Páginas

terça-feira, 20 de outubro de 2015

(22)CRONOLOGIA DA 2ª SEMANA DO PÓS ELEIÇÕES!(legislativas/15)

LEGISLATIVAS/15:(ALGUMA) CRONOLOGIA DO PÓS ELEIÇÕES

III-A 2ª SEMANA DO PÓS ELEIÇÕES


«»DIA 12/10-(2ª feira)

1-Tal como havia sido anunciado, na semana anterior, o PS reuniu-se com o BE e depois com o PAN.

1.1-No final, António Costas classificou estas reuniões de muito positivas. Catarina Martins foi mais longe e disse mesmo que António Costa tinha todas as condições de formar um governo estável.

1.2-Na semana anterior o PS já tinha reunido com todos os outros partidos que conseguiram eleger Deputados, nas eleições de 4 de Outubro.

2-Aqui surge um novo conceito: António Costa disse que as primeiras reuniões foram de cariz mais politico e que as segundas iriam ser de cariz "técnico" (cit. de memória)

3-Pelas 15:50H, chegou à sede do PS o documento com as (23) propostas da Coligação. Este documento iria ser a base de trabalho da 2ª reunião marcada pró dia seguinte.

4-Ás 16 horas dá-se a anunciada reunião do líder do PS com o Sr Presidente da República. No final, António Costa disse que a reunião foi muito "interessante e produtiva".

«»DIA 13/10 (3ª feira)

[COMEÇAM AS SEGUNDAS REUNIÕES DO PS COM AS OUTRAS FORÇAS POLITICAS]

5-Começam as segundas reuniões (as tais reuniões mais técnicas) com os diferentes partidos à esquerda. No final, os respectivos líderes fazem questão de dizer que estavam a ser feitos avanços muito positivos.

6-Mas o momento mais aguardado era a 2ª reunião do PS com a Coligação, marcada prás 18 horas. Esta veio a terminar 2 horas depois com o Líder do PS a dizer que "as propostas da Coligação era manifestamente insuficientes " (ver post 17); e o Líder do PSD a dizer que não se avançou nada e que o António Costa deveria de dizer com mais clareza o que pretendia (apresentar uma contra-proposta, portanto).

7-Alguns barões do PSD (nomeadamente pedro santana lopes), vêm dizer que a Coligação é que ganhou as eleições, de 4 de Outubro, pelo que devia de ser ela a liderar o processo negocial e não António Costa.

«»DIA 14/10 (4ª feira)

8-Não se sabe se existiram reuniões nocturnas (presenciais ou por videoconferência), o que se sabe é que a CS começou o dia a passar a informação que "Pedro Passos Coelhos queria que o Sr PR reconheça que foi a Coligação PáF quem ganhou as eleições e que não está disponivel pra governar com o programa socialista"(cit de memória)

8.1-No meio disto tudo, onde ficava a contra-proposta do PS?!?
 
9-Depois das reuniões com o PS, o Bloco de Esquerda inicia as reunões com a CDU.

«»4ª FEIRA À TARDE E DIAS SEGUINTES

10-A partir daqui deixamos de perceber o que estava a acontecer, e não nos perguntem se por culpa nossa ou se por culpa dos negociadores do PS e da Coligação (talvez existam culpas de ambas as partes.)

10.1-A partir daqui, começamos ouvir pouco, mas o pouco que ouviamos parecia-nos estar perante um discurso com MUITA desinformação á mistura!(tal como acontece em tempos de guerra....)
 
11-O Sr Presidente da República diz que previu todos os cenários e que quando tomar uma posição, esta será comunicada...por ele...aos portugueses!(que só deve acontecer depois de ouvir todos os partidos)

«»DIA 16/10(6ªfeira)

12-Chegamos a 6ª feira apenas a saber que o PS considerou "muito positivas" as reuniões (politicas e técnicas) mantivas tanto com os Partidos da Esquerda e com o Sr Presidente da República; e "inconclusivas" as reuniões com os partidos da Coligação.

***
«»AGENDA PRÁ PRÓXIMA SEMANA (3ª do pós eleições)

Prá próxima semana, as únicas "coisas" que sabemos é que o Sr Presidente da República vai ouvir os partidos na 3ª e 4ª feira![no entretanto surgiram mais novidades....]

6 comentários:

  1. NOTA PRÉVIA: O 2º FdS APÓS ELEIÇÕES

    Ao contrário do 1º FdS, o segundo teve muita movimentação-politica. Destas movimentações vos daremos conta mais tarde!(se...)

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  2. INFORMAÇÃO 1: ALGUMAS COISAS QUE ACONTECERAM NO 2º FdS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. IV-UM BREVE APONTAMENTO SOBRE O FdS QUE MEDIOU A 2ª E 3ª SEMANA DO PÓS ELEIÇÕES:

      0-Ao contrário do 1º FdS, este teve muita agitação-politica!!

      1-Durante o 2º FdS a comunicação social ia fazendo eco de reuniões (positivas) à Esquerda;

      2-(mas) As atenções estavam sobretudo centradas nos MOTIVOS que terão levado a um "desacordo" quase certo, entre o PS e a Coligação, após a 2ª reunião ocorrida na passada 3ª feira!(ver pontos 6 e 8 do post 22)

      2.1-Isto porque, depois do PS ter "reprovado", na 2ª reunião, a proposta da Coligação, foi anunciado que o PS estaria "obrigado" a apresentar um contra-proposta.

      2.2-Ora, o Povo estava à espera que o PS apresentasse uma contra-proposta à Coligação, e voltassem à mesa das negociações, prá discutirem.

      3-O certo é que chegámos a 6ª feira sem sabemos se o PS enviou ou não uma contra-proposta à Coligação! Este aspecto NÃO é menor pra quem "acompanhou" todo este processo, pois percebeu-se perfeitamente que alguém falhou aqui:

      -ou o PS que não se deu ao trabalho de a elaborar ou a Coligação que não se deu ao trabalho de a analisar(ponto)

      *

      4-Assim, durante o FdS...em vez de falarem em contra-propostas...falaram antes numa CARTA que a Coligação terá escrito ao líder Socialista, a convida-lo a integrar um Governo liderado por Pedro Passos Coelho!(o líder do partido que obteve mais votação nas eleições de 4 de outubro)

      5-Nesta altura, o Povo começava a sentir muitas dúvidas com o "trabalho" dos politicos e nem e os comentadores (de fim-de-semana) ajudavam a dissipa-las!Pois...

      E foi com estas dúvidas que se chegou à 3ª semana dO Pós Eleições.

      ProfAnónima

      NB:NO DOMINGO À NOITE, FOI ANUNCIADO QUE O Sr PR IRIA REUNIR COM PEDRO PASSOS COELHOS NA 2ª FEIRA!(e foi este o 1º facto da 3ª semana do pós eleições...)

      Eliminar
  3. INFORMAÇÃO 2: AGENDA POLITICA PRÁ 3ª SEMANA DO PÓS ELEIÇÕES

    ResponderEliminar
  4. E AGORA, AQUI DEIXAMOS UM ESPAÇO PRA REGISTAR ALGUMAS "COISAS" QUE FOREM ACONTECENDO AO LOGO DA 3ª SEMANA! (dps faremos um post)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (como ficámos impedidos de escrever aqui, optamos por ir fazendo o registo nos comentários do post 23)

      Eliminar