Páginas

domingo, 23 de outubro de 2016

(24)AUTÁRQUICAS/17: O QUE MUDA PRÓS MOVIMENTOS DE CIDADÃOS? (vamos ver...)

[CAROS BLOGUISTAS: A MENOS DE 1 ANO DAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS AINDA ESTÃO POR DEFINIR ALGUNS ASPECTOS, NOMEADAMENTE AS EXIGÊNCIAS FEITAS AOS CHAMADOS "MOVIMENTOS DE CIDADÃOS". AQUI FICA UM TEXTO ONDE NOS FALA DISSO MESMO!ProfAnónima]

«No Parlamento, o PSD considerou que as alterações à lei autárquica são "um fato à medida de Rui Moreira. O CDS falou "em ajuste de contas" perante as "dificuldades" do PSD em encontrar candidato. O tom surpreendeu, pela dureza. 
Resultado de imagem para imagens de urnas de votos
O deputado Paulo Rios do PSD criticou PS, CDS e BE de estarem a legislar "um fato à medida" do autarca do Porto, Rui Moreira. O PSD acusa o PS, CDS e BE de subserviência ao autarca

"Não aceitamos rever a lei desta forma, com candidaturas autárquicas no terreno, a meia dúzia de meses de apresentação formal de candidaturas, a toque de caixa e com fatos à medida para resolver problemas circunstanciais de reeleição de quem já foi eleito com esta mesma lei", avisou o deputado do PSD.

Paulo Rios acusou PS, CDS e BE de "subserviência e adulação" perante o email recebido, em setembro e onde Rui Moreira critica a obrigatoriedade de os candidatos independentes apresentarem com muita antecedência o nome de todos os candidatos e não apenas o cabeça de lista, o que pode implicar a anulação do processo em caso de haver necessidade de mudar algum dos elementos.

"Lei Moreira? Nós temos de chegar a isto?", questionou o social democrata.

A intervenção de Paulo Rios foi seguida com visível incómodo na bancada do CDS, de onde Nuno Magalhães. líder parlamentar, perguntou: "Quem tem medo de quê? Quem tem medo da participação dos cidadãos?".

Nuno Magalhães considerou que o debate não é "para fazer ajustes de contas e lamentar dificuldades para encontrar candidaturas para uma Câmara como a do Porto, como o PSD".

Também o PCP é contrário às alterações propostas. António Filipe considera que é criada uma situação de "discriminação positiva" para as candidaturas independentes., em relação aos partidos.

"Reconhecemos o direito à apresentação de candidaturas mas não reconhecemos nenhuma superioridade moral", defendeu o deputado comunista perante aplausos do PSD.

O PS disse "não receber lições" nesta matéria remetendo eventuais acertos para o debate na especialidade para onde baixaram, sem votação, todos os diplomas.

Durante o debate, Susana Amador defendeu que esta é uma "revisão cirúrgica" da lei eleitoral autárquica, para "simplificar o regime", nomeadamente na recolha de assinaturas e substituição de candidatos.

No debate, João Vasconcelos, do BE, defendeu que se trata de "eliminar as desigualdades e reforçar a democracia".» (IN  TSF-21/10/2016)

NB:COMO SE PODE VER O PS, BE E CDS QUEREM FACILITAR AS CANDIDATURAS DE CIDADÃOS, MAS O PSD E A CDU NÃO ESTÃO MUITOS DISPOSTOS A FACILIDADES!

11 comentários:

  1. DAQUI: http://www.tsf.pt/politica/interior/psd-contra-lei-moreira-cds-fala-em-dificuldades-em-encontrar-candidato-5455372.html

    ResponderEliminar
  2. UMA ACHEGA: Falam em "Lei Moreira" mas é sabido que esta questão é muito mais abrangente e é apenas um dos muitos entraves com que os Cidadãos se confrontam quando querem fazer uma lista e apresentar-se a eleições de forma verdadeiramente independente! ProfAnónima

    ResponderEliminar
  3. INFORMAÇÃO RELACIONADA: QUE OUTROS ASPECTOS DEVEM MUDAR EM 2017?

    Além deste aspecto, é expectável que outros aspectos possam mudar já nas Autárquicas/17, nomeadamente a eleição dos responsáveis pelas áreas metropolitanas e ainda "acertos" à extinção de algumas freguesias.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  4. OUTRAS INFORMAÇÕES RELACIONADAS:

    O Jornal de notícias tem vindo a editar um dossier das Autárquicas.

    Na semana passada falou dos candidatos conhecidos em Tarouca e outros Municípios (1) e nesta trouxe a informação que a distrital do PSD está a divulgar os cabeças-de-lista nas diferentes câmaras do distrito.

    ProfAnónima

    NOTA 1:http://www.jornaldocentro.pt/o-pre-aquecimento-autarquico-ja-esta-na-pista/

    NOTA 2: http://www.jornaldocentro.pt/recandidatura-de-almeida-henriques-confirmada-pela-concelhia-e-distrital-de-viseu-do-psd/

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. AUTÁRQUICAS/2017: POR CÁ...

    Por cá ainda não se sabe muito mas já se vai sabendo mais do que se sabia quando lançamos o 1º post sobre esta temátca (o nº23 de setembro)

    Assim, lá pra Novembro vamos pegar no referido post e vamos actualiza-lo com a informação que nos chegou!

    ProfAnónima

    Endereço do 1º post:

    https://taroucando.blogspot.pt/2016/09/autarquicas17tarouca-ja-comecou-com-os.html

    ResponderEliminar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito em breve pensamos lançar um post com uma espécie de radiografia com o que foi possível apanhar (até ontem às 22 horas) nos Facebooks, dos actuais e futuros candidatos. Só não o fazemos hoje pq estamos a tratar do texto da rubrica habitual de Domingo, desta vez sobre o Hospital Douro Sul, síto em Lamego!

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    3. Vamos fazer/fizemos um texto fotográfico sobre o que foi "apanhado" no Facebook até Sábado pelas 22 horas. Claro que nada foi apanhado sobre quem não tem conta ou por lá circula disfarçado de outrém ou de forma oculta ou só apareceu depois da data indicada. Simples.

      ProfAnónima

      Eliminar
  7. INFORMAÇÃO

    O texto sobre os "Políticos Locais Apanhados Nos Facebooks" NÃO sai hoje por questões técnicas!

    Gratos pela V/compreensão!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar