Páginas

terça-feira, 4 de abril de 2017

(5)DIVERSOS DE ABRIL/17!(informe, elogie, denuncie...)

PROVÉRBIO CHINÊS: «OS SÁBIOS DISCUTEM IDEIAS, OS COMUNS DISCUTEM FACTOS E OS MEDÍOCRES DISCUTEM PESSOAS» (ajude-nos a ser "comuns"...
Foto de Tarouca Tem Talento.
Caros Bloguistas!

Aqui está o post pra onde pode enviar os seus elogios, as suas denúncias, as informações úteis prós Tarouquenses, mas também onde pode colocar as suas perguntas/dúvidas!(e neste caso, esperar que alguém apareça a responder)


Aquele Abraço!
ProfAnónima

NB: ESTE MÊS ESCOLHEMOS O CARTAZ DO "TAROUCA TEM TALENTO" PRA DECORAR ESTA RUBRICA. RECORDAMOS QUE OS ASSUNTOS VÃO SENDO COLOCADOS NOS COMENTÁRIOS, AO LONGO DO MÊS, E SE SE JUSTIFICAR CONSTRUIREMOS UM POST!

23 comentários:

  1. ESCLARECIMENTO:

    Pra não sobrecarregarmos esta página, e também pra uma melhor organização, passamos a ter desde Fevereiro uma Página especifica prás "generalidades" sobre as Autárquicas/17!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  2. INFORMAÇÃO ADICIONAL: TAROUCA TEM TALENTO

    A 6ª Edição vai pró ar no próximo dia 22 de Abril. As inscrições estão prestes a fecharem!

    ProfAnónima

    *Dizem por aí que desta vez deverá ser no Centro Paroquial mas ainda não confirmamos esta informação.

    ResponderEliminar
  3. INFORMAÇÃO: WORKSHOP SOBRE FOTOGRAFIA

    «A Associação da Juventude do Concelho de Tarouca, irá no próximo dia 15 de abril, realizar um workshop de fotografia.
    Para mais informações entre em contacto através dos contactos: 914900631» (In face da ajct)

    ProFanónima

    ResponderEliminar
  4. INFORMAÇÃO: PASSEIO TT-BOMBEIROS DE TAROUCA

    No próximo dia 9 de Abril os Bombeiros Voluntários de Tarouca vão levar acabo a 6ª edição do Passeio de TT! (ainda não vimos o cartaz na net)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  5. PERGUNTA: A PERSONALIDADE

    Alguém nos sabe dizer quando é que a AMT vai homenagear a Nova Personalidade de Tarouca?

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Soubemos que NÃO é suposto haver uma homenagem todos os anos.

      Entretanto soubemos que muito em breve Tarouca vai homenagear uma figura nacional! Aguardemos...

      ProfAnónima

      Eliminar
  6. CURIOSIDADE: CANDIDATO DO PS À CMT ENVIA "CARTA" AOS TAROUQUENSES

    Na semana passada os Tarouquenses acordaram e tinham na caixa do correio uma "carta" do candidato do PS, Afonso Dias, à Câmara. Basicamente explicava as razões pelas quais aceitou o desafio de se candidatar! (cont. no post seguinte)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  7. INFORMAÇÃO: CONGRESSO DA CIDADANIA DE TAROUCA

    Já é conhecido o programa e já estão abertas as inscrições (obrigatórias) pró próximo Congresso da Cidadania marcado pra 27 de Maio!

    Neste momento ainda não vimos o regulamento do concurso "Cidadão Participa" que tem lugar aquando do congresso.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar

  8. RETOMAREMOS A EMISSÃO MAIS LOGO OU AMANHÃ!:)

    ResponderEliminar
  9. INFORMAÇÃO: COMEMORAÇÃO DO 25 DE ABRIL

    Já foi divulgado o Programa Oficial das Comemorações do 25 de Abril! (ver post 8)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  10. CURIOSIDADE/PERGUNTA:

    Voltamos a ser visitados por bloguistas que usam palavras de pesquisa que não temos cá. Alguém nos sabe dizer como é possível?

    Esta situação voltou aparecer desde o dia 1 de Abril, justamente na altura em que "desativaram" o crome e ficamos impedidos de entrar no painel do Blog! (só permitia construir blogs românticos...)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  11. E PORQUE HOJE É DOMINGO, FALEMOS DO NOSSO PR!

    BEM HAJA E PARABÉNS SENHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA!



    Caros Bloguistas!

    E Porque Hoje É Domingo, queremos (voltar a) falar do nosso Presidente da República, pois ele foi sem dúvida a GRANDE FIGURA da semana que agora termina, tanto a nível Nacional como Regional.

    ORA VEJAMOS:

    Começou a semana a homenageou o Ilustre Visiense Aristides de Sousa Mendes e depois veio a Lamego confortar os familiares das vítimas da tragédia ocorrida em Lamego. Aqui não se ficou por palavras de circunstância. Alertou prás diferenças que existem entre a teoria e a prática.

