Páginas

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

(16)METEOROLOGIA: CUIDADO COM O TEMPO!(post informativo)

[TRAZIDO DO JORNAL SOL(15/1/15)]

METEOROLOGIA: O TEMPO VOLTA A NÃO ESTAR PRA BRINCADEIRAS!

«Pequena subida da temperatura mínima

Pequena subida da temperatura mínima  


O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, por vezes forte a partir do início da tarde em especial nas regiões norte e centro, passando gradualmente a regime de aguaceiros e queda de neve acima de 1400/1600 metros, baixando gradualmente a cota para 600/800 metros a partir da tarde.

Os distritos de Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso laranja entre as 18h00 de hoje e as 06h00 de sábado devido à previsão de agitação marítima

A previsão aponta ainda para vento moderado de sudoeste, soprando temporariamente forte no litoral oeste com rajadas da ordem dos 70 quilómetros/hora, rodando gradualmente para noroeste a partir da tarde, sendo forte de sudoeste, com rajadas da ordem dos 90 quilómetros/hora nas terras altas.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal, pequena subida da temperatura mínima nas regiões norte e centro e descida máxima.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre os 7 e os 14 graus Celsius, no Porto entre 11 e 13, em Bragança entre 0 e 6, em Viseu entre 3 e 8, na Guarda entre 2 e 5, em Castelo Branco entre 4 e 10, em Évora entre 4 e 15, em Beja entre 7 e 16 e em Faro entre 9 e 16.

Sete distritos sob laranja devido à agitação marítima

Sete distritos do continente estão hoje sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima, de acordo com o IPMA.

Segundo o IPMA, os distritos de Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso laranja entre as 18h00 de hoje e as 06h00 de sábado devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros.

O IPMA colocou também sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima os distritos de Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro entre as 02h00 e as 18h00 de hoje, prevendo-se ondas com 4 a 5 metros.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão também sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 70 quilómetros/hora, sendo de 90 quilómetros/hora nas terras altas.

O aviso amarelo para o vento estará em vigor entre as 12h00 e as 18h00 de hoje.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Aveiro, Guarda e Coimbra devido à previsão de chuva por vezes forte entre as 15h00 e as 21h00 de hoje.

Sob aviso amarelo estão ainda os distritos de Viana do Castelo Braga, Vila Real, Guarda, Viseu, Aveiro, Castelo Branco e Coimbra devido à previsão de queda de neve acima dos 1.400 metros entre as 12h00 e as 18h00 de hoje.

O aviso laranja corresponde a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas actividades dependentes do tempo.

Lusa/SOL»

3 comentários:

  1. Respostas
    1. «Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão também sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 70 quilómetros/hora, sendo de 90 quilómetros/hora nas terras altas.

      O aviso amarelo para o vento estará em vigor entre as 12h00 e as 18h00 de hoje.

      O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Aveiro, Guarda e Coimbra devido à previsão de chuva por vezes forte entre as 15h00 e as 21h00 de hoje.

      Sob aviso amarelo estão ainda os distritos de Viana do Castelo Braga, Vila Real, Guarda, Viseu, Aveiro, Castelo Branco e Coimbra devido à previsão de queda de neve acima dos 1.400 metros entre as 12h00 e as 18h00 de hoje.»

      Eliminar
  2. [TRAZIDO DO FB:JORNAL SOL (15/1/2015)]

    ECONOMIA: UM POUCO SOBRE AS CONTAS PRA 2015!

    «Onde será gasto o dinheiro dos contribuintes em 2015?

    (Sandra Almeida Simões Sandra Almeida Simões | 14/01/2015 16:51:48 997 Visitas)

    Este ano, o Estado estima arrecadar 38.874 milhões de euros

    Shutterstock

    Onde será gasto o dinheiro dos contribuintes em 2015?

    O Governo publicou o Orçamento do Cidadão (OC), um documento que resume o Orçamento do Estado para 2015 nos seus pontos essenciais.

    Há seis impostos que resumem a principal fonte de receita fiscal do Estado

    O Ministério das Finanças identifica, num dos capítulos do OC, as grandes rubricas onde o Estado irá gastar 76.639 milhões de euros este ano.

    “A despesa com as actividades do Estado representa cerca de um terço do total da despesa, sobretudo em pessoal e aquisição de bens e serviços”, lê-se no documento de 27 páginas.

    “A despesa com transferências para famílias, instituições de solidariedade social e para o exterior (por ex. União Europeia), juros, subsídios a empresas e transferências para a Administração regional e local representa cerca de dois terços da despesa. Sendo que a despesa em pensões representa cerca de um terço do total da despesa.”

    E de onde vem a receita?

    As principais fontes de receita pública do Orçamento do Estado são a receita fiscal, as contribuições para a segurança social, pagas pelas entidades empregadores e pelos trabalhadores, e de forma mais residual, as receitas da União Europeia.

    “No topo do valor das receitas estão os impostos indirectos – o IVA, o imposto sobre produtos petrolíferos e energéticos, sobre o tabaco, bebidas alcoólicas e outros.

    Seguem-se os impostos directos sobre as famílias (IRS) e as empresas (IRC).”

    Depois as contribuições sociais que são realizadas quer pelas entidades patronais, quer pelos trabalhadores. Para além das receitas fiscais, as receitas não fiscais são vendas de bens e serviços públicos, taxas, multas, etc. (outras receitas correntes) bem como receitas da UE.

    Assim, há seis impostos que resumem a principal fonte de receita fiscal do Estado: o IRS, o IRC, o IVA, Imposto sobre o Tabaco, Imposto sobre produtos petrolíferos e energéticos (ISP) e Imposto do selo.

    Este ano, o Estado estima arrecadar 38.874 milhões de euros, mais 4,7% ou 1.755 milhões de euros face a 2014.

    Neste Orçamento Cidadão, os cidadãos poderão encontrar informação sobre: Processo do Orçamento do Estado e respectivas componentes; Cenário que o Governo antecipa para a evolução da economia em 2015, o qual condiciona as escolhas orçamentais; Objectivos para o défice orçamental e a dívida pública, bem como um conjunto de outros indicadores; Receitas e despesas previstas para 2015; Síntese das principais medidas da política orçamental do lado da receita e despesa.

    Recorde-se que o Governo prevê um crescimento do PIB de 1,5% em 2015 e uma taxa de desemprego de 13,4%.

    “A comunicação das prioridades orçamentais é fundamental para que os cidadãos entendam como o Governo pretende cobrar receitas e onde elas vão ser gastas; como espera cumprir os objectivos do défice orçamental e da dívida pública. A elaboração deste documento pretende estabelecer boas práticas de transparência que servem para aumentar a qualidade da democracia em Portugal”, justifica o Executivo.

    Conheça mais informações aqui

    sandra.a.simoes@sol.pt»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar