Páginas

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

(??)PRESIDENCIAIS/16: QUEM APOIA QUEM?!(artigo de opinião)

QUEM APOIA QUEM?

M/Caros Bloguistas!

Dos anunciados 22 candidatos a candidatos, apenas formalizaram a sua candidatura 10: (...)

Embora (quase) todos eles se apresentem ao eleitorado como candidatos independentes, o certo é que muitos têm o apoio explicito (e até empenhado) de alguns partidos. 

A saber:

-MARCELO REBELO DE SOUSA: É um ilustre militante do PSD e recebeu o apoio explicito do seu partido e também do CDS. Nas sondagens consegue recolher 80% dos votos do eleitorado dos partido que o apoiam. Mas esta candidatura consegue ir buscar votos ao eleitorado de todos os partidos.

-PAULO DE MORAIS: Foi militante do PSD até 2013. Não são conhecidos apoios explícitos de nenhum partido embora tenha na sua equipa um conjunto de pessoas de reconhecido mérito em várias áreas. É o 2º candidato a recolher mais votos do eleitorado do PSD e do CDS.

-MARIA DE BELÉM: É uma ilustre militante do PS. Não teve o apoio explicito do PS(*), mas tem muitos Históricos na sua equipa de apoio: tem o presidente do partido e ainda Manuel Alegre e Almeida Santos, entre outros.

-SAMPAIO DA NÓVOA: Diz-se um Homem da Esquerda mas não milita nenhum partido. Contudo alguns partidos da esquerda já manifestaram o seu apoio, como o MRPP, e tem na sua equipa de apoio os 3 ex-Presidentes da República e vários nomes sonantes do PS. É o candidato que consegue recolher mais votos no eleitorado tradicionalmente do centro-esquerda.

-HENRIQUE NETO: É um candidato "saído" do PS que terá entrado entrado em rota de colisão com o Governo Socialista em 2009.

-VITORINO SILVA (o tino das rãs): Embora tenha concorrido à junta de Rãs pelo PS, parece que o fez como independente. Aliás, ele tem sido muito critico em relação aos partidos referindo que apenas é fã do Eng. António Guterres.

-MARISA MATIAS: É a candidata oficial do Bloco de Esquerda, mas consegue captar votos noutros eleitorados

-EDGAR SILVA: É o candidato oficial da CDU, mas consegue captar votos noutros eleitorados.

-OUTROS: Os outros 2 candidatos também não tiveram nenhum apoio explicito de partidos, embora se vá dizendo que ambos têm ligações ao PS.

SERÁ QUE ALGUM DESTES CANDIDATOS VAI DESISTIR ANTES DO DIA 24 DE JANEIRO?! E SE DESISTIR QUEM VAI APOIAR?! EXISTINDO UMA 2ª VOLTA QUEM É QUE CADA UM DESTES CANDIDATOS IRÁ APOIAR?! AGUARDEMOS, POIS A HISTÓRIA DESTAS PRESIDENCIAIS AINDA NÃO PODE SER FEITA!(como se pensava....)

ATÉ BREVE!(se...)

Profª Pouco Anónima

(*)COMO É SABIDO, O PS DECIDIU NÃO APOIAR NENHUM CANDIDATO NA 1ª VOLTA, CONTUDO MUITO RECENTEMENTE O SECRETÁRIO GERAL VEIO "SUGERIR" A VOTAÇÃO EM MARIA DE BELÉM OU EM SAMPAIO DA NÓVOA!

39 comentários:

  1. INFORMAÇÃO: ERRATA/ALTERAÇÕES

    Este texto foi recebido nos "Diversos" (post 2), no dia 7 de Janeiro. Depois disso o conteúdo do asterisco foi alterado, porque como houve um atraso no lançamento do post ... no entretanto o Secretário Geral do PS, António Costa, veio dizer aos militantes e simpatizantes socialistas que votassem em Maria de Belém ou Sampaio da Nóvoa.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  2. INFORMAÇÃO/CURIOSIDADE: A IMAGEM

    A imagem que decora este texto tem uma mensagem escondida. Qual será?!

    Sim, é o meio milhão de portugueses que se viram obrigados a emigrar.

    ResponderEliminar
  3. INFORMAÇÃO: OUTROS APOIANTES

    Claro que à medida que a campanha avança, todos os candidatos vão ganhando novos apoiantes, sobretudo os mais mediáticos.

    Assim, neste momentos já se veem ministros e ex-ministros socialistas a apoiarem tanto Maria de Belém como Sampaio da Nóvoa. Tal como se viu o presidente do Governo Regional da Madeira a apoiar Marcelo Rebelo de Sousa.

    UCdB (Uma Colaboradora do Blog)

    ResponderEliminar
  4. Só política nacional. E cá do burgo não há nada? Anda tudo cego???

    ResponderEliminar
  5. O Tino andou pelo Douro e ninguém avisou? Este fim de semana é a vez do professor Marcelo visitar Viseu e já se andam a organizar!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizem por aí que de Tarouca vão 2 autocarros (com laranjinhas). Devemos acreditar? ProfAnónima

      Eliminar
    2. Dizem que o Psd alugou 2 autocarros e o Cds um pão de forma!!

