Páginas

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

(21)NOVA SONDAGEM SOBRE AS LEGISLATIVAS/2015!

(EURO)SONDAGEM LEGISLATIVAS/2015: O PS DE ANTÓNIO COSTA CONTINUA À FRENTE!(mas....)

«Sondagem PSD e CDS encurtam distância para PS de Costa

O ano ainda não tinha começado e as eleições legislativas já eram tema constantemente presente na agenda política dos partidos do Governo e da Oposição. Com a alteração da liderança socialista, o PS parecia ter ganho um novo fôlego político. Porém, com a primeira sondagem do ano divulgada pelo Expresso, será que a tendência do final do ano se vai manter?

A primeira sondagem do ano, realizada pela Eurosondagem para o Expresso, dá o PSD e CDS em movimento de aproximação ao renovado PS de Costa. Com estes novos números há agora mais dúvidas sobre a capacidade de os socialistas conquistarem uma maioria absoluta no exercício eleitoral deste ano.

Segundo a auscultação aos portugueses realizada para o Expresso, o agremia agora 37,9% das intenções de voto, uma percentagem que apesar de ter crescido não foi suficiente para o partido se distanciar do PSD e CDS, que agora, em conjunto, conseguem chegar aos 34,6%, ficando apenas a 3% do partido socialista.

Em conjunto, os partidos da maioria crescem 2,3 pontos percentuais, enquanto os socialistas têm uma variação positiva de quatro décimas.

Quanto aos restantes partidos, os comunistas chegam aos 9,3%, o Bloco de Esquerda, atinge os 3,5%, enquanto as novas iniciativas políticas, o PDR, de Marinho e Pinto, e o Livre, de Rui Tavares, conseguem respetivamente 2,5% e 2%.

No âmbito da popularidade das figuras políticas, apesar de se manter em terreno negativo, destaque para a classificação atribuída a Pedro Passos Coelho, que regista, entre todos os líderes, a maior subida. O líder do Governo e do PSD regista uma subida de 3,6 pontos.

Porém, o ranking da popularidade continua a ser liderado por António Costa. O socialista recebe uma nota positiva de 11,1, sendo seguido por Paulo Portas, líder do segundo maior do Governo, que regista uma pontuação de 7,7. Jerónimo de Sousa, responsável político da CDU, também está em movimento ascendente, conseguindo 4,8 pontos.

Fora do Parlamento, Cavaco, que se encontra a cumprir o seu último ano de mandato, sofre uma queda de 2,5, recebendo agora nota negativa dos portugueses (-0.8).»

[TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO (16/1/15)/(ENVIADO POR: PA/DI)]

16 comentários:

  1. Respostas
    1. 1-[O PS obteve] 37,9% das intenções de voto, uma percentagem que apesar de ter crescido não foi suficiente para o partido se distanciar do PSD e CDS, que agora, em conjunto, conseguem chegar aos 34,6%, ficando apenas a 3% do partido socialista.»

      2-«Quanto aos restantes partidos, os comunistas chegam aos 9,3%, o Bloco de Esquerda, atinge os 3,5%, enquanto as novas iniciativas políticas, o PDR, de Marinho e Pinto, e o Livre, de Rui Tavares, conseguem respetivamente 2,5% e 2%.»

      Eliminar
  2. INFORMAÇÃO ADICIONAL: OUTRA SONDAGEM

    Este FdS sairam duas sondagens: a da Eurosondagem (pró expresso e pra sic) e a da Aximage pró CM. Sobre esta publicaremos um breve texto durante a próxima semana!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Já o pode ver no post 25.

      De uma maneira geral as coisas são muito idênticas!(mas não iguais......)

      Eliminar
  3. Sabia que na junta de freguesia de Tarouca, no inicio do ano de 2105, aconteceu uma demissão de um membro do PSD?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não sabiamos. Ao TAROUCAndo apenas chegou uma "demissão" na Junta de Salzedas, por causa da questão dos transportes escolares. Mas já agora, diga-nos lá quem se demitiu e qual o motivo!

      ProfAnónima

      Eliminar
    2. TEM A CERTEZA QUE É DO PSD?????

      Eliminar
    3. Neste momento pode-se dizer que o elemento demissionário é uma Senhora e concorreu nas listas do PSD. Quanto ao motivo ainda continua tudo no segredo dos deuses.

      Eliminar
  4. Estas demissões todas resultam de incompatibilidades pessoais ou por falta de cumprimento de promessas, durante a campanha eleitoral? Quem vai para o posto de turismo???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O motivo da demissão ainda ninguém sabe ao certo, a não ser os próprio. Mas posso adiantar que NÃO são questões ideologicas(ponto)

      Posso ainda adiantar que a demissionária diz que não vai estar presente na inauguração da nova sede da junta de Tarouca/Dalvares.

      A. Monteiro

      Eliminar
    2. Posto de turismo!!!! Que turismo? Façam lá um casa de banho pública... As do centro cívico estão sempre fechadas.

      Eliminar
  5. Provavelmente familiares dos Gouveias.Uns já entraram outros estão á espera.

    ResponderEliminar
  6. INFORMAÇÃO:

    OS COMENTÁRIOS ENVIADOS PRA ESTE POST, NO FINAL DA TARDE DE HOJE, NÃO VÃO SER PUBLICADOS PQ NÃO RESPEITAM A N/LINHA EDITORIAL.

    GRATOS PELA V/COMPREENSÃO!

    ResponderEliminar
  7. «»COMO VOLTA A TER MUITAS VISUALIZAÇÕES, VAMOS TENTAR VOLTAR A LER (post e comentário) PRA VER O QUE POSSA ESTAR NA BASE ESTE NOVO INTERESSE.

    ResponderEliminar