Páginas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

(0)POSTE-ZERO DE DEZEMBRO/16! (arquivo taroucando)

«A IMPRENSA É UM DOS PILARES DA DEMOCRACIA!» (nelson mandela)
Resultado de imagem para sinos de natal
Caros Bloguistas!

A pedido de vários "chefes de família" criamos esta rubrica, pra enviarmos os textos trazidos de outros Blogues, Facebook, Jornais, etc, a fim de "arejar" a rubrica dos Diversos!

No fundo vai servir como uma espécie de "arquivo público"!

Aqui os textos "encontrados" nos outros órgãos de CS, serão colocados tal e qual como foram publicado na fonte. Mas depois podem ser transformados em post e, neste caso, poderão sofrer pequenos ajustes, tais como cortes! (de acordo com as regras)

Aquele Abraço!
ProfAnónima

NB: DESTA VEZ, OS PRIMEIROS TEXTOS VÃO SER  ALGUNS QUE FORAM ENVIADOS PRÓ POSTE-ZERO DE NOVEMBRO E NÃO HOUVE OPORTUNIDADE DE OS TRANSFORMAR EM POST!

44 comentários:

  1. TRAZIDO DO SITE DA TSF-4/12/2016

    XX CONGRESSO DO PCP: RESUMO DO DISCURSO DO JERÓNIMO DE SOUSA

    «XX CONGRESSO PCP
    Jerónimo desafia PS a debater saída do euro
    04 DE DEZEMBRO DE 2016 - 14:12
    No discurso de encerramento do XX Congresso do PCP, o secretário-geral reeleito traçou como prioridades políticas o aumento do salário mínimo e a revisão das leis laborais.

    (FOTO)
    "Este Congresso é a afirmação de um partido", disse Jerónimo de Sousa, perante um complexo desportivo de Almada cheio.

    A jornalista Judith Menezes e Sousa e o discurso de encerramento de Jerónimo de Sousa
    Depois de ter sido anunciada a reeleição por unanimidade como secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa anunciou as prioridades políticas do partido - aumento dos salários, fixação do salário mínimo em 600 euros no próximo ano, reforço da contratação coletiva, combate à precariedade, defesa da escola pública, da cultura, dos transportes públicos e defesa do serviço nacional de saúde.

    Jerónimo voltou a falar na dívida pública e criticou as ameaças e chantagens da Europa, que considera "inaceitáveis". Um motivo para trazer ao debate político a saída do euro.

    "É inaceitável que nos queiram atirar enquanto povo e nação para o gueto do empobrecimento, dependência e negação dos direitos de Portugal ao seu desenvolvimento soberano. Inaceitável que todos os anos sejam retirados mais de oito mil milhões de euros aos recursos públicos só para pagamento de juros da dívida para manter o privilégio e, no final de cada ano, a dívida se encontrar exatamente na mesma", criticou o líder do PCP, num discurso de cerca de 15 minutos.

    "Reafirmamos, em síntese, o conteúdo da política patriótica e de esquerda: libertar Portugal da teia de submissão, dependência e constrangimentos impostos pelo euro, renegociar a dívida e recuperar para o país o que é do país", sublinhou Jerónimo.

    Sobre as autárquicas do próximo ano, Jerónimo disse que "este é um momento para reafirmar a CDU (...) para confirmar novas maiorias e conquistar mais mandatos".

    O secretário-geral do PCP repetiu a ideia da abertura deste Congresso - "partir do presente para pensar no futuro", e relembrou o passado do partido, que "nunca teve uma vida fácil".

    "Este é o nosso tempo", defendeu, "o tempo de fazer, agir, lutar" pelo ideal comunista.

    Um discurso aplaudido de pé, que terminou com vivas ao Partido.

    Depois, de bandeiras e punhos ao alto, entoou-se "Avante, camaradas", "A Internacional" e também o Hino Nacional.»

    ResponderEliminar
  2. TRAZIDO DO PÚBLICO-6/12/2016

    EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO: DESEMPENHO DOS ALUNOS PORTUGUESES NOS TESTE PISA!

    «PISA 2015: alunos portugueses ficaram pela primeira vez acima da média da OCDE
    "Portugal é dos poucos países membros da OCDE onde se tem observado uma tendência de melhoria contínua nos resultados. A Finlândia, por exemplo, tem manifestado a tendência inversa ”, frisa investigador que coordenou a participação portuguesa na avaliação internacional.
    CLARA VIANA 6 de Dezembro de 2016, 10:00

    (FOTO)

    Do fim da tabela, Portugal passou a estar no segundo grupo de países com melhores resultados no PISA DANIEL ROCHA
    PUB

    É uma estreia de Portugal no megaestudo internacional que avalia a literacia dos alunos de 15 anos de idade em Ciências, Leitura e Matemática. Pela primeira vez os jovens portugueses ficaram à frente da média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) nestes três domínios que são avaliados pelo PISA (Programme for International Student Assessment), um estudo que se iniciou em 2000 e que é feito de três em três anos.

    PUB

    Acompanhamento Cofidis ®
    É propor o crédito pessoal para as pequenas grandes mudanças da casa. TAEG desde 10,7%.
    Simule aqui
    Advertisement
    A última edição realizou-se em 2015 e teve como enfoque principal a literacia científica, pelo que esta é a área para a qual há mais dados nos relatórios de desempenho. Participaram 500 mil alunos, dos quais 7325 portugueses. Os resultados são divulgados nesta terça-feira.

    A Ciências e Leitura, com mais oito e cinco pontos respectivamente, Portugal obteve resultados “significativamente superiores” aos da média da OCDE, destaca o Instituto de Avaliação Educativa (Iave), responsável pela aplicação destes testes aos alunos portugueses. Já a Matemática, apesar de ter mais dois pontos do que a média, a diferença não é considerada “estatisticamente significativa”.

    Nos testes do PISA não são avaliados conteúdos curriculares — aqueles que são leccionados em contexto de sala de aula. No estudo da OCDE o que se pretende saber é em que medida os alunos de 15 anos são capazes de mobilizar os seus conhecimentos, nas três dimensões avaliadas, na resolução dos problemas do dia-a-dia. Nas questões submetidas é tida também em conta a globalização da economia e os desafios que esta representa. “Apesar de serem oriundos de sistemas educativos diferentes, quando chegarem à idade adulta irão competir pela mesma oferta de emprego”, refere a OCDE.»

    (NOVA IMAGEM/TABELA)

    ResponderEliminar
  3. CONTINUAÇÃO DO TEXTO ANTERIOR

    (UMA NOVA IMAGEM/TABELA)

    O que dizem as médias
    Voltemos então às médias. Na literacia científica — as questões colocadas testam a capacidade de identificar e interpretar fenómenos científicos, como por exemplo o de saber porque é que a velocidade de um meteoro aumenta quando se aproxima da Terra — os alunos portugueses tiveram um resultado de 501 pontos, contra uma média da OCDE de 493. Ou seja, por comparação à primeira edição do PISA, em 2000, Portugal subiu 42 pontos, ocupando agora a 22.ª posição num total de 70 países e economias analisados. Se apenas se tiver em conta os 35 países da OCDE que participaram no estudo, a posição portuguesa sobe para 17.º lugar.

    Na literacia em leitura a média portuguesa foi de 498 pontos e a da OCDE de 493. Em relação à participação de 2000, Portugal progrediu 28 pontos. Está em 21.º lugar no total dos analisados e em 18.º quando se restringe a participação apenas aos membros da OCDE.

    Na semana passada, noutro grande estudo internacional (TIMSS) que tem como alvo os alunos de 10 anos de idade, Portugal ficou em 17.º lugar a Matemática num total de 49, tendo mesmo ultrapassado a Finlândia. Os resultados no PISA agora conhecidos são mais modestos: Portugal ficou na 29.ª posição com uma média de 492 pontos. É 22.º se a análise incidir apenas nos países da OCDE (média 490).

    PÚBLICO - A posição de Portugal Aumentar
    A posição de Portugal
    Em declarações ao PÚBLICO, o investigador que coordenou a participação portuguesa em ambos os estudos, João Marôco, considera, contudo, que não se deve fazer comparações entre ambos os estudos, não só porque o público-alvo é diferente, como também porque avaliam conteúdos distintos. “A matriz do TIMSS é claramente curricular – o teste é delineado para avaliar os conhecimentos e competências das crianças em Matemática e Ciências do 4.º ano de escolaridade. No PISA, os domínios de Leitura, Ciências e Matemática são avaliados não tendo uma mancha curricular como referencial, mas antes o que os alunos aprenderam ao longo do seu percurso escolar e como conseguem mobilizar os conhecimentos e competências adquiridas na resolução de problemas do dia-a-dia”, especifica.

    (CONTINUA)

    DAQUI:https://www.publico.pt/2016/12/06/sociedade/noticia/pisa-2015-alunos-portugueses-ficaram-pela-primeira-vez-acima-da-media-da-ocde-1753772

    +++

    OUTRO RELACIONADO:

    https://www.publico.pt/2016/12/06/sociedade/noticia/ministro-deu-os-parabens-aos-alunos-e-professores-pelos-resultados-no-pisa-1753838

    ResponderEliminar
  4. TRAZIDO DO JN-01/12/2016

    CONCURSO: CAPA JN

    «A capa do JN no dia de Natal pode ser desenhada por si

    Leia mais: A capa do JN no dia de Natal pode ser desenhada por si http://www.jn.pt/cultura/media/interior/a-capa-do-jn-no-dia-de-natal-pode-ser-desenhada-por-si-5530185.html#ixzz4STuXspIl
    Follow us: jornalnoticias on Facebook »

    ResponderEliminar
  5. DAQUI: http://www.youthforhumanrights.org/pt/what-are-human-rights/universal-declaration-of-human-rights/articles-1-15.html

    DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM DAS NAÇÕES UNIDAS

    Versão Simplificada dos 30 Artigos da Declaração Universal dos Direitos do Homem foi criado especialmente para os jovens.

    1. Todos Nascemos Livres e Iguais. Nascemos todos livres. Todos temos os nossos pensamentos e ideias. Deveríamos ser todos tratados da mesma maneira.

    2. Não Discrimine. Estes direitos são de todos, independentemente das nossas diferenças.

    3. O Direito à Vida. Todos temos o direito à vida, e a viver em liberdade e segurança.

    4. Nenhuma Escravatura. Ninguém tem o direito de nos escravizar. Não podemos fazer de ninguém nosso escravo.

    5. Nenhuma Tortura. Ninguém tem o direito de nos magoar ou de nos torturar.

    6. Você Tem Direitos Onde Quer que Vá. Eu sou uma pessoa igual a si!

    7. Somos Todos Iguais Perante a Lei. A lei é igual para todos. Deve tratar-nos com justiça.

    8. Os Direitos Humanos são Protegidos por Lei. Todos podemos pedir ajuda da lei quando formos tratados com injustiça.

    9. Nenhuma Detenção Injusta. Ninguém tem o direito de nos prender sem uma razão válida, de nos manter lá, ou de nos mandar embora do nosso país.

    10. O Direito a Julgamento. Se formos julgados, o julgamento deve ser público. A pessoa que nos julga não deve ser influenciada por outras pessoas.

    11. Estamos Sempre Inocentes até Prova em Contrário. Ninguém deveria ser acusado por fazer algo até que esteja provado. Quando as pessoas dizem que fizemos uma coisa errada temos o direito de provar que não é verdade.

    12. O Direito à Privacidade. Ninguém deveria tentar ferir o nosso bom nome. Ninguém tem o direito de entrar na nossa casa, abrir as nossas cartas ou incomodar-nos ou à nossa família sem uma boa razão.

    13. Liberdade para Locomover Todos temos o direito de ir aonde quisermos dentro do nosso próprio país e de viajar para onde quisermos.

    14. O Direito de Procurar um Lugar Seguro para Viver. Se tivermos medo de ser maltratados no nosso país, temos o direito de fugir para outro país para estarmos seguros.

    15. Direito a uma Nacionalidade. Todos temos o direito de pertencer a um país.

    (CONT.)

    ResponderEliminar
  6. (CONTINUAÇÃO)

    DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM DAS NAÇÕES UNIDAS
    16. Casamento e Família. Todos os adultos têm o direito a casar e a terem uma família se quiserem. Os homens e as mulheres têm os mesmos direitos quando estão casados ou separados.

    17. O Direito às Suas Próprias Coisas. Todos temos o direito a termos as nossas próprias coisas ou de as partilhar. Ninguém nos deveria tirar as nossas coisas sem uma boa razão.

    18. Liberdade de Pensamento. Todos temos o direito de acreditar naquilo que queremos, a ter uma religião ou a mudar de religião se quisermos.

    19. Liberdade de Expressão. Todos temos o direito de decidir por nós mesmos, de pensarmos o que quisermos, de dizer o que pensamos, e de partilhar as nossas ideias com outras pessoas.

    20. O Direito de se Reunir Publicamente. Todos temos o direito de nos reunir com os nossos amigos e trabalhar em conjunto em paz para defender os nossos direitos. Ninguém nos pode forçar a juntar-mo-nos a um grupo se não o quisermos fazer.

    21. O Direito à Democracia. Todos temos o direito de participar no governo do nosso país. Todos os adultos devem ter o direito de escolher os seus próprios líderes.

    22. Segurança Social. Todos temos o direito a uma casa, medicamentos, educação, a dinheiro suficiente para viver e a assistência médica se estivermos velhos ou doentes.

    23. Direitos do Trabalhador. Todos os adultos têm o direito a um emprego, a um salário justo pelo seu trabalho e a inscrever-se num sindicato.

    24. O Direito à Diversão. Todos temos o direito a descansar do trabalho e a relaxar.

    25. Comida e Abrigo para Todos. Todos temos o direito a ter uma boa vida. As mães, as crianças, os idosos, os desempregados ou os deficientes e todas as pessoas têm o direito a receber cuidados.

    26. O Direito à Educação. A educação é um direito. A escola primária deveria ser gratuita. Devemos aprender coisas sobre as Nações Unidas e a conviver com os outros. Os nossos pais podem escolher o que devemos aprender.

    27. Direitos de Autor. Os direitos de autor é uma lei especial que protege as criações artísticas e a escrita; os outros não podem fazer cópias sem autorização. Todos temos o direito à nossa forma de vida e a gozar as coisas boas que a arte, a ciência e o conhecimento trazem.

    28. Um Mundo Justo e Livre. Deve existir ordem para que todos possamos gozar os direitos e as liberdades no nosso país e em todo o mundo.

    29. Responsabilidade. Temos o dever para com as outras pessoas e devemos proteger os seus direitos e liberdades.

    30. Ninguém Pode Tirar-lhe os seus Direitos Humanos.

    ResponderEliminar
  7. TRAZIDO DO JN-11/12/2016

    INSÓLITO: EQUIPA DE FUTEBOL ABANDONA O JOGO!(saiba porquê)

    «Polémica

    Trofense abandonou jogo aos 76 minutos e vai contestar partida

    O Trofense vai contestar, junto da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o jogo que disputou este domingo em casa do Amarante e que terminou aos 76 minutos, com o abandono do emblema trofense quando perdia por 3-0.

    Em declarações à Agência Lusa, o presidente da comissão administrativa do Trofense, Luís Lima, avançou que pretende enviar à FPF um vídeo do jogo, bem como uma exposição, para "exigir que o árbitro da partida seja irradiado do futebol".

    Em causa está o encontro Amarante-Trofense, da 13.ª jornada da Série B do Campeonato de Portugal, que teve como árbitro Pedro Miguel Maia, da Associação de Futebol do Porto.

    Luís Lima alega que a equipa trofense foi "provocada do início ao fim" do jogo e que, afirmou o dirigente desportivo, "já sem diretores desportivos no banco", os jogadores "acederam aos apelos do público para abandonarem o relvado".

    "Tínhamos nas bancadas 300 pessoas da Trofa, que, ao verem o que se estava a passar - três expulsões em campo, três expulsões no banco, duas grandes penalidades por marcar e golos irregulares -, gritaram 'vamos embora'. Os nossos homens estavam psicologicamente abalados, foram provocados, massacrados por um árbitro que não dignifica o futebol português e acederam aos pedidos dos adeptos", descreveu Luís Lima.

    O presidente da comissão administrativa, que entrou em funções em junho, apontou que esta situação põe em causa o futuro do clube, "devido às multas e à falta de jogadores" para disputar jogos futuros, frisando, no entanto, que a decisão da tarde de hoje e a exposição que pretende fazer seguir para a FPF "nada" tem a ver com o adversário.

    "O Amarante merece todo o respeito. É um clube de gente boa e séria e somos muito bem recebidos lá. Aquele senhor (referindo-se ao árbitro) é que protagonizou um espetáculo muito triste e fez coisas muito graves, num jogo decisivo para os lugares de subida. É um rato que tem de sair do futebol. O Trofense está a incomodar muita gente e agora é alvo de maldades", disse o responsável.

    Luís Lima apontou que o emblema trofense abandonou o encontro sem assinar a ficha de jogo e afirmou desconhecer onde estavam os observadores de jogo.

    Com este resultado, o Trofense segue em quinto, com 19 pontos, menos sete do que o Amarante, que é terceiro, com os mesmos pontos do líder, o Marítimo B.»

    Leia mais: Trofense abandonou jogo aos 76 minutos e vai contestar partida http://www.jn.pt/desporto/interior/trofense-abandonou-jogo-aos-76-minutos-e-vai-contestar-partida-5546721.html#ixzz4SZjbmyJb
    Follow us: jornalnoticias on Facebook»

    ResponderEliminar
  8. TRAZIDO DO SITE DA TSF-12/12/2016

    «As primeiras autárquicas foram há 40 anos

    12 DE DEZEMBRO DE 2016 - 06:02

    Foi em 1976 que os portugueses votaram, pela primeira vez, para as autarquias.

    (FOTOS)

    12 de dezembro de 1976 é a data das primeiras Eleições Autárquicas em Portugal. O Partido Socialista foi o vencedor, com cerca de 33% dos votos. A abstenção rondou os 35%, de acordo com os números divulgados pela Comissão Nacional de Eleições.

    Entre os presidentes de Câmara eleitos, está Aquilino Ribeiro Machado, em Lisboa. No Porto, a vitória coube a Aureliano Capelo Veloso.»

    DAQUI: http://www.tsf.pt/politica/interior/as-primeiras-eleicoes-autarquicas-5543290.html

    ResponderEliminar
  9. TRAZIDO DO OBSERVADOR-12/12/2016

    AUTÁRQUICAS/17: ENTENDIMENTO AUTÁRQUICO ENTRE O PSD E O CDS!

    «AUTARQUIAS
    PSD e CDS assinam acordo para coligações autárquicas
    12/12/2016, 18:48
    4
    Partidos voltam a ter, como nos últimos anos, um acordo de princípio sobre as coligações eleitorais autárquicas. Acordo vai ser assinado esta terça-feira, mas sem referências a casos concretos.

    Partilhe

    O PSD e o CDS formalizam esta terça-feira a “PàF autárquica”, ao assinarem o acordo de princípio para todas as coligações autárquicas que já estão negociadas e para as que estão em vias de ser negociadas para as eleições de outubro de 2017. Trata-se de um acordo de princípio, com as regras que servem de base às coligações, nomeadamente no que diz respeito aos modelos de financiamento, sendo que os acordos concretos nos vários municípios ficam, para já, de fora da equação.

    Juntos, PSD e CDS são atualmente poder em 20 câmaras, e é certo que nessas autarquias a coligação vai manter-se, devendo estender-se a várias outras. Em 2013, quando os dois partidos estavam coligados no Governo, o acordo de coligação estendeu-se a 89 câmaras. Também em 2009 houve um acordo nos mesmos moldes, que envolvia menos câmaras, mas foi com base no último (o de 2013) que o atual documento foi trabalhado.

    A cerimónia de assinatura do acordo está marcada para esta terça-feira à tarde, num hotel em Lisboa, e contará com a presença dos coordenadores autárquicos dos dois partidos, Carlos Carreiras (PSD) e Domingos Doutel (CDS), assim como dos dois secretários-gerais, José Matos Rosa (PSD) e Pedro Morais Soares (CDS).

    Será este acordo que vai servir de base a todas as coligações PSD/CDS já anunciadas — como é o caso de Torres Vedras, anunciada na semana passada — mas também às que vierem a ser negociadas daqui para a frente. Embora ainda não estejam fechados os vários acordos concretos, sabe-se que haverá coligação em pelo menos meia centena de autarquias. Em 2013 houve acordo em 89 câmaras, tendo duas dezenas sido vencedoras.

    Na assinatura do acordo esta terça-feira, contudo, não haverá referências aos casos concretos, nem tão pouco aos casos de Lisboa e Porto, onde PSD e CDS têm estratégias diferentes. O timing dos centristas é bastante diferente do dos sociais-democratas, uma vez que o CDS, por ter menor implementação autárquica, precisa de mais tempo para fazer campanha e para se afirmar. Daí que Assunção Cristas já esteja lançada na corrida a Lisboa e o PSD ainda não tenha sequer decidido se vai ter ou não candidato próprio, e qual vai ser esse candidato. Santana Lopes já disse que está fora. Do lado dos sociais-democratas, de resto, não há pressa: o prazo definido pelo Conselho Nacional para ter os nomes fechados foi o mês de março, seis meses antes das eleições.

    No Porto o cenário é diferente: as duas distritais (do PSD e do CDS) já fecharam um “acordo de princípio para o estabelecimento de coligações eleitorais autárquicas no distrito do Porto”, embora ao nível das direções nacionais dos partidos não seja assim tão linear. No congresso do CDS Assunção Cristas deu como certo a renovação do apoio à candidatura de Rui Moreira.

    Este sábado, quando encerrou a convenção autárquica centrista, em Rio Maior, concelho do distrito de Santarém em que PSD e CDS governam em coligação, Assunção Cristas disse não estar preocupada com “leituras nacionais” das eleições autárquicas.

    No acordo quadro anterior ficou estabelecido que a decisão sobre as várias coligações caberia às estruturas locais e que a repartição dos votos, que serve depois de base à atribuição das subvenções públicas, era de 80% para o PSD e de 20% para o CDS. Foi com base nestas regras e princípios que PSD e CDS assinaram em 2013 um acordo que abrangeu 89 municípios.

    Texto de Rita Dinis.»

    TAGS:AUTARQUIAS
    CDS-PP
    ELEIÇÕES
    PSD
    PAÍS
    POLÍTICA

    DAQUI:http://observador.pt/2016/12/12/psd-e-cds-assinam-acordo-para-coligacoes-autarquicas/

    Relacionado
    PSD e CDS já preparam acordo autárquico para 2017»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O MESMO ASSUNTO: NOV/2016


      PSD e CDS já preparam acordo autárquico para 2017

      DAQUI:

      http://observador.pt/2016/11/21/psd-e-cds-ja-preparam-acordo-autarquico-para-2017/

      Eliminar
  10. TRAZIDO DO DIÁRIO DIGITAL-14/12/2016

    «Freitas do Amaral fala da amizade e admiração pelo muito que Soares fez por Portugal

    (FOTO)

    HOJE às 11:430

    inShare

    O ex-líder do CDS-PP Freitas do Amaral recordou hoje a amizade com o antigo Presidente da República Mário Soares e sublinhou a «admiração pelo muito que fez» por Portugal, mostrando-se triste com a situação de saúde «muito crítica».
    Freitas do Amaral - que em 1986 perdeu, à segunda volta, para Mário Soares as eleições presidenciais mais disputadas de sempre - esteve esta manhã no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde o antigo Presidente da República está internado desde a madrugada de terça-feira em situação crítica e com prognóstico reservado.
    «Sempre me tratou muito bem, desde 1974, quando tantas outras pessoas mais próximas me evitavam e algumas me chamavam fascista, ele acreditou sempre em mim e isso é uma coisa que eu nunca esqueci, apesar de termos tido as nossas divergências e até um confronto eleitoral, mas a amizade é muito superior a tudo isso. Não é só amizade, é admiração também pelo muito que ele fez pelo nosso país», disse aos jornalistas, visivelmente consternado.
    Diário Digital / Lusa
    Leia outras relacionadas:
    Estado de saúde de Mário Soares sem agravamento nas últimas horas, avança hospital
    Mário Soares está «estável» e com «uma discreta melhoria do estado de consciência»»

    DAQUI:http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=854494

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. TRAZIDO DA TSF-16/12

      ESTADO DE SAÚDE DO Dr MÁRIO SOARES

      «Mário Soares já recuperou consciência e responde a médicos

      16 DE DEZEMBRO DE 2016 - 18:09

      Já há "contacto verbal" com o antigo Presidente da República. O hospital assinala melhorias no estado de saúde de Mário Soares e sublinha que já recuperou consciência.

      Foto: Sara Matos / Global Imagens
      FOTOGALERIA DO DIA

      O antigo Presidente da República Mário Soares já não está inconsciente, sendo possível "o contacto verbal direto com resposta compreensiva ainda que incipiente", apesar do prognóstico continuar reservado, informou o hospital. (...)»

      DAQUI: http://www.tsf.pt/sociedade/interior/mario-soares-ja-recuperou-consciencia-e-responde-a-medicos-5556781.html

      Eliminar
  11. (trazido do post 4)

    «DAQUI:

    http://www.parlamento.pt/Legislacao/Paginas/ConstituicaoRepublicaPortuguesa.aspx

    Artigo 37.º

    Liberdade de expressão e informação

    1. Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações.

    2. O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura.

    3. As infracções cometidas no exercício destes direitos ficam submetidas aos princípios gerais de direito criminal ou do ilícito de mera ordenação social, sendo a sua apreciação respectivamente da competência dos tribunais judiciais ou de entidade administrativa independente, nos termos da lei.

    4. A todas as pessoas, singulares ou colectivas, é assegurado, em condições de igualdade e eficácia, o direito de resposta e de rectificação, bem como o direito a indemnização pelos danos sofridos.»

    ResponderEliminar
  12. TRAZIDO DO OBSERVADOR-11/12/2016

    JUSTIÇA: CIDADÃO VÃO SABER COMO ESTÃO OS PROCESSOS ONLINE!(post informativo)

    «JUSTIÇA
    Produtividade dos magistrados poderá ser verificada online
    11/12/2016, 11:28149
    1
    O Ministério da Justiça pretende reunir num mesmo portal toda a informação relativa ao mundo da Justiça. Objetivo é acabar com imagem negativa do sistema judicial.

    (FOTO)

    Francisca Van Dunem avançou em declarações ao DN que em março de 2017 será criado um novo “Portal da Justiça”. O objetivo desta nova plataforma será “acabar com a imagem negativa que os casos mediáticos deram à Justiça, de forma a que se consiga prestar contas sobre o que corre mal e também para revelar o que corre bem”.

    A ministra da Justiça salientou que um dos grandes problemas que a Justiça enfrenta é a dificuldade de compreensão externa do sistema e, como tal, a nova plataforma digital vai ajudar os cidadãos a entenderem melhor o funcionamento de todo o sistema judicial.

    Como tal pretende que seja criado um só espaço digital que reúna todo o volume de trabalho das várias estruturas judiciais, a composição dos recursos humanos dos tribunais, das conservatórias, do Instituto de Medicina Legal e das prisões.

    Esta nova medida pretende ainda que o cidadão consiga perceber o tempo de resposta “expectável em termos individuais”, focando-se na produtividade em tempo real dos magistrados e funcionários da Justiça.»

    DAQUI: http://observador.pt/2016/12/11/produtividade-dos-magistrados-podera-ser-verificada-online/

    ResponderEliminar
  13. TRAZIDO DO PÚBLICO-13/12/2016

    EDUCAÇÃO: PETIÇÃO COM VISTA A PEDIR A REDUÇÃO DOS PODERES DOS DIRECTORES ESCOLARES!(post informativo)

    «Manifesto pede menos poder para directores das escolas
    Contra lideranças “napoleónicas”, personalidades de várias áreas querem alterar modelo que substituiu conselhos executivos pela figura do director. Do documento deverá resultar petição na Assembleia da República.
    Natália Faria
    NATÁLIA FARIA 13 de Dezembro de 2016, 7:50

    (FOTO)

    ÊNCIO
    PUB

    O que liga a deputada Joana Mortágua ao pedagogo Sérgio Niza e aos escritores Dulce Maria Cardoso, Inês Pedrosa e Jacinto Lucas Pires? E a ex-secretária de Estado da Educação Ana Benavente, o que faz ao lado da presidente da Associação de Professores de Matemática, Maria de Lurdes Figueiral, e do sociólogo Paulo Peixoto? Integram todos um grupo de 21 personalidades que lançou um manifesto reivindicando uma gestão mais democrática das escolas. O documento, que o PÚBLICO divulga em primeira mão, vai ser debatido no dia 14 de Janeiro, na Escola Secundária Rainha D. Leonor, em Lisboa, e pretende lançar a discussão em torno das alterações tidas como necessárias ao actual modelo de gestão dos estabelecimentos de ensino, do pré-escolar ao secundário.

    PUB

    “Assistimos a uma crescente desvalorização da cultura democrática nas escolas e à anulação da participação colectiva dos professores, dos alunos e da comunidade educativa”, criticam os subscritores do manifesto, que, numa altura em que se comemoram os 30 anos da Lei de Bases do Sistema Educativo, apelam a “um modelo de direcção e gestão [das escolas] alternativo”. “Não podemos gerir uma escola como se se tratasse de uma empresa, com hierarquias, submissão e lógicas de poder, e achar que é nesse sentido que estamos a preparar cidadãos para viver em democracia”, concretiza a deputada do BE Joana Mortágua.

    Propostas para construir democracia nas escolas
    Propostas para construir democracia nas escolas
    No centro da contestação está o regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos do pré-escolar, básico e secundário que vigora desde 2008, estava a pasta da Educação nas mãos de Maria de Lurdes Rodrigues, e que criou a figura do director único para os diferentes agrupamentos escolares. Este modelo ditou o fim dos conselhos executivos e a pretexto de reforçar a liderança das escolas congregou o poder decisório nas mãos de uma direcção unipessoal.

    Contra a "gestão unipessoal"

    “O que queremos é que a pedagogia volte a estar em primeiro lugar na altura de se decidir como é que uma escola é dirigida e definida”, retoma Joana Mortágua, para quem uma escola gerida segundo “critérios economicistas, administrativos ou burocráticos” não garante o crescimento integral dos alunos. E porque o problema “não é só dos professores nem é só dos alunos", mas remete para "a forma como estamos ou não a construir democracia”, acrescenta a deputada, sublinhando que o manifesto, assinado por 20 personalidades, não formula propostas. "O mais certo é que, uma vez lançado, o documento se transforme em petição pública. O que queremos é que surjam ideias que possam transformar-se em propostas cujo caminho poderá levar ao Parlamento. Porque a base deste manifesto é que é preciso mudar alguma coisa e urgentemente”.

    E mudar o quê, logo agora que o maior e mais conhecido dos estudos, o PISA, aponta melhorias significativas na literacia científica e de leitura entre os alunos portugueses? “Pois, se olharmos para o PISA com uma lente vemos que passámos a média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), mas há dados que continuam a ser dramáticos: continuamos a ter um abandono escolar muito grande – só o Chipre é que está atrás de nós -, taxas de retenção muito elevadas e três milhões de portugueses entre os 25 e os 65 anos de idade sem o secundário. Portanto, estamos longe do ideal", responde João Jaime Pires, director da Escola Secundária Camões, em Lisboa.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
  14. PETIÇÃO PELO REGRESSO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA ÀS ESCOLAS PORTUGUESAS (cont.)

