Páginas

quarta-feira, 27 de março de 2013

(40)CRISE:ESTES SÃO OS NÚMEROS DOS APOIOS AOS ALUNOS CARENCIADOS!(e em tarouca?)


(TRAZIDO DO FB/NOTICIAS AO MINUTO)

Governo Mais de 10 mil alunos apoiados no reforço alimentar nas escolas

O ministro da Educação e Ciência revelou esta terça-feira a existência de 10.240 alunos apoiados pelo Programa Escolar de Reforço Alimentar (PERA), que vai ser avaliado em coordenação com o Ministério da Solidariedade e Segurança Social (MSSS).

22:58 - 26 de Março de 2013 | Por Lusa

O número foi avançado durante a audição regular do ministro Nuno Crato pela Comissão de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República, que decorreu hoje à tarde.

De acordo com dados do Ministério da Educação e Ciência (MEC), existem 6.441 alunos referenciados para o MSSS como casos urgentes ou muito urgentes para beneficiar de apoios sociais.

Questionado pela deputada do Partido Ecologista 'Os Verdes' Heloísa Apolónia sobre a eventual falta de qualidade dos pequenos-almoços que estão a ser servidos às crianças nas escolas, o ministro da Educação contrapôs que existe um conhecimento que permite “fazer uma avaliação da qualidade da oferta ‘à priori’” e que o que é oferecido aos alunos são “produtos de reconhecida qualidade”.

“Há muitas maneiras de combater insuficiências alimentares, mas é saudável que existam muitas empresas que participem de forma voluntária. Acolhemos essa disposição das empresas com toda a boa vontade”, frisou.

No final do ano passado, o secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, João Casanova de Almeida, afirmou que o PERA)está preparado para funcionar com os mesmos parceiros durante dois anos, se for necessário.

João Casanova de Almeida afirmou que a Segurança Social está envolvida no apoio às famílias e que o programa se destinou a colmatar situações de emergência, acrescentando que a situação (de carência alimentar) não é nova e que o programa complementa necessidades não cobertas por outros programas.

"O que é novo é o Ministério da Educação desenvolver este programa com outros parceiros", disse o secretário de Estado, avançando que não é circunscrito a alunos que estejam no primeiro ou segundo escalão da Acção Social, mas a todos os que precisam.

Na altura, Casanova de Almeida avançou que a avaliação do PERA teria início depois do Natal.

Cerca de 10 mil alunos são apoiados através do programa, destinado a assegurar o pequeno-almoço na escola a crianças que chegam às aulas sem a primeira refeição do dia.

O programa conta com a participação solidária das empresas e não tem orçamento do Ministério da Educação, resultando de contactos com as grandes empresas da distribuição e transporte.

O projecto envolve a distribuição de 17.200 iogurtes por semana, 25.000 pacotes de leite por mês, 22.500 de farinha e 30.000 pacotes de sumo por período escolar, além de milhares de pães por dia.

Casanova sublinhou no final do ano passado que o objectivo é também ver as necessidades das famílias e accionar os mecanismos da Segurança Social, com articulação ao nível local, assegurando a confidencialidade.

############(FIM DA NOTÍCIA)

M/Caros Bloguistas!

Estes são os números nacionais.
E em Tarouca, alguém sabe o número de alunos carenciados?! Alguém sabe o tipo de apoios que os "serviços" disponibilizam?! Estes e outros assuntos costumam ser "falados" nos Concelhos Municipais da Educação e depois levados às respectivas Assembleias Municipais. E em Tarouca por que razão não se faz o mesmo?!

Recordo que este ano até o suplemento alimentar constituido apenas por "um copo de leite e uma sandes" foi cortado (em nome da crise) e só foi restabelecido em Novembro após denúncia do TAROUCAndo.

ATÉ BREVE!(se...)
Profª Anónima Devidamente Identificada

4 comentários:

  1. Qual era a cobertura legal para dar o suplemento alimentar de que fala??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente o Programa PERA, que pelos vistos não chegou a Tarouca. Porquê? Em Tarouca não há alunos carenciados que precisem de tomar o pequeno almoço na Escola? Tarouca é cada vez mais um caso à parte e o pior é que parece que querem que fique tudo na mesma.

      Eliminar
    2. Caro(a) Anónimo(a) das 21:39Horas:

      Num País onde tanto se esbanja está-me a falar do eventual gasto elegal(?) de 20 centimos, pra MATAR A FOME a uma criança?!

      Não o/a conheço nem tenho o menor prazer de o/a vir a conhecer, desculpe a minha frontalidade! (arranje outros argumentos, por favor)

      Profª Pouco Anónima

      NB: Quanto ao Programa PERA não sei se a Escola de Tarouca pode beneficiar dele, pois sendo um TEIP, tem uma verba especifica pra dar "Reforços Alimentares"! (mas que ou não chegam ou só chegam após denúncia)

      Eliminar
  2. INFORMAÇÃO DE ÚLTIMA HORA: VIA(s) SACRA(s)

    1-A Via Sacra de Tarouca, organizada pela Santa Casa, sempre vai sair da creche "Casinha de Chocolate", pelas 20 Horas.

    2-A Via Sacra de Ferreirim, inserida nos festejos em honra à Nossa Senhora da Guia, passou a ser no próximo dia 29 de Março, pelas 17:00 Horas.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar