Páginas

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

(0)ARQUIVO TAROUCANDO: POSTE-ZERO!(novembro/15)

[POST EM CONSTRUÇÃO]-[POSTE-ZERO]


(colocar aqui o texto do poste-zero de outubro)


NB:OS TEXTOS VÂO SENDO COLOCADOS NOS COMENTÁRIOS, SENDO QUE ALGUNS PODERÃO "BIRAR" POSTES, POR N/INICIATIVA OU A PEDIDO DOS LEITORES!TUDO MUITO DEMOCRÁTICO, PORTANTO!

27 comentários:

  1. ESCLARECIMENTO À RUBRICA: O QUE É O POSTE-ZERO?

    O poste-zero é um post que tem por finalidade "receber" textos saídos em outros órgãos da Comunicação Social, formal ou informal. Aqui os textos são colocados tal e qual estão na fonte.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  2. AQUI FICA O ESPAÇO PRA RECEBER O TEXTO COM A LISTAGEM DOS MINISTROS DO 20º GOVERNO PORTUGUÊS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LEGISLATIVAS/15: A PROPOSTA DE GOVERNO DA COLIGAÇÃO PÁF!(pós eleições)

      «Passos cria Ministério da Cultura para agradar ao PS


      Sofia Rodrigues. 27/10/2015

      Teresa Morais é a escolhida para a pasta da Cultura. Maria Luís mantém-se nas Finanças. Mudanças na Saúde, Educação, Justiça, Economia e Administração Interna

      Passos Coelho manteve a maioria dos ministros, mas criou um ministério da Cultura, Igualdade e Cidadania, que era proposto pelo PS, e que será ocupado por Teresa Morais. Confirma-se a criação do ministério da Modernização Administrativa, que será entregue a Rui Medeiros, professor de Direito e advogado.

      Na proposta entregue na manhã desta terça-feira a Cavaco Silva, a ministra da Educação e Ciência é Margarida Mano, independente e vice-reitora da Universidade de Coimbra. Miguel Morais Leitão, secretário de Estado do vice-primeiro-ministro, torna-se ministro da Economia, substituindo António Pires de Lima.

      Entre as novidades destacam-se Fernando Negrão como ministro da Justiça, João Calvão da Silva como ministro da Administração Interna, Carlos Costa Neves nos Assuntos Parlamentares e Leal da Costa, que sobe a ministro da Saúde.

      Paulo Portas mantém-se como vice-primeiro-ministro e Maria Luís Albuquerque continua como ministra de Estado e das Finanças. Rui Machete ficou no ministério dos Negócios Estrangeiros, Aguiar-Branco na pasta da Defesa e Marques Guedes acumula a Presidência do Conselho de ministros com o Desenvolvimento Regional que era de Poiares Maduro. No Ambiente mantém-se Jorge Moreira da Silva e Assunção Cristas fica no ministério da Agricultura e do Mar. A outra pasta do CDS – a Segurança Social – mantém-se nas mãos de Pedro Mota Soares. O CDS-PP segura os três ministérios que já tinha no Governo anterior.

      Teresa Morais, secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares no anterior governo PSD/CDS, mantém a pasta da Igualdade e ganha a da Cultura e Cidadania. A criação de um ministério da Cultura constava do programa eleitoral do PS (e não do programa da coligação Portugal à Frente) e foi uma das propostas do "documento facilitador de compromissos" apresentado por Passos Coelho e Paulo Portas ao líder do PS, António Costa.

      O XX Governo constitucional soma 15 ministros (e um vice-primeiro-ministro), dos quais oito são novos e quatro são mulheres.

      A tomada de posse do XX Governo constitucional está marcada para sexta-feira às 12h.

      Composição do novo Governo de Passos Coelho

      Vice-primeiro-ministro: Paulo Portas
      inistra de Estado e das Finanças: Maria Luís Albuquerque
      Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros: Rui Machete
      Ministro da Defesa Nacional: José Pedro Aguiar-Branco
      Ministro da Presidência e do Desenvolvimento Regional: Luís Marques Guedes
      Ministro da Administração Interna: João Calvão da Silva
      Ministro da Justiça: Fernando Negrão
      Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia: Jorge Moreira da Silva
      Ministra da Agricultura e do Mar: Assunção Cristas
      Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social: Pedro Mota Soares
      Ministro da Economia: Luís Miguel Morais Leitão
      Ministro da Saúde: Fernando Leal da Costa
      Ministra da Educação e Ciência: Margarida Mano
      Ministro da Modernização Administrativa: Rui Medeiros
      Ministra da Cultura, Igualdade e Cidadania: Teresa Morais
      Ministro dos Assuntos Parlamentares: Carlos Costa Neves»

      (IN PÚBLICO, COLOCADO NO POSTE-ZERO DE OUT-ENVIADO POR: AM)

      Eliminar
    2. NB: ESTE GOVERNO TOMOU POSSE NA PASSADA 6ªFEIRA, DIA 30/10/2015!

      Eliminar
  3. AQUI FICA O ESPAÇO PRA RECEBER O TEXTO ESCRITO PELO PRESIDENTE DA AMT (artigo de opinião), NO "VIVA DOURO", SOBRE O PAPEL DA CIMDOURO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «Há muita vida neste Douro Sul


      Por Domingos Nascimento

      Bem sei que temos a CIM Douro e é notória a sua importância em algumas dinâmicas supra concelhias de âmbito mais alargado, mas não me reconheço nessa escala e não identifico nela a solução para os nossos problemas mais específicos.

      Por isso, considero que estes concelhos a Sul do Douro, estão destinados a abraçarem-se. Já não basta dar as mãos, é preciso uma ligação mais forte, duradoura e promotora de confiança.”

      Em Lamego a Senhora dos Remédios, essa festa emblemática; em Moimenta da Beira a Expodemo, que se afirma a cada ano que passa; em Sernancelhe a Festa da Castanha, uma montra gastronômica com invejável procura; em S. João da Pesqueira com a Vindouro – Festa Pombalina, já uma referência na vitivinicultura; em Tarouca o S. Miguel, com grandes memórias e a construir um novo modelo; em Armamar a Feira da Maçã, apresentando uma grande vitalidade; em Tabuaço o S. João, forte e de grande tradição; em Resende o Festival da Cereja, um ponto de encontro de produtores e consumidores; em Penedono o Mercado Magriço, que procura valorizar as iniciativas locais.

      Este Douro Sul apresenta, para além destes eventos que aqui trago a mero título de exemplo, atividades extraordinariamente marcantes.

      Cada um destes eventos é divulgado exaustivamente por todo o território e transformou-se, cada um deles, em cartaz de atração turística e ponto de encontro obrigatório dos cidadãos desta região.

      Em cada um destes acontecimentos, a escala de potenciais frequentadores passou grandemente a estrutura demográfica de cada um dos concelhos. Os quase 100.000 habitantes do Douro Sul, dão outro alento a tudo o que se realiza em cada concelho.

      Esta CIDADE DO DOURO SUL, de vilas e cidades fantásticas, é cada vez mais uma referência nacional.

      Esta realidade, vista a partir de um olhar otimista e um futuro desejado, é constatada no presente em alguns dos eventos e possível para muitos mais. Esta abordagem de atividades nos Municípios, vinca a importância da afirmação da cidade Douro Sul.

      Certamente que todos percebemos que não se tratará de uma cidade em stricto sensu, mas sim uma cidade de exercício de cidadania, assente em vontades de partilha de recursos e interesses comuns, de cidadãos que persistem em viver nestes concelhos tão fustigados pela catástrofe da desertificação humana.

      Bem sei que temos a CIM Douro e é notória a sua importância em algumas dinâmicas supra concelhias de âmbito mais alargado, mas não me reconheço nessa escala e não identifico nela a solução para os nossos problemas mais específicos.

      Por isso, considero que estes concelhos a Sul do Douro, estão destinados a abraçarem-se. Já não basta dar as mãos, é preciso uma ligação mais forte, duradoura e promotora de confiança.

      Os líderes locais estão com uma extraordinária visão para a solução dos problemas comuns. Fiquei até muito bem impressionado depois de algumas conversas que fui tendo com alguns deles e isso deixa-me otimista. A cidade Douro Sul será, porque já está a ser, uma realidade.

      Não descobri a pólvora, nem tão pouco algo ou uma visão especial, na verdade já foram muitos e são já muitos a defenderem esta escala de organização territorial.

      Saibamos juntar vontades e pragmatizar este objetivo muito claro e, em conjunto, promovermos um tempo novo na organização das políticas públicas no Douro Sul, aproveitando sinergias também nas dinâmicas da sociedade civil, empresariais e institucionais.

      Os cidadãos agradecem,

      Douro Sul – A cidade que se impõe.

      Partilhar isto:»

      (IN VIVADOURO, 23/10/2015)

      Eliminar
    2. [TRANSFORMADO NO POST 2/2015!(onde deverá deixar o seu comentário se assim o desejar fazer)]

      Eliminar
  4. AQUI FICA O ESPAÇO PRA RECEBER O TEXTO RELATIVO À ENTREVISTA CONDEDIDA PELO PRESIDENTE DA CMT, A UM JORNAL REGIONAL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizem que foi tranquilizar os colegas de partidos. Terão ficado tranquilos???

      Eliminar
    2. Pelos vistos os de Lamego ficaram intranquilos e os de cá muito ocupados e silenciosos!!! Enae

      Eliminar
  5. INFORMAÇÃO/AVISO: METEOROLOGIA

    Segundo os meteorologistas, a região encontra-se sob-AVISO AMARELO devido, sobretudo, ao vento forte que se pode fazer sentir durante o dia de hoje e amanhã.

    ProfAnónima

    NB:TENTÁMOS COLOCAR ESTE TEXTO NOS DIVERSOS MAS FOMOS IMPEDIDOS DE O FAZER!ENFIM....

    ResponderEliminar
  6. ESCLARECIMENTO: OS TEXTOS RELATIVOS AOS PRESIDENTES CÁ DO VALE (câmara e assembleia), SERÃO AQUI COLOCADOS LOGO QUE O "SISTEMA" NOS PERMITA IR À GOOGLE!

    ResponderEliminar
  7. ESPAÇO PRA COLOCAR AS CARTAS TROCADAS ENTRE PEDRO PASSOS COELHO E ANTÓNIO COSTA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. [TRAZIDO DO EXPRESSO, 9 DE OUT)

      «Costa diz que o PS recusou “desde o início” lugares num Governo da coligação

      Um dia depois de Passos Coelho ter perguntado a António Costa se queria entrar no Goveno, o líder do Partido Socialista responde por escrito à coligação. “O que nos separa não são lugares no Governo, que recusámos desde o início, (..) mas a soberana vontade dos portugueses de uma reorientação de política”

      O secretário-geral do PS considerou esta segunda-feira que o presidente social-democrata procura agora inverter o ónus de ter posto um ponto final nas conversações e sustenta que as divergências não são de lugares, mas de "reorientação de política". E reafirma que "o PS procurará assegurar as melhores condições de estabilidade e governabilidade que garantam esta reorientação".

      Estas posições são assumidas por António Costa numa carta de resposta à missiva que Pedro Passos Coelho enviou no domingo, na qual o presidente do PSD desafiou o secretário-geral do PS a enviar uma "contraproposta objetiva" para mostrar empenho nas negociações e a dizer com clareza se pretende entrar numa coligação de Governo com sociais-democratas e centristas.

      "O que nos separa não são lugares no Governo, que recusámos desde o início, ou o relacionamento pessoal - bastante cordial, devo reconhecê-lo - mas a imperiosa necessidade do país e a soberana vontade dos portugueses de uma reorientação de política, que persistem em não aceitar", contrapõe António Costa na carta de resposta, disponível no site do PS.

