Páginas

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

(29)CRONOLOGIA DA 3ª SEMANA DO PÓS ELEIÇÕES!(legislativas/15)

LEGISLATIVAS/15:(ALGUMA) CRONOLOGIA DA 3ª SEMANA DO PÓS ELEIÇÕES

V-A 3ª SEMANA DO PÓS ELEIÇÕES


«»DIA 19/10-(2ª feira)

1-A 3ª semana começou com a ida a Belém do Dr Pedro Passos Coelho, informar o Sr Presidente da República do que tinha "conseguido", pra formar um Governo Estável.

No final da reunião, PPC é parco em palavras mas foi dizendo que espera vir a ser indigitado PM pelo Sr Presidente!

1.1-O Povo perguntava-se se teria conseguido 9 queijos limianos...

2-Na CS continua a falar na carta que a Coligação escreveu ao PS e na alegada falta de um documento, relativo às contas do Estado, que era suposto ter sido anexado à proposta da Coligação.

«»DIAS 20-21/10-(3ª e 4ª feira)

[O Sr PR OUVE OS PARTIDOS POLITICOS]

3-Nestes dias, o Sr Presidente da Repúbica ouviu todos os partidos que conseguiram eleger deputados nas eleições de 4 de Outubro. No final:

3.1-Os partidos que compõem a coligação -PSD e CDS- dizem esperar que o Sr PR indigite Pedro Passos Coelho pra PM, pois a "Coligação tinha obtido mais votos e mais mandatos".

3.2-Os partidos do Centro Esquerda dizem que esperam que o Sr PR indigite o António Costa, pois tem possibilidade de formar um "governo estável", e que outra solução que não esta, seria "uma perda de tempo".

3.3-Não conseguimos ouvir a posição do PAN!(nesta altura, o seu líder dizia não saber se era da esquerda ou da direita....)

4-A CS anuncia que o Tribunal Constitucional indeferiu o pedido pra reptir as eleições no "circulo fora da europa", solocitado pelo Movimento "Nós, Cidadãos".!(os resultados eleitorais foram então publicados)

5-Confirma-se que o Paulo Portas está disponível a "oferecer" o seu lugar de "vice" a António Costa, caso este aceite "juntar-se" à Coligação.

5.1-António Costa rejeita e diz que "as divergências com a coligação não são por questões de lugares ou de natureza pessoal, mas de politicas"!(cit de memória)

5.2-Esta "oferta" (e esta resposta) foram analisadas por politicos e comentadores, incluindo pela candidata socilista, por Viseu, Marisabel Moutela!(ver nos comentários)

«»DIA 22/10 (5ª feira)

[O Sr PR COMUNICA AO PAÍS A DECISÃO DE INDIGITAR PEDRO PASSOS COELHO PM!]

6-A CS informa que a Coligação vai apresentar o deputado Social-democrata, Fernando Negrão, pra Presidente da Assembleia da República e que, por sua vez o PS irá apresentar o veterano Ferro Rodrigues!(saiba mais no post 27)

6.1-O PS informa ainda que vai nomear deputado Carlos César pra líder parlamentar.

7-Tal como havia prometido, o Sr Presidente da República, pelas 20 horas, comunica a decisão de indigitar Pedro Passos Coelho pra PM! Mas, na comunicação ao País, o Sr PR não se limitou a informar da sua decisão, e esta situação tem motivado muitas e acessas reacções!(nota a)

8-Tal como havia sido anunciado, pelas 21 horas o PS reune em Comissão Politica Nacional. O que verdadeiramente lá se passou ninguém(?) sabe. A única coisa que soube é que António Costa havia recebido luz verde pra prosseguir as negociações com os partidos da esquerda (apenas se verificaram 2 abstenções a esta estratégia). O PS estava unido!

8.1-O Povo começava a pensar que assim a solução dos "limianos" era improvável!(ou pelo menos que passou a estar mais distante...)

«»DIA 23/10-(6ª feira)

[FERRO RODRIGUES É ELEITO PRESIDENTE DA AR!]

9-De manhã, forum da TSF é sobre o último comunicado do Sr Presidente da República!

10-De tarde, os Deputados eleitos a 4 de Outubro, vão ao parlamento pra eleger o novo Presidente da AR. Contados os votos viu-se (sem surpresa) que Ferro Rodrigues venceu com os votos dos socialistas mas tb dos partidos à sua esquerda!

10.1-Não tanto a eleição de Ferro Rodrigues (nota b), mas o resultado da votação, foi motivo pra muitos debates/muitas analises! Temos um "compromisso credivel" a caminho vindo da esquerda? Ainda não se sabe. Mas que eles estão unidos...lá isso estão!

***

VI-FdS QUE MEDIOU A 3ª E A 4ª SEMANA!(do pós eleições)

VI-FdS QUE MEDIOU A 3ª E A 4ª SEMANA!(do pós eleições)

1-Este Fim-de-Semana foi muito marcado pela analise do comunicado que o Sr Presidente da Repúbica tinha feito na passda quinta-feira (22/10).

Estas analises todas, não foram motivadas tanto pela indigitação de Pedro Passos Coelho pra PM (pois era expectável que assim acontecesse), mas por certos "considerados" subejamente conhecidos!(e considerados por muitos como dispensáveis) subjamente conhecidos!

2-A CS ainda quis ouvir a opinião dos candidatos a Belém sobre o teor deste comunicado (que foram dando) e ainda sobre "o que pensam fazer no caso de ganharem as eleições de Janeiro". A esta pergunta, à excepção do independente Sampaio da Nóvoa, os outros não responderam verdadeiramente à questão, antes a foram driblando!...

***

NB:AS NOTAS FORAM COLOCADAS NOS COMENTÁRIOS. NOS COMENTÁRIOS, VAMOS AINDA ABRIR UM ESPAÇO PRA IRMOS FAZENDO O REGISTO DE ALGUMA CRONOLOGIA RELATIVA À 4ª SEMANA!

14 comentários:

  1. INFORMAÇÃO PERFEITAMENTE DESNECESSÁRIA

    Bem sabemos que dizer que este Blog está aqui pra inter-agir com o Povo, é perfeitamente descenecessário, mas mesmo assim dizemos...

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora nos pareça que é uma errata desnecessária, aqui a deixamos: onde se lê "descenecessária", deverá ler-ser-se "desnecessária".

      Eliminar
  2. INFORMAÇÃO ADICIONAL: ACRESCENTO AO PONTO 5.2

    Candidata socialista pelo distrito de Viseu, marisabel Moutela, reagiu assim à "oferta" do Dr Paulo Portas ao Dr António Costa:

    «Falhada a tentativa de aliciamento a António Costa com lugar de vice presidente de um governo da PAF, cuja lembrança só poderia ter saído de gente irrevogável revogável de valores e do vale tudo, segue-se o lançamento da campanha de vitimização e da telenovela do assombramento dos gases da esquerda ...»

    ResponderEliminar
  3. SIGNIFICADO DAS "NOTAS" ASSINALADAS NO TEXTO DO POST:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NOTA A: Pq também achamos que a comunicação do Sr PR era "estranha" ou pelo menos passivel de ser questionada, resolvemos lançar um debate que já está a germinar nos diversos!(vai andar à volta de 2 ditados populares)

      Eliminar
    2. NOTA B: Recordamos que, no caso das negociações do PS com a Coligação tivessem chegado a bom porto, esta se comprometia a votar favoravelmente o nome indicado pelo PS pra ocupar o lugar de Presidente da AR. Na altura, os nomes ventilados era o de Carlos César e o de Ferro Rodrigues!(não percebemos, por isso, certos comentários que passaram a circular nos facebooks)

      Eliminar
  4. INFORMAÇÃO: AQUI FICA O ESPAÇO ONDE IREMOS DEIXAR ALGUNS REGISTOS RELATIVOS À 4ª SEMANA DO PÓS ELEIÇÕES

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como ficámos impedidos de escrever neste espaço durante algum tempo, usamos provisoriamente o post 30 pró efeito, mas julgamos que agora já ser possível escrever aqui:vamos tentar!

      ProfAnónima

      Eliminar
  5. (comentários colocados no post 30, por questões técnicas..)

    (Anónimo27 de outubro de 2015 às 13:00)

    ALGUNS REGISTOS RELATIVOS À 4ª SEMANA DO PÓS ELEIÇÕES

    «»26/10-(2ª feira)

    O Partido Socialista mostrou o seu desagrado com os silêncio vindo de Pedro Passos Coelho e do Presidente da República.

    A este desagrado respondeu o Paulo Portas, acusando "o António Costa de sede de poder"

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  6. (idem)

    4ª SEM-2ª Feira (cont.)

    Anónimo27 de outubro de 2015 às 14:31

    1-Durante a manhã, alguma CS dava-nos conta da possibilidade da Coligação e do PS, voltarem a sentarem-se à mesma mesa.

    2- (é o comentário anterior)


    (Anónimo27 de outubro de 2015 às 14:49)

    3-A começou a divulgar os primeiros "documentos" a darem entrada na "nova" AR, pela mão dos 3 partidos que formam a "coligação de esquerda".

    3.1-Segundo a CS, os tais dec. são relativa :ao salário minimo nacional, a reposição dos feriados, a IVG e a adopção dos casais homossexuais!(e ainda o fim do canis de abate de animais?)

    ResponderEliminar
  7. (idem)

    4ª SEM-(3ª Feira)

    (Anónimo27 de outubro de 2015 às 14:50)

    «» 27/10-(3ª feira)

    4-A CS anunciou que Pedro Passos Coelho já terá formado o Novo Governo, e avança que tomará posse na próxima 6ª feira, pelas 12 horas.

    4.1-Acrescenta que existem muitos ministros que transitam do Governo anterior e que vamos ter rostos novos nas seguintes pastas: economia, justiça, educação, saúde e mai. Avançam ainda que este Governo deve ter o minitério da cultura.

    4.2-Pelos Facebooks já se comenta/debate o perfil destes novos ministros.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «» 27/10-(3ª feira)-Cont.

      4.3-Os politicos da Coligação elogiam as escolhas de Pedro passos Coelhos e dizem que este é um Governo pra 4 anos; Os do Centro Esquerda dizem que este é um "governo a prazo", e que a sua constituição foi uma perda de tempo.

      4.4-Alguns analistas politicos, acharam que...atendendo às circunstâncias...este é um Governo que surpreende pela positiva e que tem nos pontos-cheves "diplomatas em vez de guerreiros". Contudo foram dizendo que o Ministro ? (eleito pelos açores), é a escolha menos bem conseguida (digamos assim), por no passado ter pedido ao PR pra indigitar o PSD, que havia ficado em 2º lugar nas eleições regionais!

      Eliminar
  8. «»4ª SEM-(4ª Feira)-28/10

    6-A CS dá-nos conta que o Programa do Novo Governo vai ser entregue a 5/6 do Próx. mês e que será analisado e votado nos dias 9 e 10.

    6.1-Igualmente diz que será nessa altura que a oposição vai apresentar a moção de censura (*) e o acordo que andam a "cozinhar" desde o dia 5 de Outbro!(ou quiçá antes...)

    (*)Neste preciso momento não sabemos se vão aparecer 3 moções de censura ou apenas uma, elaborada em conjunto pelo PS, CDU e BE! (dese ontem que existe inf. contraditória neste aspecto)

    7-No Parlamento Europeu foi dia de votação e os eurodeputados portugueses votaram em sintonia com as suas "famílias europeias".

    7.1-Este facto levou alguns politicos locais a usarem o facebook pra acusarem o PS que tem 2 caras!(digamos assim)

    8-Ao fim do dia o Sr PR quebra o silêncio pra dizer que NÃO retira uma linha do que havia dito no seu discurso do dia 22/10!

    8.1-A analise deste discurso continua a fazer-se de uma forma muito "acalorada"!(*)

    ProfAnónima

    NB:ESTE DIA TB FICA MARCADO POR CAUSA DE UMA PROVIDÊNCIA CAUTELAR QUE A DEFESA DE JOSÉ SÓCRATES METEU NUM TRIBUNAL DE LISBOA, A FIM DE IMPEDIR QUE O CM DIVULGUE "COISAS" SOBRE O PROCESSO MARQUÊS!

    ResponderEliminar