Páginas

sábado, 15 de abril de 2017

(17)RANKING DA EMIGRAÇÃO DA UE: PORTUGAL OCUPA O 2º LIGAR!

[CAROS BLOGUISTAS: E PORQUE ESTAMOS PRESTES A TERMINAR A QUARESMA DEIXAMOS ESTE TEXTO PRA LEMBRAR OS EMIGRANTES PORTUGUESES QUE ESTÃO LONGE (e são muitos) E TAMBÉM PRA LEMBRAR ÀS PESSOAS (de cá) COM IDEAIS XENÓFOBOS (que felizmente são poucos mas existem), QUE DEVEM PENSAR DUAS VEZES ANTES DE DIZEREM CERTAS ASNEIRAS! VOTOS DE BOA LEITURA!ProfAnónima]

«Portugal é o segundo país da União Europeia com mais emigrantes

A expectativa era que tivesse ocorrido uma queda no número de portugueses a sair do país em 2015, mas os números mostram outra realidade. Tal como em 2014, em 2015 saíram do país mais de 110 mil cidadãos – número que só encontra paralelo com tendências dos anos 1960 e 1970. De acordo com o último relatório do Observatório da Emigração, havia 2,3 milhões de portugueses a morar fora do país em 2015,   conta o “Público” esta sexta-feira.

Este número deixa Portugal como o segundo país europeu com maior taxa de emigrantes em proporção com a população residente: 22%. Em primeiro lugar, aparece Malta, com 24,3%; e em terceiro lugar surge a Croácia, com 20,6%.

Maria Filomena Mendes, presidente da Associação Portuguesa de Demografia, em declarações ao matutino defende que o número de portugueses a morar fora do país não está relacionado com a crise ou o pós-crise. “Resulta do nosso passado, da nossa história demográfica”, diz. “Mesmo quando a emigração baixou, os portugueses nunca deixaram de emigrar.”

Segundo o mesmo relatório, os jovens portugueses continuam a ser os que mais têm emigrado nos últimos anos – Portugal continua a ter uma das mais altas percentagens de desemprego entre os mais novos. Estes têm viajado principalmente para países europeus. “A percentagem de portugueses (residentes no estrangeiro) a viver na Europa passou de 53% em 1990 para 62% em 2015, de acordo com estimativas da ONU”, lê-se no relatório.» (IN EXPRESSO-24/2/2017)

NB:RECORDAMOS QUE JÁ TEMOS PORTUGUESES A EXERCER FUNÇÕES POLÍTICAS IMPORTANTES NESSES PAÍSES E QUE TAROUCA TAMBÉM JÁ TEM PELO MENOS UM DOS SEUS FILHOS A EXERCER FUNÇÕES POLITICAS DE GRANDE RELEVÂNCIA NA SUIÇA!

3 comentários:

  1. DAQUI: http://expresso.sapo.pt/revista-de-imprensa/2017-02-24-Portugal-e-o-segundo-pais-da-Uniao-Europeia-com-mais-emigrantes

    ResponderEliminar
  2. ERRATA AO NB: «RECORDAMOS QUE JÁ TEMOS VÁRIOS PORTUGUESES A EXERCER FUNÇÕES POLÍTICAS IMPORTANTES EM MUITOS DESSES PAÍSES E (...)»

    ResponderEliminar
  3. INFORMAÇÃO:

    Neste poste não foram colocados mais nenhuns comentários pq ele apenas pretendia dizer o que está dito.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar