Páginas

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

(20)QUE CAMPANHA AUTÁRQUICA QUEREMOS? (e que tal recordarmos?)

(trazido do post 17 de março de 2013)

[TRAZIDO DO BLOG ASAS DA MONTANHA:QUE CAMPANHA AUTÁRQUICA QUEREMOS?]

QUE CAMPANHA AUTÁRQUICA QUEREMOS?

2013 é ano de eleições autárquicas.
O poder autárquico é o que está mais perto das populações e lhes é mais acessível. Não tenho neste momento dados sobre a abstenção neste tipo de eleições, mas acredito que sejam as que menos cidadãos eleitores tenham a abster-se de votar. E compreende-se. É aos autarcas que as populações se dirigem para a resolução de múltiplos e variados problemas que têm a ver com a sua vida. E mesmo quando se precisa de ir às instâncias do poder central, é muito importante a solidariedade do poder autárquico.
Mas porque estão mais próximos, os autarcas são mais conhecidos dos eleitores. A sua acção e o seu comportamento, sendo mais visíveis, tornam-se facilmente analisáveis e deturpáveis, tanto no melhor como no pior sentido.

Então nesta campanha:

1- que os vários candidatos apresentem as suas propostas com clareza, de modo que os cidadãos fiquem correctamente informados para poderem optar;

2- sabendo que toda a eleição comporta também uma avaliação da obra feita, que tal avaliação seja realizada objectivamente, oferecendo os motivos de concordância ou discordância;

3- que a campanha decorra dentro de uma dinâmica de esperança realista;

4- que se evite a demagogia de tudo prometer a todas para não criar nas populações a decepção que acarreta sempre o afastamento dos eleitores da política e do interesse pela causa pública;

5- que a campanha tenha nível e dignidade. Apresentem-se e debatam-se ideias e projectos, mas evite-se o ataque pessoal e mesquinho. "Lavar roupa suja" é para o lavadoiro, nunca para uma campanha de nível e com nível;

6- que a saudável discordância política saiba respeitar o cavalheirismo entre os vários candidatos. Antes de tudo, está o ser humano e sua infinda dignidade. Há adversários, não pode haver inimigos. Pode-se discordar, mas existe o dever de ser SEMPRE cavalheiro;

7- que os cidadãos estejam atentos, sejam serenos, saibam analisar a postura e as propostas dos candidatos e se decidam, não pelo interesse particular e - tantas vezes - mesquinho, mas tendo sempre em conta o bem comum. Quandos todos estiverem bem, cada um também estará.

Postado por asas da montanha à(s) 15:50

###
Caros Bloguistas!
Depois de muito pensarmos resolvemos repetir este magnifico texto, postado pelo asas da Montanha, a 25 de Fevereiro de 2013, pois que, com o aproximar das eleições podemos ficar (todos) mais "esquecidos".
Sim, um bloguista também serve pra lembrar aos Senhores(as) Politicos(as) certas coisas; mas os leitores(as) também devem "amandar" feedebaks, sobre algum eventual excesso(?), cometido pelos próprios bloguistas, que a Malta do TAROUCAndo desde já agradece!:)

Aquele Abraço!
ProfAnónima

DITADO POPULAR: ERRAR É PRÓPRIO DO HOMEM!(não reconhecer o erro já é uma coisa bem diferente...)

16 comentários:

  1. Número total de visualizações de páginas 203 700

    Arquivo do blogue

    ▼ 2013 (365)

    ▼ Agosto (20)

    (-3')

    ResponderEliminar
  2. ARQUIVO: DIÁLOGOS

    Carlos Alberto Cabral, de 53 anos, licenciado em economia pela Universidade Nova de Lisboa e com especialização em economia pública, é administrador de um grupo de empresas do ramo agro-alimentar e actual representante do CDS-PP na Assembleia Municipal.

    ResponderEliminar
  3. PRÓ ARQUIVO:DIÁLOGOS (ESTAMINÉ DO DN)

    DN DomingosNascimento partilhou um estado.
    7/8
    A Construção de um concelho de Tarouca com mais vida, faz-se com todos .

    Agora que as listas para as eleições do próximo dia 29 de Setembro já são conhecidas e devidamente formalizadas, quero felicitar as centenas de cidadãos que, nos diversos projectos políticos , são os rostos da democracia participativa no concelho de Tarouca.

    Participar é dar vida à esperança .

    (continua)

    ResponderEliminar
  4. PRÓ ARQUIVO: DIÁLOGOS: (ESTAMINÉ DO ZÉ DAMIÃO)

    Caros amigos e particularmente os que têm o privilégio de viver ou sentir Tarouca.

    Sou candidato a vice-presidente da Câmara Municipal de Tarouca, na equipa apresentada pelo PSD e liderada pelo gestor, dinamizador social e amigo, Valdemar Pereira.
    (...)
    Tarouca pode e deve ser um território de oportunidades. Tarouca precisa de uma nova visão e um trabalho mais concreto junto das pessoas, das instituições e das empresas.
    O caminho é de profunda confiança, acredito por isso que, se caminharmos todos juntos, chegaremos longe.

