Páginas

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

(26)AUTÁRQUICAS/13: RECURSOS ÀS IMPUGNAÇÕES DOS CANDIDATOS! (chegam ao tc)

[TRAZIDO DO FB/DIÁRIO ECONÓMICO:IMPUGNAÇÃO DE CANDIDATOS AUTÁRQUICOS]

AS IMPUGNAÇÃO DOS CANDIDATOS AUTÁRQUICOS COMEÇAM A CHEGAR AO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL!

Autárquicas

TC recebeu hoje primeiro recurso sobre a lei dos mandatos

(Económico:21/08/13 15:36)

O Bloco de Esquerda interpôs hoje o primeiro recurso para Tribunal Constitucional.

O Bloco de Esquerda (BE) anunciou hoje ter interposto o recurso para o Tribunal Constitucional da decisão do Tribunal de Évora, que considerou elegível o cabeça-de-lista da CDU, Carlos Pinto de Sá, à câmara daquele concelho. Este foi o primeiro recurso enviado para o Tribunal Constitucional, que, tal como o Económico avançou, até ontem a tarde ainda não tinha recebido qualquer recurso sobre as eleições autárquicas.

Contactado pela agência Lusa, o dirigente do BE Pedro Soares revelou que este foi "o primeiro recurso para o Tribunal Constitucional (TC)", a nível nacional, a ser formalizado pelo partido.

O BE tinha apresentado pedidos de impugnação ou alertas aos tribunais em relação a 11 candidaturas autárquicas, nos concelhos de Alcácer do Sal (CDU), Aveiro (PSD), Beja (CDU e PS), Castro Marim (PSD), Évora (CDU), Guarda (PSD), Lisboa (PSD), Loures (PSD), Porto (PSD) e Tavira (PSD). "Em sete desses casos, as decisões dos tribunais foram a nosso favor, mas vamos recorrer para o TC dos outros quatro que nos foram desfavoráveis", disse Pedro Soares, aludindo a Évora, Porto, Lisboa e Aveiro.

Segundo a lei eleitoral dos órgãos das autarquias locais, "das decisões finais relativas à apresentação de candidaturas cabe recurso para o Tribunal Constitucional" (TC). O recurso é entregue no tribunal que proferiu a decisão recorrida, acompanhado de todos os elementos de prova e, incidindo sobre uma decisão que tenha julgado elegível qualquer candidato ou admitido qualquer candidatura, "é imediatamente notificado o respectivo mandatário ou o representante para responder, querendo, no prazo de dois dias".

Ainda de acordo com a lei, "o recurso sobe ao Tribunal Constitucional nos próprios autos", e os juízes do Palácio Ratton decidem, em plenário, definitivamente, no prazo de 10 dias a contar da data da recepção dos autos. A lei eleitoral para as autarquias refere ainda que o TC "profere um único acórdão em relação a cada círculo eleitoral, no qual decide todos os recursos relativos às listas concorrentes nesse círculo".

[ENVIADO POR:PA/DI]

Disclaimer: "O Económico apela aos leitores para que utilizem este espaço para um debate sério e construtivo, dispensando-se, para o bem de todos, o insulto e a injúria gratuitos. Desaconselha-se o uso exclusivo de maiúsculas e a repetição de comentários. Comentários inadequados devem ser denunciados e quando tiverem mais de cinco denúncias serão eliminados. O IP do leitor não será revelado mas ficará registado na base de dados".


7 comentários:

  1. PERGUNTA:

    Alguém sabe por que razão o último post de Julho, relativo às figuras TAROUCAndo da 4ª semana de julho, volta a ser tão procurado?!

    Desde já agradecemos a quem nos souber informar!:)

    ProfAnónima

    NB:APROVEITAMOS PRA INFORMAR QUE AS FIGURAS TAROUCAndo RELATIVAS À 3ª SEMANA DE AGOSTO, AINDA VÃO SER HOJE PUBLICADAS!(com algum atraso devido as vicissitudes da vida, mas vão chegar...)

    ResponderEliminar
  2. OUTRA PERGUNTA: SONDAGEM TAROUCAndo

    Alguém nos sabe dizer, por que razão o post nº 22 de Janeiro (*), relativo à "Analise Fictícia à SONDAGEM DO TAROUCAndo" (realizada à presidente do cds local), volta a ser tão procurado?!

    Saiu alguma sondagem oficial e agora estão a comparar resultados?!

    Desde já agradecemos a quem nos informar!:)

    ProfAnónima

    (*)ESTE:(22)ANALISE FICTÍCIA À SONDAGEM DO TAROUCANDO!(Presidente da concelhia do CDS/PP))

    ResponderEliminar
  3. E AGORA UMA INFORMAÇÃO: "POLITICOS APANHADOS NA FACEBOOK"

    ESTAVAMOS A PREPARAR UM POST COM DIÁLOGOS (apanhados na net) ENTRE POLITICOS LOCAIS, MAS AINDA NÃO O CONCLUIMOS PORQUE ENTRETANTO COMEÇARAM A "CAIR" (há coisa de 1 hora) COMENTÁRIOS DE LINGUAGEM POUCO CLARA! (digamos assim...)

    ATÉ JÁ!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  4. E AINDA MAIS OUTRA PERGUNTA:POSTES ANTIGOS ESTÃO A SER MUITO PROCURADOS

    Quem sabe por que razão o post nº36 de junho volta a ter muitas visualizações e até novos comentários?!

    A quem nos disser...muito obrigada!:)

    ProfAnónima

    NB: É ESTE:(36)AUTÁRQUICAS/13:POR TAROUCA ACONTECEU!(cds)
    #AUTÁRQUICAS/2013: APRESENTAÇÃO OFICIAL DOS CANDIDATOS AUTÁRQUICOS DO CDS DE TAROUCA!

    ResponderEliminar
  5. E AINDA MAIS OUTRA PERGUNTA:POSTES ANTIGOS ESTÃO A SER MUITO PROCURADOS

    Quem sabe por que razão o post nº18 de Novembro de 2011 (de 2011, leu bem)volta a ter muitas visualizações e até novos comentários?!(que não publicamos)

    Desde já agradecemos a quem nos possa apresentar uma justificação lógica prá coisa! :)

    ProfAnónima

    NB: É ESTE POSTE:(21 de Novembro de 2011)(18)-Dr PAULO PORTAS VS Dr JOSÉ AMARO! (ambos viajam?!)

    ResponderEliminar
  6. INFORMAÇÃO A UM BLOGUISTA:

    Lamentamos informar, mas NÃO podemos publicar o seu comentário pois contém de forma implicita um aspecto da vida pessoal/familiar (independentemente de ser verdade ou mentira).

    Sim, porque quando diz que "o politico A, B ou C anda sempre a correr por causa da patroa", está a querer dizer que quem usa as calças, lá em casa, é ela! Assim, viola o editorial deste blog!(NOTA A)

    Grato pela sua compreensão!

    ProfAnónima

    NOTA A: NÃO TEMOS A MENOR DÚVIDA QUE TAL COMENTÁRIO DUPLICARIA O NÚMERO DE VISUALIZAçÔES: MAS NÂO È PRA/POR ISSO QUE AQUI ANDAMOS!

    ResponderEliminar
  7. Hum... deve ser um comentário abelhudo...Mas... qual é o mal de uma patroa usar as calças? Desde que a companhia aceite...Isso são opções de cada um... e quantos políticos têm uma dama de ferro em casa? Olhe que há mais do que você pensa... a opção é sua. O blog é seu e tem todo o direito de filtrar o que entende não estar na sua linha editorial.

    ResponderEliminar