      Numa carta conhecida esta domingo, Pedro Passos Coelho perguntou diretamente a António Costa se estava interessado em integrar um Governo com a coligação. “Se o PS prefere discutir estas matérias enquanto futuro membro de uma coligação de Governo mais alargada, então que o diga também com clareza”, escreveu o primeiro-ministro em funções.

      Na carta, Pedro Passos Coelho acusa ainda o PS de “radicalismo” e de preferir “agir com a extrema-esquerda a negociar com os partidos europeístas”. Nesse sentido, pediu a clarificação das reais pretensões dos socialistas.

      PS insiste na informação financeira

      Mas António Costa considera que nada tem a clarificar. Pelo contrário, afirma na resposta a Passos Coelho, é a coligação que continua a dever respostas ao PS: "Nada acrescentando a sua carta ao anterior documento que considerámos muito insuficiente, nada mais posso acrescentar, para além de insistir na necessidade de nos ser disponibilizado integralmente o conjunto de informação financeira que oportunamente solicitámos e que só foi parcialmente respondido", escreve.

      O líder socialista lembra ainda que desde a noite das eleições que o PS reconheceu à coligação "o legítimo primado de iniciativa" de formação do Governo e sempre assegurou uma "atitude construtiva e de não obstaculização da sua ação governativa ou de inviabilização da formação de um governo de sua iniciativa, sem que houvesse uma alternativa real e credível".

      Palavras-chave
      António Costa
      Pedro Passos Coelho
      partidos e movimentos
      PSD
      política
      CDS
      PS
      Legislativas 2015»

      Eliminar
  8. Rejeitada a ida para Lamego do presidente de Tarouca
    23 Outubro, 2015
    lamego



    Foi um “burburinho”. No PSD de Lamego ninguém sabia do convite ao autarca do concelho vizinho de tarouca. Embora Valdemar Pereira já tenha dito que não sai de Tarouca, os dirigenes locais social-democratas ficaram com a “pulga atrás da orelha”. “na nossa terra mandamos nós”, fazem questão de realçar

    Foi com surpresa e alguma indignação que os dirigentes do PSD de Lamego tomaram conhecimento, através da edição do Jornal do Centro, de 16 de outubro, que o atual presidente da Câmara Municipal de Tarouca, o social – democrata, Valdemar Pereira, estava a ser “assediado e pressionado” para se candidatar ao município de Lamego nas próximas eleições autárquicas de 2017. Na entrevista que concedeu ao Jornal do Centro o presidente da Câmara de Tarouca, que está a cumprir o primeiro mandato, disse que “não vale a pena pressionarem, porque já decidi a minha recandidatura à Câmara de Tarouca”. Diz também que está preparado para as pressões que possam continuar a existir. “Também gosto de Lamego”, onde foi presidente da Junta de Ferreirim, “mas neste momento não saio de Tarouca”. O autarca acredita que “o PSD em Lamego vai organizar-se e encontrar um bom candidato”.

    Notícia na integra na edição do Jornal do Cantro de hoje (23-10-2015)

    ResponderEliminar
  9. Home
    Agenda
    Cultura
    Desporto
    Edição Impressa
    Entrevista
    Opinião
    Região »
    Presidente de Tarouca pressionado para ser candidato à Câmara de Lamego
    16 Outubro, 2015
    Antes de ser presidente de Câmara, liderou a Junta de Freguesia de Ferreirim, no concelho de Lamego, onde reside. Em 2013, pelo PSD, conquistou aos socialistas a câmara de Tarouca onde tem uma empresa. Herdou um município com uma dívida superior a 14 milhões
    de euros. Tem apertado os cordões à bolsa, numa Câmara onde por vezes não tem mais que algumas dezenas de euros de tesouraria. Confiante no trabalho feito e num futuro melhor, anuncia desde já a recandidatura. E que se desenganem os dirigentes do PSD que o querem desviar para Lamego para segurarem a autarquia da capital do Douro Sul