    Manifesto pela Democracia nas escolas

    "Basta recordarmos que, antes das mudanças de 2008, tínhamos 98% das escolas com órgãos colegiais. Nesse sentido, estamos pior, porque a lei obrigou as escolas a adoptar uma gestão unipessoal quando o importante seria que a escola desse exemplos de cidadania à comunidade e que os seus órgãos fossem democráticos e que as decisões fossem tomadas por todos e não exclusivamente pelos directores”, acrescenta, para concluir que este "é o tempo de fazer balanços e mudanças", já que, "em Março, muitos directores que assumiram o cargo em 2008 já não poderão ser reconduzidos". Desde já, deixa um contributo: “O conselho pedagógico tem que ser de novo a força da escola e não apenas o órgão consultivo do director”.

    Escolas como uma "fábrica imensa"
    Numa altura em que há agrupamentos que somam mais de 30 escolas e outros que congregam mais de quatro mil alunos, o pedagogo Sérgio Niza diz que as escolas estão transformadas “numa espécie de máquinas burocrático-administrativas e não pedagógicas”.

    O melhor do Público no email
    Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos do Público.
    Subscrever×
    “Enquanto na Europa a média de alunos por conjunto de equipamentos é de 500, em Portugal é de 1500. E aqui perde-se toda a dimensão ecológica de relação entre as pessoas”, alerta o fundador do Movimento Escola Moderna. Feito o diagnóstico, Niza defende que é tempo de reequacionar os agrupamentos de escolas. “Os agrupamentos nasceram para resolver um problema de dimensão e para tornar mais barata a gestão das escolas. Ora, tratar uma escola como sendo uma fábrica imensa é um erro de cálculo que todos vamos pagar. E pagar com dor. A escola requer-se como um espaço extensivo do primeiro espaço de socialização que é a família, e como tal, não pode ser um lugar onde as pessoas se perdem e onde um governador longínquo manda cumprir ordens”.

    É verdade que o conselho geral, a quem compete eleger o director e definir as linhas orientadoras da escola, integra professores, funcionários, pais e encarregados de educação, alunos e autarcas, ou seja, pretende-se espelho da comunidade. O problema é que este órgão reúne esporadicamente “e muitas vezes tem dificuldades em reunir quórum”, segundo João Jaime Pires.

    “Os conselhos gerais estão demasiado afastados do dia-a-dia da escola”, concorda o presidente da Pró-Inclusão, Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, David Rodrigues. Dizendo-se avesso a “lideranças napoleónicas e todo-poderosas” nas escolas, Rodrigues defende que os conselhos pedagógicos deveriam ser "verdadeiramente os órgãos de gestão das escolas e os directores os seus executores". E "criar um conselho pedagógico representativo de todas as forças da escola implicaria que nele estivessem representados também os professores contratados e de Educação Especial", conclui. »

    DAQUI: https://www.publico.pt/2016/12/13/sociedade/noticia/personalidades-assinam-manifesto-para-escolas-mais-democraticas-1754547

    ResponderEliminar
  15. PERDÃO FISCAL/2016

    AQUI:

    https://www.publico.pt/2016/11/02/economia/noticia/contribuintes-podem-aderir-ao-perdao-fiscal-a-partir-de-sextafeira-1749760

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «Contribuintes podem aderir ao perdão de dívidas fiscais a partir de sexta-feira

      Diploma será publicado em Diário da República na quinta-feira. Adesão ao PERES dura 47 dias, para pagamento integral das dívidas ou em prestações.

      PEDRO CRISÓSTOMO 2 de Novembro de 2016, 19:57 actualizado a 2 de Novembro às 20:38

      (...)»

      Eliminar
  16. TRAZIDO DO JORNAL SOL-17/12/2016

    EDUCAÇÃO: RANKING DAS ESCOLAS 2016 (2015/16)

    «Nota metodológica

    Publicados desde 2001, os rankings das escolas são elaborados pelos órgãos de comunicação social com base nos resultados dos exames nacionais disponibilizados pelo Ministério da Educação. Na ausência de uma classificação feita pela tutela, cada ranking segue, por isso, critérios diferentes.

    No secundário, o B.I. considerou a média das classificações dos alunos internos (que frequentam as aulas todo o ano) das 22 disciplinas sujeitas a exames nacionais na 1.ª fase. Para organizar a tabela das escolas foram consideradas as que realizaram mais de 100 provas.

    No básico (9.º ano) foram considerados os alunos internos que realizaram os dois exames nacionais (Português e Matemática) e excluídas as escolas com menos 50 provas realizadas. Foram ainda excluídas as escolas que funcionam no estrangeiro.

    (SÓ CONSIDEROU OS ALUNOS INTERNOS E AS ESCOLAS ONDE FORAM REALIZADAS MAIS DE 50 (no e. básico)OU 100 PROVAS (no e.sec.)

    DAQUI: http://sol.sapo.pt/rankingescolas2016#metodo

    ResponderEliminar
  17. TRAZIDO DO PÚBLICO-17/12/2016

    EDUCAÇÃO: RANKINGS DAS ESCOLAS PORTUGUESAS RELATIVAS AO ANO 2015/16

    «Ranking das Escolas 2016

    O ABC dos Rankings das Escolas do PÚBLICO
    SARA-A-DIAS e FREDERICO BATISTA 17/12/2016 - 01:09

    Chegou a altura de analisar os novos rankings das escolas do Ensino Básico e Secundário. Mas como devemos interpretá-los? As escolas estão identificadas pelo nome e tipo de estabelecimento de ensino e pelo concelho a que pertencem.

    No ranking do ensino básico são analisadas as provas do 9º ano de Português e Matemática. No do ensino secundário são contabilizados os 8 exames com mais alunos inscritos: três do 12º ano (Português, Matemática A e História A). E cinco do 11º ano. (Biologia e Geologia, Física e Química A, Geografia A, Filosofia e Matemática Aplicada às Ciências Sociais). São apenas contabilizados os exames feitos na 1ª fase, por alunos que frequentaram a escola o ano inteiro e pelos alunos autopropostos a exame mas que estiveram na escola praticamente todo o ano. No indicador Provas sabemos quantos exames foram feitos em cada escola. A Média indica o resultado médio obtido e é ainda possível saber o resultado do ano passado.

    O ranking mostra-nos em que posição ficou a escola. A ordenação é feita apenas com aquelas onde se realizaram 50 ou mais exames. (inserir número de escolas)

    Desde 2012 os rankings do Público incluem dados socioeconómicos que evitam o efeito redutor que muitos criticam nestas tabelas. A Católica Porto Business School, parceira do PÚBLICO na organização destes rankings, tem em conta dois factores: a percentagem de alunos sem acção social escolar, ou seja, menos desfavorecidos, e a habilitação média dos pais (média de número de anos de escolaridade).

    Com estes dados, criou-se uma variável que permite caracterizar o contexto de cada agrupamento ou escola isolada. Se uma escola estiver representada a amarelo sabemos que tem valores mais desfavoráveis. A roxo valores intermédios e a verde valores mais favoráveis. As escolas a preto são aquelas sem dados disponíveis. No site do PÚBLICO esta classificação é feita através de números, do contexto menos favorecido ao mais favorecido.

    Ainda assim existem algumas limitações. Primeiro um desfasamento temporal: os resultados dos exames são do ano lectivo 2015/2016 e os dados socioeconómicos do ano lectivo anterior (2014/2015). Por fim, os dados são fornecidos por agrupamento de escola e não por escola. Como normalmente um agrupamento inclui várias escolas, estes valores podem não representar o universo exacto de cada uma delas.

    Através destes dados calcula-se o Valor Esperado de Contexto. Ou seja, o valor esperado para aquela escola tendo em conta contextos semelhantes e a proporção de exames de cada disciplina nessa escola.

    No ranking do secundário, é possível consultar esse valor para cada escola e também saber se ela teve uma média de exames superior ou inferior à esperada. No ranking do básico o indicador esclarece apenas se a média de exames da escola ficou acima ou abaixo do valor esperado.

    Nas tabelas do PÚBLICO é ainda possível encontrar mais indicadores que acrescentam informação aos rankings deste ano, para além das médias dos exames.

    (CONT.)

    ResponderEliminar
  18. RANKING/16 DO PÚBLICO (cont.)

    (CONTINUAÇÃO)

    Um deles é a taxa de retenção no 9º ano (básico) e no 12º ano (secundário) que mostra a percentagem de alunos que não passaram de ano em relação ao número de alunos matriculados.

    Mantém-se o indicador da progressão dos resultados dos alunos. Esta avaliação é feita tanto para o ensino básico como para o secundário. Com este indicador comparam-se os resultados que os alunos de cada escola tiveram nas provas de Português e Matematica com as notas que os mesmos alunos tiveram nos exames dessas disciplinas três anos antes. Ou, no caso do secundário, as notas que os alunos tiveram no 12º com as que tinham tido no 9º.

    A evolução de cada escola é depois comparada com a progressão média registada pelos alunos do resto do país. O indicador mostra se as escolas tiveram uma progressão muito acima da média, muito abaixo da média, ou neutra. Uma das vantagens deste indicador é que compara as escolas tendo em consideração o nivel académico dos alunos que cada uma recebe.

    Há ainda o indicador de percursos directos de sucesso, que este ano se alarga ao ensino secundário. Com ele é criado um ranking alternativo. O objectivo é avaliar até que ponto as escolas conseguem que os alunos não chumbem ao longo do 3º ciclo do ensino básico ou do ensino secundário e tenham nota positiva nos exames finais. A percentagem de percursos de sucesso é depois comparada com a média nacional dos alunos com um nível semelhante. Têm um melhor indicador de percursos de sucesso as escolas que surpeendem e conseguem distanciar-se pela positiva de outras escolas com o mesmo tipo de alunos. Estão pior neste ranking as que ficam mais aquém.»

    DAQUI:https://www.publico.pt/multimedia/video/o-abc-dos-rankings-das-escolas-do-publico-20161217-004425

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://www.publico.pt/2016/12/17/sociedade/noticia/sao-publicas-inseridas-em-meios-pobres-mas-estao-no-topo-do-ranking-do-sucesso-1754852

      Eliminar
  19. TRAZIDO DO BLOG ASAS DA MONTANHA-15/12/2016

    ANIVERSÁRIO DO PAPA FRANCISCO

    «Parabéns do Parlamento inglês

    Uma moção foi assinada, nesta segunda-feira (12/12), pelos deputados do Parlamento inglês que parabenizaram, de modo oficial, o Papa Francisco, em nome do povo britânico, pelos seus 80 anos.

