Páginas

domingo, 25 de outubro de 2015

(30)POR CÁ: CÂMARA DE TAROUCA ASSINALA O DIA INTERNACIONAL DO IDOSO!(e pq hoje é domingo...)

CAROS BLOGUISTAS: E PORQUE HOJE É DOMINGO, RECORDEMOS A FESTA QUE A CÂMARA MUNICIPAL DE TAROUCA ORGANIZOU PRA ASSINALAR O DIA INTERNACIONAL DO IDOSO, QUE SE COMEMORA A 1 DE OUTUBRO!ProfAnónima

«Tarouca celebrou o Dia Internacional do Idoso com várias atividades

Dia Internacional do Idoso em Tarouca

No dia 1 de outubro celebrou-se o Dia Internacional do Idoso. Para comemorar a data, o município de Tarouca proporcionou aos mais idosos um vasto leque de atividades que se realizaram ao longo de todo o dia.

Dia do Idoso em Tarouca
Dia Internacional do Idoso em Tarouca

O dia começou cedo para os mais velhos na cidade de Tarouca. Durante a manhã, o Auditório Municipal Adácio Pestana foi o ponto de encontro, onde os idosos do Rejuvenescer Tarouca e da Santa Casa da Misericórdia assistiram à Ação de Sensibilização “Idosos em Segurança 2015”. Esta ação foi promovida pela Secção de Programas Especiais do Destacamento Territorial de Lamego da GNR, com o objetivo de transmitir procedimentos de segurança, em situações de violência, burla, ou furtos em residências. O presidente da Câmara Municipal de Tarouca, Valdemar Pereira, salientou que uma das formas de proteger os idosos é “a consciencialização das responsabilidades das famílias e a forte aposta na criação de estratégias e mecanismos que permitam respostas sociais céleres”.

Segundo o autarca, na luta contra o isolamento dos mais velhos, o município tem atualmente “cerca de três centenas de idosos que participam semanalmente em aulas e atividades que decorrem em cada uma das freguesias do concelho e que são orientadas por uma equipa de técnicos especializados”, garantiu o édil, acrescentando que “a Câmara Municipal de Tarouca disponibiliza uma Unidade Móvel de Saúde que mensalmente percorre as freguesias do concelho para efetuar o acompanhamento de saúde dos idosos”.

As comemorações continuaram com um almoço convívio, que se realizou no centro cívico de Tarouca. A tarde decorreu com algumas atividades, juntamente com as crianças da Santa Casa da Misericórdia, existiram pequenas atuações, peças de teatro, música e dança. “O município de Tarouca pretendeu despertar consciências, promover a interação entre os idosos de várias freguesias com as gerações mais novas, com benefícios claros para ambos”, afirmou Valdemar Pereira relativamente ao Dia Internacional do Idoso, acrescentando que “os mais novos adquirem dos idosos a sabedoria e experiência, e estes beneficiam da alegria e energia contagiante dos petizes”, declarou.

“Tarouca é um concelho de excelência ao nível das respostas sociais, e a autarquia não tem poupado esforços para proporcionar as condições necessárias a um envelhecimento ativo e com dignidade aos seus munícipes, conferindo à terceira idade a “idade do poder”, concluiu o presidente da Câmara Municipal de Tarouca. Partilhar isto»

[TRAZIDO DO VIVA DOURO (15/10/2015)/ENVIADO POR: PA/DI]

7 comentários:

  1. INFORMAÇÃO EXTRA: OUTROS TEXTOS

    Numa visita ao site oficial do VivaDouro, encontramos outros textos relativos a Tarouca, alguns deles escritos por politicos locais. Porque julgamos que têm o seu interesse, muito em breve tb serão transformados em post, por agora já o pode ver no Poste-Zero, de Outubro/15!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  2. (será levado pró post 29 quando tecnicamente nos for possível)

    ALGUNS REGISTOS RELATIVOS À 4ª SEMANA DO PÓS ELEIÇÕES

    «»26/10-(2ª feira)

    O Partido Socialista mostrou o seu desagrado com os silêncio vindo de Pedro Passos Coelho e do Presidente da República.

    A este desagrado respondeu o Paulo Portas, acusando "o António Costa de sede de poder"

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1-Durante a manhã, alguma CS dava-nos conta da possibilidade da Coligação e do PS, voltarem a sentarem-se à mesma mesa.

      2- (é o comentário anterior)

      Eliminar
    2. 3-A começou a divulgar os primeiros "documentos" a darem entrada na "nova" AR, pela mão dos 3 partidos que formam a "coligação de esquerda".

      3.1-(...)

      Eliminar
    3. «» 27/10-(3ª feira)

      1-A CS anunciou que Pedro Passos Coelho já terá formado Novo Governo, e avança que tomará posse na próxima 6ª feira, pelas 12 horas.

      1.1-Acrescenta que existem muitos ministros que transitam do Governo anterior e que vamos ter rostos novos nas seguintes pastas: economia, justiça, educação, saúde e mai. Avançam ainda que este Governo deve ter o minitério da cultura.

      1.2-Pelos Facebooks já se comenta/debate o perfil destes novos ministros.

      Eliminar
  3. INFORMAÇÃO (CURIOSA): ESTIVEMOS SEMPRE OFF

    Hoje estivemos sempre off. Mas algo nos diz que desta vez, colocados em off por motivos diferentes dos outros dias e por outras pessoas que não as habituais!(e por agora só isso...)

    ProfAnónima

    NB:(mais tarde será escrito)

    ResponderEliminar