      Eliminar
    3. Nada disso. O pão de forma anda ao serviço do Paulo de Morais. O CDS terá alugado um táxi! ;)

      Eliminar
    4. Alguém me sabe explicar porque dizem que o PSD de cá foi a Viseu apoiar o prof. Marcelo quando esteve e julgo que ainda está unido e reunido na sede? Zezinho

      Eliminar
    5. Não me custa acreditar que tenha estado reunido. Quanto a uniiiido, só vendo.....
      E se reuniram, o que decidiram?

      Eliminar
    6. Quanto a REUNIÕES, não estarão a confundir a reunião do PS com a do PSD que ninguém viu?? A do PS foi hoje e depois foram todos uma café ao Roberto`s Bar....

      Eliminar
  6. 3 CURIOSIDADES: QUEM APOIA QUEM?

    1-Não deixa de ser giro que alguns comentadores queiram fazer passar a ideia que o outro candidato do centro-direita é o militante socialista Henrique Neto. Porque será?!

    2-Desde ontem que o candidato Paulo Morais (o senhor anti-corrupção), já não é o único a falar de corrupção: Edgar Silva tb começou a falar dela!

    3-Pois parece que vão 2 autocarros apoiar o candidato Marcelo a Viseu!

    VS (Vocês Sabem)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na última gravação de campanha de Henrique Neto, passada nas rádios, também se ouve falar da corrupção mas não só. Defende circulo uninominais pra aproximar politicos e eleitores!(continua embaixo)

      Eliminar
  7. ALGUMAS "AXEGAS" À CAMPANHA

    1-Marcelo Rebelo de Sousa já se encontra em Viseu e visitou o mercado municipal. Aqui, alguns populares abordaram-no pra o alertar pró estado de alguns serviços, tais como a saúde e a justiça.

    2-Entretanto confirma-se que Paulo de Morais "apanhou" mais um processo (*) por ter denunciado mais um caso de corrupção, em plena campanha eleitoral.

    3-Á medida que a campanha avança, tanto Sampaio da Nóvoa como Maria de Belém têm conseguido apoio de "pesos pesados" do PS.

    3.1-De Viseu, Maria de Belém já tinha o apoio de José Junqueiro e agora conseguiu o apoio de Jorge Coelho.

    3.2-Em Tarouca ainda ninguém(?) sabe quem apoia quem!(anda tudo muuuito calado....)

    UCdB (Uma Colaboradora do Blog)

    (*)MERCÊ DE DENÚNCIA DE CORRUPÇÃO, O CANDIDATO PAULO DE MORAIS JÁ TEVE UMA DÚZIA DE PROCESSOS. ATÉ AGORA FORAM TODOS ARQUIVADOS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O doutor Amaro volta a andar muito calado.....

      Eliminar
    2. Não é bem "calado", é mais "ocupado"

      Eliminar
    3. Anda a ver como param as modas ou anda a ver passar navios???

      Eliminar
    4. Deve ser ocupado, deve:a família aumentou!:)

      Eliminar
  8. QUEM APOIA QUEM?

    Marisa Matias conseguiu hoje o apoio de 2 pesos pesados:

    -Pablo Iglesias do Podemos espanhol e da socialista Helena Roseta. O primeiro disse que "Marisa é Mágica" e Helena Roseta falou que apoia Marisa porque ela é sincera/espontânea...não faz contas".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste dia Sampaio da Nóvoa conseguiu o apoio de peso: o do pai de Paulo Portas, este sim um grande peso pesado. Zezinho

      Eliminar
  9. -Manuel Alegre, apoiante de Maria de Belém, acusou o aparelho do seu partido de andar a apoiar Sampaio da Nóvoa de forma encapotada.

    -A mandatária de Marcelo Rebelo de Sousa do distrito de Viseu, chamou carinhosamente de pirilampo ao candidato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. -No inicio, Maria de Belém recusou-se comentar o alegado "apoio encapotado" ao candidato Sampaio da Nóvoa. Mas hoje veio dizer que não aceita que o seu partido "valorize" mais os independentes do que os militantes socialistas.

      -Marcelo Rebelo de Sousa já se apercebeu que algumas das acusações que os outros candidatos lhe fazem, mais não visam do que "tira-lo do sério".

      Eliminar
  10. QUEM APOIA QUEM?

    1-Freitas do Amaral já anunciou o seu apoio ao candidato Marcelo Rebelo de Sousa, Justificou, sobretudo, com a experiência politica do candidato

    2-Sem surpresas, um dos fundadores do BE, Fernando Rosas, apareceu hoje a apoiar Marisa Matias (sobretudo pela força e genuinidade) e lamentou que o PPS tenha "apoiado" 2 candidatos pois, segundo ele, "isso leva à desmobilização".

    ResponderEliminar
  11. UMA CURIOSIDADE: UM PEDIDO MUITO ESPECIAL

    Ontem, um grupo de jovens estudantes fez um pedido ao candidato H. Neto no minimo intrigante: "o Senhor defende coisas muito interessantes. Se o próximo Presidente o convidar pró conselho de Estado, aceite por favor".