    “Esta Câmara se congratula com Sua Santidade pelo seu 80º aniversário. Reconhece sua liderança espiritual para mais de 1 bilhão e 200 milhões de católicos em todo o mundo. Louva a sua contribuição, em primeiro plano, no enfrentamento das mudanças climáticas, a promoção do desenvolvimento sustentável, o acolhimento dos refugiados, a construção da paz, o encorajamento da reforma carcerária, a proteção da liberdade religiosa e a abolição global da pena de morte.”

    No documento, o Parlamento deseja ao Papa Francisco “tudo de bom a fim de que possa continuar o seu pontificado”.

    O deputado Rob Flello que promoveu a iniciativa, agradeceu ao Papa “pela liderança clara e misericordiosa da Igreja. Que Deus encha o seu coração de alegria divina”.

    DAQUI:

    http://asasdamontanha.blogspot.pt/2016/12/parabens-do-parlamento-ingles.html»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. DIA DE ANIVERSÁRIO DO PAPA FRANCISCO-80 ANOS

      «Papa tomou pequeno-almoço com sem-abrigo

      17 dez, 2016 - 11:20

      Francisco começou o dia de aniversário com os que não têm casa e de quem recebeu ramos de girassol. (...)»

      DAQUI:http://rr.sapo.pt/noticia/71266/papa_tomou_pequeno_almoco_com_sem_abrigo

      Eliminar
  20. TRAZIDO DO SOL-18/12/2016

    ESTADO DE SAÚDE DO Dr MÁRIO SOARES

    «Mário Soares pode sair amanhã dos cuidados intensivos

    Mário Soares “vai manter-se na unidade de cuidados intensivos pelo menos até amanhã”, afirma o porte-voz do hospital

    Ana Nabais

    COMENTAR PARTILHAR
    Destaques

    PSD afina discurso, Passos nem por isso
    Rankings. Escola pública ganha terreno às privadas
    Colégios no topo cobram propinas acima de 500 euros [infografia]
    Metade dos concelhos com média negativa no básico
    O porta-voz dos Hospital da Cruz Vermelha revelou este domingo que o estado de saúde de Mário Soares mantém-se “estacionário e com parâmetros normais”.

    “Continua a registar-se uma ligeira melhoria e progressiva do estado de consciência, já reconhecendo onde está internado e interagindo relativamente à sua situação”, revelou José Barata.

    De acordo com a mesma fonte, Mário Soares “vai manter-se na unidade de cuidados intensivos pelo menos até amanhã”.

    O porta-voz informou também que “há uma probabilidade de Mário Soares vir a sair da unidade de cuidados intensivos e ir para um quarto”.»

    DAQUI: http://sol.sapo.pt/artigo/538934/mario-soares-pode-sair-amanha-dos-cuidados-intensivos-

    ResponderEliminar
  21. TRAZIDO DO JORNAL DO CENTRO-18/12/2016

    POR CÁ: 2 CAMPANHAS PRA AJUDAR OS ANIMAIS ABANDONADOS!

    «Canil Municipal a “abarrotar” faz campanha de adoção

    Com o Natal a aproximar-se, o Canil Municipal de Tarouca está a levar a cabo mais uma campanha de adoção de cães. Com o slogan “Neste Natal não compre um presente, adote um”, a autarquia em conjunto com a Associação de Amigos dos Animais de Tarouca está a promover esta ação que pretende assim sensibilizar a população para o elevado número de animais que neste momento lotam aquelas instalações.
    Com a garantia de que os cães a adotar estão esterilizados, chipados, vacinados contra a raiva e desparasitados, a associação amiga dos animais lembra que a adopção é também uma forma de ‘lutar’ contra o abandono dos animais.“Infelizmente continua a acontecer, temos recebido vários animais, algumas ninhadas e outros já adultos”, queixa-se.
    Atualmente, sem capacidade para receber mais animais, esta campanha de adoção pode ser a ‘salvação’ de um quadro que neste momento é de difícil resolução. Segundo a Associação de Amigos dos Animais de Tarouca, os primeiros dias estão a correr bem, esperando ainda mais adesão com o aproximar do Natal. Paralelamente, está a ser promovida outra campanha, mas de recolha e doação de mantas, ração e brinquedos para os cães. Partilhar»

    DAQUI:http://www.jornaldocentro.pt/canil-municipal-a-abarrotar-faz-campanha-de-adocao/

    ResponderEliminar
  22. TRAZIDO DO JORNAL DO CENTRO-17/12/2016

    NATAL/16: DIVULGAÇÃO DE MAIS ACTIVIDADES NATALÍCIAS!

    «Presépio em movimento com mais de 250 figuras em Tarouca
    O mega presépio em Movimento volta a estar exposto, junto à Rotunda do Mártir, em Tarouca. Cerca de 250 figuras, distribuídas por 65m2, onde se podem verificar especificidades do quotidiano tarouquense tornam esta exposição única, que anualmente atrai centenas de visitantes.
    O espírito natalício já invadiu assim Tarouca e a autarquia preparou um conjunto de atividades e iniciativas que irão abrilhantar ainda mais esta quadra. O Natal é das crianças e o município decidiu presentear as crianças do concelho com alguns mimos que certamente serão do agrado da pequenada.
    Nos dias 22 de dezembro, pelas 14h30, no Auditório Municipal Adácio Pestana, será exibido o filme de animação infantil “Top Cat” e, no dia 29, pela mesma hora, “Cantar”. Também nos dias 20 e 27 de dezembro, entre as 14h30 e as 17h00, os mais pequenos terão acesso livre às piscinas cobertas de Tarouca, podendo usufruir de uma tarde no mundo aquático.»

    DAQUI:http://www.jornaldocentro.pt/presepio-em-movimento-com-mais-de-250-figuras-em-tarouca/

    (LEVAR PRÓS COMENTÁRIOS DO POST 18)

    ResponderEliminar
  23. TRAZIDO DO JN-

    FINANÇAS: O PERDÃO FISCAL/16 JÁ FOI PUBLICADO NO DR

    «Diploma do "perdão fiscal" publicado em Diário da República

    03 Novembro 2016 às 10:10
    COMENTAR
    O decreto-lei que aprova o Programa Especial de Redução do Endividamento ao Estado, que permite um perdão total ou parcial dos juros e de custas, já foi publicado em Diário da República e entra em vigor na sexta-feira.

    O diploma vai permitir que, a partir de sexta-feira, os contribuintes com dívidas ao Fisco ou à Segurança Social possam aderir ao Programa Especial de Redução do Endividamento ao Estado (PERES) e beneficiar de um perdão total ou parcial dos juros e custas.

    O Governo recordou que, nos últimos anos, "as famílias e as empresas nacionais foram confrontadas com os reflexos da crise económica e financeira internacional, agravada pelos efeitos económicos do período de assistência financeira, que conduziram a situações excecionais de incumprimento das obrigações fiscais e contributivas".

    O executivo considerou justificar-se por isso "uma medida legislativa extraordinária que permita recuperar parte dos créditos dos entes públicos e, simultaneamente, contribuir para a viabilização da atividade dos agentes económicos em geral e o relançamento da economia".

    Esta medida do Governo liderado por António Costa não é, no entanto, inédita: houve regimes similares em 1996 (durante o governo socialista de António Guterres), em 2003 (no governo social-democrada de Durão Barroso) e em 2013 (no executivo PSD/CDS-PP de Pedro Passos Coelho).

    Há três anos, o então designado "regime excecional e temporário de regularização de dívidas fiscais e à Segurança Social", permitiu um encaixe de 1277 milhões de euros em receitas fiscais.

    Leia mais: Diploma do "perdão fiscal" publicado em Diário da República http://www.jn.pt/nacional/interior/diploma-do-perdao-fiscal-publicado-em-diario-da-republica-5477496.html#ixzz4TEdkTqqm
    Follow us: jornalnoticias on Facebook»

    ResponderEliminar
  24. TRAZIDO DO OBSERVADOR-4/11/2016

    FINANÇAS: PERDÃO FISCAL/16 (perguntas e respostas)

    «DÍVIDAS
    Afinal como funciona o perdão fiscal?

    4/11/2016, 8:43

    Tire as dúvidas com a ajuda destas 11 perguntas e respostas sobre o programa especial que vai permitir aos contribuintes regularizarem as suas dívidas ao Fisco e à Segurança Social.

    (foto)


    Ant

    Autor


    Agência Lusa
    Mais sobre

    DÍVIDAS
    IMPOSTOS
    SEGURANÇA SOCIAL
    ECONOMIA
    PAÍS
    O decreto-lei que aprova o Programa Especial de Redução do Endividamento ao Estado (PERES), que permite um perdão total ou parcial dos juros e de custas aos contribuintes com dívidas ao Fisco ou à Segurança Social, foi publicado esta quinta-feira em Diário da República e entra em vigor sexta-feira dia 4. O Governo prevê uma receita de 100 milhões de euros em cada um dos anos de vigência do programa (que será de 11 anos).

    Tire as suas dúvidas sobre o PERES e saiba como funciona o ‘perdão fiscal’.

    O que é o PERES?
    O PERES é um regime de pagamento de dívidas ao Fisco e à Segurança Social que prevê a dispensa total dos juros de mora, dos juros compensatórios e das custas do processo de execução fiscal, se a dívida for paga na totalidade, ou a sua dispensa parcial, caso o pagamento da dívida ocorra em prestações.


    Este regime aplica-se aos contribuintes que tenham dívidas fiscais e contributivas que não tenham sido pagas nos prazos normais, ou seja, até final de maio de 2016, no caso das dívidas ao Fisco, e até final de dezembro de 2015, no caso das dívidas à Segurança Social, podendo os contribuintes aderir ao programa até 20 de dezembro.

    O PERES não se aplica às dívidas apenas de juros de mora, juros compensatórios e/ou custas nem às contribuições extraordinárias, designadamente, as contribuições extraordinárias sobre o setor energético, bancário e farmacêutico.

    Qual é o período de adesão e qual a data limite para aderir?
    Os contribuintes podem aderir ao PERES entre sexta-feira, o dia em que o diploma entra em vigor, e 20 de dezembro deste ano. A adesão ao programa não é automática, sendo feita por via eletrónica, no portal da Autoridade Tributária e Aduaneira e na Segurança Social Direta, consoante a entidade responsável pela cobrança das dívidas, ou em ambos.Todos os pagamentos previstos na adesão (no mínimo 8% do capital total em dívida) devem ser efetuados até ao dia 30 de dezembro deste ano.