    Entrevista na integra na edição de 16 de outubro de 2015

    Valdemar Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Tarouca
    Valdemar Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Tarouca

    ResponderEliminar
  10. AQUI FICA O ESPAÇO PRA COLOCAR O TEXTO COMPLETO DA ENTREVISTA DO Sr PRESIDENTE DA CMT (logo que seja possível, pq neste momento o jornal ainda não a desboqueou):

    ResponderEliminar
  11. PRÓ ARQUIVO B// RUBRICA CITRICA:SORRIR PRA NÂO CHORAR

    (texto introdutório)

    Veja agora as respostas obtidas à pergunta: «na sua opinião, por que será que o Sr Valdemar Pereira decidiu tornar públicas as alegadas pressões pra se candidatar à CML, nas autárquicas de 2017? (*)

    1-Então não foi pra tranquilizar os seus clegas de equipa de cá (tarouca)?---5%

    2-Depois de ver tantas saídas, quis ser prestavável e tranquilizar os seus amigos de lá (lamego)---5%

    3-Nem o Presidente de cá nem o Presidente de lá, nasceram ontem, por isso sabem que em certos momentos um bom "fédiver" é como mel no leit!---20%

    4-Não terá sido uma forma original de avisar os seus colegas de cá que: «atenção: que eu ainda aqui estou e digo-vos que quero continuar depois de 2017?!»---20%

    5-Então você ainda não aprendeu que...na política...nem tudo é pra ser entendido?"---20%

    6-Eu julgo que sei, mas tenho medo de dizer porque vocês prantam tudo no "brelogue"---20%

    7-Olhe, eu cá ainda não sei...mas gostava de saber!---20%

    (*)Escusam de nos alerta pra eventuais erros nas contas, pq se aqui nada bate certo, porque razão tinham estas contas de bater certo/certinho?! Este é o 1º "Sorrir Pra Não Chorar"................

    (texto de encerramento)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falta aí mais uma opção: "a febre do micro à frente",,,,

      Eliminar
    2. Essa febre é MUITO perigosa pra quem quiser fazer carreira politica. Qualquer um a pode apanhar mas existem 2 grupos mais susceptíveis: os hiper-sinceros e os super-vaidosos!

      A.Monteiro

      Eliminar
  12. ESPAÇO PRA COLOCAR A SONDAGEM DO EXPRESSO DO DIA 6/11/2015

    ResponderEliminar
  13. [TRAZIDO DO EXPRESSO (9/11/2015)]

    POLITICA NACIONAL: AGENDA POLITICA DA COLIGAÇÃO PÁF!(o pós eleições)

    «Direita põe 74 na estrada a partir de quarta-feira


    São ministros, secretários de estado e dirigentes do PSD e do CDS. Um dia após o chumbo do programa do seu Governo, vão a todos os distritos exibir o que se propunham fazer
    Ângela Silva
    ÂNGELA SILVA
    Jornalista
    Esta quarta e quinta-feira, previsivelmente com o seu programa de Governo chumbado pelas esquerdas no Parlamento, 74 responsáveis da coligação Portugal à Frente vão fazer sessões públicas em todos os distritos do país. Objetivo: explicar o que fariam se tivessem direito a uma segunda legislatura.

    São 18 serões (todas as sessões estão marcadas para as 21h), com ministros, secretários de Estado e dirigentes locais do PSD e do CDS. Chamaram-lhes "Jornadas Portugal Caminhos de Futuro" E se o propósito era divulgarem o programa de Governo que entretanto será chumbado, a conversa facilmente resvalará para o combate político às esquerdas que, tendo perdido as eleições, apenas aguardam que o Presidente da República emposse um Executivo liderado por António Costa.

    Pedro Passos Coelho e Paulo Portas vão participar. O líder do CDS e vice-primeiro-ministro estará esta quarta-feira no Porto com o ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, e os presidentes distritais dos dois partidos. Quanto ao primeiro-ministro e líder do PSD, irá na quinta-feira à noite à sessão em Lisboa, com o eurodeputado e dirigente centrista Nuno Melo.

    Enquanto aguardam que Cavaco Silva decida como e quando resolve o chumbo anunciado do seu Governo, Passos e Portas sinalizam, no terreno, que não vão dar tréguas ao que já disseram considerar um Governo socialista ''politicamente ilegítimo''.
    Palavras-chave

    CAVACO SILVA
    PARTIDOS E MOVIMENTOS
    PSD
    NUNO MELO
    POLÍTICA
    JORGE MOREIRA DA SILVA
    ANTÓNIO COSTA
    PEDRO PASSOS COELHO
    GOVERNO
    CDS
    PAULO PORTAS
    VIDA SOCIAL / POLÍTICA / ELEITOS
    VIDA SOCIAL / POLÍTICA / POLÍTICA»

    ResponderEliminar
  14. ESPAÇO PRA COLOCAR UM TEXTO COM AS PERSONALIDADES QUE O SR PRESIDENTE DA REPÚBLICA VAI OUVIR (OU JÁ OUVIU), DESDE O CHUMBO DO PROGRAMA DE GOVERNO:

    ResponderEliminar
  15. [IN RADIO RENASCENÇA (20/11/2015)]]

    POLITICA NACIONAL/ ACTIVIDADE DA AR: DEPUTADOS APROVAM ADOPÇÃO GAY

    «Parlamento aprova adopção por casais do mesmo sexo

    Maioria dos deputados também revogou as mudanças recentes na lei do aborto.

    (o pc "não quer" prazer o resto do texto)

    CONTINUA DEPOIS:

    ResponderEliminar
  16. ESCLARECIMENTO:

    ESTE POST ESTEVE MUITO PARADO, NÃO PQ NÃO TENHAM SURGIDO MUITAS NOTÍCIAS COM BASTANTE INTERESSE, MAS PQ O PC SOFREU UMA AVARIA EM ALGUMAS TECLAS!

    ResponderEliminar
  17. ESPEÇO PRA COLOCAR UM TEXTO DE FRANCISCO ASSIS, PUBLICADO NO PÚBLICO A 26 DE NOV, SOBRE O 25 DE NOVEMBRO/75 E ETC.

    ResponderEliminar
  18. [TRAZIDO DO JORNAL SOL (27/11/2015)]

    ASSUNTO: PRESIDENCIAIS (ponto de situação)

    «CNE anuncia data limite para entrega de candidaturas às presidenciais

    27/11/2015 20:18 163 Visitas

    A Comissão Nacional de Eleições anunciou hoje que a data limite para a entrega de candidaturas às eleições presidenciais é a 24 de dezembro e que o edital das candidaturas admitidas será fixado a 06 de janeiro.

    Pelo menos 22 pessoas já manifestaram publicamente intenção de concorrer à eleição presidencial
    O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, marcou eleições presidenciais para 24 de janeiro de 2016.

    Caso nenhum dos candidatos obtenha mais de metade dos votos validamente expressos realiza-se uma segunda volta, com os dois candidatos mais votados, a 14 de fevereiro de 2016.

    Pelo menos 22 pessoas já manifestaram publicamente intenção de concorrer à eleição presidencial, incluindo três com apoios partidários, nomeadamente Edgar Silva, apoiado pelo PCP, Marisa Matias, com o apoio do Bloco de Esquerda, e António Sampaio da Nóvoa, apoiado pelo Livre.

    Ainda não foi formalizada qualquer candidatura junto do Tribunal Constitucional, o que requer pelo menos 7.500 assinaturas de apoiantes.

    Segundo a Lei Eleitoral do Presidente da República, a campanha eleitoral inicia-se no 14.º dia anterior ao dia das eleições e terminas às 24 da antevéspera do dia marcado para a eleição.

    Ou seja, a campanha eleitoral irá decorrer entre 10 e 22 de janeiro de 2016.

    O futuro Presidente da República toma posse a 09 de março de 2016.

    Lusa/SOL»

    ResponderEliminar