notícia em "celulose", pois aqui as probabilidades da notícia ser falsa é menor!(disse menor). A. Monteiro

    ResponderEliminar