    Quais as vantagens de pagar toda a dívida durante o período de adesão?
    Os contribuintes que paguem toda a dívida até ao final deste ano ficam totalmente dispensados do pagamento dos juros de mora e compensatórios, bem como das custas do processo de execução fiscal.

    E se optar pelo pagamento em prestações?
    Os contribuintes que optem por um plano prestacional podem pagar a sua dívida num máximo de 150 parcelas, mas têm de pagar inicialmente pelo menos 8% da totalidade do capital em dívida. Neste caso, os contribuintes ficam dispensados do pagamento dos juros de mora e compensatórios e das custas do processo de execução fiscal relativamente a esta primeira prestação obrigatória, havendo uma redução destes encargos que varia consoante o número de pagamentos.

    Por exemplo, caso o contribuinte opte por pagar a sua dívida em até 36 prestações mensais terá uma redução dos juros de mora e compensatórios e das custas de 80%, quem optar por pagar entre 37 e 72 prestações obterá uma redução de 50% e, por fim, os que pagarem entre 73 e 150 vezes terão uma redução de apenas 10% destes custos.

    Para beneficiar destas condições, o contribuinte terá de pagar, no mínimo, 102 euros por mês, caso seja uma pessoa singular, ou 204 euros mensais, caso seja uma pessoa coletiva.

    Os contribuintes têm de pagar 8% da dívida de uma só vez?
    Não. Os contribuintes podem fazer vários pagamentos durante o período de adesão (até 20 de dezembro) até totalizar o mínimo de 8% do valor do capital em dívida. No final desse período (a 21 de dezembro), compara-se a dívida já paga com o montante total em dívida para verificar se o valor pago corresponde a pelo menos 8% de toda a dívida.

    (CONT.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PERDÃO FISCAL/16 (cont.)

      É possível fazer uma simulação?
      Sim. No caso das dívidas contributivas, haverá um formulário de adesão na Segurança Social Direta com um simulador associado para que os contribuintes possam ter uma estimativa do montante a pagar. Também no caso das dívidas fiscais, será disponibilizado um simulador no portal da Autoridade Tributária e todo o procedimento será eletrónico.

      É possível fazer vários planos prestacionais?
      Não vão ser elaborados vários planos prestacionais ao abrigo do PERES, já que as dívidas em processo de execução fiscal em relação às quais seja exercida a opção pelo pagamento em prestações são reunidas num único plano prestacional.

      Quem já tem a dívida à Segurança Social e ao Fisco enquadrada num plano prestacional pode aderir ao PERES?
      Sim. Mesmo que o contribuinte tenha a totalidade da dívida enquadrada em plano prestacional pode aderir ao PERES na modalidade de pagamento em prestações, beneficiando da redução dos juros de mora, compensatórios e das custas do processo de execução fiscal, desde que reúna todos os requisitos necessários. Em relação às dívidas ao Fisco que já estejam a ser pagas em prestações ao abrigo de outro regime, os contribuintes poderão também optar pela sua inclusão neste regime.

      São exigidas garantias para autorização do plano prestacional com as reduções dos juros de mora, dos juros compensatórios e das custas do processo de execução fiscal?
      Não. Para aderir ao plano de pagamento a prestações do PERES não é preciso constituir garantias.

      Durante o cumprimento do plano prestacional elaborado no âmbito do PERES é possível reformular o acordo?
      Não. O PERES é um regime excecional com vigência limitada no tempo, pelo que o contribuinte deve escolher a opção a que pretende aderir no momento da adesão, não podendo posteriormente alargar ou reduzir o número de prestações nem alterar a percentagem de redução dos juros e das custas.

      O que acontece em caso de incumprimento?
      Considera-se que há incumprimento quando os contribuintes não paguem três prestações e, neste caso, passam a ser exigidos os montantes que os contribuintes estariam obrigados a pagar se não tivessem aderido ao programa. O Ministério das Finanças acrescentou que, se chegarem a estar em dívida três ou mais prestações em simultâneo (seguidas ou interpoladas), considera-se o plano prestacional sem efeito, sendo integralmente exigidos o montante em dívida e respetivos juros (sem quaisquer reduções).»

      DAQUI:http://observador.pt/2016/11/04/afinal-como-funciona-o-perdao-fiscal/

      Eliminar
  25. TRAZIDO DO OBSERVADOR-13 DE JULHO DE 2016

    EDUCAÇÃO: MÉDIAS DOS EXAMES NASCINAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO

    «EXAMES NACIONAIS

    12.º ano. Médias baixam a Português e Matemática e sobem a Física e a Biologia

    13/7/2016, 11:01168
    4
    As notas dos exames do 12.º ano já são conhecidas. Médias baixaram ligeiramente a Português. A Matemática a quebra foi mais acentuada. Já nos exames de Física e de Biologia resultados melhoraram.

    Partilhe

    Os 329.887 exames nacionais do ensino secundário foram realizados em 646 escolas
    Autor


    Marlene Carriço
    Email
    Mais sobre

    EXAMES NACIONAIS
    EDUCAÇÃO

    A reação dos alunos no final do exame nacional de Matemática já fazia antever que os resultados seriam, este ano, mais baixos do que em 2015. E assim foi. A média baixou 0,8 valores. Já a Português, a satisfação generalizada no final da prova não encontrou correspondência nos resultados. Também neste exame a média baixou, ligeiramente (0,2 valores), para os 10,8 valores.

    Os dados divulgados, esta quarta-feira, pelo Ministério da Educação mostram que, na primeira fase, os 32.716 alunos internos (aqueles que frequentaram as aulas durante o ano letivo) não conseguiram mais do que 11,2 valores, em média, abaixo dos 12 valores alcançados em 2015. Ainda assim, e apesar de muitos alunos terem terminado o exame em prantos, este pior desempenho dos alunos não conseguiu anular a subida bastante significativa na média do no ano passado, pelo que a nota deste ano continua acima dos resultados obtidos antes de 2015. A taxa de reprovação a Matemática subiu de 11% para 15%.

    Já a Português, os 53.853 alunos internos que foram a exame obtiveram, em média, 10,8 valores, abaixo da registada no ano passado (11 valores), apesar de a apreciação ao exame, quer a que foi feita pelos alunos, quer pelos professores de Português, fizesse pensar que a média subiria. Também a taxa de reprovação subiu um ponto percentual, tendo passado de 6% para 7%.

    Biologia e Geologia saiu do fim da tabela

    Nos exames de Física e Química A a média subiu de 9,9 valores para 11,1, com a taxa de reprovação a baixar dos 15% para 11%, e a Biologia e Geologia — que no ano passado obteve a pior média de todos os exames efetuados — o desempenho dos alunos melhorou face ao ano passado, passando de uma média de 8,9 para 10,1 valores. Neste caso a taxa de reprovação também baixou de 11% para 8%

    De resto foi nestes dois exames, de 11.º ano, que as médias mais subiram face ao ano de 2015 — 1,2 valores em ambos — se não tivermos em conta o exame de inglês que contou apenas com 18 inscritos (+2,7 valores).

    No conjunto dos 22 exames nacionais, 14 pioraram os resultados, no que diz respeito às notas obtidas pelos alunos internos. A maior quebra registou-se no exame de francês (-3,2 valores), cuja média caiu para 9,8 valores.

    História substituiu Biologia e Geologia e é este ano o exame com a média nacional mais baixa – 9,5 valores.

    Em comunicado, o Ministério destaca que “as médias das classificações dos vários exames são todas iguais ou superiores a 95 pontos, o que é de salientar”.

    (CONT:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MÉDIAS DO EXAMES NACIONAIS (cont.)

      O Júri Nacional de Exames sublinha que “à semelhança dos anos anteriores, os alunos internos obtêm classificações mais elevadas do que as alcançadas pelos alunos autopropostos, com exceção da disciplina de Inglês, disciplina com maioria de alunos autopropostos”. É nas disciplinas de Matemática A e B e em Geometria Descritiva A que as diferenças são mais “significativas”. “Pelo contrário, verifica-se nas disciplinas de Desenho A (706) e de Biologia e Geologia (702) a diferença mais baixa entre os resultados dos alunos internos e dos autopropostos.”

      Os 329.887 exames nacionais do ensino secundário foram realizados em 646 escolas e no processo de classificação das provas estiveram envolvidos cerca de 7.620 docentes do ensino secundário. Na totalidade das provas dos exames nacionais do ensino secundário estiveram ainda envolvidos cerca de 10.000 docentes vigilantes e pertencentes aos secretariados.

      (Notícia atualizada, pela última vez, às 12h20)»

      DAQUI:http://observador.pt/2016/07/13/12-o-ano-medias-baixam-a-portugues-e-matematica-e-sobem-a-fisica-e-a-biologia/

      Eliminar
  26. TRAZIDO DA TSF-20/12/2016

    FINANÇAS: PROLONGAMENTO DO PRAZO PRA SE ADERIR AO "PERDÃO FISCAL"

    «PERDÃO FISCAL

    Governo prolonga prazo para adesão ao PERES

    20 DE DEZEMBRO DE 2016 - 21:15

    Contribuintes têm mais 3 dias para aderir ao Plano Especial de Redução do Endividamento ao Estado.

    (FOTO)


    FOTOGALERIA DO DIA

    Ataque no Mercado de Natal de Berlim


    PUB
    ÚLTIMAS
    INEM admite défice de técnicos no Algarve
    Há 3 min
    Vitória de Guimarães quer "intrometer-se nos lugares cimeiros"
    Há 25 min
    Dois portugueses mortos e um ferido em obra na Bélgica
    Há 41 min
    Explosão em feira de pirotecnia faz 27 mortos no México
    Há 57 min
    Estados Unidos terminam operação contra Daesh na Líbia
    Carros gastam mais 42% que o anunciado pelas marcas
    Rui Vitória destaca momento do Rio Ave e 'mantém' Sporting na 'corrida'
    Conselho de Estado elogia Guterres sublinhando "incertezas e desafios" globais


    PUB
    Lusa
    PARTILHAR
    MAIS

    Economia
    O Governo decidiu alargar até sexta-feira, dia 23, o prazo de adesão ao Plano Especial de Redução do Endividamento ao Estado (PERES), "tendo em conta a forte procura dos contribuintes".

    Em comunicado conjunto das secretarias de Estado dos Assuntos Fiscais e da Segurança Social, argumentou-se que a adesão dos contribuintes a este regime é feita por via eletrónica e que, nos últimos dias do referido prazo, se verificou "um elevado aumento de pedidos de adesão no Portal das Finanças e nos Serviços de Finanças".

    Com a prorrogação do prazo quer-se permitir "a adesão de todos que o queiram fazer", uma vez que aquele "elevado aumento" poderá "originar situações de inoperacionalidade temporária da aplicação e dificuldades de atendimento naqueles Serviços, restringindo o acesso a este regime excecional", justificou-se no texto.

    O período de adesão ao chamado 'perdão fiscal' teve início a 04 de novembro e terminava hoje.

    Segundo os dados mais recentes dos ministérios das Finanças e da Segurança Social, aderiram mais de 65.000 contribuintes ao PERES, tendo sido pagos quase 55 milhões de euros.

    De acordo com os dados das Finanças, até 29 de novembro (o ministério remeteu novas atualizações para mais tarde), foram abrangidos pelo PERES 175.311 processos executivos, numa adesão de 31.640 contribuintes e com um valor em dívida superior a 303 milhões de euros.

    Desse total, foram já pagos 35,5 milhões de euros à Autoridade Tributária e Aduaneira.

    Os números mais recentes da Segurança Social, que dizem respeito ao final do dia de 16 de dezembro, demonstram que 33.692 contribuintes (entidades empregadoras e trabalhadores independentes) aderiram ao PERES.

    Além disso, foram emitidos Documentos Únicos de Cobrança (DUC), no valor total de 180,6 milhões de euros, abrangendo 30.532 contribuintes aderentes.

    Desse total, 19,3 milhões de euros deram entrada nos cofres da Segurança Social.

    O PERES é um regime de pagamento de dívidas ao Fisco e à Segurança Social que prevê a dispensa total dos juros de mora, dos juros compensatórios e das custas do processo de execução fiscal, se a dívida for paga na totalidade, ou a sua dispensa parcial, caso o pagamento da dívida ocorra em prestações (até 150).

    Este regime aplica-se aos contribuintes que tenham dívidas fiscais e contributivas que não tenham sido pagas nos prazos normais, ou seja, até final de maio de 2016, no caso das dívidas ao Fisco, e até final de dezembro de 2015, no caso das dívidas à Segurança Social.»

    DAQUI:http://www.tsf.pt/economia/interior/governo-prolonga-prazo-para-adesao-ao-peres-5563869.html?utm_campaign=Echobox&utm_content=TSF&utm_medium=Social&utm_source=Facebook#link_time=1482268596

    ResponderEliminar
  27. TRAZIDO DO SOL-21/12/2016

    METEOROLOGIA NO NATAL: TEMPO SECO E FRIO...GEADAS!

    «SOCIEDADE 21 de dezembro 2016

    Tempo. Natal com frio mas sem chuva

    O dia 24 de dezembro e o dia de Natal vão ser passados com frio, com temperaturas máximas que vão variar entre os 7 e os 18 graus, mas sem chuva.

    (FOTO)
    Shutterstock

    COMENTAR PARTILHAR
    Destaques

    Costa garante défice abaixo de 2,5% com "conforto"
    PS pede doze euros a cada militante para “melhores contas” e “desafios”
    Berlim. Informações sobre o suspeito valem 100 mil euros
    Juventude do CDS quer educação para a abstinência sexual nas escolas

    Bruno Café, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, explicou que na véspera de Natal e no dia de Natal está previsto céu pouco nublado ou limpo, vento fraco, formação de geada e neblina no interior norte e centro.

    "O céu apresentar-se-á pouco nublado ou limpo, poderá ter alguns períodos de maior nebulosidade na região do Norte e Centro, em especial na região Norte, haverá também condições para a formação de geada e neblina ou nevoeiro, que no nordeste transmontano e Beira Alta poderá persistir ao longo do dia durante o fim de semana do Natal", avançou Bruno Café à Agência Lusa.

    O meteorologista disse ainda que "não se prevê precipitação até domingo e, no que diz respeito às temperaturas, vamos ter uma pequena subida quarta e quinta-feira e depois não vão variar muito nos dias seguintes".

    O meteorologista adiantou ainda que a temperatura máxima não deverá ultrapassar os 16/18 graus, sendo que no interior deverão rondar os 7 a 10 graus.»

    DAQUI:http://sol.sapo.pt/artigo/539373/tempo-natal-com-frio-mas-sem-chuva

    ResponderEliminar
  28. TRAZIDO DO DICIONÁRIO DE SIMBOLOS

    NATAL/2016: SIMBOLOS DE NATAL

    «Símbolos de Natal

    Compartilhar Tweetar Email

    Há muitos símbolos associados ao Natal, dia em que se comemora o nascimento de Jesus. O significado de cada um desses símbolos carrega um sentimento de alegria e de esperança.
    Papai Noel
    Papai Noel
    O Papai Noel é retratado como um velhinho gordo, com barbas e cabelos brancos, roupa vermelha e branca e, nas costas, um saco de presentes.
    Sua figura baseia-se em São Nicolau Taumaturgo, bispo de Mira.
    São Nicolau é um santo popular e padroeiro da Noruega, da Rússia e da Grécia. Acredita-se que viveu na Turquia, na cidade de Mira, no século IV, onde saía com um saco cheio de ouro e lançava moedas pelas chaminés das casas das pessoas necessitadas.
    Velas de Natal
    Vela de Natal
    A luz emanada das velas de Natal, simbolizam a luz de Jesus Cristo que ilumina os caminhos da vida.
    Muito usada antes da chegada da luz elétrica, as velas estavam associadas à luz divina e ao espírito divino.
    Presépio
    Presépio
    O presépio corresponde à cena de natividade, ou seja, o nascimento do menino Jesus num estábulo.
    Fazem parte do presépio: a manjedoura com o menino Jesus, sua mãe Maria, seu pai José, os três reis magos, os pastores e animais como vaca, burro e ovelhas.
    Estrela de Natal
    Estrela de Natal
    Importante símbolo do Natal, a estrela guiou os três reis magos (Baltazar, Gaspar e Melchíor) até ao local do nascimento do menino Jesus. Com eles, levaram ouro, incenso e mirra para presentear Jesus.
    A estrela é um símbolo que fica no topo das árvores de Natal na medida em que simboliza tanto o objeto norteador dos reis magos, como o próprio Cristo. Isso porque Cristo é o símbolo da verdade e da vida, ou seja, a "estrela guia da humanidade".
    Árvore de Natal
    Árvore de Natal
    O costume de enfeitar a árvore de Natal remonta ao século XVI e, originalmente, representava o solstício do inverno.
    Na tradição cristã, a árvore de Natal simboliza a vida, a paz, a esperança e suas luzes simbolizam as estrelas, o Sol e a Lua.
    Sinos de Natal
    Sinos de Natal
    Os sinos marcam o som dos céus. Por esse motivo, suas badaladas na noite de Natal anunciam o nascimento do Menino Jesus, o Salvador.
    Nesse sentido, os sinos assinalam a passagem para uma nova era, uma vida pautada nos ensinamentos de Cristo, que veio salvar a humanidade de seus pecados.
    Ceia de Natal
    Ceia de Natal
    A ceia de Natal simboliza o banquete eterno e a união da família.
    Tem origem na Europa a partir do costume do povo europeu de receber pessoas na noite de Natal para confraternização.

    OUTROS SÍMBOLOS»

    ResponderEliminar
  29. TRAZIDO DO DN-27/12/2016

    FUTEBOL:FERNANDO SANTOS ELEITO O MELHOR TREINADOR!(2016)

    «Fernando Santos eleito o melhor selecionador do mundo

    ÁLVARO ISIDORO/GLOBAL IMAGENS
    PUB

    Especialistas em futebol de mais de 56 países consideraram o treinador que levou a seleção portuguesa à vitória no Euro 2016 o melhor do mundo

    O treinador português Fernando Santos foi eleito o melhor selecionador do mundo em 2016, pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).

    Especialistas em futebol de mais de 56 países consideraram o treinador que levou a seleção portuguesa à vitória no Euro 2016 o melhor selecionador do mundo, com 199 pontos, bem à frente do segundo classificado, o sueco Lars Lagerbeck, que liderou a surpreendente Islândia e ficou com 71 pontos.

    Em terceiro ficou o alemão Joachim Löw, selecionador da Alemanha, que no campeonato europeu foi eliminada pela França nas meias-finais.

    Ranking 2016

    1 - Fernando Santos (Portugal) 199 pontos
    2 - Lars Lagerbeck (Suécia / coach Iceland) 71 pontos
    3 - Joachim Löw (Alemanha) 62 pontos
    4 - Chris Coleman (Gales) 61 pontos
    5 - Didier Deshamps (França) 52 pontos
    6 - Antonio Conte (Itália) 17 pontos
    7 - Ante Cacic (Croácia) 8 pontos
    8 - Marc Wilmots (Bélgica) 3 pontos
    8 - Tite (Brasil) 3 pontos
    10- Bernd Storck (Hungria) 1 pontos
    10- Ange Postecoglu (Austrália) 1 pontos
    10- Adam Nawalka (Polónia) 1 pontos»


    DAQUI: http://www.dn.pt/desporto/seleccao/interior/fernando-santos-eleito-o-melhor-selecionador-do-mundo-5573234.html

    ResponderEliminar
  30. TRAZIDO DO JORNAL SOL-27/12/2016

    FUTEBOL: CR7 ELEITO O MELHOR JOGADOR DO MUNDO!(2016)

    «DESPORTO 27 de dezembro 2016
    Cristiano Ronaldo. O melhor jogador do ano e o mais solidário do mundo
    CR7 foi premiado pela Globe Soccer

    COMENTAR PARTILHAR

    Laura Ramires
    laura.ramires@sol.pt

    Destaques

    Santos Silva pede desculpa por comparar concertação social a ‘uma feira de gado’
    Morreu a Princesa Leia de Star Wars, Carrie Fisher
    António Vitorino prevê que BE e PCP vão fazer "exigências complicadas" em 2017
    Augusto Santos Silva apanhado a comparar a concertação social a uma "feira de gado"

    O internacional português foi, uma vez mais, distinguido pela Globe Soccer. O jogador do Real Madrid foi eleito o melhor jogador do ano e o mais solidário do mundo.

    Apesar de não ter estado presente na cerimónia no Dubai, o jogador português agradeceu em videoconferência

    “Em termos individuais e colectivos foi o melhor ano da minha vida, onde conquistei vários troféus. O que posso pedir mais, senão continuar a trabalhar para ter mais alegrias”, afirmou.

    Quanto ao prémio humanitário: “Significa muito para mim e irei continuar a apoiar as questões humanitárias e solidárias em todo o mundo, pois é assim que me sinto bem”.»

    DAQUI: http://sol.sapo.pt/artigo/540238/cristiano-ronaldo-o-melhor-jogador-do-ano-e-o-mais-solidario-do-mundo

    ResponderEliminar
  31. FESTAS DE PASSAGEM DE ANO GRATUITAS

    http://www.jn.pt/artes/interior/sugestoes-para-a-passagem-de-ano-a-custo-zero-5576090.html

    ResponderEliminar
  32. TRAZIDO DO JN-29/12/2016

    PASSAGEM DE ANO

    «Roteiro

    Sugestões para a passagem de ano a custo zero

    (FOTO)

    ANA VITÓRIA
    Hoje às 10:34
    COMENTAR
    Concertos, animação, fogo de artifício, há de tudo um pouco nos festejos programados de norte a sul do país para dar as boas-vindas a 2017.

    PASSAGEM DE ANO FRIA E NA MADEIRA COM CHUVA

    Começou a contagem decrescente para o último dia do ano. Saudar a vinda de 2017 em ambiente festivo é uma opção que está ao alcance da bolsa de qualquer um. Há um sem-número de propostas, quase todas da responsabilidade das câmara municipais, onde não falta música, fogo de artifício e animação. Tudo com entrada gratuita. Siga este roteiro.

    NORTE

    Porto - É já uma tradição a festa de passagem de ano organizada pela Câmara Municipal. Na Baixa portuense, estão instalados três palcos - na Avenida dos Aliados, Praça D. João I e Praça dos Poveiros. As 12 badaladas celebram-se na placa dos Aliados ao som de Os Azeitonas que atuam a partir das 00.30 horas, logo após o fogo de artifício. Antes, pelas 22.30 horas, o palco será dos Blind Zero. Nos palcos das praças D. João I e dos Poveiros, atuam vários DJ, a partir das 22.30 horas.

    Braga - A chegada do Ano Novo comemora-se junto ao Theatro Circo com muita música e fogo de artifício. Tito Paris é o cabeça de cartaz para o concerto dessa noite.

    Paredes de Coura - A banda rock situacionista Mão Morta, de Adolfo Luxúria Canibal, é cabeça de cartaz em Coura. À 1 hora, na Caixa da Música.

    Guimarães - É no Centro Histórico que decorrem os festejos que incluem um espetáculo de vídeo-mapping e animação a cargo de diversos DJ.

    Paredes - Na Praça José Guilherme há concerto de Mickael Carreira (22 horas), seguindo-se fogo de artifício. À 1 hora, atuam os DJ Overule, Tiago Fragateiro e Garrett.

    Barcelos - Animação gratuita, com vários DJ, no Pavilhão Municipal, a partir das 23 horas de sábado.

    Vila do Conde - A zona ribeirinha é palco dos festejos que contam com a presença da banda O'questrada, dos DJ Meninos da Vadiagem.

    Vila Real - Serão os Deolinda a animarem a passagem de ano na cidade. Concerto a partir das 22 horas na Avenida Carvalho Araújo.

    Espinho - O cantor Diogo Piçarra sobe ao palco, pelas 23 horas, e a praia da Baía será o ponto de encontro para esta noite especial.

    CENTRO

    Coimbra - Vai ser ao som dos GNR, a banda de Rui Reininho, que a cidade vai celebrar a entrada do novo ano. A partir das 23.30 horas, no Largo da Portagem.

    Figueira da Foz - Será Dengaz a animar a noite. O palco está montado na Praça do Forte. Mas já amanhã, no mesmo local, a partir das 22.30 horas, atuam os The Gift.

    Aveiro - No Centro Histórico, perto do Canal Central e Rossio, a partir das 22 horas há animação. À meia-noite sai o fogo de artifício.

    Guarda - A "mais alta passagem de ano do país" acontece a partir das 22 horas. A atração é o grupo de Marisa Liz, Amor Electro, na Praça Luís de Camões.

    Viseu - Espetáculo piromusical e teatro aéreo, com a companhia espanhola Voalá. Acontece tudo entre a meia-noite e a 1 hora. DJ Wilson Honrado encerra a festa.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (CONTINUAÇÃO)

      SUL

      Lisboa - Para a noite de passagem de ano a Autarquia preparou um programa de concertos com duas gerações diferentes de músicos: Rui Veloso (22 horas) e Agir (00.20 horas. O palco está montado no Terreiro do Paço. Mas já na sexta-feira, no mesmo local, há música com Miguel Araújo (21.30 horas). No dia de Ano Novo, pelas 17.30 horas, atua Raquel Tavares com a Orquestra Roemer Pinatel.

      Estoril - O Réveillon 2017 conta com The Gift (00.30 horas), no Lounge D do Casino Estoril. Entrada grátis, sim.

      Santarém - As 12 badaladas vão soar no Jardim da Liberdade. A contagem decrescente é ao som de grandes êxitos musicais pela Banda Get Back e Orquestra Santos Rosa.

      Almada - É na zona ribeirinha de Cacilhas: a partir das 23 horas a animação está a cargo do músico Carlão que ali encerra a digressão "Quarenta", título do seu mais recente álbum. O palco está montado junto a um dos ícones do concelho, a fragata Fernando II e Glória. À meia-noite há a pirotecnia "Lendas do Rock" a iluminar as margens do rio Tejo.

      Setúbal - A festa centra-se na frente ribeirinha, repartindo-se, a partir das 23 horas, entre a Doca dos Pescadores, com um concerto de Supernova, e a praia da Saúde, com um espetáculo de Jorge Nice. O espetáculo pirotécnico, à meia-noite, será visível de ambas as margens do estuário.

      Montijo - Garantida muita animação, fogo e música. A Praça da República é o local. A festa começa a partir das 21.30 horas. Após o espetáculo e a pirotecnia, atua a banda One Vision, num tributo aos Queen.

      Beja - Cabe à fadista Ana Moura animar a noite com um concerto na Praça da República. Mas antes, à meia-noite, haverá fogo de artifício.

      ALGARVE

      Albufeira - Os festejos trazem à praia dos Pescadores a cantora Aurea (22.30 horas) e o fenómeno pop D.A.M.A. (00.10 horas). Há, ainda, o tradicional fogo de artifício.

      Silves - É em Armação de Pêra que decorrem os festejos, na praia dos Pescadores. A banda Quinta do Bill animará o público a partir das 22.30 horas, antecedida pelo Duo Sax. À meia-noite há, naturalmente, fogo de artifício.

      Faro - Mais uma vez é no jardim Manuel Bivar que se faz a festa. O programa inclui atuações da banda Virgem Suta e do DJ Christian F.

      Lagos - A cidade vai receber 2017 com fogo de artifício e ao som dos Xutos & Pontapés (às 22.30 horas). O DJ Monchike anima a madrugada do novo ano. Os espetáculos terão lugar na Praça do Infante.

      Monte Gordo - A passagem de ano faz-se ao som da música dos Anjos. A animação decorre na zona poente de Monte Gordo, junto à praia.

      Olhão - No jardim do Pescador Olhanense a passagem de ano vai ser recebida ao som da banda Íris. Antes da meia-noite atua o grupo Gerações. O fogo de artifício também está garantido.

      Portimão - A festa de despedida de 2016 começa pelas 23 horas junto à antiga lota, na zona ribeirinha da cidade, ao som de música brasileira dos Pau D'Arara.

      Quarteira - Este ano, a Câmara Municipal de Loulé continua a apostar forte na componente musical para dar as boas-vindas ao novo ano na cidade de Quarteira. As bandas UHF (às 22.30 horas) e os Quem é Bob?, pelas 00.15 horas, animam a Praça do Mar. E está igualmente garantido fogo de artifício nos céus do Sul.

      TÓPICOS
      Música
      Passagem de ano
      Artes
      Partilhe este artigo no Facebook

      Leia mais: Sugestões para a passagem de ano a custo zero http://www.jn.pt/artes/interior/sugestoes-para-a-passagem-de-ano-a-custo-zero-5576090.html#ixzz4UHAbTGqn
      Follow us: jornalnoticias on Facebook

      Eliminar
  33. IN JORNAL DE NOTÍCIAS

    CARTÃO DE CONDUÇÃO

    http://www.jn.pt/nacional/interior/quatro-mudancas-na-carta-de-conducao-a-partir-de-janeiro-5577390.html?utm_source=jn.pt&utm_medium=recomendadas&utm_campaign=afterArticle&_ga=1.11760503.2131384721.1482786644

    ResponderEliminar
  34. TRAZIDO DO DIÁRIO DIGITAL-31/12/2016

    MAIS UM PEDIDO COM SABOR A ALERTA DO PAPA FRANCISCO!

    «HOJE às 19:180

    Papa pede maior inclusão dos jovens para que tenham futuro digno

    Papa pede maior inclusão dos jovens para que tenham futuro digno

    (FOTO)

    inShare

    O papa fez hoje o balanço de 2016 numa cerimónia em que pediu que se incentive uma maior inclusão dos jovens para construir um futuro digno e se abandone a lógica do privilégio a favor da do encontro.

    "Se queremos um futuro que seja digno para eles (os jovens), podemos consegui-lo apostando numa verdadeira inclusão: a que é dada pelo trabalho digno, livre, criativo, participativo e solidário", disse Francisco.

    O papa falava durante a celebração das primeiras vésperas da Solenidade de Maria, uma cerimónia solene que decorreu na basílica de São Pedro e na qual se entoou o "Te Deum" de ação de graças pelo ano que termina.

    Durante a homilia, Francisco assinalou que as sociedades atuais estão "em dívida" para com os jovens e apelou a que se favoreça a sua inclusão.

    Segundo o papa, as sociedades "criaram uma cultura que, por um lado, idolatra a juventude querendo fazê-la eterna", mas ao mesmo tempo condena os jovens "a não terem um espaço de inserção real".

    "Lentamente, temos vindo a marginalizá-los da vida pública, obrigando-os a emigrar ou a mendigar por empregos que não existem ou não lhes permitem projetar-se num amanhã", lamentou.

    "Temos privilegiado a especulação em lugar de empregos dignos e genuínos que lhes permitam ser protagonistas ativos na vida da nossa sociedade. Esperamos e exigimos-lhes que sejam fermento do futuro, mas discriminamo-los e 'condenamo-los' a bater a portas que na sua grande maioria estão fechadas", adiantou.

    Francisco pediu ainda que se rejeite a lógica centrada "no privilégio, nas concessões" e "no amiguismo", defendendo uma "lógica do encontro, da proximidade".

    O papa agradeceu "todos os sinais de generosidade divina" e observou que o tempo que está a chegar "exige iniciativas ousadas e promissoras, bem como a renúncia a protagonismos vazios ou a lutas intermináveis para aparecer".

    Diário Digital com Lusa»

    DAQUI: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=856463

    ResponderEliminar