Páginas

segunda-feira, 4 de março de 2013

(6)CRISE:MAIS UM PROTESTO CONTRA A AUSTERIDADE!(os números)

TRAZIDO DO SITE DO JORNAL DE NEGÓCIOS ONLINE: QUE SE LIXE A TROIKA]

Organizadores das manifestações dizem que mais de um milhão e meio de pessoas protestaram hoje nas ruas

02 Março 2013, 22:49 por Lusa

A organização da manifestação do movimento “Que se lixe a ‘troika’” estima que hoje mais de um milhão e meio de pessoas tenham saído às ruas do país e de algumas cidades estrangeiras, “mais do que na manifestação de 15 de Setembro”.

Num palco montado no Terreiro do Paço, em Lisboa, a organização, que não avança ainda números para a adesão em Lisboa, avançou que foram contabilizados 400.000 manifestantes no Porto, naquela que terá sido "a maior manifestação de sempre" na Invicta, e 20.000 em Coimbra, referindo que se trata de números provisórios.

Em Setúbal, a estimativa aponta para 7.000 pessoas, o mesmo número registado em Braga. Portimão contou com 5.000 pessoas e Caldas da Rainha, Leiria e Marinha Grande 3.000 pessoas, em cada cidade.

A organização contou ainda 1.500 pessoas em Vila Real, 1.000 em Castelo Branco e outras tantas em Viana do Castelo.

A manifestação terá reunido 500 pessoas na Guarda, 300 no Entroncamento, o mesmo número em Tomar, e, em Chaves, duas centenas de manifestantes. Foram ainda contabilizadas 150 pessoas em Torres Novas e outras tantas na Horta (Açores).

No mundo, a organização estima que as concentrações em Paris e em Londres terão juntado uma centena de pessoas em cada cidade e três dezenas em Barcelona.

O movimento "Que se lixe a ‘troika'" convocou para hoje manifestações em mais de 40 cidades, em Portugal e no estrangeiro para pedir o fim das políticas de austeridade.

Com o lema “Que se lixe a ‘troika’, o povo é quem mais ordena”, a manifestação hoje convocada para dezenas de cidades portuguesas e algumas estrangeiras, que conta com o apoio da CGTP, coincide com a presença da delegação da ‘troika’ (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional), em Lisboa, para fazer a sétima avaliação do memorando de entendimento.

As manifestações foram antecedidas por diversos protestos que ocorreram nas últimas semanas, junto de governantes, quase sempre ao som de “Grândola, Vila Morena”.

(ENVIADO POR: Assunção Monteiro)

4 comentários:

  1. MAIS NÚMEROS:

    Segundo o Correio da Manhã, em Viseu marcaram presença mais de 2 000 pessoas.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  2. [TRAZIDO DO FB]

    Uma canção de esperança

    Ontem assistimos a uma extraordinária manifestação de Portugueses, demonstrando com singular civismo, as suas inquietações .
    Inquieta-me também que, perante milhões de concidadãos dentro de ti ó cidade, não fique clara uma palavra formal de apreço pela coragem de ir para a rua, mostrando uma manifesta preocupação com os dramas que muitas famílias vão vivendo, nestes tempos de horizontes obtusos.
    Em democracia exige-se que quem governa, mantenha bem viva a esperança . DN

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. OS NÚMEROS K NÃO VÊ:

    Visualizações de páginas de hoje 409

    Visualizações de página de ontem 292

    Visualizações de páginas no último mês 8 763

    Histórico total de visualizações de páginas 133 444

    Não controlar as suas próprias visualizações de página

    ProfAnónima

    ResponderEliminar