Páginas

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

(30) RESUMO TEMÁTICO DA AMT DE 25/9!(1ª parte)

RESUMO TEMÁTICO DA ÚLTIMA REUNIÃO DA AMT (25/SET/15)
Resultado de imagem para imagens de canetas antigas

1-VIATURA DO INEM: O Presidente da Assembleia Municipal de Tarouca (AMT) referiu a grande conquista que constituiu a atribuição do INEM a Tarouca.



2-FÁBRICA DA BAGA: O Presidente da AMT, felicitou o Presidente da Câmara Municipal de Tarouca (CMT), por ter restituido a confiança aos Agricultores/Sócios da fábrica da baga, O Presidente da CMT volta a dizer que a gestão deste equipamento lhe dá mais trabalho e canseiras do que a da Câmara.

3-ENTRADAS NO ENSINO SUPERIOR: Um Cidadão felicitou a entrada dos alunos no Ensino Superior e desejou-lhe as maiores felicidades!

4-PEDIDO DE INTERVENÇÃO NA IGREJA DE SALZEDAS E JUDIARIA: O mesmo Cidadão solicitou ao Executivo Camarário (EC) uma intervenção urgente tanto na igraja como na JUdiaria e área envolvente. Alertou ainda prá necessidade de se contratar alguém pra manter aberta a porta do Mosteiro.

5-PEDIDO DE INTERVENÇÃO NAS ILUMINÁRIAS DE S. JOÃO; O Presidente da Junta de Freguesia de S. João de Tarouca pediu ao EC uma reparação geral nas iluminárias na sua freguesia. Referiu ainda que não entendia como na zona da Sta Helena havia tanta luz e em S. João não, tendo o Presidente da CMT dito que "não é a Câmara que paga a luz na zona de Sta Helena".

6-MODELO DAS FESTAS DE S.MIGUEL: O Presidente da AMT sugeriu algumas alterações ao modelo dos festejos a S. Miguel, por forma a ir ao encontro do agrado de um maior número de pessoas. Esta sugestão foi aplaudida por vários Deputados ali presentes.

6.1-MOMENTS VAROSA: Teceu ainda rasgados elogios a esta actividade e propôs que se repetisse mais vezes ao longo do ano! Esta proposta mereceu igualmente o parecer favorável de outros Deputados Municipais.

7-CRECHE CAMARÁRIA/CENTRO CAO: A Pedido da Deputada Liliana Soares do PSD, o Presidente da CMT esclareceu que a Câmara "deu" as antigas instalações da "creche camarárias", à Misericórdia local, pra que possa criar ali um espaço CAO (apoio à pessoa portadora de deficiência)-

8-PROGRAMA REJUVENECER TAROUCA: O Presidente da JUnta de S. João pediu que a população de Pinheiro também passasse a ter direito a este programa, tendo sugerido as instalações da antiga escola. Solicitou ainda que fosse mantidas as mesmas equipas técnicas.

9-PRIMEIROS JOGOS FLORAIS: O Líder da Bancada Municipal do PS (BMPS), fez um ponto de situação desta actividade, referindo que iriam contar com o apoio do Agrupamento de Escolas

9.1-CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE: A este propósito perguntou ainda "por onde anda o CMJ?"

10-TRANSPORTE DOS ALUNOS DE FORMILO: Foi ainda o líder da BMPS que colocou a situação do transporte dos alunos de Formilo. O Presidente da CMT referiu que esse problema ia ser resolvido com recurso a uma carrinha de 9 lugares.

11-CENTRO PAROQUIAL DE TAROUCA: O líder da Bancada Municipal do PSD, agradeceu ao EC o empenho que tem havido na construção deste equipamento.

12-PEDIDO DE INTERVENÇÕES: MARCAÇÃO DAS VIAS E COLOCAÇÃO DE RAIDES: O Deputado Municipal Manuel(de várzea), pediu ao EC pra que fossem marcadas as vias e colocados raides nas zonas mais perigosas.

12.1-Estando no uso da palavra, aproveitou pra dizer que saia dali mais aliviado, depois de terouvido as declarações prestadas pelo Empresário que prometeu construir na sua freguesia o tal Mega-Empreendimento Turístico.
O Dr Tony disse que nunca duvidou da sua "inocência.

13-CARRO MÓVEL:PROTOCOLO DA CMT COM O CENTRO DE SAÚDE DE TAROUCA: O Presidente da CMT informou a AMT deste protocolo, salientado que isto ia permitir uma melhor prestação de serviços à população, tais como a realização de algumas analises clinicas.

14-ADOPÇÃO DO "NOVO" IMI: O Presidente da CMT, referiu que a Câmara de Tarouca iria adoptar as novas regras sobre o IMI, que prevê a redução do mesmo em função do nº de filhos.

15-ADOPÇÂO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: O Vice-Presidente da Câmara, referiu que tinham aderido a este "projecto" e explicou como funciona.

16-ATRASOS NA REVISÃO DO PDM: O Presidente da CMT, referiu que esta revisão afinal está um pouco demorada por causa da REN.

17-INTERVENÇÕES: OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO DO ESTÁDIO E A COLOCAÇÃO DO SANEAMENTO BÁSICO EM TEIXELO: O Vice-Presidente da Câmara explicou como foram planeadas e pagas estas intervenções, um pouco avultadas mas muito necessárias.

18-INTERVENÇÕES EM CURSO: OBRAS DE PROXIMIDADE E DE APOIO À PRÁTRICA DA AGRICULTURA: O Presidente da Junta de Tarouca referiu que continuam em curso muitas obras de apoio à Agricultura, como sejam abertura de caminhos e canais de rega.

19-UMA ALTERAÇÃO NA COMPOSIÇÃO DA AMT: Uma Deputada Municipal  do PS, pediu renuncia do cargo alegando questões pessoais.

20-UM PEDIDO: O Presidente da AMT, pediu aos outros elementos da AMT que participassem mais nas actividades promovidas pelas Associações e Colectividades do Municipio.

[CONTINUA NO POST 32]

Profª Assunção Monteiro

NB:TEXTO TRAZIDO DOS DIVERSOS DE SETEMBRO/15(post 1)

20 comentários:

  1. ESPAÇO PRA COLOCAR A 1ª PARTE DO RESUMO TEMÁTICO DA AMT DE 25/9/2015

    ResponderEliminar
  2. INFORMAÇÃO ADICIONAL: CRECHE CAMARÁRIA/CAO

    De acordo com uma noticia publicada no facebook da Câmara Municipal, as obras de adaptação da antiga Creche ao CAO -Centro de Apoio ao Deficientes- já entrou em funcionamento.

    UCdB (Uma Colaboradora do Blog)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois da conclusão das obras de adaptação não houve inauguração? Ou houve e ninguém soube?

      Eliminar
    2. Não sabemos se houve ou não inauguração do espaço. Mas sabemos que já está em funcionamento.

      Fonte: reunião de ontem da amt

      ProfAnónima

      Eliminar
    3. Não sei se houve inauguração mas já vi muitas pessoas a elogiarem esta obra.

      Eliminar
  3. Qual foi a deputada que renunciou e quem a substituiu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saiu a veterana Amélia Albuquerque e entrou uma estreante nestas lídes politicas; a D. Anabela, chefe da Secretaria da Escola de Tarouca, esposa de um Agente de Tarouca.

      Profanónima

      Eliminar
  4. Também concordo que se repetissem mais vezes o moments, mas antes disso seria importante sensibilizar a população que não é possível dinamizar o comércio local sem algum baralho extra.

    ResponderEliminar
  5. Não tenho nada contra a intervenção dos cidadãos nestas reuniões. Mas este tipo de pedidos não deviam de ser feitos pelo respectivo presidente da junta? O Papa disse que muita da violência no mundo é devido á pobreza e ao ensino elitista. Ensino em Portugal também é elitista? E em Tarouca?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E porque não um cidadão?? Mas devia ter ficado "cheio" pois hoje já não apareceu...

      Eliminar
    2. Nã-Nada disso. Agora anda muito ocupado com os netinhos ?

      Eliminar
    3. Só se consegue aferir se um ensino é elitista ou não com dados, relativos ao número de alunos que entram na escola e os que concluem com exito os estudos, ao menos a escolaridade obrigatória. Alguém conhece os resultados nacionais? E da escola de Tarouca? Onde anda o Conselho Municipal da Educação??

      Eliminar
  6. Se o Dr Tony nunca duvidou da sua inocência eu também não. Mas face a uma história deste tamanho não devia de aparecer alguém a assumir as responsabilidades?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto às responsabilidades isto:
      na reunião da AMTde Setembro esteve presente o Engenheiro responsável pelo projecto; na reunião de ontem esteve o Dr Amaro, Vice-Presidente da Câmara à data dos factos, que prestou esclarecimentos adicionais!(mas tudo aponta que temos aqui uma nova novela...)

      ProfAnónima

      Eliminar
    2. Foram claros? Foram suficientes? Podemos dormir descansados??'

      Eliminar
    3. Com a clausula da recisão ao fim de 2 anos, parece estar tudo salvaguardado.

      Além disso os terrenos passaram a ser propriedade dos baldios e não da junta de várzea!

      ProfAnónima

      Eliminar
    4. Os esclarecimentos não só foram esclarecedores como tranquilizantes pois nenhum dos presentes colocou questões adicionais.

      Eliminar
  7. É verdade que a fábrica da baga vai exportar maçãs?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabemos. Apenas sabemos que vai passar a laborar o ano inteiro com a produção de maçã fatiada! ProfAnónima

      Eliminar
    2. Quais são as cãmaras que fazem parte da regiefrutas? Continuam a ser as mesmas do inicio?

      Eliminar