    ResponderEliminar
  12. ÚLTIMA HORA: O PS LOCAL REUNIU COM O PS LAMEGO. PORQUÊ?

    Dizem por que a Deputada Marisabela Moutela "amadrinhou", este Domingo, uma reunião, em Tarouca, entre as estruturas locais socialistas da Região Douro Sul.

    Qual o objectivo?

    Dizem por aí que existiam vários pontos na agenda, mas até agora só nos falaram de 2:
    -questões ligadas à saúde(*) e ver se é possível tomarem uma decisão pública relativamente ao apoio a um candidato a Belém.

    (continua? depende...)

    ProfAnónima

    (*)RECORDAMOS QUE MUITO RECENTEMENTE OS DEPUTADOS SOCIALISTAS ELEITOS NO DISTRITO DE VISEU, ESCREVERAM UMA CARTA ABERTA AO MINISTRO DA SAÚDE!(ver poste-zero)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A carta aberta enviada pelos Deputados Socialistas do Distrito de Viseu, ao Min. da Saúde, "birará" post muito em breve!

      Eliminar
  13. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  14. Já vi tudo, neste post não se pode comentar...........

    ResponderEliminar
  15. Não notamos nada de estranho, neste post, a não ser que não regista as entradas (tal como no 10), mas isso não costuma ser impeditivo de receber comentários. Por isso não entendemos a queixa. Acredite que usamos neste post os mesmos critérios que usamos nos outros postes: publicamos todos os comentários que nos cheguem (das várias formas possíveis), desde que obedeçam à n/linha editorial.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  16. COISAS DAS PRESIDENCIAIS/16:

    1-São muitos os entendidos em política que dizem que estas eleições estão "a passar ao lado" da maioria dos portugueses! Causas?!

    2-A candidata socialista, Maria de Belém, não aceita que o seu partido valorize mais os independentes do que os militantes! O que tem a dizer a isto?

    UCdB (Uma Colaboradora do Blog)

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  18. A (PRÉ-)CAMPANHA DAS PRESIDENCIAIS

    Neste momento existem diversas apostas sobre as Presidenciais/2016. As mais "significativas" são:

    1-Será que vamos ter 2ª volta?!

    2-Será que a campanha eleitoral vai terminar sem que o Dr Pedro Passos Coelho apareça numa acção de campanha de Marcelo Rebelo de Sousa?!

    3-Será que o Sr Vitorino (o tino da rãs) vai ficar em último? (claro que os seus fãs apostam que não...)

    ProfAnónima

    NB:NESTE MOMENTO JÁ NINGUÉM APOSTA NA DESISTÊNCIA DE CERTOS CANDIDATOS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. DUAS COISAS:

      1-Fruto da polémica em torno das subvenções, hoje surgiu uma nova aposta: a candidata Marisa Matias vai ficar à frente da candidata Maria de Belém. Será?!

      2-Texto levado prós comentários do Post 30.

      Eliminar
  19. PRESIDENCIAIS/16: APOIOS

    Ao logo da campanha TODOS os candidatos foram conquistando o apoio de várias figuras públicas.

    Hoje, por exemplo, segundo o JN, José Mourinho tornou público o seu apoio ao Prof. Marcelo Rebelo de Sousa.

    UCdB (Uma colaboradora do Blog)

    ResponderEliminar
  20. (levar pró post 28 quando o sistema o permitir)

    FÓRUM TSF COM A CANDIDATA MARIA DE BELÉM

    Tal como o combinado/anunciado, Maria de Belém esteve hoje no fórum da TSF. Naturalmente que a "converseta" andou muito à volta da questão das "subvenções", já que ela faz parte do G30.

    Maria de Belém acabou por reconhecer que "vai perder votos" com a divulgação, na passada 2ª feira, da lista dos 30, já que faz parte dela.

    Pergunta-se: quem mais vai beneficiar com essa (eventual) perda de votos?!

    ProfAnónima

    NB:AMANHÃ SERIA A VEZ DE MARCELO REBELO DE SOUSA IR AO FÓRUM (responder aos ouvintes), MAS TERÁ DECLINADO O CONVITE.ALGUÉM SABE OS MOTIVOS QUE ALEGOU?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que perdeu votos, perdeu. Quem beneficiou ainda não se sabe porque não saiu nenhuma sondagem que tenha feito a chamada "transferência de votos".

      Eliminar
  21. INFORMAÇÃO: PRA MEMÓRIA FUTURA

    Em nome do rigor, deve registar-se que o Livre apoiou Sampaio da Nóvoa e que o M.A.S. apoiou Marisa Matias.

    ResponderEliminar
  22. INFORMAÇÃO: PRA MEMÓRIA FUTURA

    Marcelo Rebelo de Sousa declinou o convite pra ir ao Fórum da TSF e ao programa do humorista Guilherme do "Não é Mau".

    Sampaio da Nóvoa foi ao Fórum (responder às perguntas dos ouvintes) mas também declinou o convite do humorista.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar