Páginas

terça-feira, 25 de outubro de 2016

(27)SAÚDE: ESTRATÉGIAS PRA RESOLVER A FALTA DE MÉDICOS NO INTERIOR!

[CAROS BLOGUISTAS: AQUI FICA UMA BREVE INTERVENÇÃO DO MINISTRO DA SAÚDE À CS ONDE NOS FALA, ENTRE OUTRAS COISAS, DAS ESTRATÉGIAS QUE VÃO SER IMPLANTADAS COM O OBJECTIVO DE ATRAIR MÉDICOS PRÓ INTERIOR!]
Resultado de imagem para imagem de sns
«Cobertura total de médicos no país dentro de três anos

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, disse, esta segunda-feira, na Nazaré, que o país deverá atingir a cobertura plena em termos e médicos dentro de três anos.

"O número de médicos que saem, em média 400 e poucos por ano, é muito superior às aposentações e portanto começamos, pela primeira vez, a ter um saldo positivo", afirmou o ministro da Saúde, admitindo a expetativa de que "nos próximos dois a três anos" o país tenha "a situação da cobertura resolvida".

Para isso concorre, segundo Adalberto Campos Fernandes, "a melhoria das condições estruturais", ou seja, "melhores centros de saúde e melhores equipamentos", com que o Governo acredita conseguir "atrair mais jovens para fora grandes metrópoles".

A par, disse o ministro aos jornalistas, o Governo está "a trabalhar também num programa de incentivos para que alguns médicos possam optar por ir para zonas mais interiores", já que, sublinhou, mesmo com "um aumento total de médicos ou mesmo excedente há sempre pontos do país onde é difícil essa opção se colocar".

Adalberto Campos Fernandes falava na Nazaré, à margem da assinatura do contrato programa com o município da Nazaré para construção de uma nova Unidade de Saúde que substituirá um pré-fabricado com 36 anos.

O novo centro de saúde representa um investimento global de 1,236 milhões de euros, suportados pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e com uma comparticipação comunitária de 85%.

De acordo com o presidente da autarquia, Walter Chicharro, na próxima sexta-feira o executivo deverá aprovar a abertura de procedimentos para o concurso público, prevendo-se que "até 31 de outubro seja feita a candidatura a fundos comunitários, visto que a obra está prevista no Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial da Comunidade Intermunicipal do Oeste".

A obra, que só poderá arrancar após a obtenção do visto do Tribunal de Contas, será construída no mesmo local até aqui ocupado pelo pré-fabricado, ficando a câmara responsável pelos arruamentos e arranjos exteriores.

No novo centro de saúde ficarão instaladas as unidades de saúde Global e Nazareth, com um total de nove médicos e cerca de 20 utentes inscritos, que até à inauguração do novo edifício ficarão instaladas provisoriamente em dois edifícios da Confraria da Nazaré.»(IN JN-24/10/2016)

NB: NO POST 25 PODERÁ VER UM POST DEDICADO ESPECIFICAMENTE AO HOSPITAL DE LAMEGO, QUE TEM VIVIDO DIAS DIFÍCEIS POR CAUSA DA FALTA DE MÉDICOS!

3 comentários:

  1. DAQUI:«Cobertura total de médicos no país dentro de três anos

    http://www.jn.pt/nacional/interior/cobertura-total-de-medicos-no-pais-dentro-de-tres-anos-5460062.html#ixzz4O3MQE6ip
    Follow us: jornalnoticias on Facebook»

    ResponderEliminar
  2. ESCLARECIMENTO: A IMAGEM DO POST

    A imagem do post não é a original e foi escolhida pra lembrar que o SNS não é uma coisa que exista desde sempre. Aos mais novos sugerimos que perguntem aos Avós como era antigamente! ProfAnónima

    ResponderEliminar
  3. OUTRA NOTÍCIA RELACIONADA COM O ASSUNTO DO POST

    «Médicos no interior vão ganhar mil euros a mais

    AQUI:http://www.jn.pt/nacional/interior/medicos-no-interior-vao-ganhar-mil-euros-a-mais-5416449.html

    ResponderEliminar