    Um abraço amigo para todos.
    José Damião Melo

    ResponderEliminar
  5. PRÓ ARQUIVO: DIÁLOGOS» (Sr RUFINO)

    Rufino Queirós partilhou o estado de Afonso Dias.
    11/7
    Foi com muito gosto que aceitei o convite para integrar a lista à Câmara Municipal de Tarouca pelo Partido Socialista, liderada pelo Dr. José Amaro e fi-lo com a certeza de estar a apoiar a pessoa melhor posicionada para liderar os destinos do nosso concelho, porque tem a experiência, a capacidade técnica, a energia e a vontade de, em equipa, desenvolver um projecto que levará Tarouca a um futuro promissor e merecido por todos os Tarouquenses. Nessa equipa contamos consigo que gosta deste concelho, que ama esta sua terra e que para ela deseja o melhor.

    ResponderEliminar
  6. PRÓ ARQUIVO: DIÁLOGOS!» (estaminé da Ana patricia)

    ESTARÁ NA HORA de DIZER SIM ?

    Fácil é criticar sem apresentar novas ideias e soluções .
    Queremos ir pelo caminho mas difícil mas muito mais reconfortante e coerente.
    O caminho que percorre o lado positivo do que já foi feito , mas que corta com um modelo esgotado , apresentando novos percursos .

    Queremos uma Assembleia Municipal Aberta aos cidadãos e que intervenha na construção de soluções que venham DAR MAS VIDA A TODO O CONCELHO DE TAROUCA.

    Eu digo SIM ao lado positivo da Vida .
    DN Domingos Nascimento

    ResponderEliminar
  7. PRÓ ARQUIVO: DIÁLOGOS!» (estaminé do Dr Domingos Nascimento)

    A Construção de um concelho de Tarouca com mais vida, faz-se com todos .

    Agora que as listas para as eleições do próximo dia 29 de Setembro já são conhecidas e devidamente formalizadas, quero felicitar as centenas de cidadãos que, nos diversos projectos políticos , são os rostos da democracia participativa no concelho de Tarouca.

    Participar é dar vida à esperança .

    Felicito particularmente os candidatos que, tal como eu, pretendem exercer a função de Presidente da Assembleia Municipal. Agora já todos os nomes conhecidos, sei que, independentemente dos resultados, Tarouca terá um Presidente da Assembleia que dignificará certamente este importantíssimo órgão autárquico.
    Saibamos todos dignificá-lo desde já, com uma postura eleitoral aberta, serena e de mobilização dos cidadãos .

    ResponderEliminar
  8. PRÓ ARQUIVO:DIÁLOGOS! (DIOGO LONGA)

    Diogo Veronica Longa Longapublicou naTarouca Merece
    9/7
    ola amigos setembro estar a chegar e nos a querer tarouca poder mudar por isso vamos la todos juntos mostrar do que somos feitos e mostrar aos tarouquenses que temos sentimentos que temos compaixao e que queremos ajudar tarouca de novo a ter o vale encantado que uma dia teve onde os nossos idosos nao sao esquecidos onde os nossos filhos terao o melhor para nao sairem do nosso concelho e se manterem por ali forca somos diferentes somos por tarouca votem em nos apelo aqui ao voto de todos os nossos tarouquenses

    ResponderEliminar
  9. PRÓ ARQUIVO:DIÁLOGOS!» (ANTÓNIO MARTINS)

    António José Martins (25/6)
    " Nós não nos interessam os outros candidatos, mas apenas os outros, os tarouquenses, aqueles por quem decidimos sair da nossa zona de conforto. Serão eles e não os eternos políticos caseiros que irão decidir quem Tarouca Merece"

    ResponderEliminar
  10. INFORMAÇÃO:

    TODOS OS COMENTÁRIOS ANTERIORES (e outros mais) VÃO SER DPS LEVADOS PRA UM POST ESPECIFICO

    O seu comentário ficará visível após aprovação.

    ResponderEliminar
  11. PRÓ ARQUIVO: DIÁLOGOS!» (Dr Carlos Teixeira)

    Carlos Teixeira
    23/7 através de telemóvel
    Reflexão política:
    Que e' ser independente? Para mim ser independente nada tem a ver com sermos ou nao militantes do partido A, B ou C. Sermos independentes politicamente e' simplesmente pensarmos por nos. Nao seguir as ideias dos outros so' porque são do nosso partido, porque são nossos amigos ou porque simplesmente nos interessa. Devemos isso sim e' sermos independentes naquilo que refletimos, que achamos melhor ou que idealizamos para um determinado assunto, ou para uma determinada orientação. Isso sim, e' para mim ser independente. Um cartao de militante nao e' mais do que defenirmos a nossa ideologia política e estarmos disponíveis para dar a cara por ela. Hoje muito se diz sobre a independência das pessoas, para mim nao e' mais do que isto.

    ResponderEliminar
  12. Não concordo, com o comentário... Mas porque dão cara em projetos com cariz partidário? Concerteza nao seria dificil arranjar assinaturas e concorrer de forma independente...Isso sim seria verdadeiro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro(a) Anónimo(a):

      Com qual dos comentários não concorda?!

      Obrigada pela sua participação!

      ProfAnónima

      NB:CONFORME O PROMETIDO, OS COMENTÁRIOS DESTE POST JÁ FORAM TODO PRA UM POST ESPECIFICO (post 22 de agosto). APENAS ESTE COMENTÁRIO AINDA NÃO FOI POIS NÃO SABEMOS ONDE O DEVEMOS DE COLOCAR!

      Eliminar