Páginas

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

(4)E PQ ONTEM FOI DOMINGO...!(o caso das crianças def...)




E PORQUE ONTEM FOI DOMINGO, VAMOS RECORDAR O CASO DAS CRIANÇAS (DEFICIENTES) QUE HOJE NÃO PUDERAM REGRESSAR À ESCOLINHA!

Caros Bloguistas!

Como é do v/conhecimento, hoje começou o 2º período escolar pra todas as crianças. Bom, pra todas, não...

Sim, pra 700 crianças (portadora de deficiencia física) NÃO puderam regressar à sua escolinha porque os portões estavam encerrados.

E DE QUEM É A CULPA?! NÃO SABEMOS.

Não sabemos  e ao que parece até agora também ninguém sabe: os responsáveis das escolas encerradas dizem que a culpa é do MEC (que já não lhes paga á 3/4 meses) e o porta voz do MEC veio dizer que ainda não se descobriu quem é o responsável por este atraso.

Mas se não sabemos de quem é a culpa (nem isso nos parece ser o mais importante neste momento), uma coisa sabemos: esta situação é inademissivel num País do 1º Mundo e que assinou todos os tratados dos Direitos Humanos e das Crianças, inclusivamente o da Escola Inclusiva.

(...)

Isto mostra bem o quão pertinente foi a reacção da representante portuguesa da Amnistia Internacional, quando Portugal foi eleito pró órgão Maior dos Direitos Humanos: «Portugal é rápido a subscrever todas as convenções dos Direitos Humanos mas muito lento a implementá-los na prática. Devemos estar atento!»

E é por tudo isto que aqui está o TAROUCAndo, mais uma vez, a dizer que não só está atento, como profundamente chocado com esta situação toda, pois esta foi mais uma forma destas crianças e as sua famílias sentirem (na alma) o peso da (in)diferença!



Aquele Abraço!
ProfAnónima

NB:E SE HOJE O SEU FILHO ATÉ É "PERFEITINHO" (PELO QUE ISTO POUCO OU NADA LHE DIZ), NÃO ESQUEÇA QUE BASTA UMA MENINGITE OU UM ACIDENTE PRA QUE SE TORNE NO 701!POIS.

4 comentários:

  1. EM DESTAQUE: RETIRADO DO TEXTO DO POST:

    ««Portugal é rápido a subscrever todas as convenções dos Direitos Humanos mas muito lento a implementá-los na prática. Devemos estar atento!» (rep. port. da amnistia internacional)

    ResponderEliminar
  2. INFORMAÇÃO ADICIONAL: BALANÇO

    Desde que criamos esta rubrica (nos finais de 2014), por aqui falamos/denunciamos/lamentamos quase uma dúzia de casos. Muito em breve vamos dar-vos conta de como estão essas situações!(temos coisas más pra contar; mas tb temos boas....)

    Aqui deixamos um cheirinho: depois de um período MUITO dificil, o Sr Carlos G. já está mais bem adaptado ao seu novo lar (e até já gostou das festas natalicias); o "Bom-Neto", já foi libertado, etc,etc.

    CONTINUAÇÃO DE BOAS FESTAS!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  3. [trazido do fb: jornal sol (5/1/2015)]

    INFORMAÇÃO ADICIONAL: AMANHÃ AS 700 CRIANÇAS (COM DEF.) JÁ VÃO PODER REGRESSAR À ESCOLA!(diz o sol...)

    «Colégios do ensino especial voltam a abrir amanhã

    (Rita Carvalho Rita Carvalho | 05/01/2015)

    Em causa, está o atraso no pagamento de 1,2 milhões de euros por parte da tutela

    Colégios do ensino especial voltam a abrir amanhã
    A Associação de Estabelecimentos do Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) recebeu hoje a garantia do Governo de que as verbas em dívida do Orçamento de Estado para os colégios de ensino especial deverão ser desbloqueadas em breve porque o visto do Tribunal de Contas, do qual depende este pagamento, deve ser divulgado “a qualquer momento”.

    À saída da reunião com o Ministério da Educação e Ciência (MEC), Rodrigo Queiroz de Melo, presidente da AEEP afirmou que os alunos dos oito colégios que hoje não abriram por falta de capacidade financeira deverão regressar amanhã às aulas, pois a associação irá contactar os fornecedores a quem as escolas têm dívidas para pedir que suportem a falta de pagamento por “mais uns dias”.

    Em causa, está o atraso no pagamento de 1,2 milhões de euros por parte da tutela a oito colégios privados de ensino especial, envolvendo mais de 250 trabalhadores e 700 alunos, e que se reflecte na falta de pagamento das escolas às empresas que prestam serviços, por exemplo, na área da alimentação ou transportes.

    O presidente da AEEP disse ainda que ficou acordado com o governo a criação de um grupo de trabalho para rever os procedimentos de transferência de verbas do Orçamento de Estado para os colégios com quem o Ministério da Educação tem contratos de associação. Isto para que não se verifiquem, no futuro, situações como a que agora se está a viver.

    rita.carvalho@sol.pt»

    ResponderEliminar
  4. NÃO GOSTAVA NADA QUE O FILHO DE ALGUÉM PASSASSE A SER O 701; MAS NÃO ME IMPORTAVA NADA QUE O RESPONSÁVEL POR ESTA SITUAÇÃO PASSASSE A SER O 45 DE ÉVORA! A. M.

    ResponderEliminar