    Ainda esta semana, juntou-se a um grupo de Voluntários e foi distribuir alimentos aos sem-abrigo de Lisboa, justificando "porque existem portugueses que estão a ficar pra trás". Estamos certos que os responsáveis das IPSS devem ouvir as palavras do Senhor Presidente da República...!

    Entretanto, soubemos que um processo foi arquivado...8 anos depois. Ora, processos arquivados acontecem todos os dias. Mas processos arquivados 8 anos depois (e caídos na cs) e sem um desfecho "claro" não é todos os dias, pelo que visados e comentadores voltaram a virar-se pra Belém a pedir a sua intervenção pra esta Justiça, cada vez mais vista como Injusta por gentes de TODAS as classes sociais.

    Posto isto perguntamos: temos a Pessoa certa no lugar e no momento certo?! Cada vez nos convencemos mais que sim, pelo que não estranhamos que ainda hoje a Aximage tenha divulgado mais uma sondagem onde o NOSSO Presidente consegue um Muito Bom de 18, 3 valores! :)

    VOTOS DE UMA BOA SEMANA PRA TODOS OS N/LEITORES, COLABORADORES E CRÍTICOS!

    Aquele Abraço!
    ProfAnónima

    *TRANSFORMADO NO POST 11.

    ResponderEliminar
  12. ARQUIVO B: DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS--18/4/2017

    ResponderEliminar
  13. CURIOSIDADE: TEATROS

    Estamos a menos de 6 meses das próximas eleições Autárquicas, mas por cá o tema forte são os teatros!

    Aliás, teatros e trovoadas-artísticas!;)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (arquivo c)

      BREVE APONTAMENTO SOBRE A ÚLTIMA REUNIÃO DA AMT DE 27/2/2017

      M/Caros Bloguistas!

      Aqui fica um breve um breve apontamento da última reunião da Assembleia Municipal que decorreu na tarde de 27 de Fevereiro, no Centro Paroquial de Tarouca.

      Esta reunião poderá ser dividida em duas partes: na 1ª parte o Presidente da Assembleia, Domingos Nascimento, apresentou o próximo Congresso da Cidadania Política de Tarouca, a ter lugar em 27 de Maio, e na 2ª parte a reunião propriamente dita. Na 1ª parte estiveram vários órgãos da CS locais e ainda um dos assessores do Sr Presidente da República (um filho da terra).

      Volto a lembrar que estes textos não obedecem à ordem de trabalhos pois são feitos por temas e a pensar no Cidadão Comum".

      1-ABERTURA: Coube ao Presidente da Assembleia Municipal abrir a sessão com as tradicionais informações: correspondência recebida e agenda da AM, Aqui destacamos a vinda da radioterapia pró Hospital de Viseu, a petição em prol da qualidade do Politécnico de Viseu, o incêndio no edificio da Câmara Municipal e as indisposições nas crianças do Centro Escolar.

      2-INCÊNDIO DA CÂMARA: Este assunto foi referido pelos presentes sobretudo pra inaltecer a forma pronta como actuaram os Bombeiros de Tarouca e o contributo dos Funcionários camarário na reposição da normalidade. O Presidente da Câmara esclareceu que não se estragaram documentos importantes.

      3-O CASO DO CENTRO ESCOLAR:O caso das "indisposições" que afectaram mais de 100 crianças e alguns adultos, foi falado por vários elementos da Assembleia Municipal incluindo cidadãos, mas o Sr Presidente da Câmara e também Vereador da Educação "não quis" explicar o que ali se passou, pelo que este assunto continua em aberto. De salientar que a Deputada Municipal do BE esclareceu que tinha sido um caso de Saúde Pública, atendendo ao elevado número de pessoas afectadas.

      4-CONGRESSO DA CIDADANIA:O Presidente da AM informou das novidades do Congresso e do Concurso Cidadão Participa e pediu que todos colaborassem na divulgação. Entretanto já saiu o vídeo promocional e o cartaz com o Programa Oficial! 8ver post ?]

      5-RELATÓRIO DA CPCJ:A responsável por esta comissão apresentou o relatório relativo a 2016. Tanto o relatório como a acção da comissão foram muito elogiados por vários elementos ali presentes. Note-se que um dos grandes lemas desta comissão passa por "ajudar as famílias a criarem os seus filhos e não tira-los" (um grande lema sem dúvida). Sobre esta questão há a acrescentar a eleição de 3 novos elementos.

      6-INFORMAÇÃO DOS ÓRGÃOS AUTÁRQUICOS/RANKING DA TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS PORTUGUESES:

      6.1-O Vice-Presidente da Câmara, José Damião, reconheceu que o Município de Tarouca não ficou muito bem posicionado no último ranking e atribuiu a culpa ao síte que não comporta muita informação, pelo que prometeu construir outro mais potente.

      6.2-O Presidente da Junta de Salzedas, informou que a junta de Salzedas também ia fazer um síte pra divulgar as actividades da junta e das instituições da sua freguesia. Pediu que a visitassem.

      7-DUAS COISAS SOBRE ÁGUAS: DÍVIDA E EXPORTAÇÃO:

      7.1-O Presidente da Câmara informou que vai haver exportação/exploração de água em Várzea da Serra com a denominação "Águas de Tarouca".

      7.2-O Vice-Presidente informou que o Município ganhou o 1º diferendo contra as Águas do Norte (o processo prescreveu).

      (CONT.)

      Eliminar
    2. RESUMO DA AMT DE 27/2/2017 (cont.)

      8-INVESTIDORES DE "FORA": O Presidente da Câmara informou que já existe outro investidor a quer fixar-se em Tarouca, pra construir painéis solares. Assim sendo, já são pelo menos 4 se juntarmos os outros 3 anunciados na reunião anterior.

      9-"NOVO EMPRÉSTIMO": O Sr Presidente da Câmara informou que decidiram aproveitar uma lei criada recentemente que permite os Municípios reformular a dívida junto da Banca. Assim, o "novo" empréstimo vai ter juros mais baixos e um prazo de pagamento mais longo, permitindo pagamentos mais suaves.

      O Vice-Presidente acrescentou que esta mudança vai permitir que "a Câmara tenha fundo de maneio e dinheiro pra colocar a parte que compete à Câmara nos projectos financiados pelo 20:20".

      10-DOCUMENTOS OFICIAIS:

      Todos os documentos oficiais foram aprovados por unanimidade.

      11-SOBRE ALGUMAS ACTIVIDADES REALIZADAS:

      -O Presidente da Junta de Salzedas agradeceu a presença dos que foram ver o Encontro das Janeiras:

      -O Presidente de S. João de Tarouca e da Granja Nova elogiaram as Associações das suas freguesias na dinamização de várias actividades.

      12-PEDIDOS DE INTERVENÇÃO (obras):

      -O Presidente da Junta de S. João de Tarouca pediu que se melhora-se a sinalética e que no exterior do Centro de Saúde fosse criado um espaço coberto e ainda a marção de estacionamento pra deficientes.

      13-INTERVENÇÃO DOS CIDADÃOS: Desta vez registaram-se 3 intervenções:

      -O Pe Adriano agradeceu os apoios recebidos pela Junta e Câmara.

      -Um cidadão pediu pra que fossem apoiadas as melhorias na outra escola de Vila Chã do Monte pra que a Associação possa ampliar as suas actividades. Agradeceu os apoios recebidos pela Câmara e Junta.

      -Uma cidadã esclareceu que a receita da "feijoada solidária" ia reveter a favor do Centro Paroquial; perguntou qual foi a instituição que este ano distribuiu os cabazes de Natal; lamentou que continuem a não existir os relatórios dos 3 Conselhos Municipais, mostrando que estes são importantes porque, por exemplo, "seria através do dito relatório da Educação que se poderia concluir ou não se a escola está dividida entre "os muitos bons" e os "fracos em algumas disciplina, como se diz, dada a extensão dos programas. Lamentou ainda a falta de informação sobre o que se passou no Centro Escolar e agradeceu aos elementos presentes que defendem pra si e prós outros a liberdade de expressão. Nenhuma das perguntas tiveram resposta na reunião nem depois da mesma.

      14-DEPUTADO MUNICIPAL APRESENTOU A SUA "DEMISSÃO"

      O Deputado Municipal do PS, Luís Pereira, informou a Assembleia Municipal que ia pedir a demissão porque decidiu abraçar um novo projecto e quer estar totalmente disponivel prás novas funções-Escutismo. Agradeceu ao Povo que o elegeu, fez mea culpa por não feito mais ao longo destes 3 anos. Vários elementos da Assembleia desejaram-lhe boa sorte nas novas funções.

      14.1-E porque a natureza tem horror ao vazio, claro que este Deputado vai ser substituído por outro elemento da lista, mas até ao momento ainda "ninguém" sabe quem é! Aguardemos pelo dia 28/4 pois nessa altura já se deve desfazer o enigma.

      +++

      Resta acrescentar que no meio da reunião houve o intervalo da praxe pra comer um naco de bôla e um cafezinho!

      ATÉ BREVE!(se...)
      Prof. A. M.

      Eliminar
  15. ESPAÇO PRA COLOCARMOS O RESUMO DA ÚLTIMA REUNIÃO DA AMT (27/2/2017)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. levado pró post 30

      Eliminar
    2. PRA QUE CONSTE:

      Mantendo o mesmo critério seguido em 2013 (ano de eleições de autárquicas), não farei nenhum resumo destas reuniões a patir de Julho/17.

      Profª Assunção Monteiro

      Eliminar
  16. ESPAÇO PRA COLOCAR UM NOVO PONTO DE SITUAÇÃO DAS AUTÁRQUICA/17

    ResponderEliminar
  17. ESPAÇO PRA COLOCAR UM NOVO PONTO DE SITUAÇÃO DAS AUTÁRQUICA/17 (com dados colhidos até 30 de abril)

    ResponderEliminar